|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 10/07/2015 / Legacy 500 do GEIV recebe sistemas embarcados

Imagem

Legacy 500 do GEIV recebe sistemas embarcados ...


Aeronave será empregada nos serviços de inspeção dos auxílios à navegação aérea ...

A FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos programas estratégicos mais importantes em andamento na força aérea, que prevê o desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.

A fase atual é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a integração do sistema que transformará o avião num laboratório embarcado. O primeiro avião entrou dia 8 na em fase de integração, será entregue em maio de 2016, com as entregas se estendendo até novembro de 2017.

O Projeto I-X foi criado para ampliar as capacidades da Aeronáutica no desenvolvimento dos desenvolvimento dos auxílios à navegação aérea e prevê a aquisição de seis aeronaves Legacy 500 transformados em laboratório. Os novos aviões vão substituir a atual frota do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) composta pelos Embraer IC-95 Bandeirante e Hawker HS-800.

“Essa é a primeira vez que será feita a integração de um sistema de inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no mundo” comenta o Major Luís Fernando Câmara Ferro “São equipamentos de última geração que, aliados às características do Legacy 500, vão trazer segurança e conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados coletados”.

Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa do avião, além das existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser que vai permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às equipes de solo. Além disso, por ora, a frota do GEIV será a única do mundo a contar com um avião de última geração, equipado com a tecnologia fly by wire e EFB (Electronic Flight Bag), a ser utilizado para inspeção em voo.

O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Marcelo de Lima Pinheiro, explica que, com o avanço tecnológico, os sistemas de navegação aérea sofreram alterações e, para serem testados, necessitam de alguns equipamentos mais precisos a bordo das aeronaves. Para fazer determinadas inspeções, hoje, o Grupo tem usado aviões pertencentes às companhias aéreas. Com a chegada das novas aeronaves, essa carência será suprida.

“Outro aspecto importante que os Legacy 500 vão trazer para o GEIV é a otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes” explica o Tenente-Coronel Pinheiro. “Com a frota que temos hoje, nós não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita pista. Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para abastecer”.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA (RS)


Passageiros são os principais beneficiados com a municipalização do aeroporto

Nesta quinta-feira, município oficializa administração do terminal

Juliana Gelatti

A expectativa é que a partir desta quinta-feira comece uma nova fase para a aviação comercial em Santa Maria. O sobe e desce faz parte da história da operação de empresas aéreas na cidade há décadas, mas o município já pode contar algumas vitórias consecutivas. Com o ato que oficializa a municipalização do terminal de passageiros do aeroporto civil, marcado para as 11h desta quinta-feira, a prefeitura passará a gerenciar o espaço e poderá fazer investimentos em melhorias para os viajantes.
Na prática, o município já vinha, há alguns meses, gerindo parcialmente o terminal e, há dois anos, até fez reformas para que a Azul Linhas Aéreas pudesse operar na cidade. Mas só com o documento que será assinado hoje é que poderá fazer parcerias com empresas e candidatar-se a linhas de financiamento público a fim de deixar o terminal mais confortável e seguro. Além disso, a prefeitura e as forças locais terão mais autonomia para negociar com empresas aéreas.
Para os passageiros, as melhorias podem vir de várias formas: estacionamento mais organizado e mais serviços no terminal, como lancheria e locação de carros
– Temos de parabenizar a prefeitura e a Cacism, que estão batalhando há bastante tempo. Primeiro, por termos uma linha aérea boa, com a Azul. Segundo, ao comprovar para o mercado que temos demanda. E terceiro, com a municipalização, que nos dá mais segurança para tentar atrair investimentos – avalia o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Vilson Serro.
A demanda pelos voos, que sempre consistiu em um entrave à operação de diferentes empresas, hoje é um trunfo. Com 85% de ocupação média desde que começou a atuar na cidade, ligando-a à Capital, a Azul é um exemplo de sucesso, alcançado com as passagens mais baratas.
Os próximos passos
Outro sonho antigo, de ter um voo direto para São Paulo, é a próxima meta. Para isso, talvez seja necessário estreitar ainda mais o relacionamento com a Base Aérea, a fim de conseguir melhorias nas pistas de pouso e decolagem e área de embarque e desembarque. Isso porque a estrutura tem um limite de peso para voos comerciais regulares, e não comportaria os jatos usados para viajar distâncias maiores nem receber aviões de carga.
Novo aeroporto fora da pauta
Assim como a luta por desenvolver e firmar linhas aéreas que liguem Santa Maria ao centro do país é antiga, também não é de hoje a ideia de que a cidade poderá ter um aeroporto novo, totalmente privado e desvinculado da Base Aérea de Santa Maria (Basm). Nos últimos anos, essa possibilidade vinha sendo confrontada com a que se concretiza hoje, a municipalização do terminal de passageiros.

Para o prefeito Cezar Schirmer, o novo aeroporto não está descartado, mas faz parte dos planos de longo prazo. Já para entidades ligadas ao desenvolvimento da cidade, a demanda por uma estrutura nova pode levar décadas até justificar o do investimento, que é alto.Para Vilson Serro, diretor-presidente da Adesm, a construção de um novo aeroporto já teve mais prioridade na agenda para o desenvolvimento de Santa Maria.
Segundo ele, os investimentos realizados a partir da municipalização do terminal existente serão suficientes por mais de uma década para a cidade. O custo alto de uma nova estrutura só valerá a pena quando se comprovar demanda de passageiros maior do que a que se tem hoje. Até lá, a perspectiva é manter um diálogo colaborativo com a Basm para, se possível, investir em melhorias da atual pista, a fim de atrair empresas dispostas a ligar a região ao sudeste do país. O presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, tem a mesma opinião:
– Nos próximos 30 anos, não se justifica esse investimento, que é altíssimo. Temos muito a agregar no terminal atual. Além disso, a parte operacional da Basm é excelente, e eventuais melhorias seriam bem mais viáveis do que um novo aeroporto.
 Confira as opiniões sobre a municipalização do aeroporto, que será oficializada hoje:
“Era uma antiga aspiração da cidade. Finalmente o aeroporto civil será o reconhecimento formal de sua existência, sob a administração da prefeitura. Transferir o terminal de passageiros e as rotinas ligadas ao atendimento dos viajantes, da aviação privada e das companhias aéreas regulares para a prefeitura vai permitir avançar ainda mais na direção de dotar Santa Maria de meios de comunicação aérea à altura de nossas necessidades.”  Cezar Schirmer,prefeito de Santa Maria
“É muito positiva a questão da municipalização. O primeiro passo para Santa Maria ser reconhecida como potencial de investimento e também para o turismo é ter o acesso fácil, pois cada vez mais as pessoas valorizam o seu tempo. A gestão pelo município ou por uma empresa dá mais segurança para a cidade, no sentido da manutenção do serviço, e credibilidade para as empresas que viriam operar aqui. Parabenizo a prefeitura e a Cacism pela conquista”. Vilson Serro, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm)
“É muito importante para a cidade. A prefeitura poder tomar posse dessa área credencia o município a fazer melhorias no terminal, possibilita a busca por linhas de crédito e as parcerias com empresas para esses investimentos e dá mais autoridade a buscar outras linhas aéreas para a cidade. Passamos de inquilinos a proprietários”. Luiz Fernando Pacheco, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism)

PORTAL G-1


Vigilância na fronteira vai preservar soberania nacional, diz Temer em MS

Presidente em exercício visitou instalações do Sisfron em Dourados. Sistema foi lançado em 2011 e deve receber R$ 12 bi em investimentos

Gabriela Pavão

Depois de conhecer as instalações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), em Dourados, a 215 quilômetros de Campo Grande, o presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), afirmou que o projeto beneficiará a soberania nacional. Temer é coordenador do Plano Estratégico de Fronteira (PEF), que começou em 2011 para combater ilícitos nas fronteiras
"Acho que a tecnologia está sendo usada exata e precisamente para cada vez mais aumentar a segurança no tocante às fronteiras, vocês sabem que, muito recentemente, várias operações foram realizadas, mas eram operações, movimentações episódicas, Ágata, Sentinela, que deram os melhores resultados. O que está acontecendo é que esse sistema de fronteira é uma operação permanente por todas as fronteiras brasileiras. Isso vai preservar de um lado, naturalmente, o combate à criminalidade, e de outro lado a própria soberania nacional pela proteção das fronteiras. Foi uma viagem, a meu modo de ver, muito produtiva, por estes contatos que eu mantive", ressaltou.
Após reunião com generais do Exército, o presidente em exercício, Michel Temer, conheceu equipamentos e instalações do Sisfron, montados no pátio da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e disse que teve boas impressões durante a apresentação do Sisfron, feita pelo Exército.
"Melhores possíveis. Na verdade, a primeira sensação é que a segurança das fronteiras e o combate à criminalidade vai aumentado cada dia mais e ao invés de nós termos apenas pessoas físicas cuidando, temos hoje a utilização da tecnologia, que detecta os delitos cometidos com uma rapidez extraordinária, mobilizando também muito rapidamente as pessoas que se encarregam de deter aqueles que estão cometendo delitos. Mas, quero acrescentar um dado, que essa ação cívico-social, que se faz por meio desta operação, pude verificar agora, como verifiquei no passado, são milhares pessoas tiveram pela primeira vez possibilidade de um exame médico, uma consulta médica, e até de exames. São fatores que, digamos, enaltecem o sistema", afirmou.
Questionado sobre o investimento R$ 12 bilhões que o Sisfron deve receber até 2021 e sobre a garantia de retorno para a população, Temer disse que os benefícios serão além da questão de segurança nas fronteiras.
"Basta verificar a exposição extraordinária que me fizeram e, sobre mais, o fato até demonstrado das vantagens até econômicas que uma implantação de um sistema dessa natureza pode gerar para o Brasil, acrescentando-se o fato de que o material utilizado é material fabricado pela indústria nacional. Portanto, isso significa geração de empregos pelas empresas que vão, estão e continuarão a fabricar esses equipamentos", avaliou.
Acompanhado de militares do Exército, Temer fez sobrevoo em helicóptero em um ponto de fiscalização e implantação do Sisfron na BR-463, na zona rural de Dourados. Depois, foi para o Aeroporto da cidade, de onde seguiu para Brasília em aeronave da Força Aérea Brasileira.
Sisfron
O projeto-piloto do Sisfron funciona na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados e abrange cerca de 650 quilômetros de fronteiras no estado, que são monitorados por radares fixos e móveis, sensores óticos e câmeras de longo alcance. Mato Grosso do Sul está localizado na fronteira do Brasil o Paraguai e a Bolívia.
O Sisfron também engloba comunicações táticas e estratégicas, e conta com tropas do exército, caminhões, trens, helicópteros e blindados. Segundo o general da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, Rui Yutaka Matsuda, o monitoramento será feito também por vídeo, através de câmeras, e transmitido em tempo real para o centro de comando. O sistema prevê que podem ser usados também câmeras de longo alcance, satélites e veículos aéreos não tripulados, que podem filmar e tirar fotos.
A prática é inovadora, segundo o general, por focar no reconhecimento, vigilância e coleta de dados na faixa de fronteira, por isso, tem despertado interesse de outros países. O projeto começou em 2011 e a expectativa do Exército Brasileiro é que, em um prazo de 10 anos, o sistema esteja implantado e esteja em funcionamento nos 16,8 mil quilômetros de faixa de fronteira em 11 estados do país.
O investimento previsto para a implantação do Sisfron é de R$ 12 bilhões, segundo informações do Exército. O projeto foi criado a partir do decreto que institui o Plano Estratégico de Fronteiras, de 2011, e é baseado em três eixos: projeto de sensoriamento e apoio à decisão (área de tecnologia), obras e infraestrutura, e projetos de apoio e atuação. Só na área de tecnologia para monitoramento das fronteiras a estimativa é que sejam investidos R$ 5,93 bilhões até 2021.

Feira Internacional de Aviação reúne 97 empresas do setor em Maringá

Feira reúne fabricantes de aviões, escolas para pilotos e empresas aéreas. Esquadrilha da Fumaça se apresenta no sábado (11) e domingo (12).

Do G1 Pr

Começou nesta quinta-feira (9) a 18ª Feira Internacional de Aviação em Maringá, no norte do Paraná. A feira vai reunir 97 empresas do setor aeronáutico até domingo (12), no Aeroporto Silvio Name Junior. São fabricantes de aviões, companhias aéreas, escolas que oferecem cursos para pilotos e outras empresas ligadas ao setor de aviação. Entre as atrações esperadas está a Esquadrilha da Fumaça, que deve se apresentar no sábado e domingo.
A feira é uma oportunidade para pilotos e empresários que desejam ficar por dentro das últimas tendências e novidades tecnológicas. É também uma oportunidade para interessados testarem aeronaves que estarão à venda. Durante o evento, os compradores poderão fazer um test-drive das máquinas.
Para quem está interessado em adquirir uma aeronave, tem avião que chega a custar R$ 15 milhões. Mas, também há aviões menores, como os bimotores e esportivos, que são vendidos por R$ 350 mil.
"O avião anfíbio pousa na água e na terra. A aeronave não fica limitada a uma pista de pouso ou a um aeroporto. As pessoas que compram esse tipo de avião usam para pousar em represa, rios. Essa é a grande diferença dessa máquina", explica o expositor Ciro Suplicy.
A feira segue até domingo, das 10h até às 18h, na área de hangares do Aeroporto de Maringá. A entrada custa R$ 20, e a meia-entrada sai por R$ 10. No domingo, a entrada é de graça. A organização pede um quilo de alimento não perecível. As doações serão direcionadas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Papa envia mensagem a Dilma ao sobrevoar o Brasil, diz Planalto

Por meio do rádio de bordo, Papa Francisco mandou mensagem a Dilma. Ele sobrevoou o Brasil nesta quinta-feira, ao viajar do Equador à Bolívia.

O Papa Francisco enviou nesta quinta-feira (9) uma mensagem à presidente Dilma Rousseff e aos brasileiros, ao sobrevoar o território nacional. O Palácio do Planalto divulgou o conteúdo da mensagem, que foi transmitida por meio do rádio de bordo do avião.
Ele saudou a presidente e afirmou que pede "abundantes graças" ao Senhor para o povo brasileiro. Ele afirmou, ainda, que deseja que o Brasil possa progredir no que se refere aos valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz.
O papa ingressou no território nacional, a aproximadamente 5 km da cidade de Nova Vida, no Amazonas, nesta quarta-feira, durante viagem do Equador para a Bolívia, durante a jornada do Papa Francisco pela América Latina. As informações são da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ouça aqui o áudio do piloto da aeronave transmitindo a mensagem do papa.
Lei a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:
"Excelentíssima senhora Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, Brasília. Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita pastoral à Bolívia e Paraguai, é muito grato desejar um cordial ‘saludo’ a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro, para que eu peço ao Senhor abundantes graças. E que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente.
Papa Francisco"

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Papa Francisco saúda povo brasileiro ao entrar no espaço aéreo do País

A mensagem foi recebida pelo CINDACTA IV em Manaus no Amazonas

Agência Força Aérea

O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM), recebeu na quarta-feira (08/07), por volta das 17h (horário de Brasília) uma mensagem do Papa Francisco saudando o povo brasileiro. O voo AZA 4000 transportava o Pontífice do Equador para a Bolívia durante a jornada do Papa Francisco pela América Latina.
ImagemAs palavras foram captadas pela controladora de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira, Sargento Karoline Santos, que serve há quatro anos no CINDACTA IV. "Nunca esperava passar por uma situação como essa. No nosso trabalho controlamos todas as aeronaves com o mesmo padrão, mas quando há pessoas importantes a bordo como o Papa, é muito emocionante. Foi muito gratificante”, ressalta a Sargento Karoline Santos. "Vou recordar deste momento para sempre", complementou a militar.
Esta é a segunda ocasião que o Pontífice visita a América Latina desde que assumiu o Vaticano em março de 2013. Francisco escolheu três países da America do Sul: Equador, Bolívia e Paraguai para a visita de sete dias. Em setembro, ele deve visitar Cuba e Estados Unidos. Argentina, Chile e Uruguai ficaram para 2016.
Essa não é a primeira vez que um controlador de tráfego aéreo da FAB faz contato com o pontífice. Em 2013, o Papa esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e recebeu as boas-vindas ainda em voo, quando a aeronave entrou na área sob a jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), do Recife (PE).
Jornada Mundial da Juventude
O avião estava a 516 quilômetros da costa brasileira, quando o Tenente Ricardo Antônio, controlador de tráfego aéreo, passou a seguinte mensagem para a aeronave: "Sua Santidade acaba de entrar na área sob a responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o Papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e à Jornada Mundial da Juventude de 2013. Deus abençoe a sua jornada". O texto foi lido em inglês, via rádio, e também pelo CPDLC, um sistema de transmissão que funciona como mensagem de texto de aparelhos celulares.
Leia a mensagem do Papa na íntegra:
"Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidente da República Federativa do Brasil, Brasília.
Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita Pastoral à Bolívia e ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial “saludo” a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro para que eu peço ao Senhor, abundantes graças e que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente. PAPA FRANCISCO".

AGÊNCIA SENADO


Comissão avalia referências internacionais para reforma do Código de Aeronáutica


O Senado criou uma comissão de especialistas para preparar um anteprojeto de reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica. O advogado Georges Ferreira, que preside a comissão, diz que está sendo feita uma pesquisa do que existe de mais moderno no mundo em relação à regulamentação da atividade aeroportuária, para que os membros possam se aprofundar no assunto e adequar o que for possível ao código brasileiro. Em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, George Ferreira fala também de questões relativas ao direito dos passageiros e sobre a aviação regional.
PORTAL TERRA


Campeão lamenta não fazer dobradinha com a esposa “por milímetros”


Helder Júnior E Bruno Ceccon

Os troféus de campeão das provas masculina e feminina da 9 de Julho de 2015 não foram parar na mesma casa "por questão de milímetros de roda", conforme definiu Daniela Cristine Lionço, a segunda colocada. Em Americana, ela vive junto com o namorado Joel Candido Prado Junior, o vencedor entre os homens.
"Quando está no sprint, você acha que vai ganhar. Aí, fui ultrapassada no último centímetro do circuito. Infelizmente, tento que me contentar com o segundo lugar", lamentou Daniela, apesar de ter feito bastante festa com champanhe no pódio da 9 de Julho. Ela completou o trajeto de 28,3 km pelas ruas de São Paulo em 46min11s078. Camila Coelho Ferreira, a campeã, cravou 46min11s012.
O consolo de Daniela foi a vitória do parceiro, Joel Candido, que experimentou a situação inversa há pouco tempo. "Ela ganhou o Campeonato Brasileiro de ciclismo contra o relógio de duas semanas atrás. Já eu não fiquei entre os melhores, fui o 26º colocado", ele contou. "Mas estamos os dois em uma crescente boa. Vamos dar continuidade para o Brasileiro de pista do final do mês e para os Jogos Mundiais Militares de outubro, na Coreia do Sul", acrescentou.Joel, popularmente conhecido como Maritaca, e Daniela representam a cidade de Osasco no ciclismo e também a Força Aérea Brasileira. Em Americana, onde passaram a conviver juntos há dois anos, eles costumam acordar às 7 horas, tomar um café da manhã reforçado e sair de casa para os treinamentos.
"É muito difícil um treinar sem o outro. Estamos começando até um pouco mais tarde agora, por causa do frio, mas continuamos trabalhando bastante. Como ela faz provas mais curtas, acaba sendo forçada a treinar distâncias maiores por minha causa", disse Joel, sorrindo.
Daniela conta com o ritmo intenso do companheiro para que o título da 9 de Julho feminina de 2015 tenha um destino diferente. "É claro que voltarei a competir aqui. É uma prova tradicional. Mas preciso vir para ganhar, né?", cobrou-se a ciclista.

Papa saúda Dilma e Brasil ao cruzar espaço aéreo do País

Ao deixar o Equador em direção à Bolívia, Francisco sobrevoou o Brasil e gravou mensagem à presidente

Terra

O papa Francisco mandou uma mensagem de voz à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao povo brasileiro nesta quarta-feira, quando deixou o Equador e entrou no espaço aéreo do País em direção à Bolívia. "Que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz", disse o papa Na mensagem, o papa afirma ser “muito grato” em poder “renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro” e diz que pede “abundantes graças” a Dilma e à população.
 "Excelentíssima senhora Dilma Roussef, presidente da República Federativa do Brasil, Brasília. Ao sobrevoar o território brasileiro para dar início à minha visita pastoral à Bolívia e ao ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial ‘saludo’ a vossa excelência e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro, para quem eu peço ao Senhor abundantes graças. E que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz. Atentamente, papa Francisco”, disse o pontífice."Vou recordar para sempre".
A mensagem foi recebida por volta das 17h (horário de Brasília) de quarta, quando o papa estava próximo à cidade de Nova Vida, no Amazonas. As palavras foram captadas pela controladora de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira, Sargento Karoline Santos, que serve há quatro anos.
"Nunca esperava passar por uma situação como essa. No nosso trabalho controlamos todas as aeronaves com o mesmo padrão, mas quando há pessoas importantes a bordo como o papa, é muito emocionante. Foi muito gratificante”, ressalta a Sargento Karoline Santos. "Vou recordar desse momento para sempre", complementou a militar, de acordo com informações divulgadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Esta é a segunda ocasião em que Francisco visita a América Latina desde que assumiu a Igreja Católica, em março de 2013 – naquele mesmo ano ele veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Para a visita de 2015, o papa escolheu Equador, Bolívia e Paraguai; em setembro ele deve visitar Cuba e os Estados Unidos; Argentina, Chile e Uruguai ficaram para 2016.

PORTAL UOL


Legacy 500 do GEIV recebe sistemas embarcados

Aeronave será empregada nos serviços de inspeção dos auxílios à navegação aérea

A FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos programas estratégicos mais importantes em andamento na força aérea, que prevê o desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.
A fase atual é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a integração do sistema que transformará o avião num laboratório embarcado. O primeiro avião entrou hoje (8) na em fase de integração, será entregue em maio de 2016, com as entregas se estendendo até novembro de 2017.
O Projeto I-X foi criado para ampliar as capacidades da Aeronáutica no desenvolvimento dos desenvolvimento dos auxílios à navegação aérea e prevê a aquisição de seis aeronaves Legacy 500 transformados em laboratório. Os novos aviões vão substituir a atual frota do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) composta pelos Embraer IC-95 Bandeirante e Hawker HS-800,
Imagem“Essa é a primeira vez que será feita a integração de um sistema de inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no mundo” comenta o Major Luís Fernando Câmara Ferro “São equipamentos de última geração que, aliados às características do Legacy 500, vão trazer segurança e conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados coletados”.
Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa do avião, além das existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser que vai permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às equipes de solo. Além disso, por ora, a frota do GEIV será a única do mundo a contar com um avião de última geração, equipado com a tecnologia fly by wire e EFB (Electronic Flight Bag), a ser utilizado para inspeção em voo.
O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Marcelo de Lima Pinheiro, explica que, com o avanço tecnológico, os sistemas de navegação aérea sofreram alterações e, para serem testados, necessitam de alguns equipamentos mais precisos a bordo das aeronaves. Para fazer determinadas inspeções, hoje, o Grupo tem usado aviões pertencentes às companhias aéreas. Com a chegada das novas aeronaves, essa carência será suprida.
“Outro aspecto importante que os Legacy 500 vão trazer para o GEIV é a otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes” explica o Tenente-Coronel Pinheiro. “Com a frota que temos hoje, nós não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita pista. Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para abastecer”.

FAB não liberou terreno para hub da TAM em Fortaleza, diz deputado pernambucano


Portal Ne10 (blog De Jamildo)

Na peleja pela atração do hub (centro de conexões nacionais e internacionais) do grupo Latam, deputados pernambucanos se articulam para atrair o empreendimento para Pernambuco. Nessa quarta (8), o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) ligou para o governador Paulo Câmara (PSB) para informar que não houve liberação de terrenos da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Aeroporto de Fortaleza, conforme vinha sendo ventilado nos bastidores.
De acordo com governo estadual, o que existe é o pedido do governador Paulo Câmara para que a FAB ceda parte de suas áreas à Infraero para que seja destinada à aviação comercial no Aeroporto Internacional dos Guararapes.
Na última terça-feira (7), o governador Paulo Câmara viajou à Brasília para ter uma audiência com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, para tratar da liberação de terrenos no Aeroporto Internacional do Recife.
Apesar da reunião não ter sido decisiva, o governador disse estar otimista e satisfeito com o encontro.
O Estado busca um documento oficial que confirme a disponibilização da área e quer apresentar essa garantia o quanto antes, uma vez que a resposta da Latam sobre o hub no nordeste será divulgada em novembro.
Uma equipe técnica da Latam visitou Pernambuco na semana passada para reunir mais informações sobre as condições que o estado oferece para a montagem do centro.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL ONLINE TERCEIRA VIA (RJ)


Macaé terá controle aéreo por satélite

Sistema amplia controle na Bacia de Campos
Tânia Garabini
O aeroporto de Macaé registra 300 movimentos de pouso e decolagem de aeronaves a cada turno de doze horas. Isso representa 25 aeronaves a cada hora nos céus macaenses. Para melhorar o serviço, a administração fará a integração entre o radar “Sagitário” e um satélite, ainda este ano.
Com a implantação do satélite acoplado ao controle por radar, o serviço de tráfego aéreo será ampliado. No modelo atual nas plataformas, a estação de rádio com os controladores faz o monitoramento de aeronaves que sobrevoam abaixo de 1.500 pés de altitude. Com o novo sistema, esse alcance atingirá 15 mil pés e até os aparelhos que estiverem pousados.
Segundo a gerente da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicação de Tráfego Aéreo, Maria Terezinha Pavan, 95% do movimento diário no aeroporto de Macaé é offshore. Anualmente, o tráfego aéreo na Bacia de Campos vem aumentando significativamente. Em 2013, o setor que administra registrou 116 mil procedimentos (pouso e decolagem) de aeronaves. Em 2014, esse numero subiu para 121 mil e, este ano, até o mês de junho, já foram registrados mais de 55 mil, lembrando que são em apenas turnos de doze horas, já que a Bacia de Campos não tem funcionamento de tráfego aéreo noturno.
Atualmente, a unidade conta com seis controladores por turnos e monitora os de Macaé, de Campos dos Goytacazes e o heliporto do Farol de São Thomé. Além disso, envia para as plataformas de Albacora, Marlim e Enchova, controladores de voo da Infraero para o rastreamento por rádio.
Com o novo sistema que interliga radar e satélite, não haverá mais envio de equipes de controladores para as plataformas, sendo feito o serviço por terra (no aeroporto de Macaé). Esses profissionais receberão na torre de controle todos os dados de pouso e decolagem e sobrevoo dos aparelhos que estiverem no perímetro definido na Bacia de Campos, com monitoramento remoto das plataformas.

JORNAL GAZETA DO POVO (PR)


Embraer inicia instalação de sistemas em avião-laboratório da FAB

Gustavo Ribeiro
O primeiro Embraer Legacy 500 encomendado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para integrar a frota do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV) já está na fase de integração de sistema. Desde quarta-feira (8), técnicos da fabricante brasileira estão transformando o jato executivo em uma aeronave-laboratório.
O GEIV é o responsável por aferir e calibrar os equipamentos de auxílio à navegação aérea no Brasil. Com os novos aviões – serão seis ao todo -, o grupo vai substituir os atuais Hawker HS-800 e IC-95 Bandeirante, que não atendem mais a todas as necessidades desse tipo de operação. A FAB, inclusive, precisa emprestar aeronaves de companhias aéreas para determinadas missões, já que a atual frota não contempla alguns equipamentos tão modernos a bordo.
“Um aspecto importante que os Legacy 500 vão trazer para o GEIV é a otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes. Com a frota que temos hoje, nós não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita pista. Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para abastecer”, explica o comandante do GEIV, tenente-coronel Marcelo de Lima Pinheiro.
O avião que está em fase de integração será entregue em maio de 2016, enquanto a expectativa é que os outros cinco estejam em operação até novembro de 2017. O custo total da compra, não só dos aviões, mas de todos os equipamentos, ficou em R$ 662,3 milhões.
Os Legacy 500 do GEIV serão os primeiros do mundo utilizados para inspeção de voo que têm tecnologia fly by wire, em que os comandos são transmitidos eletronicamente. Além disso, foram instaladas 14 antenas extras na parte externa do avião, bem como uma câmara a laser, permitindo maior autonomia em relação às equipes de solo.

DIÁRIO DE CUIABA


Ministro pede uma ajuda ao papa

Da Agência Lusa – Santiago
O ministro das Relações Exteriores chileno, Heraldo Muñoz, pediu ao papa, anteontem à noite, para “convencer o governo boliviano a encerrar a agressividade permanente contra o Chile e suas autoridades”. “O que a Bolívia pretende é afetar a integridade territorial do Chile e isso não é aceitável, como bem sabe o papa Francisco”, disse o chefe da diplomacia chilena.
A declaração de Muñoz ocorre depois que o papa Francisco, em visita à Bolívia, apelou para um diálogo franco e aberto, de modo a “evitar conflitos entre países irmãos”, referindo-se ao conflito territorial entre os dois países latino-americanos.
Durante a Guerra do Pacífico, no final do século 19, a Bolívia perdeu sua costa para o Chile, tornando-se um país sem saída para o mar. A Bolívia quer que o Tribunal Internacional de Justiça de Haia obrigue o Chile a negociar uma solução para a restituição de uma saída para o Pacífico, perdida em 1879.
Em Santiago, o chanceler chileno respondeu que “o santo padre podia convencer o governo boliviano a pôr fim à agressividade permanente contra o Chile e as suas autoridades”. “O Chile tem estado sempre aberto ao diálogo”, ressaltou Muñoz, insistindo que “foi a Bolívia que interrompeu o diálogo com seu pedido unilateral ao tribunal”.
MENSAGEM
O Papa Francisco enviou ontem uma mensagem à presidente Dilma Rousseff e aos brasileiros, ao sobrevoar o território nacional. O Palácio do Planalto divulgou o conteúdo da mensagem, que foi transmitida por meio do rádio de bordo do avião.
Ele saudou a presidente e afirmou que pede "abundantes graças" ao Senhor para o povo brasileiro. Ele afirmou, ainda, que deseja que o Brasil possa progredir no que se refere aos valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz.
O papa ingressou no território nacional, a aproximadamente 5 km da cidade de Nova Vida, no Amazonas, ontem, durante viagem do Equador para a Bolívia, durante a jornada do Papa Francisco pela América Latina. As informações são da Força Aérea Brasileira (FAB).
Lei a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:
"Excelentíssima senhora Dilma Rousseff, presidente da República Federativa do Brasil, Brasília. Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita pastoral à Bolívia e Paraguai, é muito grato desejar um cordial ‘saludo’ a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro, para que eu peço ao Senhor abundantes graças. E que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente. Papa Francisco"

REGIÃONOROESTE.COM (Fernandópolis - SP)


Pesquisa mostra o lugar mais seguro para sentar no avião

Segundo pesquisa feita pela revista americana "Time" quem senta na parte de trás e nas poltronas do meio têm maiores chances de sobreviver a acidentes 
Nem todos os passageiros ficam relaxados na hora embarcar em um voo. Embora o avião esteja comprovadamente entre os meios de transporte mais seguros do mundo, muitas vezes, na hora de voar, o temor de estar sobre as nuvens supera todos os avisos e informações de segurança dados pelas companhias aéreas e empresas de viagens.
Apesar de os riscos de acidentes serem mínimos, muitas organizações fazem de tudo para tranquilizar os viajantes mais receosos. Por isso, um levantamento feito pela revista norte-americana "Time" indicou os lugares mais seguros para sentar nas aeronaves, em caso de um possível desastre. Os passageiros que sentam nas poltronas do meio (entre outros dois assentos), na parte traseira do avião, têm maiores chances chances de sobreviver.
A pesquisa foi baseada em dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, em inglês), empresa que regula a aviação no país. Em 17 casos avaliados, o índice de mortes na parte traseira do avião era de 32%, contra 39% nas fileiras do meio, e 38% nas poltronas da frente. Se forem consideradas as colunas com três assentos, o índice de letalidade dos passageiros que sentam entre dois outros bancos era ainda menor, com 28%.
Resultado divide opiniões
Embora o estudo tenha fundamento histórico, há controversas quanto ao lugar mais seguro da aeronave. Para a Boeing, uma das maiores fabricadoras de aeronaves do mundo, todos os lugares são igualmente seguros. Já uma pesquisa feita pela Universidade de Greenwich mostrou que a maioria dos sobreviventes de acidentes aéreos estavam sentados até sete fileiras de distância da saída de emergência mais próxima.
No entanto, não se preocupe se escolheu poltronas da frente ou do meio em sua próxima viagem. As companhias aéreas passam por um rigoroso padrão de manutenção, e as chances de desastres são baixíssimas. Para se ter uma ideia, estudos recentes feitos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelam que apenas um em cada dois milhões de voos acabam em acidentes no Brasil, e as chances de morte são de uma a cada 90 milhões. É mais fácil você 12 vezes na Mega-Sena com uma aposta de sete números.

CLIMATOLOGIAGEOGRAFICA.COM


Novo jato voará de Londres a Nova York em três horas

Leonardo Ambrosio
Um novo jato, chamado de Jato Supersônico S-512, pretende ser o avião de carreira mais rápido do mundo, capaz de atingir facilmente a velocidade supersônica de Mach 1.6 (1963 km/h, e a velocidade máxima de Mach 1.8 (2205 km/h). Isso é o que a empresa americana Spike Aerospace promete para sua nova invenção que custou 80 milhões de dólares.
Imagem
O S-512 conta dois motores e foi desenhado para levar até 18 passageiros de Londres até Nova Iorque em apenas três horas – voando 724 km/h mais rápido que qualquer outro jato do seu tipo. Seu conceito foi anunciado em 2013, e a equipe de criadores passou a trabalhar, desde então, para transformar o jato no mais seguro, rápido e custo-efetivo possível.
“Os últimos 18 meses resultaram em aprimoramentos significantes em todos esses três fatores, além de áreas adicionais, como o conforto, por exemplo”, disse uma equipe da Spike Aerospace no portal da empresa.
A empresa promete também que o avião será muito confortável – nada de lanches meia-boca ou assentos estreitos. O portal da empresa mostra vistas panorâmicas, capturadas por câmeras rodeando o avião. Assentos confortáveis, ruído reduzido, maiores níveis de oxigênio e internet wireless veloz serão algumas das características do novo avião. Além disso, o jato contará até mesmo com mesas.
O preço, como era de se esperar, irá rodear os 60 a 80 milhões de dólares – o que provavelmente fará com que apenas príncipes árabes e estrelas internacionais utilizem a aeronave.

JORNAL FATO ONLINE (BRASÍLIA - DF)


Sobrevoando o país, papa Francisco manda mensagem ao povo brasileiro

Ouça a mensagem do papa, enviada pelo rádio do avião, quando fazia o trajeto para o Paraguai e Bolívia, última etapa de sua viagem
Edson Luiz
Ao sobrevoar o espaço aéreo brasileiro, na tarde de quarta-feira (8), à caminho do Paraguai e Bolívia, o Papa Francisco enviou uma mensagem à presidente Dilma Rousseff, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). O sumo pontífice desejou um “saluto” (saudações, em espanhol) e renovou a aproximação com o país, onde Francisco já esteve, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
A mensagem de Francisco foi recebida pela sargento Karoline Santos, do Cindacta IV (4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Manaus. “Nunca esperava passar por uma situação como essa”, disse a militar, segundo a Agência FAB. Karoline, que serve na unidade há quatro anos, ressaltou que é emocionante fazer o controle de aeronaves com autoridades, mas a do Papa teve um efeito emocionante.
O Papa Francisco está fazendo uma série de visitas pela América Latina. Já passou pelo Equador e Paraguai e nesta quinta-feira (9) chegou à Bolívia, onde foi recebido pelo presidente Evo Morales. A mensagem transmitida à presidente Dilma e aos brasileiros aconteceu por volta das 17h, no Amazonas.
Leia e ouça na íntegra a mensagem do Papa Francisco:
"Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidente da República Federativa do Brasil, Brasília.
Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita Pastoral à Bolívia e ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial “saludo” a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro para que eu peço ao Senhor, abundantes graças e que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente. Papa Francisco".



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented