|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 22/08/2015 / Ministro da Fazenda autoriza empréstimo para compra de caças suecos


Ministro da Fazenda autoriza empréstimo para compra de caças suecos ...


BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, autorizou empréstimo para a compra dos 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo brasileiro fará a contratação de operação de crédito externo com a agência sueca de crédito às exportações Swedish Export Credit Corporation - AB SEK, no valor de US$ 245,3 milhões e mais 39,8 bilhões de coroas suecas, ou US$ 4,5 bilhões no total, segundo despacho publicado hoje no “Diário Oficial da União”.

Os recursos destinam-se ao financiamento do Projeto F-X2, com aquisição de aeronaves, suporte logístico e fornecimento de armamento necessário à operação das mesmas.

Após uma dura negociação nos bastidores, o governo da Suécia concordou em reduzir as taxas de juros cobradas no financiamento. O acordo foi conduzido pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



PORTAL G-1


Cenipa registra neste ano 104 casos de laser usado contra aeronaves

Dados mostram uso da luz de 1º de janeiro até sexta (21) no estado de SP. Homem foi preso na capital paulista na noite desta quinta-feira (20).

Glauco Araújo

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou, no período de 1º de janeiro deste ano até esta sexta-feira (21), 104 notificações de aeronaves atingidas por raio laser durante voos no estado de São Paulo. No país, foram computados até agora 569 registros da mesma ocorrência.

Nesta quinta-feira (20), um homem foi preso durante os protestos na capital paulista após lançar luz de laser nos helicópteros que sobrevoavam a Avenida Paulista. Os atos foram de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e contra medidas de ajuste fiscal. A identidade do homem não foi revelada.

O helicóptero da TV Globo foi um dos atingidos pela luz diversas vezes. O homem no meio da multidão mirava a luz verde para o alto, prejudicando a visibilidade do piloto.

O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também foi alvo do laser. A aeronave se aproximou e lançou luz sobre o homem no meio da multidão. Em outro ponto, ele foi cercado por policiais militares e preso. O manifestante foi levado para a delegacia da região dos Jardins e depois transferido para a sede da Polícia Federal.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), apontar raio laser para cabines de aeronaves provoca riscos à aviação por dificultar a visão dos pilotos em momentos considerados sensíveis durante o voo, como aproximação e pouso.

Ainda de acordo com a FAB, o feixe de luz pode causar cegueira instantânea, ofuscar a visão e provocar queimadura na retina. No Brasil, o ato é considerado crime de acordo com o artigo 261 do Código Penal, que prevê reclusão de dois a cinco anos.

Base Aérea de MS enterra ´cápsula do tempo´ no aniversário de 71 anos

Objeto guardou cartas, fotos e até pen drive para serem abertos em 2044. Ideia surgiu do comandante da Base, como forma de se conectar com futuro.

Gabriela Pavão

Imagem
Objetos pessoais foram guardados dentro de uma ´cápsula do tempo´ (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)
O dia 21 de agosto de 2015 entrou para a história da Base Aérea de Campo Grande (BACG), conhecida como Sentinela Alada do Pantanal. Cartas, fotos, recados e objetos pessoais foram guardados dentro de uma ´cápsula do tempo´ que foi enterrada nesta sexta-feira (21), em Campo Grande, depois da cerimônia de formatura dos militares. O objeto cilíndrico de aço será aberto daqui 29 anos, em 21 de agosto de 2044, na comemoração do centenário da Base.

Confeccionada pelo 1º sargento mecânico de helicóptero Luciano Elias Cezário, a ´cápsula do tempo´ tem cerca de um metro de altura e foi feita com o cilindro de um extintor desativado. O objeto foi pintado com tinta de aviação, à base de poliuretano, substância não corrosiva, e fechado com tampa para impedir a entrada de oxigênio. Depois de colocado à vácuo em um saco plástico lacrado, o cilindro foi enterrado.

Cezário disse ao G1 que trabalhou quatro dias na confecção da cápsula e que usou materiais para garantir a durabilidade dos objetos depositados. Ele serve à Força Aérea Brasileira há 23 anos e está na Base de Campo Grande há 15 anos.

"Vedamos totalmente para que os objetos não tivessem contato com o oxigênio, assim não sofreriam oxidação e a tinta de aviação é mais resistente e protege também a temperatura", explicou.

Cezário foi o primeiro a colocar uma carta para os filhos e um envelope com coleção de moedas antigas. Na carta, ele descreveu algumas situações da atualidade, como tecnologias e política.

"Meu avô colecionava moedas, meu pai seguiu essa tradição e eu também coleciono. Por isso, deixei 26 moedas guardadas para o futuro. Também relatei quais são as principais tecnologias de agora para que no futuro as pessoas saibam como a gente vivia, comentei sobre o momento de corrupção na política e sobre as redes sociais, que hoje são um destaque", ressaltou.
Imagem
Objeto cilíndrico de aço será aberto em 2044 (Foto: Gabriela Pavão/ G1MS)
Filme

A ideia da cápsula do tempo veio do coronel Potiguara Vieira Campos, comandante da Base Aérea de Campo Grande. Ele conta que muita gente perguntou de onde surgiu a ideia e explicou que veio de um filme.

"É uma maneira da gente se conectar com o futuro. Vi a ideia em um filme de terror, mas aqui a nossa cápsula vai ter final feliz. Esperamos que o Brasil e o mundo sejam melhores para os nossos filhos. Queremos que o Brasil tenha mais igualdade, mais felicidade, e que continua sendo um lugar onde ninguém se sente estrangeiro", ressaltou.

Ele também deixou cartas da mãe e da esposa para a filha e comentou sobre a satisfação em proporcionar esse momento aos militares. "Alegria em proporcionar isso ao meu efetivo e sempre ter a iniciativa de fazer o melhor para o país", explicou.

Junto com os objetos depositados, cerca de 450 pessoas deixaram também suas expectativas do futuro, recordações da infância ou lembranças para os filhos, netos e bisnetos. Filha do 1º tenente aviador Marcel Felipe Garcia, Rafaela, de 7 anos, leu ao público presente uma carta onde escreveu a rotina que tem hoje e o que deseja para o futuro. "O Brasil é o melhor país que eu poderia morar", disse ao lado dos pais e do irmão de 2 anos.

O pai de Rafaela também depositou uma carta para os filhos, dando conselhos para o futuro. "Todo pai dá conselhos, né? Coloquei conselhos para que ela seja uma pessoa cada vez melhor e para que meu filho seja uma pessoa boa e para que ele busque sempre a felicidade, porque de onde eu estiver, espero estar perto, vou estar torcendo pela felicidade deles", ressaltou.

Ele espera que o Brasil seja um país mais digno, com mais segurança e mais saúde. "Que tenha mais conversa e amor entre as pessoas. Que o país seja cada vez melhor, porque já é excelente, basta a gente perseverar e fazer a nossa parte para que nossos filhos tenham um futuro melhor que o nosso presente", reforçou.

A repórter da TV Morena Cláudia Gaigher também depositou na cápsula duas fotos dos jornalistas e editores que estavam trabalhando pela manhã. Um pen drive com a edição do Bom Dia MS também foi colocado na cápsula. E a pergunta que fica é: o que estaremos mostrando no jornal do dia 21 de agosto de 2044?

Acidente com aeronave mobiliza Corpo de Bombeiros em Mirassol

Segundo os bombeiros, avião experimental caiu perto de aeroclube. De acordo com a corporação, piloto foi socorrido em estado grave.

Um piloto de um avião considerado experimental foi socorrido em estado grave depois que a aeronave de pequeno porte caiu, no início da noite desta sexta-feira (21), em Mirassol (SP). De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, moradores afirmaram que ouviram um barulho próximo a uma estrada de terra perto do aeroclube da cidade.

Ainda conforme os bombeiros, o piloto estava sozinho quando o equipamento começou a se desfazer. O avião teria saído do aeroclube de Mirassol e sobrevoava a região rural da cidade quando ocorreu o acidente. Várias partes da aeronave podiam ser vistas a 500 metros de distância uma das outras.

A vítima foi socorrida e encaminhada em estado grave ao hospital de Base de São José do Rio Preto (SP). O nome do piloto, que é morador de Rio Preto e aparenta ter 60 anos, ainda não foi divulgado. O local foi isolado para a chegada dos investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

AGÊNCIA SENADO


Comissão do Código de Aeronáutica reúne-se na segunda-feira


A comissão de especialistas que discute a modernização do Código Brasileiro de Aeronáutica reúne-se na segunda-feira (24), às 10h, para discutir temas como sistema aeroportuário e classificação dos aeródromos e Registro Aeronáutico Brasileiro e competência da autoridade aeronáutica para promover a segurança de voo.
Durante a audiência, os integrantes da comissão também devem discutir assuntos pendentes da reunião anterior. No encontro do último dia 17, o colegiado discutiu a proposta de que as aviações aerodesportiva, amadora ou experimental tenham direito às mesmas políticas de isenção de taxas e tarifas usufruídas pelos aeroclubes.
Comissão
Formada por 24 membros, a comissão tem até 14 de dezembro para apresentar um anteprojeto de reforma do código. Depois, o texto tramitará como projeto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. Professores, juristas e engenheiros integram a comissão, que tem como relatora a doutora em Direito Internacional Maria Helena Fonseca, pesquisadora da área de estratégia espacial. Sugestões para o trabalho da comissão podem ser enviadas para o seguinte email: cercba2015@gmail.com.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Ministro da Fazenda autoriza empréstimo para compra de caças suecos


Carolina Oms E Vandson Lima

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, autorizou empréstimo para a compra dos 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo brasileiro fará a contratação de operação de crédito externo com a agência sueca de crédito às exportações Swedish Export Credit Corporation - AB SEK, no valor de US$ 245,3 milhões e mais 39,8 bilhões de coroas suecas, ou US$ 4,5 bilhões no total, segundo despacho publicado hoje no “Diário Oficial da União”.

Os recursos destinam-se ao financiamento do Projeto F-X2, com aquisição de aeronaves, suporte logístico e fornecimento de armamento necessário à operação das mesmas.

Após uma dura negociação nos bastidores, o governo da Suécia concordou em reduzir as taxas de juros cobradas no financiamento. O acordo foi conduzido pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner.

JORNAL ESTADO DE MINAS


DOU: Fazenda autoriza contrato com banco sueco para compra de 36 caças


O Ministério da Fazenda autorizou operação de crédito externo de até US$ 245,325 milhões e até 39,882 bilhões de coroas suecas entre Brasil e o banco sueco Swedish Export Credit Corporation (AB SEK) para financiamento do Projeto F-X, de compra de 36 caças Gripen. A decisão consta de despacho assinado pelo ministro Joaquim Levy publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o documento, o Tesouro Nacional será representado pelo Comando da Aeronáutica, vinculado ao Ministério da Defesa, em todos os atos relacionados ao desembolso dos recursos da operação, que já havia sido aprovada pelo Senado Federal no início do mês.
O contrato entre Brasil e o banco sueco, cujas negociações começaram em 2001, se dará em condições mais favoráveis ao País. Em julho, o Ministério da Defesa conseguiu fechar acordo com governo sueco que garantiu uma redução da taxas de juros de 2,54% para 2,19% ao ano no financiamento de 100% do projeto. Com isso, a economia estimada para o País pode chegar a R$ 600 milhões.

OUTRAS MÍDIAS


CORREIO DA BAHIA


Asas para a memória

Caravelas guarda outra história cheia de detalhes curiosos, mas nesse caso fartamente documentada. O aeroporto da cidade, cuja propriedade será transferida hoje da União para o governo da Bahia, era um das pistas de pouso usadas na década de 30 pelo aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, um dos maiores clássicos da literatura.
 À época, Saint-Exupéry era piloto da Compagnie Générale Aéropostale, correio aéreo que fazia a ligação entre a França e países da América do Sul, e cortava os céus do país de Natal a Porto Alegre. Ocasionalmente, parava no aeroporto da cidade, construído pelo Brasil por meio de um acordo com o governo americano durante a Segunda Guerra Mundial.
Até 1945, serviu como base militar das forças aliadas. Em abril deste ano, o governo do estado concluiu a revitalização do aeroporto, retirou o aparato da Aeronáutica e recebeu sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar operação com voos comerciais.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented