|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 04/02/2016 / Embraer venderá 5 aviões às Forças Armadas do Reino Unido


Embraer venderá 5 aviões às Forças Armadas do Reino Unido ...


São Paulo - A Embraer venderá cinco aviões Phenom 100 às Forças Aéreas do Reino Unido destinados ao treinamento dos pilotos, informou a companhia em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

O contrato foi assinado com a Affinity Flight Training Services, um consórcio formado pelas empresas Lockheed Martin e Babcock International através de uma associação público-privada assinada com o Ministério da Defesa do Reino Unido.

A assinatura do documento prevê a aquisição de cinco Phenom 100 para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa, e inclui um pacote de serviços adicionais e opções de compra para aeronaves adicionais.

O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, destacou que o Phenom 100 é uma aeronave "muito confiável", com uma "boa relação custo benefício" e "fácil de operar".

O executivo lembrou que o modelo já foi selecionado para realizar treinamentos de tripulantes de grandes companhias aéreas internacionais.

"Estamos muito orgulhosos de ter sido selecionados para um programa tão importante para o Ministério da Defesa do Reino Unido", acrescentou Schneider, citado em comunicado.

O programa MFTS está focado na formação de pilotos das Forças Armadas desde a fase inicial até o treino em voo a fim de prepará-los para atuar nas operações designadas.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL O TEMPO (MG)


Força Aérea abre 480 vagas para seleção de sargentos. Salário inicial de R$ 3.686,25

Para participar do exame, o candidato ao CFS-B não pode ter menos de 17 anos e nem ter completado 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2017, entre outros critérios

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou dois editais, nessa terça-feira (2), com oferta de 480 vagas destinadas à formação de novos sargentos no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS-B) e Estágio de Adaptação à Carreira de Sargento da Aeronáutica (EAGS-B). Os interessados podem se inscrever no EAGS-B a partir do dia 22 de fevereiro e no CFS-B a partir do dia 8 de março.
Para participar do exame, o candidato ao CFS-B não pode ter menos de 17 anos e nem ter completado 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2017. O interessado deve possuir ensino médio completo, entre outros requisitos estabelecidos no edital.
Já o candidato do EAGS-B não pode ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2017. Além disso, deve comprovar a conclusão do ensino médio ou de curso técnico de nível médio na especialidade a que concorre, conforme previsto no edital.
Ambos os processos seletivos são compostos por provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.
Se aprovado em todas as etapas, o candidato será classificado e realizará o curso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Após a conclusão do curso com aproveitamento, o aluno será nomeado Terceiro-Sargento e receberá salário inicial de R$ 3.686,25.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


Brasil recebe da Rússia sistemas portáteis de defesa antiaérea Igla-S


O Brasil recebeu no dia 27 de janeiro deste ano um novo lote de sistemas portáteis russos de mísseis antiaéreos Igla-S, de curto alcance, também conhecidos pela sigla MANPADs (Man Portable Air Defense System).
A notícia foi prestada pelo portal de defesa infodefensa.com.
O material foi recebido no Rio de Janeiro pela Divisão de Importação e Exportação de Material do Exército Brasileiro (DIEMEx), através de contratos previamente assinante com a Rússia. Os armamentos deverão ser entregues para unidades de artilharia antiaérea que empregam esse tipo de armamento em todo o Brasil.
Segundo o artigo, os sistemas russos Igla-S, de baixa altura, vêm demonstrando bons resultados tanto em espaços urbanos, quanto em terrenos desabitados, como na selva amazônica, principalmente quando usados em conjuntos com radares SABER M-60 da BRADAR, integrados com Artilharia Antiaérea (COAAe).
As conversas entre Brasil e Rússia sobre aquisição dos sistemas de defesa antiaérea ganharam força com a visita da Presidenta Dilma Rousseff a Moscou, em dezembro de 2012, e quando, logo após, em janeiro de 2013, uma delegação brasileira chefiada pelo comandante do Estado-Maior das Forças Armadas, General José Carlos de Nardi, esteve em Moscou e conversou com autoridades militares russas e com os fabricantes desses equipamentos.
A decisão da compra desses equipamentos da Rússia foi tomada em meados de 2015. Previamente, em fevereiro de 2013, havia sido assinada a Declaração de Intenções entre o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil e o Serviço de Cooperação Técnico-Militar da Federação Russa, relativa à cooperação em Defesa Antiaérea, ressaltando o compromisso de transferência tecnológica “sem restrições”.

Brasil e EUA firmam parceria no combate à zika


O ministro da Saúde, Marcelo Castro, conversou por teleconferência nesta quarta-feira com a secretária de Saúde dos EUA, Sylvia Burbell, para dar continuidade à cooperação iniciada pelos presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff para o combate à zika, elevada à categoria de emergência global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira.
Durante a abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, na terça-feira(2), a Presidenta Dilma pediu apoio dos parlamentares para que não faltem recursos nas ações nacionais de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya, e disse que a cooperação com os Estados Unidos está ligada ao desenvolvimento de pesquisas, vacina e tratamento contra o zika.
“Nós iremos fazer uma parceria com o governo americano, com o Presidente Obama, que nós conversamos, para estabelecer a nossa capacitação e para melhorá-la, no sentido de criarmos o quanto antes uma vacina para o zika vírus. O Instituto Butantã, em São Paulo, que tem uma parceria com o Instituto Nacional de Saúde americano, está conseguindo desenvolver uma vacina contra os quatro sorotipos da dengue. Esse desenvolvimento está na fase três, a fase mais avançada. O desenvolvimento dessa vacina, que tem características melhores do que as demais disponíveis, pode também nos facilitar nesse imenso combate contra o zika vírus, e, assim, contra a microcefalia”.
Durante o contato de Marcelo Castro com a secretária de Saúde norte americana, os dois reafirmaram o compromisso dos países no combate ao mosquito Aedes aegypti, e se comprometeram a acelerar as investigações que já estão em curso sobre a ligação de infecções causadas pelo mosquito aos casos de microcefalia e de guillain-barré, doença neurológica.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) também se colocou à disposição do Brasil para trabalhar no combate ao mosquito. Desde que o Brasil decretou emergência de saúde pública nacional em 11 de novembro de 2015, o CDC tem atuado em parceria com o Ministério da Saúde brasileiro.
Ao final da conversa, ficou acertada uma reunião para o dia 20 de fevereiro, no Brasil, entre técnicos do National Institutes of Health (NIH), do CDC, do Ministério da Saúde do Brasil, do Instituto Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan, entre outros especialistas convidados.
De acordo com o ministro da Saúde, o governo brasileiro vai realizar no dia 13 de fevereiro uma mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas orientando a população sobre a necessidade de acabar com os focos do mosquito.
“As Forças Armadas, agora, no dia 13/2, vão colocar 220 mil militares das três armas nas ruas, distribuindo panfletos, conscientizando e apelando à sociedade brasileira para abraçar essa causa”.
O Ministério da Educação também se engajou nas ações nacionais de combate ao Aedes aegypti, com o lançamento da campanha Zika Zero. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a iniciativa visa a eliminar o mosquito através da mobilização de estudantes, professores e servidores ligados à educação básica, tecnológica e superior. Para Mercadante, somente através da educação será possível informar e educar os brasileiros sobre a necessidade de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegytpi.
“Acho que a única força social verdadeiramente capaz de mobilizar o Brasil e enfrentar essa questão somos nós da Educação. Se nós olharmos da creche à pós-graduação, setor público e privado, professores, servidores da educação e estudantes, nós somos 60 milhões de brasileiros organizados por sala de aula".
A campanha Zika Zero nas escolas vai ter duração de pelo menos três anos. As informações sobre as formas de erradicação do mosquito e identificação da doença para os estudantes vão ser encaminhadas através das redes sociais federais, distritais, estaduais e municipais de educação, com distribuição de cartilha nas escolas.
Na próxima quinta-feira (4), os secretários de Educação de 115 cidades, que são as mais infestadas pelo mosquito, vão assinar um pacto nacional da Educação contra o zika.
“Nós queremos chamar para assinar o pacto todas as entidades na quinta-feira (4), mas a única resposta eficiente, a única vacina que nós temos é a consciência, a participação e a mobilização. É matar o mosquito antes de ele nascer. Não tem outra resposta neste momento”, afirmou Mercadante.
O Conselho Nacional de Saúde também discutiu a participação social no combate ao Aedes aegypti. Representantes da sociedade civil, do governo e de trabalhadores da saúde participaram da reunião do Conselho, que teve como tema o Controle Social nas ações de combate ao mosquito.
Durante o encontro na terça-feira (2), o Coordenador da Sala Nacional de Controle do Plano de Combate ao Aedes aegypti, Marcus Quito, falou sobre a importância da sociedade para que as ações de mobilização nacional do governo tenham resultados positivos na erradicação dos focos do mosquito:
“Esse diálogo com a comunidade, esse diálogo com a participação social é determinante para que nós possamos ter maior eficiência e eficácia dos meios que são empregados hoje no campo do enfrentamento do vetor”.
Conforme o novo boletim divulgado no dia 2 de fevereiro pelo Ministério da Saúde, o Brasil está com 3.670 casos suspeitos de microcefalia sob investigação, enquanto outros 404 casos já foram confirmados no país.

PORTAL G-1


Jato de transporte militar KC-390 sobrevoa São José

Aeronave é a maior produzida no Brasil; protótipo está em fase de teste. Voo chamou atenção de moradores da cidade; jato aterrissou no aeroporto.

Do G1 Vale Do Paraíba E Região

O jato de transporte militar KC-390, produzido pela Embraer, sobrevoou São José dos Campos (SP) no começo da tarde desta terça-feira (2) e aterrissou na pista do aeroporto da cidade. Essa foi a primeira vez que o modelo, fabricado em Gavião Peixoto (SP), esteve no Vale do Paraíba.
ImagemDe acordo com a empresa, os voos de teste do protótipo têm acontecido desde outubro do ano passado. A aeronave tem mais de 100 horas de voo e os ensaios estão previstos para durar entre 18 e 24 meses. Essa é a maior aeronave produzida no Brasil, segundo a empresa.
Para iniciar a produção do modelo em série, a Embraer espera receber a certificação do jato KC-390 até o final de 2017. As primeiras entregas da aeronave estão previstas para o primeiro semestre de 2018.

O voo sobre a cidade nesta terça despertou a curiosidade de trabalhadores da Embraer e moradores de São José.
Esposa de um funcionário da empresa, Shenia de Paiva Souza, soube do voo do cargueiro e foi até uma passarela da Via Dutra, próxima ao aeroporto, para assistir com o filho o pouso do avião.

"Era mais ou menos 12h quando avistamos o KC, ele é enorme e fazia um barulho que chamava atenção. Vimos o avião dar duas voltas antes de aterrissar", disse ao G1.
KC-390

O avião cargueiro é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. A aeronave pode ser reabastecida em voo.
Diferentes tipos de cargas podem ser transportados pelo KC-390, como pallets, veículos, helicópteros, tropas de até 80 soldados equipados, até 66 paraquedistas, macas para evacuação aeromédica, sendo até 74 macas padrão Otan ou configurações mistas.
Encomenda

A Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram o contrato para a produção seriada de 28 aeronaves modelo KC-390. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem intenções de compra outros países totalizando 32 aeronaves.

Dilma diz que país tem de provar que é mais forte que mosquito

OMS declarou emergência de saúde pública internacional por microcefalia. Presidente discursou em evento de entrega de casas no interior de SP.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (3) em discurso em Indaiatuba, no interior de São Paulo, que é preciso "provar" que o país é mais forte que o mosquisto Aedes aegypt, transmissor do zika vírus. O vírus tem sido relacionado com a epidemia de microcefalia que começou no fim de 2015 em estados do Nordeste. Dilma pediu determinação da população no combate ao mosquito transmissor do zika.
A presidente participou em Indaiatuba, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), da cerimônia de entrega de casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
Parte do público reagiu negativamente à entrega de uma das chaves por Alckmin a um morador. Houve vaias, mas a reação não durou muito. A presidente Dilma fez um sinal negativo com a cabeça diante da situação. Posteriormente, ao se posicionar para fazer um discurso, o governador voltou a ser vaiado por algumas pessoas enquanto outras aplaudiam.
Nesta terça-feira (3), ao levar ao Congresso mensagem do Executivo na abertura do ano legislativo, a presidente já havia destacado as medidas que o governo vem tomado no combate ao mosquito, como a disponibilização de efetivo das Forças Armadas nas ações contra o Aedes.
"Nós temos de provar que este país, com 200 milhões de habitantes, mais de 200 milhões de habitantes, é mais forte que o mosquito. É isso que eu queria encerrar, pedindo a determinação de vocês [no combate ao mosquito]. Não é uma questão pouco séria", disse a presidente ao final do discurso em Indaiatuba.

"Nós podemos juntos, governo federal, governo estadual, os municípios, as igrejas, a sociedade, cada um de nós, podemos derrotar o mosquito se nós tivermos o cuidado de olhar dentro das nossas casas. Sabe por quê? Dois terços das águas paradas que são criadouros do mosquitos estão dentro das nossa residências. Dois terços. Então, peço encarecidamente aos senhores, olhem para dentro das suas residências, das casas. [...] Não deixem água parada, não deixem acumular água limpa ou suja", disse a presidente.

Nesta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a decretar estado de emergência de saúde pública internacional em razão da microcefalia. Dilma tem falado nos últimos dias sobre a importância de se combater o mosquito no país. Nesta terça-feira, após receber no Palácio do Planalto o presidente boliviano, Evo Morales, Dilma disse que é preciso um trabalho conjunto na região para combater o vírus.

Ao discursar, a presidente lembrou que o Brasil firmou parceria internacional para tentar desenvolver uma vacina contra o vírus. "Estamos buscando incansavelmente o desenvolvimento de uma vacina, inclusive em parceira com os Estados Unidos. Falei com o presidente Obama sobre isso. O Instituto Butantan também fez parceria com laboratório francês. [...] Vamos buscar de todos os jeitos desenvolver essa vacina", declarou.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Greve de aeroviários e aeronautas paralisa aeroportos do País

Greve de aeroviários e de aeronautas pode se repetir a partir do dia 12; categorias querem 11% de aumento

Constança Rezende, Luiz Fernando Toledo, Mônica Reolom E Tulio Kruse

SÃO PAULO E RIO - Aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (agentes em terra) fizeram nesta quarta-feira, 3, uma paralisação por duas horas em 12 aeroportos brasileiros, provocando atrasos ou cancelamentos em 300 voos, segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, da Aeronáutica. Apesar de o número representar apenas 10% dos voos diários no País, houve um “efeito cascata” após o fim da paralisação, às 8 horas, que provocou transtornos a passageiros até a noite. A paralisação pode se repetir a partir do dia 12.
Balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostrou que um terço dos voos domésticos programados entre meia-noite e 19 horas havia registrado problemas. De um total de 1.690 voos no período, 207 foram cancelados e 356 saíram com atraso. Somente em Congonhas, 46,7% das decolagens não saíram conforme o previsto.
Maria Raimundo Sales, de 32 anos, levava o filho de 9 meses e teve de esperar por cinco horas para embarcar no Galeão, no Rio. O voo deles para Teresina, marcado para as 10h17, foi transferido para as 15h30, com conexão em Belo Horizonte. “Vou chegar só às 22 horas em Teresina e não sei em qual prioridade a companhia disse que me botou. Só me ofereceram água. A gente marca tudo direitinho, paga caro e acontece isso. Não sei o que vou fazer com o meu filho durante todas essas horas de espera” disse.
Em Congonhas, na capital paulista, o secretário Adolfo Bertoch, de 53 anos, contou que corria o risco de ser punido judicialmente por não comparecer a uma audiência no Fórum Trabalhista do Rio, que estava marcada para as 10 horas. “Eu iria como testemunha em um processo, mas não vou conseguir chegar”, afirmou.
Já o administrador Fernando Souza, de 50 anos, explicou que precisou desmarcar uma reunião “importante” prevista para as 10 horas, em Porto Alegre. “Ainda não tive nenhuma informação. Desde ontem, o aplicativo da companhia aérea nem faz check-in”, disse ele, que viajaria às 7h25 pela TAM. A empresa informou, em nota, que faria o reembolso de quem teve voos cancelados.
Para pressionar o sindicato patronal, pilotos, comissários e agentes em terra tomaram os saguões dos aeroportos durante a manhã em protesto. Eles seguravam faixas pedindo, além de reajuste salarial, por mais segurança nas operações.
No Santos Dumont, um ato com faixas que impediu o acesso de passageiros ao check-in por dez minutos. Aeroviários também fecharam o trânsito no acesso ao aeroporto por cerca de 20 minutos. O engarrafamento na região obrigou os passageiros atrasados a saltar no meio do caminho e correr até o embarque, carregando malas.
À tarde, a Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça Federal de Brasília, uma liminar que garante a livre circulação de passageiros nos terminais e proximidades dos aeroportos enquanto durar a greve. A decisão impede que os sindicatos façam piquetes ou impeçam o fluxo de passageiros.
Reivindicação. Os trabalhadores reivindicam 11% de reajuste salarial referente à reposição da inflação no período de 1.º de dezembro de 2014 a 1.º de dezembro de 2015. As empresas aéreas ofereceram reajuste parcelado (3% em fevereiro, 2% em junho e 6% em novembro) e não retroativo, o que motivou a paralisação.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac-CUT), que representa os aeroviários, descartaram greve durante o carnaval, mas informaram que podem voltar a parar no dia 12 se não houver acordo. Nesta data está prevista uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. “Decidimos suspender a greve durante o carnaval, mas, se não houver acordo até a quinta-feira (11), paralisaremos a partir de sexta por tempo indeterminado”, disse o secretário-geral do SNA, Rodrigo Spader. As próximas greves devem acontecer também das 6 horas às 8 horas, nos mesmos aeroportos.
“Nós já flexibilizamos nossa proposta e baixamos a reivindicação de aumento de 12% para 11%”, disse o presidente da Fentac-CUT, Sérgio Dias. “A gente entende que esse é o mínimo aceitável.” Os trabalhadores têm de respeitar um contingente mínimo de 80%, determinado pelo TST, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) afirmou que, nos últimos dez anos, os funcionários receberam reajustes acima da inflação. Destacou ainda que já foram feitas seis propostas desde o início das negociações, em outubro, e todas foram recusadas. Segundo o Snea, 45 mil passageiros podem ter sido afetados nesta quarta.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Aeronautas e aeroviários podem retomar paralisação após o Carnaval


Pilotos, copilotos, comissários e trabalhadores em terra realizaram nesta quarta-feira (3) uma paralisação entre as 6h e as 8h em 12 aeroportos do país. O movimento causou atrasos e cancelamentos de voos, com impactos ao longo do dia.
Os aeronautas (pilotos, copilotos e comissários) e os aeroviários (funcionários em terra) reivindicam principalmente reajuste salarial de 11%. Eles prometem que não haverá paralisações durante o Carnaval, mas elas poderão ser retomadas no dia 12 e nos dias seguintes, "até que consigam atingir os objetivos".
Entre quinta (11) e sexta-feira (12) após o Carnaval deverá haver uma audiência entre representantes dos funcionários e das empresas aéreas no TST (Tribunal Superior do Trabalho). As companhias devem apresentar uma proposta nesta audiência, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).
O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) afirma que segue aberto ao diálogo e que, desde outubro, fez seis propostas aos trabalhadores.
A proposta mais recente das empresas aéreas, que foi negada pela assembleia de trabalhadores antes da aprovação da greve na semana passada, oferecia reajustes parcelados (3% em fevereiro de 2016, 2% em junho e 6% em novembro).
VOOS
O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), subordinado ao Comando da Aeronáutica, informou que, dos 300 voos previstos para entre as 6h e as 8h, houve 20 cancelamentos e 55 atrasos. Segundo o órgão, após as 11h, o fluxo de voos já estava restabelecido.
O órgão informou também que um plano de contingência minimizou os impactos da paralisação. Participaram do plano as empresas aéreas, os administradores portuários e órgãos do governo ligados ao setor.
Entre as medidas, as companhias contataram passageiros antes da greve e os reacomodaram em voos marcados para outras datas e horários, de acordo com o Snea.
Ainda assim, houve transtornos nos 12 aeroportos afetados: Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP), Santos Dumont e Galeão (RJ), Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza.
O sindicato das empresas aéreas acusou os trabalhadores de descumprir a determinação do TST de manutenção mínima de 80% dos aeronautas em serviço. A entidade patronal informou também que o número de passageiros afetados pela paralisação pode superar 45 mil.
O sindicato dos aeronautas nega que tenha descumprido a determinação do TST.
Segundo levantamento do SNA, 204 voos foram impactados pela paralisação desta quarta-feira. "Isso representa 6,65% do total de voos programados para o dia", diz.

JORNAL DE BRASÍLIA


Militares recebem treinamento para enfrentamento ao Aedes aegypti no DF e Regiões Metropolitanas

Cerca de 900 soldados participaram do treinamento. A tropa recebeu uma cartilha, que será distribuída à população durante as inspeções e contém dicas de prevenção

Cerca de 900 soldados do Exército, da Marinha do Brasil e da Aeronáutica participaram nesta quarta (3) de um treinamento de combate ao Aedes aegypti — vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
Nos próximos dias eles vão se juntar aos agentes da Secretaria de Saúde e incrementar visitas a casas no Distrito Federal e Regiões Metropolitanas.
A tropa recebeu uma cartilha da Secretaria de Saúde, que será distribuída à população durante as inspeções e contém dicas de prevenção. As atividades que envolvem os militares também fazem parte de uma iniciativa do governo federal para reforçar o combate ao Aedes aegypti em todo o território nacional.
O chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para a Prevenção de Epidemias, da Secretaria de Saúde do DF, Aílton Domicio, afirmou que o auxílio extra é fundamental para um combate mais efetivo. "Essas informações repassadas agora serão multiplicadas e replicadas pelos militares, o que aumenta significativamente nossa capacidade de combate", explicou.
De acordo com Domício, a água parada é um dos maiores fatores para a disseminação das doenças causadas pelo mosquito. "Não podemos deixar água parada de forma alguma, e isso precisa ser lembrado constantemente. Essa é a principal forma de evitar as doenças causadas pelo vetor", disse.
Segundo o Comando Militar do Planalto, os soldados fazem esta semana um trabalho de limpeza em todos as áreas militares do Distrito Federal para combater possíveis focos do mosquito.
Em seguida, será estipulado um cronograma de ações incluindo visitas em todo o DF e Regiões Metropolitanas.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Lobista confirma que empresa atuou por caças da FAB


Presa sob suspeita de envolvimento em esquema "compra" de medidas provisórias, a empresária Cristina Mautoni disse em depoimento à Justiça Federal que sua consultoria, a Marcondes & Mautoni Empreendimentos, trabalhou para a Saab quando a empresa sueca disputou a venda de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).
O procurador Frederico Paiva quis saber se ela tinha conhecimento de que seu marido, o lobista Mauro Marcondes, havia se reunido com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do assunto. "Acho difícil, porque (a secretária do Mauro), em 2013, reclamava que ela não conseguia contato com o Lula. Ela dizia que havia deixado dez recados. Agora, qual o motivo da reunião, o que ele queria falar, não sei", disse. "A secretária ligou para o Instituto Lula, mas não teve sucesso porque Lula não atendeu."

Mauro Marcondes também está preso, acusado de pagar propina a agentes públicos em troca de decisões do governo federal. Ele acompanhou o depoimento da mulher. Na busca e apreensão feita pela Polícia Federal na Marcondes & Mautoni foram encontrados e-mails em que o lobista pede à mulher, que os repassa à secretária, para agendar reunião com Lula e representantes da Saab.

Também foi apreendida uma carta endereçada a Lula na qual Marcondes pede que ele interceda com a presidente Dilma Rousseff para que o governo escolha a Saab.

A Operação Zelotes investiga se há relação entre o lobby de medidas provisórias e do negócio dos caças a pagamentos feitos pela Marcondes & Mautoni à LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula.

O jornal O Estado de S. Paulo revelou que a firma recebeu R$ 2,5 milhões da Mautoni entre 2014 e 2015. Cristina disse ter feito o pagamento sem ter conhecimento sobre o serviço prestado. "Não li sobre o que era", disse. Ela justificou que sua função era fazer pagamentos a mando do marido.

PORTAL EXAME.COM


Embraer venderá 5 aviões às Forças Armadas do Reino Unido


Da Efe

São Paulo - A Embraer venderá cinco aviões Phenom 100 às Forças Aéreas do Reino Unido destinados ao treinamento dos pilotos, informou a companhia em comunicado divulgado nesta quarta-feira.
O contrato foi assinado com a Affinity Flight Training Services, um consórcio formado pelas empresas Lockheed Martin e Babcock International através de uma associação público-privada assinada com o Ministério da Defesa do Reino Unido.
A assinatura do documento prevê a aquisição de cinco Phenom 100 para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa, e inclui um pacote de serviços adicionais e opções de compra para aeronaves adicionais.
O presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, destacou que o Phenom 100 é uma aeronave "muito confiável", com uma "boa relação custo benefício" e "fácil de operar".
O executivo lembrou que o modelo já foi selecionado para realizar treinamentos de tripulantes de grandes companhias aéreas internacionais.
"Estamos muito orgulhosos de ter sido selecionados para um programa tão importante para o Ministério da Defesa do Reino Unido", acrescentou Schneider, citado em comunicado.
O programa MFTS está focado na formação de pilotos das Forças Armadas desde a fase inicial até o treino em voo a fim de prepará-los para atuar nas operações designadas.

PORTAL BRASIL


FAB recebe helicópteros que são reabastecidos em voo

O modelo vai ampliar o raio de ação de diversas missões, permitindo ações especiais

Portal Brasil

O primeiro helicóptero da América Latina que pode ser reabastecido em pleno voo chegou em dezembro do ano passado. A capacidade, antes disponível apenas para aviões caça no Brasil, vai ampliar o raio de ação de diversas missões da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas, as de resgate.
Atualmente, oito unidades da FAB operam helicópteros e são responsáveis por atuar em missões de operações especiais, de ajuda humanitária, de busca e salvamento a embarcações e aeronaves acidentadas, de ataque, supressão de defesa aérea inimiga, apoio aéreo aproximado e, também, na defesa de áreas estratégicas de todo o país.
A chegada da versão operacional do H-36 Caracal é um exemplo do processo de modernização pelo qual passam as unidades aéreas que empregam helicópteros. Na última década, foram incorporados os H-60L Black Hawk, em Manaus (AM) e Santa Maria (RS); o AH-2 Sabre, em Porto Velho (RO); e o H-36 Caracal, em Belém (PA) e no Rio de Janeiro (RJ). Este ano o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), sediado em Campo Grande (MS), se prepara para o início das operações com o H-36.
O H-36 Caracal é resultado do projeto H-XBR, que envolve Marinha, Exército e Aeronáutica, prevê a compra de 50 helicópteros. Já foram entregues 22.

AGÊNCIA BRASIL


Militares reforçam combate ao Aedes aegypti em Salvador durante o carnaval


Os foliões que vão passar o carnaval na capital baiana não podem deixar de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da denge, chikungunya e zika, nos dias de festa. A Secretaria Municipal da Saúde começou a treinar hoje (3) cerca de 2 mil oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que vão trabalhar, até o dia 18 deste mês, com os agentes de endemias da orefeitura, que já fazem o combate ao mosquito normalmente.
Os militares atuarão em todos os bairros de Salvador, percorrendo casa por casa, para identificar os focos do mosquito, aplicar os larvicidas e orientar a população sobre o risco de se manter água parada em qualquer local.
Além deles, 110 soldados do 19º Batalhão de Caçadores já estão trabalhando no bairro Cabula, onde foram intensificadas as ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, a Bahia é o quarto estado brasileiro com o maior número de municípios (23) com casos confirmados de microcefalia, malformação no cérebro de recém-nascidos, que pode ser relacionada à zika. Em número de casos, a Bahia fica atrás de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Em todo o Brasil, 4.783 casos suspeitos de microcefalia foram registrados desde meados do ano passado, quando o número começou a aumentar.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Aeronáutica abre 480 vagas para sargentos

Dois extratos de editais foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira

Correio Braziliense

A Aeronáutica oferece 333 novas vagas em seleção para ingresso no curso de formação de sargentos e 147 vagas para exame de admissão a estágio de adaptação à graduação de sargento. Os extratos de editais foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Para o curso de formação existem as opções para as áreas de mecânica de aeronaves, material bélico, comunicações, foto inteligência, guarda e segurança, eletricidade e instrumentos, equipamento de voo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, cartografia, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia, bombeiro e controle de tráfego aéreo. Alguns postos permitem a participação apenas de homens. As inscrições serão aceitas de 8 a 31 de março, pelo site www.fab.mil.br ou www.eear.aer.mil.br.
Já para o exame de admissão as especialidades em aberto são eletrônica, administração, enfermagem, eletricidade, sistemas de informação, pavimentação e topografia. As participações podem ser asseguradas entre 22 de fevereiro e 17 de março também pelos sites acima.
Os extratos não informaram qual o nível de escolaridade exigido, o salário dos postos nem as datas dos exames.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AGORA VALE


Embraer realiza voo teste com o jato militar KC-390

O KC-390, nova aeronave da linha de defesa da Embraer, foi visto no céu de São José dos Campos na tarde de ontem (2) em mais um voo de testes. O jato militar está em desenvolvimento por meio de um projeto conjunto que reúne a Embraer e o Comando da Aeronáutica. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou pedido para a compra de 28 aeronaves.
O avião cargueiro é o maior fabricado no Brasil, com menor custo operacional e flexibilidade para executar várias missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. Foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2014 e realizou seu primeiro voo em 3 de fevereiro do ano passado.
Voltado para o transporte militar tático, o KC-390 chama a atenção por sua envergadura. Para a Embraer, o projeto significa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

PORTAL DC


Acidente aéreo em Florianópolis: o que se sabe e o que ainda é dúvida

Por Julia Ayres
Um acidente com um monomotor na manhã de segunda-feira em Florianópolis mobilizou bombeiros e pescadores. A aeronave particular TBM 900 sumiu dos radares três minutos depois de decolar do Aeroporto Internacional Hercílio Luz a caminho de Ji-Paraná, em Rondônia. Os dois ocupantes seguem desaparecidos. 
Veja o que se sabe e o que ainda é dúvida sobre o acidente:
Como aconteceu o acidente?
O monomotor TBM 900, com prefixo PP-LIG, decolou às 5h20min do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, com destino a Ji-Paraná, em Rondônia. Três minutos depois, a aeronave perdeu a comunicação com a torre de controle e desapareceu dos radares.
Qual o trajeto percorrido pela aeronave e onde aconteceu o acidente?
Durante os três minutos no ar, a aeronave percorreu um caminho de cerca de 10 km em direção ao Sul de Florianópolis. Às 7h, os bombeiros do helicóptero Arcanjo localizaram manchas de combustível e destroços do monomotor a cerca de 800 metros da parte leste da Ilha do Campeche.
Quando começou a operação de resgate das vítimas?
A operação conjunta do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) dos Bombeiros, do helicóptero Arcanjo e da Marinha começou às 5h30min, logo após o alerta da Aeronáutica. Os primeiros destroços foram encontrados por volta das 7h. As buscas seguiram, mesmo com dificuldades de visibilidade, até as 20h de segunda-feira, quando foram suspensas. Os trabalhos foram retomados na manhã desta terça-feira.
Como estão sendo realizadas as buscas?
Três mergulhadores do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e quatro bombeiros militares seguem nas buscas próximo à Ilha do Campeche, onde os destroços da aeronave foram avistados. A área de atuação dos bombeiros, que na segunda-feira estava restrita aos 50m² da mancha de óleo, foi estendida nesta terça-feira para corresponder ao percurso da praia da Armação até a praia da Joaquina. Os mergulhadores, no entanto, senguem concentrados no mesmo local.
Os bombeiros do Arcanjo fizeram buscas durante toda a segunda-feira e por quarenta minutos nesta terça. A partir desta manhã, eles farão apenas ações pontuais, como sobrevoos ocasionais.
O que já foi encontrado da aeronave?
Destroços da carcaça vermelha e branca do TBM 900 já foram encontrados, assim como pedaços do assento e objetos pessoais. A maior parte da estrutura, no entanto, ainda não foi resgatada. Os bombeiros acreditam que ela ainda esteja submersa na região.
Quais foram as causas do acidente?
Ainda não se sabe o que causou o acidente na manhã de segunda-feira. O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), braço da Força Aérea Brasileira, irá investigar as causas do acidente. Técnicos sediados em Canoas, no Rio do Grande do Sul, já iniciaram a análise dos destroços encontrados.
Em nota, a FAB informou que "os técnicos já trabalham com levantamento de dados (documentação, meteorologia, plano de voo, inspeção etc). Ainda não é possível levantar hipóteses sobre os fatores que contribuíram para o acidente".
A investigação não tem prazo final para ser concluída.
Monomotor decolou com visibilidade boa e chuva fraca.

ARIQUEMES ONLINE (RO)


 Forças Armadas do Brasil e da Colômbia cooperam no combate ao narcotráfico nas fronteiras

O Exército Colombiano e o Exército Brasileiro (EB) estão trabalhando em conjunto no combate ao crime organizado, incluindo mineração ilegal e outros crimes ambientais, como parte de um amplo esforço de cooperação das Forças Armadas dos dois países para melhorar a segurança ao longo da fronteira comum.
Os Exércitos fizeram duas operações conjuntas no final de 2015 e planejam novas missões para 2016. Soldados colombianos e brasileiros cooperaram nas Operações Anostomus II (do lado colombiano) e São Joaquim (no Brasil), de 20 de novembro a 10 de dezembro.
“Vivenciei um dos momentos mais memoráveis da minha profissão, pois tive o privilégio de comprovar o potencial da efetiva realização de uma operação combinada entre Brasil e Colômbia contra crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços”, afirma o General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), com sede em Manaus, capital do estado do Amazonas. “Foi a primeira de muitas operações combinadas na fronteira amazônica, o que fortalecerá a segurança e defesa dos dois países.”
O EB e o Exército Colombiano estão definindo áreas para “a próxima e maior ação” em 2016, de acordo com o Gen Ex Theophilo. O Brasil pretende propor iniciativa similar ao Exército do Peru.
“Temos uma guerra na fronteira. O narcotráfico só começa aqui, depois gera problemas sociais e chega às capitais das grandes cidades, onde destrói mais vidas”, afirma.
A recente ação combinada entre as tropas do Brasil e da Colômbia estabeleceu um novo capítulo para a história do Exército da Colômbia na luta contra o narcotráfico, a mineração ilegal e demais crimes nas fronteiras dos dois países. “Sem dúvida, esta primeira aproximação reforça a necessidade de apoio de outros países para acabar definitivamente com os crimes nas fronteiras”, diz o General de Brigada Adelmo Orlando Fajardo Hernández, comandante da 8ª Divisão do Exército Nacional da Colômbia, que liderou a mobilização pelo país andino. “Como a mineração ilegal gera graves danos ambientais e o narcotráfico é um delito transnacional, o esforço e o comprometimento coordenados com o Exército Brasileiro são de grande importância na luta contra esses crimes.”
Grupos ilegais como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) estão envolvidos na mineração ilegal de ouro e outros minerais para financiar suas atividades criminosas, diz o Gen Brig Fajardo. “Os minérios viraram moeda de troca para obter armamentos, alimentos e meios de transporte de organizações criminosas estrangeiras.”
Um marco na cooperação
As operações Anostomus II e São Joaquim (no Brasil) foram realizadas entre 20 de novembro e 10 de dezembro de 2015, envolvendo unidades do CMA na região de São Gabriel da Cachoeira, a 840 quilômetros de Manaus, e Tabatinga, a 1.100 km da capital. Do lado colombiano, a 8ª Divisão do Exército liderou a ação nos setores de Cerro Tigre, Cerro Naquen e Campo Alegre nos departamentos de Guainía e Vichada.
Essas operações militares conjuntas partem do sucesso da missão Anostomus I, realizada em abril passado pelas Forças Armadas Colombianas em seu lado da fronteira. Durante a XXV Reunião Regional de Intercâmbio Militar Brasil-Colômbia (RRIM), realizada em setembro de 2015 em Tabatinga, o Gen Ex Theophilo propôs o fortalecimento da cooperação entre as tropas dos dois países através de missões conjuntas em ambos os lados da fronteira.
A RRIM ocorre anualmente, alternando a sede em cada país. O CMA planejou a Operação São Joaquim para novembro e dezembro, mobilizando unidades mais avançadas e que vigiam a fronteira com a Colômbia. Já as autoridades colombianas colocaram em campo a Anostomus II.
“O Gen Ex Theophilo propôs que seria importante ter, no mínimo, uma coordenação de ações simultâneas dos dois lados, pois não adianta fazer uma operação grande, empregar meios e os traficantes conseguirem atravessar um rio ou fugir pela selva”, explica o Tenente Coronel de Infantaria Francisco Nixon Lopes Frota, Chefe da Seção de Inteligência do CMA, que foi a ligação do Exército do Brasil com o da Colômbia.
O Ten Cel Nixon participou do planejamento e acompanhou as operações conjuntas no lado colombiano. “A proposta era de combate às FARC, mas o governo colombiano está em negociação com a guerrilha”, afirma. “O ataque seria, então, indireto em campo e direto nas finanças.”
A inserção do EB foi possível, pois a força militar brasileira tem poder de polícia para atuar na faixa de fronteira – 150 km da linha que separa o Brasil das nações vizinhas –, segundo a Constituição Federal do Brasil. “O Exército da Colômbia não tem atribuição de polícia para atuar na linha de fronteira, o que torna vital a sinergia com a gente”, diz o Gen Ex Theophilo.
O EB montou barreiras na selva, no lado do Brasil, para apoiar o cerco aos exploradores ilegais. “Geramos um prejuízo substancial aos grupos criminosos”, diz o Gen Ex Theophilo. As 18 minas ilegais desbancadas produziam 82 kg de ouro por mês, o equivalente a US$ 2,3 milhões.
Operações Anostomus
Um peixinho colorido encontrado nos rios Inírida e Guainía, na Amazônia colombiana, inspirou o nome da operação: Anostomus. Proteger essa espécie dos grupos de crime organizado, que traficam ilegalmente o peixe conhecido por suas escamas com detalhes em amarelo, é um dos objetivos da missão. Grupos criminosos usam produtos químicos como o mercúrio para extrair minerais que contaminam os mananciais e matam cardumes de Anostomus, de acordo com o serviço de comunicação do Centro de Educação Militar do Exército Colombiano.
Durante a Anostomus I, conduzida pelas Forças Armadas Colombianas em abril e maio de 2015, as forças de segurança prenderam 59 suspeitos – incluindo quatro brasileiros e um venezuelano. Soldados colombianos também interditaram 63 minas de ouro e tungstênio em Guainía.
Durante a Anostomus II, autoridades colombianas detiveram 24 colombianos por diversos delitos, incluindo danos a recursos naturais, contaminação ambiental, invasão de áreas e exploração ilegal de jazidas. As forças de segurança colombianas também inutilizaram 18 minas e 12 dragas, além de identificar seis garimpos a céu aberto que tinham toda a infraestrutura necessária para funcionar ilegalmente, segundo o Gen Brig Fajardo. “Não houve apreensão de droga ou mineral, pois na operação os elementos foram jogados no rio”, acrescentou.
A Anostomus II foi maior que a primeira operação, mobilizando 600 homens da 8ª Divisão e efetivos da Brigada contra a Mineração Ilegal, Força Aérea, Marinha, Polícia Nacional, Ministério Público e Corpo Técnico de Investigação (CTI) da Procuradoria-Geral da Colômbia. Os militares realizaram a operação em uma área de 72.238 quilômetros quadrados, onde não houve resposta armada dos grupos ilegais nem mortos ou feridos, segundo os militares. As Forças Armadas mobilizaram 15 helicópteros e 23 barcos para cercar as minas.
“O treinamento dos nossos homens e um planejamento detalhado geraram o elemento surpresa e a contundência decisivos ao sucesso da missão”, afirma o Gen Brig Fajardo. “A cooperação do Exército Brasileiro possibilitou resultados tangíveis, com capturas, apreensões de material de guerra e intervenção nas minas. As duas nações estão comprometidas com o combate aos crimes.”
Operações em áreas remotas
Os soldados da 2ª Brigada de Infantaria de Selva do EB, comandada pelo General de Brigada Antonio Manoel de Barros, cumpriram a missão no lado brasileiro dentro da Operação São Joaquim, com o apoio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, de Tabatinga. Desde o início de 2015, a inteligência do EB começou a mapear passagens no meio da selva, que podem ser usadas para ilícitos. Com base no mapeamento, os militares brasileiros foram posicionados a partir de outubro em 30 pontos – sendo que a distância máxima entre dois pontos chegou a 50 km – ao longo da fronteira com a Colômbia.
“Foram posições de bloqueio para cobrir 900 km onde não há estradas, mas apenas selva e rios, aonde só se chega de barco ou helicóptero”, informa o Gen Brig Barros. “Sincronizamos tudo com o Exército da Colômbia. Foi a primeira vez que fizemos isso.”
O CMA mobilizou efetivo total de 1.700 homens nos pontos e teve apoio logístico e de comunicações do 3º e 5º Batalhão de Infantaria de Selva, 4º Batalhão de Aviação do Exército, Destacamento de Operações Especiais e 3ª Companhia de Forças Especiais. Helicópteros Black Hawk, Pantera e Cougar fizeram o transporte de tropas, alimentos e combustível.
Lidar com as condições da selva foi um dos maiores desafios dos militares durante as operações. Mas os efetivos do EB treinaram no Centro de Instrução de Guerra na Selva, que fica em Manaus e é considerado o melhor do mundo, segundo o Ten Cel Nixon.
“É selva, selva e pura selva”, diz o Ten Cor Nixon. “Tecnologia e meios de transporte são importantes, mas de nada adiantam se o soldado não estiver adaptado à selva e apto a sobreviver.” 

PORTAL EXPRESSO MT


Concluída última etapa para a liberação de voos comerciais no Aeroporto Regional de Sorriso

A última etapa para a liberação de voos comerciais no Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin foi concluída esta semana.
O vice-prefeito Ederson Dal Molin, protocolou ontem (2) junto a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, em Brasília, a solicitação de qualificação das condições da infraestrutura aeroportuária. O vice-prefeito estava acompanhado do presidente da Comissão Pró-aeroporto, Paulo Lucion, do produtor rural Argino Bedin, e o presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz.
Anexo ao documento, direcionado a Fabio Faizi Rahnemay Rabbani, da Superitendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, estavam o plano de Emergência simplificado (PLEM); Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes simplificado (PRAI); Programa de Segurança Aeroportuária (PSA); Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (MGSO); Plano contra incêndio do Aeroporto, e ainda os relatórios detalhados dos recursos disponíveis para atender aos requisitos de Segurança da Aviação Civil e a infraestrutura do aeroporto.
“Esta é a ultima etapa para a liberação dos voos comerciais. O município e a sociedade sorrisense cumpriram com suas obrigações, e a parceria firmada com a Comissão Pró-aeroporto, Sindicato Rural e Governo do Estado foram fundamentais para essa conquista”, explica Ederson.
Com a entrega da documentação completa, com todos os planos e evidências da infra-estrutura aeroportuária, bem como do pessoal especializado em operações de aeroportos, o Aeroporto Regional Adolino Bedin está em conformidade com todas as exigências da ANAC. O próximo passo deverá ser a solicitação, por parte das companhias aéreas, do HOTRAN.
O HOTRAN é um documento aprovado e emitido pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que formaliza as concessões para a exploração de linhas aéreas regulares internacionais e domésticas de passageiros com os respectivos horários, números de vôos, freqüências, tipos de aeronaves e oferta de assentos.
Além de protocolar a qualificação da infraestrutura aeroportuária, a Administração Municipal já havia solicitado à ANAC a alteração do cadastro atual da categoria 2C para 3C noturno e diurno. Com a elevação de categoria, o aeroporto de Sorriso estará apto para realizar operações com aeronaves maiores, para o transporte de até 130 passageiros.
“Uma equipe da ANAC esteve em Sorriso na semana passada e fizeram a vistoria para a elevação para da categoria. Os técnicos constaram que o aeroporto atende as exigências legais, então esperamos apenas os procedimentos da ANAC para que seja feita a alteração do cadastro atual de 2C para 3C noturno e diurno, por meio de publicação no Diário oficial da União. Acreditamos que isso deve ocorrer em até três semanas”, afirma Ederson.
No dia 16 de dezembro, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – Cindacta, fez uma vistoria no Aeroporto Regional e deu parecer favorável a homologação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo – EPTA de Sorriso, junto à Força Aérea Brasileira.

PORTAL DC


Buscas pelos desaparecidos na queda do monomotor entram no terceiro dia em Florianópolis

As buscas pelos dois desaparecidos após a queda de um monomotor próximo a Ilha do Campeche, em Florianópolis, entram no terceiro dia. Na manhã desta quarta-feira, os bombeiros do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) retomaram as atividades e seguem na procura pelo empresário Róbson Guimarães e pelo piloto Marlon Neves. 
Os bombeiros utilizam um aparelho chamado sonar, que auxilia na varredura do mar através da emissão de ondas mecânicas de alta frequência. Na terça-feira, o aparelho apresentou defeitos que já foram consertados.
Acidente aéreo em Florianópolis: o que se sabe e o que ainda é dúvida
O helicóptero Arcanjo fez uma varredura no início da manhã e seguirá com sobrevoos esporádicos na região. Segundo o comandante da unidade, Capitão Gerson Ferreira, várias peças foram resgatadas praias ao leste de Florianópolis:
— Estamos aumentando aos poucos a área de buscas. Além disso, estamos resgatando vários destroços da carcaça da aeronave em praias vizinhas e entregando-as à Aeronáutica.
A previsão dos bombeiros é que as buscas sigam até que sejam encontrados os dois desaparecidos e que cabine do monomotor TBM 900 seja resgatada.
Santa Catarina já registra 40 acidentes aéreos em 10 anos
O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), braço da Força Aérea Brasileira, irá investigar as causas do acidente. Mas, segundo nota divulgada para a FAB, ainda é cedo para "levantar hipóteses sobre os fatores que contribuíram para o acidente".

BOA INFORMAÇÃO (AL)


Globo convida público para visitar museu fechado em são carlos

O último “Antena Paulista” exibido neste último domingo (31) exibiu uma reportagem sobre aviação em São Paulo.
O programa mostrou um pouco do Museu da TAM, em São Carlos, no interior do Estado, dando o serviço para a visitação do espaço. Porém, o convite chegou tarde, pois no dia anterior o museu anunciou o fechamento das portas.
Com um comunicado na página oficial da instituição, o internauta foi informado do encerramento das atividades sem data de retorno.
“Comunicamos a todos os amigos, visitantes e parceiros que o Museu TAM está temporariamente fechado. Agradecemos a todos”.

JORNAL NITRO (SC)


Camping nacional de treinamento

Atleta Rodrigo Nascimento e o técnico Luciano Moser foram convocados pela CBAT
O atleta Rodrigo Pereira do Nascimento e o Técnico Luciano Moser que representam ACA/FMEL de Itajaí foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para participar do Camping Nacional de Treinamento de Velocidade e Revezamento 2016, que visa à preparação para as Olimpíadas.
O Camping será realizado até o dia 07 de fevereiro, na Aeronáutica (CDA), Rio de Janeiro. Também neste camping, programou-se para finalizar as atividades uma competição entre os participantes e convidados. Rodrigo vem seguindo a programação de treino que se iniciou final do mês de dezembro, “esperamos estar prontos para alcançar o índice Olímpico até o Troféu Brasil de Atletismo que será realizado de 30 de junho a 03 de julho”.
Rodrigo é mais um dos atletas que surgiram com o trabalho de base realizado com jovens da comunidade, atualmente ele conta com o apoio da Fmel e os seus patrocinadores Sidrasul, Nike, Nelson Heusi e Restaurante Miranda.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented