|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 04/07/2015 / Esquadrilha da Fumaça ganha o céu depois de 2 anos e apresenta os A-29

Imagem

Esquadrilha da Fumaça ganha o céu depois de 2 anos e apresenta os A-29 ...


Reestreia ocorreu na cerimônia de entrega de espadins, em Pirassununga. Mais rápidas, novas aeronaves exigiram alterações e muito treinamento ...

Depois de dois anos sem se apresentar, a Esquadrilha da Fumaça voltou a encantar o público nesta sexta-feira (3). A apresentação ocorreu durante a cerimônia de entrega de espadins para os estudantes da Academia da Força Aérea (AFA) e coloriu o céu de Pirassununga (SP).

O intervalo nos voos foi necessário para a troca de aeronaves. Agora, são usados modelos A-29 Super Tucanos, mais pesados e mais rápidos do que os antecessores. Mas essa não é a única novidade. Com os novos modelos, o grupo voltou a realizar as manobras Lancevak e Chumboide, que não integravam as apresentações há décadas. “É uma reestreia para todos. Uma estreia com o A-29, uma estreia para mim com a posição de número 5, e para todos os pilotos é uma alegria muito grande. Não só para nós, mas para todos os amantes da aviação, para toda a Força Aérea Brasileira”, disse o major Garcia, um dos integrantes do grupo.

Pintados com as cores do país, os aviões permaneceram no ar durante 30 minutos e, nesse período, os pilotos puderam demonstrar o que treinaram nos últimos meses. “Foi um trabalho intenso de dois anos. Nós começamos adaptando os pilotos à aeronave. É um avião diferente, com uma pilotagem diferente, um desempenho diferente, e depois nós passamos a adaptar o display de manobras às características do avião”, explicouImagem o tenente coronel Marcelo Gobett.

Ele contou que as aeronaves anteriores, modelo T-27, eram de instrução e que o novo avião foi projetado com uma concepção diferente, voltada para ataques. “A velocidade máxima dela chega a um pouco mais de 600 km/h. Isso exige mais do piloto, exige mais treinamento, já que as coisas acontecem de forma mais rápida”, afirmou.

“Passamos esse tempo fazendo uma jornada longa, um programa de implantação para poder fazer essa primeira demonstração com a mesma beleza e com total segurança”, completou Gobbett.

O resultado foi um show com direito ao voo invertido, uma marca registrada da Esquadrilha. “São 20 sequências de manobras, 33 acrobacias diferentes, e nós vamos conjugando cada uma delas para fazer uma demonstração com maior dinamismo”, detalhou o tenente.

Próximas apresentações
A Esquadrilha da Fumaça já tem algumas apresentações confirmadas. A primeira será em Maringá (PR), no dia 12 de julho. Os fumaceiros também estarão no evento Portões Abertos da AFA, em Pirassununga, no dia 16 de agosto.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Avião Solar Impulse pousa nos EUA após voo de 5 dias com energia do sol

Aeronave decolou na última segunda-feira do Japão, rumo ao Havaí. Foram quebrados dois recordes mundiais com esse voo.

Da Efe

O avião movido a energia do sol, o Solar Impulse II, aterrissou nesta sexta-feira (3) no Havaí, Estados Unidos, após um complicado voo de cinco dias sobre o Oceano Pacífico. Com a chegada, foram quebrados dois recordes mundiais: o de voo solitário mais longo e sem escalas, e o de maior distância percorrida por uma aeronave impulsionada por energia solar.
O Solar Impulse II aterrissou no aeroporto de Kalaeloa no Havaí às 5h55 (12h55 em Brasília), após 120 horas de voo, um total de cinco dias e cinco noites desde que decolou na madrugada da segunda-feira de Nagoia (Japão).
A "aventura solar" da aeronave pretende marcar um feito histórico: percorrer 35 mil quilômetros sem usar uma gota sequer de combustível, impulsionado unicamente pela energia solar. A jornada teve início em 9 de março.
A aeronave, que se alimenta com mais de 17 mil células solares, tem por objetivo completar a volta ao mundo em 12 etapas, que já incluíram até o momento escalas em Mascate (Omã), Ahmedabad e Benarés (Índia), Mandalay (Mianmar), Chongqing e Nanquim.



Encontrados corpos dos pescadores de Nova Viçosa que estavam sumidos

Segundo o 2º Distrito Naval, corpos foram achados em Cumuruxatiba. Três pescadores estavam desaparecidos desde 25 de junho.

Do G1 Ba

 Os corpos dos três pescadores de Nova Viçosa, cidade de extremo sul da Bahia, que estavam desaparecidos desde 25 de junho, foram encontrados por volta das 16h desta sexta-feira (3).
De acordo com informações do Comando do 2º Distrito Naval (Com2°DN), os corpos foram avistados no mar, a cerca de 3 milhas náuticas do farolete de Cumuruxatiba, a 235 quilômetros de Nova Viçosa, por uma embarcação que navegava pela região. Familiares presentes no local fizeram o reconhecimento dos corpos, que foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Itamaraju.
A Delegacia da Capitania dos Portos, em Porto Seguro, instaurou um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.
Buscas
Na últma quinta-feira (2), Comando do 2° Distrito Naval pediu apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para ajudar nas buscas. Uma aeronave do modelo C-130 foi enviada ao local e fez a vistoria nas áreas mais afastadas da costa, informa a Marinha.
Destroços do barco de pesca chegaram a ser localizados pelas equipes na segunda-feira (29), perto da cidade de Caravelas, também no litoral sul. Segundo familiares, Elielson Grifo, Marciel Santos da Silva e Marlon Nascimento dos Santos saíram para testar o motor de uma embarcação, na quarta (24).
Amigos disseram que eles chegaram a fazer contato por rádio no dia do acidente, mas depois não deram mais nenhum sinal.

Portões da Base Aérea serão abertos ao público no fim de semana em MS

Local terá exposição de aviões, helicópteros e salto de paraquedas. Entrada simbólica será um quilo de alimento não perecível.

Do G1 Ms Com Informações Da Tv Morena

Os portões da Base Aérea de Campo Grande serão abertos ao público neste fim de semana para exposição de aviões, helicópteros, carros antigos e material aeronáutico. A entrada simbólica será um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições assistenciais da capital.
As atividades serão no sábado (4) e domingo (5), das 10h às 17h. Durante o evento também terá um campeonato de força (Strong Man). Serão expostos aviões de transporte usados pelos militares e está prevista ainda a chegada de aviões de caça A-1 no domingo.
O Exército fará ainda apresentações de lutas e também exposição de materiais. Além disso, a 14ª edição do encontro de carros antigos está programada. No campeonato de Strong Man de MS os competidores tentarão puxar um avião C-105 Amazonas por uma corda. A aeronave pesa cerca de 20 toneladas.

Movimento aumenta em aeroporto e rodoviária durante mês de julho no PA

Cerca de 400 mil pessoas devem embarcar no aeroporto de Belém. Movimento de veranistas no terminal é estimado em 250 mi

Do G1 Pa

O movimento no Aeroporto Internacional de Belém deve aumentar 5% neste julho em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com a administração do aeroporto, cerca de 400 mil pessoas devem viajar de avião durante as férias escolares. Por conta da demanda houve fila nos balcões de check-in nesta sexta-feira (3). 50 voos extras foram disponibilizados para atender os turistas.
Segundo o superintendente do aeroporto, Abibe Ferreira, a comodidade é o que mais atrai os passageiros. "Promoções, facilidade no pagamento e rapidez. Com um voo de 6h você já está em Miami", destaca.
Os destinos internacionais mais procurados são Lisboa e Miami, enquanto quem não vai sair do Brasil tem preferência pelo Rio de Janeiro e Macapá, como a técnica em enfermagem Suely Avelar, que preferiu viajar de avião justamente por conta da duração do trajeto. "São 30 ou 40 minutos de voo apenas. Se eu fosse de navio seriam 24 horas", disse.
Para a família Mota, viajar de avião também é sinônimo de economia: desde abril eles planejam férias em Santa Catarina. Cada passagem custou R$ 400 - segundo os turistas, o valor saiu mais barato do que o que seria gasto por pessoa em balneários do Pará, como Salinas. "Já temos vários passeios e lugares para visitar, como Blumenau", comemora a empresária Adriana Mota.
Terminal tem movimento intenso
A procura também deve ser grande no terminal rodoviário de Belém. Segundo a administração do terminal, cerca de 250 mil pessoas devem sair de Belém pela BR-316. A grande reclamação dos passageiros, porém, foi o preço dos bilhetes. "Paguei R$ 17 por uma passagem para Barcarena. Aumentou bastante", critica o eletricista Targival Brito.
Na Praça da Leitura, de onde saem os ônibus para Mosqueiro, a movimentação ainda foi tranquila - teve ônibus de sobra para quem resolver passar o fim de semana na ilha. De acordo com o corretor de imóveis Benildo Pontes, a procura deve aumentar na segunda quinzena do mês. "A maioria das pessoas ainda não recebeu", aponta Benildo.

AGÊNCIA BRASIL


Dilma garante segurança para os Jogos Olímpicos 2016


A presidenta Dilma Rousseff garantiu hoje (3) que o Brasil organizará os Jogos Olímpicos de 2016 com a segurança adequada. Ao discursar na cerimônia de lançamento da Tocha Olímpica, ela disse ter certeza de que o país será capaz de garantir a segurança na cidade.
De acordo com a presidenta, com a experiência da Copa do Mundo do ano passado, quando 12 cidades-sede tiveram uma perfeita integração com as Forças Armadas, a Polícia Federal e as secretarias de Segurança, será possível promover uma Olimpíada segura. "Se fomos capazes de garantir segurança em 12 cidades [na Copa do Mundo de 2014], somos capazes de garantir a segurança em uma cidade. Tenho certeza disso, porque temos hoje o aprendizado nos centros de comando e integrados. Integramos nossa segurança", afirmou.
 "Quero dizer que todos aqueles que quiserem participar da Olimpíada que venham e participem com a certeza de que serão muito bem recebidos. Teremos condições de dar o atendimento adequado", acrescentou a presidenta.
Durante o lançamento da Tocha Olímpica, Dilma mencionou a questão da segurança, após lembrar que foi questionada sobre o tema na entrevista que concedeu a jornalistas em Washington, ao lado do presidente dos Estados, Unidos Barack Obama. Segundo ela, o combate a qualquer possível criminalidade será garantido com a parceria que o governo federal tem com o estado do Rio de Janeiro e também com as ações promovidas nos bairros e favelas da capital carioca.
Na entrevista, ela enfatizou a integração das forças policiais como fator importante para a garantia da segurança de grandes eventos.
Desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, a Tocha Olímpica lançada hoje chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros. Ela seguirá pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.
Segundo o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. No total, a tocha será recebida em 300 cidades – 83 delas apresentadas hoje –, mas o comboio poderá ser visto passando por mais 200 municípios.
A tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil.

Força Nacional vai combater conflito agrário em Mato Grosso do Sul


Paula Laboissière

A Força Nacional reforçará as ações de segurança pública em Mato Grosso do Sul por 30 dias, para apoiar ações nos municípios de Antônio João e Japorã. Com a Polícia Militar (PM) do estado, os homens atuarão para prevenir e reprimir os conflitos agrários e crimes contra comunidades indígenas.
A portaria do Ministério da Justiça foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União.
Em nota divulgada no dia 26 pelo Ministério Público Federal, o procurador da República em Ponta Porã, Ricardo Pael Ardenghi, disse que a omissão do governo federal em demarcar as terras indígenas contribui para agravar o clima de tensão na região. “A situação indígena no estado é grave e tem sido negligenciada pelo Poder Público”, disse Ricardo Ardengui.

AGÊNCIA CÂMARA


Congresso instala comissão para analisar MP do critério progressivo na aposentadoria


Serão instaladas pelo Congresso Nacional na próxima quarta-feira (8) as comissões que vão analisar as medidas provisórias (MPs) 676/15, 677/15, 678/15 e 679/15. As reuniões ocorrerão a partir das 14h, quando serão escolhidos os presidentes e relatores para cada uma das MPs.
Uma das medidas, a 676, é a que estabelece uma alternativa ao projeto de lei de conversão 4/15, vetado pela presidente Dilma Rousseff. A MP manteve a fórmula 85/95 aprovada pelo Congresso, referindo-se à soma da idade e do tempo de contribuição dos segurados, porém adicionando mais um dispositivo.
A regra 85/95 é a que determina que as aposentadorias serão integrais quando a soma da idade e do tempo de serviço resultar em "85" para as mulheres e em "95" para os homens.
A medida manteve a fórmula adicionando o chamado "dispositivo progressivo" que, segundo o governo, leva em consideração o aumento da expectativa de vida do brasileiro e tem como principal objetivo manter o sistema "sustentável".
Pela MP as somas da idade e do tempo de contribuição deverão ser aumentados em 1 ponto a cada ano a partir de 1º de janeiro de 2017; e depois em 1º de janeiro de 2019; 1º de janeiro de 2020; 1º de janeiro de 2021 e 1º de janeiro de 2022.
Ou seja, um homem que completar 95 pontos em 2017 (por exemplo, 60 de idade e 35 de contribuição) vai precisar de mais um ponto para se aposentar, seja em idade ou em contribuição. Ocorrendo também acréscimos de mais um ponto nos outros anos citados (2019, 2020, 2021 e 2022).
Segurança e Olimpíadas
Outra MP, a 678, amplia a possibilidade de utilização do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a segurança pública. A intenção principal é facilitar a construção de centros de comando e controle para atuação em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Paraolímpicos de 2016.
Mas o governo alega que é urgente oferecer também mecanismos para que os gestores públicos combatam com mais rapidez e eficiência a violência crescente no País.
Já a MP 679 trata da autorização para execução de obras necessárias ao fornecimento de energia elétrica temporária às Olimpíadas e Paraolimpíadas. A medida permite ainda que imóveis habitacionais da União, entre eles os conjuntos do Programa Minha Casa Minha Vida, sirvam de hospedagem para árbitros, jornalistas e outros profissionais que trabalharão nesses dois eventos.
A proposta também estabelece as regras para a cooperação federativa visando operações conjuntas, no âmbito da Força Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Extraordinária de Segurança para os Grandes Eventos.
A outra comissão mista a ser instalada vai analisar a MP 677, que autoriza a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a participar do Fundo de Energia do Nordeste.

JORNAL DO BRASIL


Atleta nada do Leme ao Pontal, 35 km, como esquenta para travessia do Canal da Mancha

Major da Aeronáutica,tenta ser o primeiro a cruzar o Rio de Janeiro a nado, sem a roupa de borracha

O atleta Adherbal Treidler da Equipe Navegantes vem treinando pesado para atravessar o Canal da Mancha no mês de setembro. Além dos treinos na piscina e na praia de Copacabana, o atleta vai nadar do Leme ao Pontal apenas de sunga. Vale ressaltar que esse percurso foi realizado apenas pelo Luiz Lima, que na ocasião utilizou roupa de neoprene.
Adherbal está se preparando para cruzar o Canal da Mancha e caso conclua o percurso, será o primeiro atleta do sexo masculino do estado do Rio de Janeiro e único militar, a ter completado o feito. Essa travessia é considerada o “Everest da natação”. Até o momento somente 20 brasileiros cruzaram o Canal a nado.
Mais sobre o atleta:
Adherbal é major da Aeronáutica, tem 42 anos e até os 18 anos era atleta profissional apoiado pela extinta Universidade Gama Filho. Precisou se afastar da natação para focar na carreira militar; casou-se e é pai de quatro filhas. Tendo se separado precisou, por razões complexas, dedicar-se sozinho a guarda das filhas o que lhe custou um delicado período de adaptação: o oficial atleta teve até mesmo de superar depressão e sobrepeso. Com o estímulo de amigos voltou a nadar.
Seu espírito competitivo e memória corporal fez com que voltasse rapidamente a competições de ponta. Após uma dura experiência de superação na tradicional Prova 14 Bis em 2014 (24 Kms - entre Bertioga e Guarujá/Base de Santos) decidiu fazer a travessia do Canal da Mancha. Assumiu o expressivo investimento inicial até concluir sobre o diferencial e se transferir para a Equipe Navegantes; então, recebeu suporte técnico e indicação para patrocínios, como o da MAP Consultoria & Projetos, maior apoiadora.
Treinamento:
Os treinos, de aproximadamente três a quatro horas diárias, acontecem entre o Sport Club Mackenzie, a piscina de uma unidade da Aeronáutica (Campo dos Afonsos), e na praia de Copacabana. O atleta é submetido a diferentes condições climáticas e de temperatura da água (a travessia do Canal da Mancha não permite uso de trajes de neoprene) e realiza treinos até em mar aberto. Além disso o nadador também recebe acompanhamento médico e nutricional, assim como suporte psicológico, potencializando as chances de sucesso na travessia.
Sobre o Canal da Mancha:
A área marítima do Canal da Mancha escolhida para a tentativa de travessia indica 36 Kms de distância entre as costas inglesa e francesa, com incidência de fortes correntezas, fazendo com que o nadador frequentemente tenha de enfrentar desvios de trajetória, o que tende a aumentar a distância do percurso para cerca de 40 Kms; a temperatura da água costuma estar em torno de 16°C. Considerando todos os fatores, o tempo estimado para a travessia é de 11 horas. Esse cenário faz com que a travessia seja uma maratona a ser enfrentada com muita estratégia. Naturalmente, a realização dessa complexa empreitada exige que se cumpra uma logística detalhada e muito bem planejada.

AGÊNCIA SENADO


Comissão do novo Código de Aeronáutica apresenta primeiros estudos nesta segunda


Da Redação

Está marcada para segunda-feira (6) a próxima reunião de trabalho da comissão de especialistas e autoridades do setor aéreo criada para discutir a atualização do novo Código Brasileiro de Aeronáutica.
Será a primeira apresentação dos resultados dos estudos dos grupos de trabalho divididos em quatro grandes áreas: navegação aérea, organização da aviação civil, transporte aéreo, entre outros.
A comissão de especialistas tem até o final do ano para elaborar um anteprojeto de reforma no Código Brasileiro de Aeronáutica. O presidente da comissão é o advogado Georges Ferreira. A relatora-geral é a professora de Direito Internacional Maria Helena Fonseca. Após a aprovação na comissão, o texto será analisado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.
A reunião está marcada para as 10h, na sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa.

Comissão quer debater atuação do setor de inteligência em grandes eventos


Da Redação

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência reúne-se na terça-feira (7) para votação de requerimento de audiência pública para avaliar a atuação do setor de inteligência em grandes eventos promovidos no Brasil nos últimos anos. Destacam-se nessa relação os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de Futebol. A reunião terá início às 14h30, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa.
Na audiência pública, a comissão também quer debater o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, respectivamente, de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro. O requerimento sugere que sejam convidados para o debate representantes da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Ministério da Defesa.
Outro requerimento a ser votado, de autoria da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que preside a comissão, solicita a realização de seminário internacional para debater a atividade de inteligência no estado democrático de direito.

JORNAL A TARDE (BA)


Destroço de embarcação é encontrado em Nova Viçosa


Da Redação

Parte da embarcação "Japira I", desaparecida em Nova Viçosa no dia 24 de junho, foi encontrada por uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quinta-feira, 2, na região conhecida como Parcel das Paredes. No entanto, os pescadores Elieson Grifo, Marciel da Silva e Marlon dos Santos, que estavam na embarcação, não foram encontrados.
A Marinha do Brasil encaminhou mergulhadores especializados em resgates para realizarem a inspeção no casco achado, mas não foi encontrado nenhum vestígio dos pescadores desaparecidos. A Marinha manteve as buscas durante o período noturno.
No início da manhã desta sexta-feira, 3, uma aeronave da FAB, modelo C-130, realizou um novo sobrevoo na região mas, até o momento, não há novas informações.

OUTRAS MÍDIAS


MANCHETE ONLINE (RJ)


MPF quer a revogação de lei que autoriza balões em Nova Iguaçu

O Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ) e a Advocacia Geral da União (AGU) expediram recomendação ao prefeito e ao presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu para que seja revogada a Lei municipal nº 4283/2013, que permite a “soltura de balões artesanais e ambientais sem fogo no Município de Nova Iguaçu”.
ImagemSegundo o MPF, a lei é inconstitucional, porque, segundo a Constituição, compete à União explorar a navegação aérea e aeroespacial, bem como legislar sobre o assunto.
Conforme informações da Aeronáutica, a soltura de balões, mesmo artesanais, coloca em risco a segurança da navegação aérea, levando em conta que os balões são livres, podendo chegar a quilômetros de distância do local de onde foram lançados.
O CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção Acidentes Aeronáuticos reportou, no Brasil, no ano de 2012, 143 (cento e quarenta e três) ocorrências de balões não tripulados, tendo registrado, ainda, 213 (duzentas e treze) ocorrências em 2013 e 335 (trezentas e trinta e cinco) em 2014, as quais aconteceram, em sua maior parte, nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.
A recomendação foi expedida nos autos do Inquérito Civil nº 1.30.017.000325/2015-11, após o ajuizamento, pela Advocacia Geral da união, da Ação Civil Pública nº 0014582-51.2015.4.02.5120.
“A aprovação pela Câmara Municipal de Nova Iguaçu de lei que permite a soltura de balões artesanais cria na população a expectativa de realização da atividade, sem a necessária autorização prévia dos órgãos da União, como ANAC e Aeronáutica (Departamento de Controle de Espaço Aéreo)”, afirma a procurada da República Luciana F. Portal Lima Gadelha.

“Mesmo os balões sem fogo podem causar incêndio, haja vista que a constituição de qualquer balão, estruturada em material inflamável, possibilita a ocorrência de incêndios, caso os mesmos venham a cair sobre as redes de energia elétrica”, completa.
Além da revogação total da lei, o MPF também solicita ampla publicidade à revogação, em especial no site da Prefeitura, onde deverá ser divulgada a informação para o conhecimento da sociedade. A Prefeitura e Câmara Municipal terão um prazo de dez dias para se manifestar. Caso a recomendação não seja cumprida, o MPF poderá adotar medidas administrativas e judiciais.

MANCHETE ONLINE (RJ)


Helicóptero faz pouso em shopping da Zona Oeste e deixa clientes curiosos

ImagemUm helicóptero pousou no estacionamento do Shopping Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (03) e deixou os clientes do estabelecimento curiosos. Nas redes sociais chegou a circular a informação de que o piloto havia feito um pouso de emergência no local.
Mas o Bangu Shopping informou, através da sua assessoria de imprensa, que o pouso do helicóptero estava programado e faz parte de uma visita para tratar de assuntos inerentes à administração do shopping.
Ainda de acordo com o comunicado, foram tomadas todas as providências necessárias para o pouso, inclusive o isolamento da área.

JORNAL NACIONAL


Pilotos da Esquadrilha da Fumaça fazem acrobacias com novo avião

Foram dois anos de treinamento com o Super Tucano, da Embraer. Acrobacias foram feitas na Academia da Força Aéreo, em SP.
O céu do Brasil voltou a ser riscado pela Esquadrilha da Fumaça. Foram dois anos de treinamento no avião novo, o Super Tucano, da Embraer. Na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo, os pilotos fizeram acrobacias com os aviões de patrulhamento das fronteiras brasileiras

SEGS.COM.BR (SP)


Curso de pós-graduação em Gestão de Produção Aeroespacial da FEI é o único no Brasil

 Objetivo é preparar profissionais para atender à demanda de um mercado em expansão. As inscrições para o segundo semestre já estão abertas
Press Services Soluções Integradas em Comunicação

O Centro Universitário da FEI oferece para o segundo semestre de 2015 um novo curso de especialização lato sensu em Gestão de Produção Aeroespacial. Inédito no Brasil, o curso tem um conteúdo pragmático que simula os diferentes níveis de produção de uma indústria aeroespacial. As oportunidades nesse mercado são promissoras, principalmente nas áreas de desenvolvimento e produção de veículos aeroespaciais no Estado de São Paulo, região que concentra o maior polo aeroespacial da América Latina. E agora tem a inclusão da cidade de São Bernardo do Campo, a partir do projeto FX-2, programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da Força Aérea Brasileira - FAB.

De acordo com o coordenador do curso, professor José Tavares, o mercado deverá empregar novos profissionais. "Esse número deve se elevar para os próximos anos, devido ao programa de reaparelhamento das forças armadas. A previsão é de que nos próximos 20 anos o número de aviões seja duplicado com substituições e compras de aeronaves da FAB. Com isso, a indústria brasileira terá mais oportunidades de expansão no setor", afirma.

Segundo Tavares, o curso atende também à nova demanda de formação em função da instalação, na cidade de São Bernardo do Campo, de um importante polo de fabricação de peças de fuselagem para as aeronaves Gripen NG. O governo brasileiro adquiriu 36 caças Grippen NG, da empresa Saab, da Suécia, e 15 deles serão totalmente fabricados no país, no âmbito do Projeto FX-2 - programa de reequipamento e modernização da frota de aeronaves militares supersônicas da FAB. "Nesse sentido, destaca-se, também, o KC-390, o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira. Estudo de mercado feito pela Embraer indica um potencial de vendas de 728 unidades para 77 países, o que representa negócios da ordem de US$ 50 bilhões, nos próximos 10 anos.

O novo curso de pós-graduação dispõe de um corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores com formação no segmento aeronáutico e de produção. As disciplinas abordam processos, gestão, projetos e qualidade. Voltado a candidatos com graduação em Administração, Engenharia, Farmácia, Química, Tecnologia ou áreas correlatadas, e que queiram se aperfeiçoar na área, o curso oferece conhecimentos específicos fundamentais para ingressar na cadeia de produção de uma aeronave. Ainda é desejável ter experiência em produção.

Com duração de 18 meses, as aulas serão ministradas no Campus São Bernardo do Campo (Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972, bairro Assunção) e no Campus São Paulo (Rua Tamandaré, 688, bairro Liberdade).

PORTALDEPAULINIA.COM.BR (SP)


Apesar de ilegais, balões seguem sendo soltos na Região de Campinas

Apesar de ser considerado crime ambiental desde 1998, com pena de um a três anos de detenção, mais multa, a prática de soltar balões continua em alta. Na época de festas juninas, o total de acidentes e incêndios provocados por eles chega a aumentar 30%. Embora o número de balões tenha caído após a proibição, eles estão cada vez maiores, existem casos em que foram apreendidos balões de 30 metros de altura.
Sem direção
Depois de serem soltos, os balões não têm mais controle nem direção. Quando no ar, eles colocam em perigo a navegação aérea, pois não são detectados por radares. Ao cair, podem atingir casas, florestas, redes elétricas ou até postos de combustíveis. Nas refinarias e polos petroquímicos, existem equipes de segurança que vigiam o céu 24 horas por dia para evitar incêndios.
O resgate
O resgate de um balão é tão importante para um baloeiro quanto soltá-lo. Nessa corrida, eles desobedecem leis de trânsito e invadem propriedades. Em Bragança Paulista, um grupo soltou um balão de 105 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares, e viajou 800 km para resgatá-lo em Sete Lagoas, Minas Gerais.
A polícia monitora as redes sociais para impedir a soltura e prender os baloeiros. Alguns acabam presos, mas pagam fiança, são liberados e normalmente voltam a cometer o crime.

NE10.UOL.COM.BR (PE)


O Inpe vai treinar estudantes para Olimpíada Internacional de Física

Paulo Floro
Os estudantes que representarão o Brasil na 46ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO 2015) e na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF 2015) participaram ontem (1) e hoje (2) de treinamentos ministrados por pesquisadores e alunos de Pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
Foram selecionados em colégios de todo o país, pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), cinco estudantes para a IPhO 2015, que se realiza em Mumbai, Índia, de 5 a 12 de julho. Para a OIbF 2015, que deve ocorrer em setembro em Cochabamba, Bolívia, a SBF escolheu mais quatro representantes, também entre escolas de ensino médio.
Os treinamentos complementares em Física ocorrem nos laboratórios associados de Plasma (LAP) e de Sensores e Mateiais (LAS) do Inpe e no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O pesquisador do LAP, Mário Ueda, também membro do Comitê Brasileiro da Olimpíada Internacional de Física, agradeceu à direção do Inpe pelo apoio oferecido ao evento e desejou sucesso aos alunos nas respectivas olimpíadas.

GAZ.COM.BR (RS)


Aeroclube recebe seminário para aviadores

Sábado será de palestras, exposição de réplicas e lançamento de livro com estudo inédito sobre a vida de Santos Dumont
Rodrigo Kämpf
Profissionais da aviação de todo o Brasil se reúnem no Aeroclube de Santa Cruz do Sul neste sábado. A primeira edição do Seminário Aeronáutico promove uma série de palestras e atividades voltadas àqueles que vivem e trabalham acima de nossas cabeças. São cerca de 140 inscritos que vêm de diversas partes do Estado e do País para aprender mais sobre temas específicos relacionados com essa profissão.

Na parte da manhã, o professor Jair Putz-ke lança um livro sobre a vida de Santos Dumont e a sua relação com o método científico. Apesar do evento ser fechado para quem se inscreveu, o público santa-cruzense que se interessa pela temática está convidado a visitar o aeroclube e conferir a exposição de modelos de aviões de Dumont, como o 14-Bis e o Deimosselle, em tamanho real. O seminário tem início às 8h30 e se estende até às 17h10.

PANROTAS.COM.BR (SP)


Obras em aeroporto de Macapá são retomadas

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, assinou na última quinta-feira (dia 2) a ordem de serviço para retomar as obras no Aeroporto Alberto Alcolumbre, em Macapá (AP). Com investimentos na ordem de R$ 163,2 milhões, as obras têm conclusão prevista para setembro de 2017.
“Assim como retomamos a obra em Vitória, agora estamos assumindo o nosso compromisso com a população do Estado do Amapá e mostrando que os investimentos nos aeroportos são uma prioridade para o governo federal”, diz Padilha.
Ele e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, farão uma visita ao aeroporto para acompanhar o andamento dos trabalhos. O novo terminal, que terá 26 mil metros quadrados e capacidade para receber 4,5 milhões de passageiros por ano, será concluído pelo consórcio EPC-WVG, que venceu a licitação e também será responsável pela construção do novo estacionamento de veículos, com 780 vagas, além do sistema viário de acesso, das edificações de apoio, da ampliação do pátio de aeronaves para nove aviões e das três pontes de embarque (fingers).
As obras mais que duplicarão a capacidade operacional do aeroporto, fazendo com que a demanda aumente dos atuais 750 mil passageiros ao ano para 1,2 milhões, em 2019. O projeto inclui, ainda, a demolição do já existente terminal de passageiros e a realocação dos módulos operacionais (MOPs), estruturas pré-fabricadas removíveis que atualmente funcionam como sala de embarque e desembarque no aeroporto de Macapá

DIANAFM.COM (PT)


Évora: Parque da Indústria Aeronáutica com “elevada procura”

Perto de 80 por cento da área disponível do Parque da Indústria Aeronáutica de Évora “tem intenções de investimento”. Segundo o presidente da câmara, são intenções de investimento “já avançadas e não simples contactos para investir”.
Carlos Pinto de Sá antecipou que, este ano ou no início de 2016, vão surgir “boas notícias”, que permitem “começar a criar o cluster aeronáutico” em Évora.
O autarca participou ontem numa sessão sobre oportunidades de fornecimento à Embraer, que decorreu no Palácio D. Manuel, em Évora.
Neste encontro, estiveram presentes administradores da construtora aeronáutica brasileira e cerca de 60 empresários portugueses.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented