|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 22/11/2015 / O Brasil e o terror


O Brasil e o terror ...


Igor Gielow ...

Escrevendo mais um capítulo de sua antologia filosófica, Dilma Rousseff cravou que o Brasil não tem de se preocupar com o terrorismo na Olimpíada do Rio, no ano que vem. "Estamos muito longe", disse a mandatária, que estava também distante do bom senso.

Dilma, que já havia sugerido "conversar com o Estado Islâmico" no passado, por prudência deveria voltar atrás igualmente nesse vaticínio.

Como colocou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), o Brasil não tem histórico de terror – seja em células, seja com "lobos solitários".

Falta caldo cultural; Foz do Iguaçu não fica na periferia pobre de Paris. Exceto por algum internauta louco, o EI não tem apelo ideológico aqui.

Teoricamente, algum terrorista poderia se infiltrar na onda de refugiados sírios acolhidos, é claro, mas isso é mais facilmente detectável pois não são massas atravessando a pé a fronteira. De resto, a maioria deles está a fugir da barbárie.

O que a área de inteligência sempre monitorou foram os passos de gente ligada ao Hizbullah libanês, esses sim assíduos frequentadores da chamada Tríplice Fronteira.

Eles costumam vir, contudo, para se esconder, em que pese a suspeita de terem participado do maior ataque por essas bandas, contra uma entidade judaica argentina em 1994.

Há também pontualmente suspeitas sobre a Al Qaeda, mas novamente falamos de terroristas de passagem.

A questão que escapou a Dilma é que se há um momento em que o perigo se coloca é durante os Jogos Olímpicos, evento internacional de máxima exposição e alvos vulneráveis tentadores politicamente, como Munique-72 deveria fazer recordar.

Além disso, a fase de ações externas do EI revelou gosto por eventos esportivos. Com o Congresso titubeando sobre legislação específica e com cerca de 50% da verba da Defesa para os Jogos em 2014-15 ainda a gastar, talvez o país esteja brincando com um azar bem próximo.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL BAND


Militares fazem treinamento conjunto no RJ


Militares de sete países vieram ao Brasil fazer um treinamento em conjunto no Rio de Janeiro. Ação serve para preparar as forças armadas para emergências de defesa civil e catástrofes naturais.

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/11/21/15685113-militares-fazem-treinamento-conjunto-no-rj.html

PORTAL GLOBO ESPORTE


Documentário em homenagem a Nilton Santos estreia no dia 26


Marcelo Monteiro

Eternizado pelo Botafogo ao batizar o estádio em que o Alvinegro disputa seus jogos como mandante, Nilton Santos ganha uma homenagem agora nos cinemas. Estreia na próxima quinta-feira, dia 26, o documentário "Ídolo".

Com a direção de Ricardo Calvet, o filme conta a trajetória do bicampeão mundial pelo Brasil em 58 e 62, que, além do uniforme da Seleção, vestiu apenas uma outra camisa em sua longa carreira profissional, de 16 anos: a do Botafogo. Desde quando o talento do jovem foi descoberto quando atuava na Ilha do Governador, no time dos oficiais da Aeronáutica, passando pelas glórias nos gramados e o fim da vida, marcado pelos efeitos do Mal de Alzheimer, doença degenerativa ainda sem cura.Grandes jogadores da história do futebol brasileiro falam no filme sobre a carreira da Encicoplédia do Futebol. Casos de Zagallo, Gérson, Djalma Santos, Amarildo, Coutinho, Evaristo de Macedo e Zico. E estrangeiros que o enfrentaram em Copas, como o francês Just Fontaine, o austríaco Hans Buzek, o húngaro Jenö Buzansky e o espanhol Enrique Collar.
Este o personagem de um dos mais famosos lances da carreira do lateral brasileiro. Em que Nilton Santos deu um passo para frente no duelo Brasil x Espanha na Copa de 62 após derrubar o adversário, tentando convencer o árbitro que não havia cometido pênalti. Que não foi marcado.
Júnior, que brilhou com a mesma camisa 6 de Nilton Santos na lateral-esquerda da Seleção, brinca sobre a comparação que alguns faziam entre os dois.
- As pessoas sempre fizeram a comparação entre mim e ele. E eu sempre disse: se eu for aquele dicionário de bolso já ficarei feliz - afirmou o ídolo do Flamengo.
Outro lateral que marcou época na Seleção, Carlos Alberto Torres lembra a primeira vez que enfrentou o bicampeão mundial.
- Confesso que na primeira vez que joguei contra o Nilton Santos me deu vontade de pedir um autógrafo pra ele. Eu era garoto, tinha 18 anos, e o Nilton Santos era meu ídolo.
O filme estreia um dia antes da morte do ex-jogador completar dois anos. Nilton Santos faleceu em 27 de outubro de 2013, aos 88 anos.
Até hoje, detém o recorde de partidas com a camisa do Botafogo, com 729 jogos. Também é um dos raros jogadores brasileiros convocados para quatro Copas do Mundo (1950, 54, 58 e 62). Além de Nilton Santos, só mais seis atletas representaram o Brasil em quatro Mundiais: Castilho, Djalma Santos, Pelé, Leão, Cafu e Ronaldo.

PORTAL G-1


Chapada irá receber 40 homens da Defesa Nacional, diz secretário

Equipe de reforço irá chegar na tarde deste sábado (21), afirma Spengler. Sema estima que 30 mil hectares tenham sido atingidos por incêndio.

Henrique Mendes Do G1 Ba

O secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, afirmou ao G1 que 40 homens da Defesa Nacional chegam à Chapada Diamantina na tarde deste sábado (21) para auxiliar no combate ao incêndio que atinge a região central do estado. Até a manhã deste sábado, a estimativa é de que o fogo tenha atingido cerca de 30 mil hectares. 
Conforme Spengler, apesar da chegada dos homens da Defesa Nacional, o fogo está sob controle. "A situação está menos crítica. Isso não significa que o incêndio foi extinto, significa que estamos tendo maior controle", afirma. 
No momento, o secretário Spengler afirma que dois pontos demandam maior atenção: a região de Folha Larga, no município de Palmeiras; e a de Morro Branco, na cidade de Lençóis. "São os locais que mais preocupam hoje", ressaltou.
Spengler também afirma que a perspectiva de chuva anima os brigadistas na região. Em cidades que envolvem o Parque Nacional da Chapada Diamantina chove desde a sexta-feira (20). Dentre elas estão Pindobaçu, Rio de Contas, Piatã e Abaíra. "Aqui [Lençóis], as nuvens estão bastante carregadas. Estamos nesta expectativa", ressaltou.
MPF investiga
O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê, centro-norte da Bahia, abriu uma investigação para apurar as providências adotadas pelo Governo do Estado e órgãos ambientais em combate ao incêndio que atinge a Chapada Diamantina. A procuradoria cobra às entidades explicações sobre as medidas adotadas no controle do fogo, além de informações sobre os focos das chamas e os danos causados.
O procedimento preparatório instaurado na segunda-feira (16) provocou a unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia e a Secretaria do Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sema).

Governo federal cria força-tarefa para combater casos de microcefalia

Grupo, formado por 17 ministérios, já atuou durante a pandemia da Gripe A. Bebês com microcefalia foram registrados em sete estados do Nordeste.

