|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 02/08/2015 / Chega a Paris fragmento de avião encontrado na ilha da Reunião

Imagem

Chega a Paris fragmento de avião encontrado na ilha da Reunião ...


O fragmento de asa de avião descoberto na ilha francesa Reunião, no Oceano Índico, chegou hoje (1º) a França para ser analisado e apurar se pertence ao Boeing 777 do voo MH370 da Malaysian Arlines, desaparecido em 2014. O avião com os destroços chegou no aeroporto de Orly, em Paris, e de lá vai ser transferido para Toulouse.

Nos arredores dessa cidade está o laboratório onde a peça vai ser examinada, o DGA-TA, do Ministério de Defesa, especializado em investigações técnicas sobre acidentes de aviões. A perícia deverá começar na quarta-feira (5), depois de uma reunião na segunda-feira (3) entre o juiz de instrução francês e peritos e representantes das autoridades malaias.

O fragmento, que tem cerca de dois metros, foi encontrado em uma praia da Costa Oriental da ilha e é do mesmo tipo do Boeing 777, indicou uma das fontes próximas do inquérito promovido pela França. Já o governo australiano, também encarregado da investigação internacional, alertou para a dificuldade de localizar os destroços do aparelho.

A Boeing também anunciou hoje que vai enviar uma equipa técnica à França para ajudar na perícia. A empresa, fabricante do avião, assegurou que continua comprometida com a investigação.

O avião desapareceu com 239 pessoas a bordo, durante a noite de 08 de março de 2014, quando sobrevoava o Mar do Sul da China, depois de ter mudado de rota, quando se dirigia de Kuala Lumpur para Pequim.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Avião da Azul colide com pássaro durante pouso em São Luís

Incidente foi registrado na tarde deste sábado (1º). Voo seguinte, com destino a Belo Horizonte (MG), teve que ser cancelado

Do G1 Ma

Um avião da Azul foi atingido por um pássaro durante o procedimento de pouso do voo 2704, na tarde deste sábado (1º), no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís (MA). O voo havia saído de Fortaleza (CE) com destino à capital maranhense.
De acordo com informações da companhia, o voo 2704 com destino a Belo Horizonte (MG), que estava previsto para ser realizado em seguida, teve que ser cancelado porque o avião foi submetido a serviços de manutenção. O prefixo e o modelo da aeronave não foram informados.
Em nota ao G1, a empresa lamentou os transtornos e garantiu que os clientes estão recebendo assistência e sendo reacomodados em outros voos da Azul e de outras companhias. Leia a íntegra da nota abaixo:
São Paulo, 1º de agosto de 2015 - "A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que durante o procedimento de pouso do voo 2704, que partiu de Fortaleza com destino a São Luís nesta sábado (1º/08), a aeronave foi atingida por um pássaro. O avião pousou em segurança e o desembarque dos Clientes foi realizado logo em seguida. O voo seguinte, 2704, de São Luís para Belo Horizonte (Confins) foi cancelado devido a aeronave requerer serviços de manutenção. Os Clientes estão recebendo toda a assistência necessária e sendo reacomodados em outros voos da Azul e de companhias aéreas congêneres, de acordo com a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”
Voo cancelado
Um voo da TAM foi cancelado após um problema na aeronave, na madrugada de sexta-feira (31), em São Luís. A viagem com destino a Brasília (DF) deveria ter saído às 2h43, mas teve o horário reprogramado para 20h40. A companhia aérea informou que decidiu manter a aeronave em solo para manutenção.
Pelos menos 174 embarcariam no voo. Houve reclamações de passageiros e alguns ficaram exaltados. A Polícia Federal foi acionada, mas não precisou atuar.

Colômbia resgata corpos dos 11 militares mortos em queda de avião

Acidente aéreo ocorreu no norte do país, a 780 km de Bogotá. Aeronave relatou falha em motor antes de cair na região de Las Palomas.

Da France Presse

As autoridades colombianas resgataram neste sábado (1) os corpos de 11 militares que morreram ontem em um acidente aéreo no departamento de César, norte do país, informou à AFP uma fonte da Força Aérea Colombiana (FAC)
Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, os socorristas levaram os corpos à cidade de Calledupar, capital de César, para a necrópsia.
Na tarde da sexta-feira, uma aeronave Caça 23 da FAC caiu no município de Augustín Codazzi com 11 pessoas à bordo: sete oficiais e quatro suboficiais. Todas elas morreram.
A aeronave havia partido da base militar de Palanquero, no município de Puerto Salgar, capital do departamento de Cundinamarca, e realizado um sobrevoo quando teria caído em um ponto a 780km de Bogotá.
O piloto do avião teria indicado falhas em um dos motores, embora também seja indicada como uma causa do acidente o mau tempo na região, segundo o funcionário da FAC, que espera que os corpos das vítimas sejam entregues a seus familiares no começo da próxima semana.
Segundo um comunicado da fabricante Airbus, emitido na Alemanha, o modelo do avião também é conhecido como CN235 e "foi comprado em 1998" pela linha de montagem final da empresa na cidade de Sevilla, Espanha.
"Os sentimentos da companhia e de todos os seus empregados estão com os afetados por este acidente", completou o texto.

Piloto morre em acidente durante apresentação aérea na Inglaterra

Aeronave caiu em exibição de acrobacias no condado de Cheshire. Apresentação acontecia em festival de carros.

Da Efe

Um piloto de avião morreu em uma exibição de acrobacias aéreas no condado de Cheshire, no Noroeste da Inglaterra, neste sábado (1º). A aeronave da vítima caiu durante uma apresentação em dupla, realizada na CarFest - festival de carros promovido pelo apresentador Chris Evans, novo comandante do programa automotivo "Top Gear", da BBC.
O próprio ator foi quem confirmou, pelo twitter, o acidente. "Muito triste em anunciar que aconteceu um sério acidente aéreo durante a CarFest. Os serviços de emergência estão em atendimento", postou Evans. Pouco depois, em entrevista à TV local, o apresentador informou que havia recebido a notícia da morte do piloto.
O avião acidentado, do tipo Gnat, não conseguiu retomar o voo após um rasante e, desgovernado, se chocou contra as árvores em uma área de floresta localizada próximo ao autódromo Oulton park, onde o festival é realizado.

Operação Ágata em quatro estados apreende 4 t de droga e faz 34 prisões

MS, MT, PR e RO receberam operação de fiscalização durante mês de julho. Crimes na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia foram alvo de operação.

Do G1 Ms

Durante a Operação Ágata 9, realizada em quatro estados na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, 34 pessoas foram presas e 4 toneladas de maconha foram apreendidas, além de 1.260 m³ de madeira ilegal e 13 mil litros de combustível. O balanço da operação foi divulgado neste sábado (1º), pelo Comando Militar do Oeste (CMO), e corresponde aos resultados da operação em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rondônia.
De acordo com a instituição, o objetivo da operação, iniciada na manhã de 22 de julho de 2015 em toda extensão da fronteira oeste brasileira, foi combater crimes transfronteiriços, como narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho e crimes ambientais.
Os estados alvos da operação compreendem a Área de Operações Oeste, e estão em cerca de 4,5 mil quilômetros de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia.
Além das apreensões e prisões, também foram realiazadas 50.362 vistorias em veículos e embarcações e realizadas 9 interceptações de aeronaves suspeitas.
Ações Cívico-sociais (Aciso) também foram feitas e levaram 4.027 atendimentos médico e 2.675 odontológicos, além de serviço hospitalar a populações de localidades isoladas. As atividades de prevenção de saúde totalizaram 6.653 e 11.500 medicamentos foram distribuídos.
Efetivo
Foram usadas 340 viaturas, 76 embarcações e 26 aeronaves das Forças Armadas e a Operação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com participação do Ministério da Justiça e do Ministério da Fazenda
Cerca de 11 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea participaram da operação em integração com cerca de 600 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. Também participaram da ação agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação Nacional do Índio (Funai), Departamento de Operações de Fronteira (Dof), Grupo Especial de Fronteira - MT (Gefron), Agencia Nacional da Aviação Civil (Anac) e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Governo quer construir nova pista do aeroporto em área da Base Aérea

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, sinalizou positivamente para o andamento do projeto

ImagemEm mais uma rodada de reuniões para articular a atração do hub da TAM para Fortaleza, o Governador do Estado, Camilo Santana, apresentou ao ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, um projeto que busca construir uma segunda pista de pouso e decolagem no Aeroporto Internacional Pinto Martins utilizando um espaço da Base Aérea de Fortaleza.
O encontro, que ocorreu na última quinta-feira (30) em Brasília, também contou com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner, que, segundo o Diário do Nordeste apurou, sinalizou positivamente para o andamento do projeto. Nos próximos dias, uma outra reunião deverá ser agendada entre representantes do Ministério da Defesa, da Secretario da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), e Secretaria do Turismo (Setur) para debater a viabilização da construção da pista. Segundo informações, a nova pista deverá ficar localizada paralelamente a atual - distante aproximadamente 350 metros.

Também presente no encontro, o secretário de Infraestrutura, André Facó, afirmou, na última quinta-feira, que um dos pontos que o Estado entende ser importante para preparar o aeroporto para receber o centro de conexões da empresa aérea é a construção da pista. "Apresentamos algumas soluções técnicas que serão estudadas dentro desses 90 dias para a elaboração do estudo. Entendemos que há possibilidades técnicas para atender os normativos de segurança e construir uma segunda pista", apontou o secretário. Entre outros pontos apresentados aos ministros, Facó listou a construção de um novo terminal e aspectos referentes a posições de pátio, combustível, carga e nivelamento. O gestor afirmou que o ministro gostou das propostas e que está disposto a incluí-las no viabilidade técnica, econômica e
ambiental para concessão dos aeroportos.
Centro de Conexões
Outras duas capitais nordestinas - Natal e Recife - estão na disputa com Fortaleza pela vinda do hub da TAM. O centro de conexões da empresa aérea representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, o hub também representa um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços do Estado. Com a instalação do empreendimento, o Ceará também terá o acréscimo de 14 voos para a Europa.

AGÊNCIA BRASIL


Chega a Paris fragmento de avião encontrado na ilha da Reunião


Denise Griesinger Da Agência Brasil

O fragmento de asa de avião descoberto na ilha francesa Reunião, no Oceano Índico, chegou hoje (1º) a França para ser analisado e apurar se pertence ao Boeing 777 do voo MH370 da Malaysian Arlines, desaparecido em 2014. O avião com os destroços chegou no aeroporto de Orly, em Paris, e de lá vai ser transferido para Toulouse.
Nos arredores dessa cidade está o laboratório onde a peça vai ser examinada, o DGA-TA, do Ministério de Defesa, especializado em investigações técnicas sobre acidentes de aviões. A perícia deverá começar na quarta-feira (5), depois de uma reunião na segunda-feira (3) entre o juiz de instrução francês e peritos e representantes das autoridades malaias.
O fragmento, que tem cerca de dois metros, foi encontrado em uma praia da Costa Oriental da ilha e é do mesmo tipo do Boeing 777, indicou uma das fontes próximas do inquérito promovido pela França. Já o governo australiano, também encarregado da investigação internacional, alertou para a dificuldade de localizar os destroços do aparelho.
A Boeing também anunciou hoje que vai enviar uma equipa técnica à França para ajudar na perícia. A empresa, fabricante do avião, assegurou que continua comprometida com a investigação.
O avião desapareceu com 239 pessoas a bordo, durante a noite de 08 de março de 2014, quando sobrevoava o Mar do Sul da China, depois de ter mudado de rota, quando se dirigia de Kuala Lumpur para Pequim.

Governo paraguaio acusa Brasil de invasão de território em operação militar


Maiana Diniz Edição: Armando Cardoso

O Ministério das Relações Exteriores confirmou hoje (1º) o recebimento de nota diplomática enviada pelo governo paraguaio sobre uma troca de tiros entre contrabandistas e militares brasileiros e paraguaios no Rio Paraguai. O Itamaraty informou que responderá o documento na segunda-feira (3).
De acordo com a nota enviada ao governo do Brasil, o incidente teria ocorrido na terça (28) e quarta-feira (29), próximo à cidade de Salto del Guaira, localizada perto da fronteira entre os dois países.
O embaixador brasileiro em Assunção, José Felício, foi convocado na sexta-feira (31) pelo chanceler paraguaio para receber uma nota diplomática sobre o episódio.
Segundo o governo do Paraguai, o Exército brasileiro invadiu o território paraguaio durante operações de combate a delitos na fronteira. Militares brasileiros teriam identificado seis embarcações de contrabandistas com mercadorias que seriam trazidas para o Brasil. De acordo com o governo paraguaio, os militares do Brasil trocaram tiros com os contrabandistas a 100 metros da costa paraguaia.
A assessoria de imprensa do Itamaraty esclareceu que está apurando o incidente e na segunda-feira enviará resposta ao governo paraguaio. A assessoria explicou que o Brasil deverá propor trabalho coordenado entre os dois países na região.
OUTRAS MÍDIAS


JORNAL EXTRA DE ALAGOAS


Aeronáutica, STJ e TCU abrem inscrições para 364 vagas

A Aeronáutica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal de Contas da União (TCU) abriram na quinta-feira (30), as inscrições de concursos para um total de 364 vagas em cargos de níveis médio e superior. O salário chega R$ 28.947,55 no TCU.
AERONÁUTICA
A Aeronáutica divulgou edital de concurso para o Exame de Admissão (Modalidade “B”) ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. No total, são oferecidas 298 vagas.
As vagas são para mecânica de aeronaves (45), material bélico (11), comunicações (11), foto-inteligência (6), guarda e segurança (22), eletricidade e instrumentos (15), equipamento de voo (4), meteorologia (7), suprimento (11), informações aeronáuticas (10), estrutura e pintura (9), eletromecânica (6), metalurgia (4), bombeiro (9) e controle de tráfego aéreo (128).
Os candidatos devem ter concluído o nível médio e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade é o dia 31 de dezembro de 2016.
As inscrições podem ser feitas de 30 de julho a 24 de agosto pelos sites www.fab.mil.br e www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60.
As provas escritas serão aplicadas no dia 8 de novembro, a partir das 9h40.
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar, na EEAR, em Guaratinguetá (SP), com duração aproximada de 2 anos e abrange instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.
SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou edital de concurso público para 65 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 5.365,92 e R$ 8.803,97, respectivamente. O Cespe/UnB é a empresa responsável pela seleção.
Os cargos de nível superior são para analista judiciário nas áreas administrativa, administrativa na especialidade de segurança, e apoio especializado nas especialidades de análise de sistemas de informação, arquitetura, arquivologia, comunicação social, contadoria, engenharia civil, engenharia elétrica, fisioterapia, medicina – pediatria, pedagogia, serviço social e suporte em tecnologia da informação.
As vagas de nível médio são para técnico judiciário nas áreas administrativa e apoio especializado nas especialidades de saúde bucal e tecnologia da informação.
As inscrições podem ser feitas de 30 de julho a 19 de agosto pelo site www.cespe.unb.br/concursos/stj_15. A taxa é de R$ 70 para nível médio e R$ 100 para nível superior.
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 27 de setembro.
O concurso terá 1 ano de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)
O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou edital de concurso público para 1 vaga de procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O salário é de R$ 28.947,55. O Cespe/UnB é a organizadora responsável pela seleção.
O candidato deve ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior de bacharelado em direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
As inscrições estarão abertas de 30 de julho a 28 de agosto pelo site www.cespe.unb.br/concursos/tcu_15_procurador. A taxa é de R$ 280.
A prova objetiva será aplicada na data provável de 4 de outubro e terá 5 horas de duração.
O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.
Fonte: G1


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented