NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 31/01/2016 / Pilotos da Esquadrilha da Fumaça treinam em simulador de voo do A-29 Super Tucano

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça treinam em simulador de voo do A-29 Super Tucano ...
O treinamento faz parte do processo de readaptação dos pilotos com a aeronave A-29 ...
Equipe formada por onze pilotos e dois mecânicos treinam em simulador de voo da aeronave A-29 Super Tucano na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), entre os dias 28 e 31 de janeiro.
Após passar por período de férias, esta fase se faz fundamental para a equipe, uma vez que garante a segurança nos voos e providencia treinamentos necessários para o retorno das atividades aéreas.
Esse tipo de treinamento faz parte do processo de readaptação dos pilotos com a aeronave A-29. Após essa atividade, a equipe dá início aos voos normais em sua sede em Pirassununga/SP.

 Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
Exército envia militares para o Sertão de PE para combater o Aedes aegypti
Uma equipe  com 18 militares do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz)  chegou a Afrânio, no Sertão pernambucano, para realizar a Operação Águas  Limpas. Durante todo a semana, o exército visitou as casas do  município, levando orientações para a população sobre o combate ao  mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue,  chicungunya e Zika.
Desde a última segunda-feira (25), a  tropa está em Afrânio. Este foi o primeiro município do Sertão  pernambucano a receber a ação do exército, que em parceria com a  Secretaria Municipal de Saúde visitou cerca de 1.000 residências, na  zona rural e urbana da cidade.
O capitão do Exército brasileiro,  Hugo Cherman, disse que os militares foram capacitados e desde dezembro  já estavam realizando atividades de orientação para a população.  “Estamos identificando focos do mosquito e eliminando quando encontramos  esses focos. O Exército está trabalhando intensamente e junto com os  agentes de saúde potencializou os trabalho dos agentes em torno de 50%”,  relata.
Para a coordenadora de Vigilância  em Saúde de Afrânio, Jane Karine Costa, a parceria chegou na hora certa.  “O trabalho é constante e rotineiro. Estamos no combate ao mosquito há  vários anos e acho muito importante ter o apoio do estado e do  Exército”, argumenta.
A dona de casa, Rosinalva Coelho, recebeu  a equipe do Exército e diz que se preocupa muito com a limpeza da sua  casa. Na residência dela estava tudo bem, mas no terreno ao lado, foram  encontrados alguns possíveis criadouros do mosquito. “Tem que se  preocupar e a população também, não é só esperar as autoridades. Se todo  mundo fizerem a sua parte, nós podemos ficar livres do mosquito”,  ressalta.
A também dona de casa Mafalda Dias  acompanhou o trabalho de inspeção. Ela diz que não descuida e protege  bem os seus reservatórios. “Sempre eu mantenho os meus reservatórios bem  tampados. Se todos fizessem isso o Brasil, não estaria com essa  epidemia de dengue”, garante.
Você sabia? FAB tem vagas para civis em voos para diversas localidades do país
Magnus Nascimento
Quem  precisa viajar e não tem como arcar com os custos das tarifas aéreas ou,  ainda, se o destino pretendido é uma localidade remota que não está nas  rotas da aviação comercial, tem a chance de conseguir uma "carona" nos  aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O serviço é gratuito e a pessoa  pode se candidatar como passageiro quantas vezes precisar. O sistema é  bem diferente dos voos comerciais e precisa ter paciência e uma dose de  sorte para conseguir, mas a burocracia é mínima...
Começa com uma solicitação do  interessado, com bastante antecedência da data pretendida para a viagem,  ao Correio Aéreo Nacional (CAN) no local onde se deseja embarcar. É  preciso comparecer pessoalmente a um posto CAN, instalados em bases  aéreas da Aeronáutica, para preencher uma ficha (em Natal, o CAN  funciona na Base Aérea e pode ser contactado pelos telefones 3644-7135 /  3644-7136).
Os voos da FAB não são regulares como os  de empresas aéreas. Portanto não tem datas, horários e destinos  previamente definidos. Além disso, a disponibilidade de vagas nos aviões  segue uma hierarquia. A prioridade de embarque, em ordem, é para  oficiais da aeronáutica, oficiais da Marinha, oficiais do Exército,  familiares de oficiais e, no fim da fila, os civis sem parentesco com  oficiais militares. Outro detalhe: a pessoa não escolhe o dia exato em  que vai viajar, mas sim um intervalo de 10 dias. Se nesse período surgir  uma vaga na aeronave que vai para o destino pretendido a pessoa é  chamada.
Existem trechos com viagens mais  frequentes, especialmente entre capitais, mas, segundo a FAB, a região  com mais pedidos é a Amazônia, onde cidadãos buscam formas mais rápidas  de chegar a cidades localizadas em áreas remotas e de difícil acesso por  terra. Já o Rio de Janeiro é o local que tem mais ofertas de voo, pois  lá fica baseada a maior parte dos aviões de transporte da Aeronáutica,  como os C-130 Hércules.
Outras aeronaves que prestam serviço são  os jatos C99, o turbo-hélice Bandeirante e o monomotor Cesna Caravan.  Nenhuma tem serviço de bordo. O máximo que pode aparecer é um copo de  água ou café. E atenção: muitas dessas aeronaves não tem banheiro.
Não há limite de peso para bagagens, mas o  volume do que se está levando poderá determinar se a pessoa vai  embarcar ou não. Vai depender se houver espaço ou não no avião para o  passageiro com muita bagagem. Se não houver esse espaço, viaja quem  estiver levando menos volumes. A FAB explica que o transporte de  civis acontece em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e  não aumenta os custos da operação.
Prefeitura organiza mutirão com militares do Exército após temporal
A  Prefeitura de Porto Alegre terá o apoio de 40 militares do Exército  Brasileiro no serviço para retomar a situação de Porto Alegre após o  temporal da última sexta-feira. Conforme o Coronel Alessandro Grimaldi,  do Comando Militar do Sul, o Exército vai apoiar com quatro equipes de  10 militares, mais viaturas e geradores.
Os soldados irão atuar,  principalmente, na área do Menino Deus e se somam aos 300 garis que  fazem uma operação extraordinária de limpeza. O Exército pretende  concluir a atividade no domingo ou no máximo na segunda-feira. Até  agora, 340 toneladas de árvores foram retiradas da cidade pelo  Departamento de Limpeza Urbana da Capital.
Sem luz em casa, moradores buscam tomadas em supermercado para recarregar celulares na Capital
Conforme o DMAE, as bombas das estações  de água do Menino Deus e Moinhos de Vento já voltaram a funcionar. E a  água começa a ser distribuída durante a noite na cidade.
Seis equipes de bombeiros do interior  reforçam o pessoal de Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, não  foram registrados saques na cidade. Algumas agências bancárias tiveram  alarmes disparados, mas devido aos ventos.
12 horas depois do temporal, porto-alegrenses correm atrás do prejuízo
Segundo a CEEE, 165 mil clientes ainda  estão sem luz. O serviço do torpedo (27407) retornou. Mas a companhia  ainda não dá um prazo para restabelecer o serviço. Ainda há 40  sinaleiras desligadas na cidade.
PORTAL MEON (SP)
ITA irá compor projeto global para aumento de mulheres em graduação
Projeto é de uma multinacional com outras nove instituições do mundo 
Rodrigo Ribeiro
O ITA (Instituto Tecnológico de  Aeronáutica) de São José dos Campos irá compor um projeto global da  Johnson & Johnson, que possui uma unidade na cidade, para aumentar o  número de mulheres em alguns cursos de graduação. A informação é da  própria multinacional.
O objetivo do projeto é contribuir  para o aumento do número de mulheres em cursos de graduação nas áreas de  Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design  (STEM2D, na sigla em inglês).
Além do ITA, única universidade do Brasil  que participará do projeto, a empresa também firmou parceria com outras  dez instituições em todo o mundo. São elas: a NCWIT (National Center  for Women and Information Technology), nos Estados Unidos, MIT  (Massachusetts Institute of Technology), Caltech, Harvey Mudd College,  Rhode Island School of Design, Rutgers-New Brunswick Honors College,  Spelman College, The University of Tokyo e The University of Limerick.
"Mais de 80% das decisões sobre cuidados  com a saúde da família são feitas por mulheres, sejam elas mães, irmãs  ou amigas. Por isso, nosso objetivo com esse programa é aumentar a  participação das mulheres em medicina e no desenvolvendo de tecnologias e  produtos usados para manter as pessoas saudáveis", revela Sandi  Peterson, Chairman do Grupo Johnson & Johnson.
Segundo a executiva, garantir esses  talentos no local de trabalho é fundamental para manter o sucesso dos  negócios e “atender às necessidades de mudança de um mercado cada vez  mais complexo", conclui Sandi.
De acordo com a empresa, um dos objetivos  é construir um ambiente diversificado nas áreas de STEM2D, para  acelerar o desenvolvimento de lideranças femininas. “A Johnson &  Johnson continuará desenvolvendo sua estratégia para construir um  ambiente de trabalho saudável e diversificado, por meio de vários  esforços já em andamento nas áreas de recrutamento e retenção de  talentos, inovação focada em mulheres, além de parcerias empresariais e  filantrópicas que apoiam o avanço de mulheres”, informa em nota.
Questionada sobre como o projeto  funcionará na prática, ou seja, se a intenção é inserir funcionárias da  empresa nos respectivos cursos e se a unidade de São José dos Campos  participará, a Johnson & Johnson informou, por meio de sua  assessoria, que essas ações estão sendo planejadas em conjunto com o ITA  e serão divulgadas futuramente.
PORTAL PARAÍBA.COM.BR
Passageiros de helicóptero passam por maus momentos após aeronave fazer pouso forçado
Passageiros de um helicóptero  passaram por maus momentos após a aeronave fazer pouso forçado. O fato  aconteceu na tarde da sexta-feira no Aeroclube da Paraíba.
De acordo com as primeiras  informações, ao se aproximar para pousar, o piloto teve dificuldades e  acabou batendo a hélice da cauda no chão, causando danos à aeronave.
Segundo o presidente do Aeroclube,  Rogério Iazaby Lubambo, os motivos da desestabilização do helicóptero no  pouso não foram apurados, mas o piloto conseguiu contornar a situação e  aterrissar com segurança.
Ainda de acordo com o presidente, não houve feridos e os danos à aeronave foram de pequena extensão, devendo esta apenas passar por um breve conserto.
PORTAL SÓ NOTÍCIAS (MT)
ANAC realiza vistoria no aeroporto de Sinop
Redação Só Notícias
Dois inspetores designados pela  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluíram, ontem, uma vistoria  no aeroporto municipal Presidente João Figueiredo. A assessoria de  imprensa do órgão federal informou, ao Só Notícias, que o trabalho teve  início na quinta-feira e foram analisadas as instalações e equipamentos  do aeroporto. Também a maneira como alguns são manuseados, além do tempo  resposta.
A ANAC não confirma se os técnicos  encontraram algum tipo de irregularidade e nem se a unidade está dentro  dos padrões exigidos. Um relatório será produzido, a partir de agora,  com todos os pontos observados. Em seguida, este documento será  encaminhado ao setor responsável pela administração do aeroporto e  também para o próprio órgão federal.
Este documento deverá apontar se o  aeroporto sinopense opera dentro da exigências mínimas exigidas pela  agência, informa a assessoria.
Só Notícias tentou entrar em contato com o administrador do aeroporto. No entanto, ele não atendeu as ligações.
REVISTA AERO LATINA
Pilotos da Esquadrilha da Fumaça treinam em simulador de voo do A-29 Super Tucano
O treinamento faz parte do processo de readaptação dos pilotos com a aeronave A-29
Equipe formada por onze pilotos e dois mecânicos treinam em simulador de voo da aeronave A-29 Super Tucano na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN), entre os dias 28 e 31 de janeiro. Após passar por período de férias, esta fase se faz fundamental para a equipe, uma vez que garante a segurança nos voos e providencia treinamentos necessários para o retorno das atividades aéreas.
Esse tipo de treinamento faz parte do processo de readaptação dos pilotos com a aeronave A-29. Após essa atividade, a equipe dá início aos voos normais em sua sede em Pirassununga/SP.

Leia também:


                 
                 
                 
                 