Do G1, Em Brasília, Com Informações Da Tv Globo

O governo federal vai reativar uma força-tarefa, integrada por 17 ministérios, para tentar conter o avanço dos casos no Nordeste de microcefalia, condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.
Os trabalhos do grupo, que é o mesmo que atuou durante a pandemia da Gripe A, devem começar nesta semana. Além do Ministério da Saúde, a Defesa e as Forças Armadas estão entre as pastas que farão parte da ação conjunta.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o grupo irá aprofundar os estudos para saber se os casos de microcefalia estão mesmo relacionados ao surto do zika vírus. 
“Essa é uma ação que tem que ser multissetorial, tem que envolver vários ministérios nessa ação e têm que estar participando dela a União, os estados, os municípios e principalmente, sobretudo, a sociedade”, disse o ministro na sexta-feira (20) após se reunir em Salvador com secretários de Saúde dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, onde foram registrados casos de microcefalia. A Paraíba também teve registros de bebês com a má-formação.
Outra frente de atuação da força-tarefa, de acordo com o ministro, será envolver a sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite o zika vírus, a dengue e a chikungunya.
“Se a comunidade não se mobilizar para enfrentar esse vetor, esse mosquito que transmite doenças tão graves, que matam, que deixam deformidade, que deixam sequela, o caso só pode é se agravar", ressaltou Castro. 
Pernamubuco é o estado com o maior número de casos de microcefalia. Enquanto em 2014 foram 12 casos em recém-nascidos, neste ano já se têm notícia de 268 ocorrências.
Na semana passada, o governo declarou estado de emergência em saúde pública por causa do surto. A medida serve para garantir que os serviços de saúde tratem a questão da microcefalia com prioridade.
Líquido amniótico
A relação entre o zika vírus e a má-formação genética ganhou força porque o microorganismo foi identificado em duas gestantes da Paraíba. Elas apresentaram sintomas da infecção durante a gravidez e carregam bebês com microcefalia confirmada. Exames laboratoriais encontraram o vírus no líquido amniótico, que envolve o bebê na gestação.
O zika é da mesma família do vírus da dengue, porém menos agressivo, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril deste ano. Ele não tem cura ou vacina identificada até o momento. Por conta disso, o Ministério da Saúde orienta que grávidas ou mulheres que pretendem engravidar tenham “cuidado redobrado” para evitar infecções virais.
O ministério afirma que ainda não recebeu dados de outras unidades da federação que apontem uma escalada de microcefalia em recém-nascidos, embora outros estados também tenham registrado casos de zika vírus.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Aldo Rebelo visita o IV Comando Aéreo Regional


Por Adriana Fortes São Paulo,

Em viagem a São Paulo, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, visitou, nessa sexta-feira (20), o IV Comando Aéreo Regional, onde foi recebido pelo chefe do Comando, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. A missão do IV COMAR é coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas necessárias ao funcionamento das organizações subordinadas e das sediadas em sua área de jurisdição. E também a de realizar as ações de segurança interna da sua competência e exercer a representação do Comando da Aeronáutica e o Comando Territorial da área sob sua jurisdição.
Cinco organizações militares estão subordinadas ao IV COMAR, são elas: Bases Aéreas de São Paulo, Santos e Campo Grande, Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo e o 4º Esquadrão de Transporte Aéreo - Esquadrão Carajá. Além dessas, estão na área de jurisdição deste Comando outras 49 organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
”A FAB tem o grande desafio de responder pela tarefa não apenas de nos defender, mas de contribuir para a construção do País. Desde sua criação tem sido exemplar no desempenho de suas funções. A mais jovem de nossas Forças já nasceu batizada em atividade heroicas” disse o ministro, em discurso à tropa do Comando.
Rebelo reforçou seu compromisso na busca de orçamento e recursos necessários para o desempenho das missões militares. E exaltou as funções do IV COMAR, que, segundo ele, tem o desafio de operar em uma área de grande amplitude demográfica e com os maiores aeroportos do País.
O Comandante Damasceno lembrou que o IV Comando está localizado a apenas um quilômetro do Museu do Ipiranga, berço da República Brasileira. “Somos a organização militar da Força Aérea mais próxima deste que é o símbolo geográfico maior da nossa República. Esta proximidade nos indica o norte da missão e fortalece a busca de nossas metas” disse.
Um dos assuntos de destaque na apresentação do Comandante Damasceno ao ministro foi a criação do novo Museu da Força Aérea. O local previsto para a construção fica próximo ao Anhembi e ao Sambódromo. O projeto arquitetônico do Museu terá o formato do avião 14 Bis, desenvolvido por Santos Dumont.
O acervo deverá reunir peças da Fundação Santos Dumont, do antigo Museu da Aeronáutica, que funcionou até o início dos anos 90, do museu Asas de um Sonho, mantido pela companhia aérea TAM, e artigos de coleções pessoais.
Além do IV COMAR, a Fundação EDUCTAM, a SPTuris e outras entidades da sociedade civil estão envolvidas no projeto. A Aeronáutica deverá ceder o terreno e uma organização social deverá assumir a gestão da obra e manutenção do museu.
SOMAERO
A Sociedade Melhores Amigos da Aeronáutica (SOMAERO) também foi um dos temas apresentados ao ministro. Com sede no Campo de Marte, esta instituição sem fins lucrativos foi criada pelo Comandante Damasceno e representantes da comunidade paulistana com o objetivo de estreitar as relações e a cooperação entre a sociedade civil e o mundo aeronáutico brasileiro.
Histórico
Fundado em 27 de março de 1942, o IV Comando Aéreo Regional nasceu da divisão do território brasileiro em quatro zonas aéreas. Inicialmente foi instalado no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os Estados de São Paulo e Mato Grosso. No mesmo ano de sua criação, sua sede foi transferida para um velho prédio na rua Epitácio Pessoa nº 57, na capital de São Paulo, e em 1967, mudou-se para a atual sede à Av. D. Pedro I., nº 100, no bairro do Cambuci.

PORTAL R7


Aeroporto Santos Dumont fecha para pousos e decolagens devido à chuva no Rio

Fechamento ocorreu às 9h45 por conta das fortes chuvas na cidade do Rio

Do R7

O aeroporto Santos Dumont fechou para pousos e decolagens às 9h45 deste sábado (21), devido à forte chuva no Rio. No entanto, reabriu as 10h3 e nenhum voo foi cancelado ou desviado.

O aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, estava funcionando normalmente até as 11h30.

O Rio entrou em estágio de atenção nesta manhã por conta das chuvas fortes e moderadas nas zona sul e oeste da cidade. O Alerta Rio informa que a previsão é que continue chovendo de fraco a moderado durante o dia.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Conselho de Segurança da ONU aprova resolução antiterror da França


Dow Jones Newswires

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade nesta sexta-feira uma resolução de contraterrorismo que autoriza o uso da força militar contra os grupos extremistas Estado Islâmico e Frente al-Nusra.
A resolução, apresentada pela França na sequência dos ataques terroristas em Paris, há uma semana, exorta a comunidade internacional a mobilizar e organizar esforços contra a ameaça global representada pelo terrorismo, para bloquear o fluxo de combatentes estrangeiros e para reprimir o financiamento do terrorismo.
A resolução apresentada pela Rússia na quarta-feira não foi discutida pelos membros do Conselho de Segurança. Diplomatas ocidentais disseram que ela era muito ampla em sua definição de terroristas e permitiria que o governo da Síria permanecesse no poder. A Rússia, embora endossando a resolução da França, disse que o bloqueio de sua própria resolução foi politicamente míope e que iria continuar a perseguir a sua aprovação.
O presidente francês, François Hollande, planeja uma ofensiva diplomática na próxima semana, em uma tentativa de unir as potências mundiais em uma campanha contra Estado Islâmico. Hollande vai visitar os EUA na terça-feira e a Rússia na quinta-feira.
O embaixador da França na ONU, François Delattre, chamou a resolução de histórica. "A resolução molda a nossa ação ao abrigo do direito internacional e defende a Carta das Nações Unidas", disse ele, dirigindo-se ao Conselho de Segurança. "Ela fornece uma garantia de que haverá uma luta eficaz contra o terrorismo internacional."
Delattre disse a repórteres na sexta-feira que esta resolução vai permitir que a França amplifique seus ataques militares contra o Estado Islâmico por pelo menos três vezes nos próximos dias, com a chegada do porta-aviões Charles de Gaulle, dando à França uma capacidade impressionante.

PORTAL BBC


Governo e especialistas veem risco baixo de ataque terrorista na Olimpíada


Mariana Schreiber Da Bbc Brasil Em Brasília

Os atentados que mataram 129 pessoas em Paris na sexta-feira passada – de autoria do grupo extremista autodenominado "Estado Islâmico" (EI) – reavivaram os temores de ataques terroristas em todo o mundo.
Vários seguidores da página da BBC Brasil no Facebook nos questionaram sobre qual seria o risco de um episódio trágico como esse ocorrer no país, ainda mais tendo em vista a realização dos Jogos Olímpicos em agosto do próximo ano. Para autoridades e especialistas entrevistados, ele é baixo.
"Falando da Olimpíada de 2016, O Brasil não é um alvo direto de ações terroristas do ISIS (uma das siglas para "Estado Islâmico"). Vai ter uma certa dose de tensão, é uma hipótese que não pode ser desconsiderada, mas ela é remota.", afirma André Luis Woloszyn, autor de diversos livros sobre terrorismo e atualmente assessor-chefe de Segurança Institucional do Ministério Público Federal gaúcho.
Ele baseia sua avaliação na análise do modus operandi usado pelo grupo até agora."Mesmo que o evento traga grande visibilidade internacional, se formos analisar a estratégia que foi utilizada pelo "Estado Islâmico" até o momento, podemos constatar que ela tem se caracterizado, principalmente, pela escolha de alvos civis que estão inseridos no cotidiano urbano, onde não há nenhuma concentração específica de agentes de segurança, tampouco estado de alerta dessas forças, que são fatores que dificultam a aproximação dos terroristas em relação aos alvos", observa.
O consultor de segurança Hugo Tisaka, da empresa NSA Brasil, concorda que a grande mobilização de forças policiais e militares tende a desencorajar a realização de atentados de grandes grupos terroristas durante os Jogos. Além disso, ele pondera que o próprio "Estado Islâmico" pode não considerar estratégico um ataque dessa magnitude.
"Eu não sei o quanto que eles estariam dispostos, porque se vocês faz um ataque à Olimpíada, basicamente vocês está atacando o mundo. Não sei se seria uma boa estratégia ter o mundo inteiro contra eles. Seria um ataque com repercussão de mídia gigantesco", disse.
"Agora, ainda que seja baixo, existe sim o risco dessa ameaça", ressalta.
Para Tisaka, a probabilidade de uma ação dos chamados "lobos solitários" – extremistas não vinculados a organizações conhecidas e monitoradas que realizam ações pontuais – é maior do que de um grande atentado.
"São pessoas que estão totalmente isoladas. Esse tipo de ação é quase impossível de se detectar", observa.
"Basta uma pessoa com uma bomba para gerar tensão e caos", nota Woloszyn.
Sem histórico
O Brasil é um país sem histórico de terrorismo, nota Tisaka. Isso torna ainda menor a probabilidade de um ataque fora de grandes eventos internacionais.
"Se formos pensar à luz da origem dos ataques em Paris, foi muito mais um ataque voltado à nação, porque eles veem (a França) como uma nação que tem funcionado como ponta de lança para os problemas que eles têm tido lá".
O Brasil, por sua vez, nota ele, mantém uma política de bom relacionamento com outros países: "O Brasil nunca foi um país imperialista, mas sim uma colônia. Aparentemente, somos amigos de todos. Não apresentamos risco a ninguém. O Brasil não tem nenhuma disputa fronteiriça com ninguém, não tem grandes problemas comerciais. Aceita todos os imigrantes, independente de onde vêm".Já o fator distância geográfica, ou seja, o fato de o Brasil estar longe do Oriente Médio e da Europa, não reduz a probabilidade de ataques, concordam os dois analistas ouvidos pela BBC.
"O terrorismo é uma ameaça global", afirma Woloszyn.
"Por ser uma questão ideológica, acaba ultrapassando fronteiras geográficas", nota Tisaka.
Segurança
Os governos federal e fluminense também avaliam o risco como baixo e dizem que estão sendo feitos os investimentos necessários para a segurança dos Jogos.
Um Centro Integrado Antiterrorismo – com representantes de diversas agências de inteligência estrangeiras – está sendo criado para que o Brasil receba alertas contra possíveis ameaças com agilidade. Entre as nações envolvidas estarão Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França, Argentina, Colômbia, Israel, Japão e China.
Nesta semana, o ministro da Justiça lembrou que não houve incidentes durante a Copa do Mundo, e disse que isso deve se repetir na Olimpíada.
"Nós tivemos contato com os órgãos de inteligência internacional e posso afirmar a vocês que o Brasil está plenamente preparado para um excelente padrão de segurança nessa Olimpíada", disse em declaração à imprensa brasileira nesta semana.
"O Brasil não tem muitos casos [de terrorismo], mas isso não afasta a importância de acompanhar toda a situação mundial e de tomarmos todas as medidas necessárias", continuou.
Autoridades do Rio de Janeiro também mantiveram a avaliação de baixo risco de ataques durante os Jogos. "Nosso nível de atenção aumentou, mas não há nenhuma perspectiva, até o momento, de algum ato concreto", disse o subsecretário extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, Roberto Alzir."O que não quer dizer que a gente não possa rever todos os procedimentos, aumentar as ações de preparo, de treinamento, de engajamento à resposta caso o evento aconteça", ressaltou.
Cerca de 85 mil profissionais de segurança serão mobilizados durante os Jogos Olímpicos. Ao menos 47 mil serão policiais, guardas de trânsito, bombeiros e outros agentes civis. As Forças Armadas fornecerão 38 mil militares. Embora a Olimpíada pareça um evento mais simples por se restringir majoritariamente a uma cidade – em comparação à Copa do Mundo, que teve 12 cidades sede -, ela traz um cenário mais complexo, na avaliação do governo. Isso porque antes do início das competições, a tocha olímpica circulará durante 100 dias pelos 27 Estados do país. Seis Estados também devem receber competições de futebol.
"Na Copa eram 32 países, nos jogos serão mais de 200. (Em 2014) eram 800 atletas e agora serão mais de 10 mil. Então são números absolutamente distintos. São 42 campeonatos mundiais acontecendo simultaneamente, no caso dos Jogos, em 17 dias", afirmou em outubro à BBC Brasil Andrei Augusto Passos Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça.
O governo federal realiza na próxima semana um evento no Rio de Janeiro para apresentar o plano de segurança dos Jogos para autoridades estrangeiras. Já a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) realiza também semana que vem, em Brasília, o seminário "Enfrentamento ao Terrorismo no Brasil". Ambos os eventos estavam previstos antes dos atentados de Paris.
Nesta semana, o portal Contas Abertas revelou que o ajuste fiscal está afetando os gastos na área. De acordo com eles, o Ministério da Defesa tem R$ 65,8 milhões previstos para despesas "com prevenção de incidentes e ao terrorismo" em 2015. Porém, somente R$ 762,6 mil foram pagos, ou seja 1,2% do orçamento previsto.
Questionado pela BBC Brasil, o Ministério da Defesa informou que metade do valor previsto para este ano no programa citado pelo Contas Abertas foi empenhada (ou seja, está liberada para ser gasto). Além disso, o órgão informou que "está cumprindo o Planejamento Orçamentário referente aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, cujos valores são da ordem de R$ 674 milhões, sendo R$ 275 milhões em 2014, R$ 199 milhões em 2015 e R$ 200 milhões previstos no Projeto de Lei Orçamentária de 2016".
Ainda de acordo com o Ministério da Defesa, "os recursos estão sendo executados dentro dos prazos previsto" e correspondem a atividades integradas entre Forças Armadas, Ministério da Justiça e Abin.

AGÊNCIA SENADO


Comissão vai debater desafios do setor aeroespacial brasileiro


O setor aeroespacial brasileiro será tema de audiência publica na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Essa área da indústria depende de conhecimentos tecnológicos avançados e é responsável pelo lançamento de produtos de alto valor agregado. O requerimento para a reunião foi aprovado no dia 17 de novembro.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Voo da Turkish Airlines que partia dos EUA é desviado após ameaça de bomba


Da Afp

Uma ameaça de bomba desviou para o Canadá uma aeronave da companhia aérea Turkish Airlines que viajava de Nova York para Istambul, informou a polícia neste domingo (22).
A Royal Canadian Mounted Police (RMCP) disse que o avião com 256 passageiros e tripulantes a bordo aterrissou sem contratempos no aeroporto da cidade de Halifax. "A RCMP vai identificar a origem da ameaça e os responsáveis", disse em sua conta em uma rede social.

O Brasil e o terror


Igor Gielow Brasília

Escrevendo mais um capítulo de sua antologia filosófica, Dilma Rousseff cravou que o Brasil não tem de se preocupar com o terrorismo na Olimpíada do Rio, no ano que vem. "Estamos muito longe", disse a mandatária, que estava também distante do bom senso.

Dilma, que já havia sugerido "conversar com o Estado Islâmico" no passado, por prudência deveria voltar atrás igualmente nesse vaticínio.

Como colocou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), o Brasil não tem histórico de terror – seja em células, seja com "lobos solitários".

Falta caldo cultural; Foz do Iguaçu não fica na periferia pobre de Paris. Exceto por algum internauta louco, o EI não tem apelo ideológico aqui.

Teoricamente, algum terrorista poderia se infiltrar na onda de refugiados sírios acolhidos, é claro, mas isso é mais facilmente detectável pois não são massas atravessando a pé a fronteira. De resto, a maioria deles está a fugir da barbárie.

O que a área de inteligência sempre monitorou foram os passos de gente ligada ao Hizbullah libanês, esses sim assíduos frequentadores da chamada Tríplice Fronteira.

Eles costumam vir, contudo, para se esconder, em que pese a suspeita de terem participado do maior ataque por essas bandas, contra uma entidade judaica argentina em 1994.

Há também pontualmente suspeitas sobre a Al Qaeda, mas novamente falamos de terroristas de passagem.

A questão que escapou a Dilma é que se há um momento em que o perigo se coloca é durante os Jogos Olímpicos, evento internacional de máxima exposição e alvos vulneráveis tentadores politicamente, como Munique-72 deveria fazer recordar.

Além disso, a fase de ações externas do EI revelou gosto por eventos esportivos. Com o Congresso titubeando sobre legislação específica e com cerca de 50% da verba da Defesa para os Jogos em 2014-15 ainda a gastar, talvez o país esteja brincando com um azar bem próximo.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DE CANOAS (RS)


Defesa Civil Estadual participa de capacitação em Santa Catarina

Simulados de chuvas fortes e incêndio com produtos químicos
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, representada pelo chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas, capitão Ricardo Mattei, participou durante esta semana do Exercício Conjunto de Apoio a Defesa Civil (Ecadec), realizado em Florianópolis, voltado para o Estado de Santa Catarina.Desde a terça-feira, dia 17, representantes de órgãos da Segurança Pública catarinense estiveram reunidos na sede do 63.º Batalhão de Infantaria, onde foram simuladas fortes chuvas, com alagamentos, em diversos municípios da Região do Vale do Itajaí e um incêndio de produtos químicos em um posto de São Francisco do Sul.

Monitoramento
Durante quatro dias, foi realizado o trabalho de monitoramento e coordenação, envolvendo cerca de 150 pessoas dentro da estrutura montada, e ajuda humanitária e socorro, em que mais 5 mil participantes realizaram atividades nos locais atingidos. Tudo para verificar a capacidade de resposta do Estado de Santa Catarina frente às adversidades e, também, o apoio das Forças Armadas - a alternativa de apoio em momentos de extrema dificuldade.

Promovido pelo Ministério da Defesa, o Ecadec está previsto para ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná em 2016.

Fizeram parte do simulado, além das Coordenadorias Estadual e Regionais e da Defesa Civil de SC, o Comando do Corpo de Bombeiros, Comando da Polícia Militar, o Instituto Geral de Perícias, Companhia Estadual de Energia Elétrica, Companhia Estadual de Saneamento, Polícia Rodoviária Federal, Policia Civil, Marinha, Exército, Aeronáutica, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura e Pesca.

NOTICIASAOMINUTO (LISBOA)


Avião da Air France evacuado no aeroporto de Manchester

Intervenção policial ficou a dever-se a um dispositivo eletrónico.
O avião da Air France que esta tarde fez o percurso entre Paris e Manchester foi evacuado assim que aterrou em terras inglesas.
De acordo com o The Sun, a polícia recebeu o alerta para o facto de um dispositivo eletrónico – um iPad – ter sido abandonado no interior do avião.

O porta-voz da polícia de Manchester confirmou ao The Sun a ocorrência. “Pouco depois das 13h30 deste sábado a polícia recebeu um alerta para um dispositivo eletrónico suspeito num voo de Paris que aterrou no aeroporto de Manchester”.

O mesmo responsável acrescentou, em comunicado, que assim que o avião aterrou em solo britânico os passageiros e a tripulação foram retirados do aparelho pelos “serviços de emergência” enquanto a polícia avaliava o iPad.

Felizmente, a presença daquele dispositivo eletrónico não terá sido mais do que um esquecimento por parte de um passageiro de um voo anterior.

CORREIO DA BAHIA


Homens da Defesa Nacional chegam à Chapada para combater incêndio; Jacobina recebe aeronave

O fogo atinge cerca de 30 mil hectares na região da Chapada
Roberto Midlej
Quarenta homens da Defesa Nacional chegaram na manhã deste sábado (21) na Chapada Diamantina para auxiliar no combate ao incêndio que atinge a região central do estado. Até a manhã desta sexta-feira (20), a estimativa, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, era de que o fogo houvesse atingido cerca de 30 mil hectares.
Em Jacobina, um avião do Inema chegou neste sábado para controlar o incêndio que começou quarta-feira, depois que uma mulher tocou fogo no lixo de sua casa. "A maior preocupação era impedir que as chamas chegassem ao Parque da Macaqueira, que é uma área muito extensa e íngreme. Nesse caso, impossibilitaria o controle do fogo", disse o secretário municipal de meio ambiente de Jacobina, Ivan Aquino.
Segundo o secretário, há focos menores de chamas e o incêndio está sob controle. "Mas se houver uma ventania, pode se expandir, por isso estamos de sobreaviso. É importante também impedirmos que o fogo chegue à casa das pessoas e estamos conseguindo isso", disse Ivan.

DEFESANET


VISIONA - Lança Serviço de Sensoriamento Remoto

VISIONA lança serviço de sensoriamento remoto por satélite e anuncia novas parcerias
A VISIONA Tecnologia Espacial anunciou no dia 19 NOV2015, um serviço de fornecimento e análise de imagens de satélites com o objetivo de desenvolver grandes projetos de sensoriamento remoto no Brasil e países vizinhos. Para isso, a empresa firmou acordos de distribuição com alguns dos principais operadores de satélites de observação da Terra: Airbus, DigitalGlobe, Restec e SI Imaging Services.

Por meio destes acordos a VISIONA estabeleceu uma constelação virtual com características únicas, capaz de coletar grandes volumes de imagens com altas taxas de revisita. A grande diversidade dos sensores presentes nessa constelação permitirá à empresa fornecer soluções superiores para as mais variadas aplicações de sensoriamento remoto, em áreas como defesa, proteção ambiental, prevenção de desastres naturais, energia e planejamento territorial.

No total, a VISIONA terá acesso unificado a uma constelação composta por quase 20 satélites ópticos com resoluções de 31 cm a 22 metros e três satélites-radar com resoluções de 25 cm a 95 metros em múltiplas bandas, incluindo a Banda-L, tecnologia única no mundo, particularmente importante para o atendimento dos requisitos legais e técnicos do monitoramento ambiental do País.
“Poucas empresas no mundo conseguiram montar uma constelação virtual com esta capacidade. Esses satélites representam o que há de mais moderno atualmente”, disse Eduardo Bonini, Presidente da Visiona. “Além disso, o corpo técnico da Visiona conta com profissionais altamente qualificados voltados à prestação de um suporte diferenciado aos clientes”.

As parcerias firmadas permitirão à VISIONA desenvolver soluções integradas únicas e trazer para o Brasil o estado-da-arte em termos de sensoriamento remoto. Desta forma, por exemplo, a empresa poderá explorar o acervo de imagens de seus parceiros de forma combinada, formando o maior conteúdo de imagens de alta resolução do Brasil atualmente, e oferecer Modelos Digitais de Terreno para qualquer tipo de aplicação.

Em conjunto com a BRADAR, empresa do grupo EMBRAER voltada ao sensoriamento remoto aerotransportado via radar, a VISIONA passará a fornecer soluções integradas usando sensores em aviões e satélites, e serviços de alto valor agregado como mapas temáticos e detecção de mudanças. A Visiona também poderá se associar a outras empresas que já atuam no Brasil com o objetivo de desenvolver novas soluções e promover a adoção de tecnologias de sensoriamento no País de modo a fomentar o surgimento de programas de satélites nacionais.

Sobre a VISIONA

A VISIONA Tecnologia Espacial S.A. é uma empresa dos grupos EMBRAER e TELEBRAS, constituída com o objetivo inicial de atuar na integração do sistema do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do governo brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação satelital do Governo Federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e um amplo espectro de comunicações estratégicas de defesa. A Visiona tem também como objetivo atuar como empresa integradora de satélites, com foco nas demandas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE/AEB) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE/FAB).



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented