|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 27/05/2015 / Embraer entrega primeiro caça AF-1B modernizado para a Marinha brasileira

Embraer entrega primeiro caça AF-1B modernizado para a Marinha brasileira ...




São Paulo - A divisão de Defesa & Segurança da Embraer fez nesta terça-feira, 26, a entrega do primeiro caça AF-1 modernizado (AF-1B) para a Marinha do Brasil, dos 12 caças subsônicos que deverão passar por modernização, informou a fabricante de aeronaves. O programa AF-1 - designação da Marinha para o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk - prevê a revitalização e a modernização de nove AF-1 monopostos e três AF-1A bipostos. O AF-1 é um avião de interceptação e ataque operado a partir de um porta-aviões como vetor para a defesa aérea da esquadra ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL TRIBUNA DA BAHIA


Um número a comemorar


Paulo Roberto Sampaio

A Secretaria da Segurança Pública na Bahia acaba de divulgar um número bem positivo em relação a essa guerra diária travada contra o crime. A taxa de homicídios na Bahia caiu 21% nesses primeiros quatro meses do ano do governo Rui Costa. Foram 209 mortes a menos a integrar uma triste estatística que retrata o quadro da violência em nossas grandes metrópoles e no seu entorno.
Larga na frente a Bahia - Salvador e Região Metropolitana em especial - nessa luta diária. Batalha onde, como em qualquer outra guerra nos moldes antigos, sacrifica maciçamente os jovens, que vão para a frente de combate. São os reservistas do crime.
Sem a precisão científica do traço atual, mas recorrendo aos números de uma década, sete em cada dez vítimas nessa cruel matança são jovens com menos de 28 anos. A maioria pegou em arma atraída pelo tráfico, corrompida pela perspectiva de ter alguma coisa na vida através da porta que se abria à sua frente.
Arma para atacar, arma para defender, arma para duelar. Esse fim de semana mesmo registra mais três mortes de jovens na batalha por um ponto de tráfico no São Caetano. São os soldados do crime, que servem a uma pátria que os abrigou e acolheu, quando a pátria Brasil lhes virou as costas.
Mas não são só eles. São também inocentes que apenas passavam pela rua ou estavam em casa, perto de uma porta ou janela, e, tragicamente, acabaram na linha de tiro, vitimados por uma bala perdida. E aí morrem crianças, adultos e velhos. Uma bala perdida não escolhe perfil de vítima.
Os números divulgados pelo governo baiano são significativos porque mostram que o Estado está retomando o controle da situação. Está agindo preventivamente e procurando garantir a segurança do cidadão comum, do trabalhador, do pai e da mãe de família, que sai para a labuta do dia e acaba na mira dos bandidos.
Mas essa é uma guerra para décadas. É uma luta onde o poder da polícia é fundamental, onde o exercício da lei se torna imperioso para que o campo não fique livre para a marginalidade e o tráfico.
Mas há outras fronteiras a serem enfrentadas e não são as territoriais desse país, por onde entram e transitam livremente as drogas e as armas. Essas deveriam e devem ser policiadas ostensivamente e controladas pela Polícia Federal, pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Pelos comandos militares.
A grande fronteira onde temos de atuar, e o governador Rui Costa resolveu fincar trincheira, é na educação. É oferecendo um ensino básico de qualidade. Cursos profissionalizantes que preparem nossos jovens e abram portas para uma vida decente e digna, para que possam sonhar com um futuro melhor, para constituir família e ter como sustentá-la com um salário ganho com o suor no rosto.
Só assim, nossos jovens haverão de desviar do perigoso caminho do crime. É preciso estimular nossa juventude, principalmente na periferia das cidades, acenando com oportunidades reais de trabalho, e tudo vem a partir da educação.
E manter, naturalmente, uma polícia atuante e preparada para, através da força, conter o avanço dos desgarrados, dos marginais por vocação, que tão pouco valor dão a uma vida humana, principalmente na hora de assaltar e roubar.
A PM baiana e a Polícia Civil estão de parabéns pelos números. O governador Rui Costa tem mesmo o que comemorar. O serviço de inteligência deve ter tido papel preponderante nesses resultados, mas essa é uma guerra sem tréguas, que se renova a cada dia. Portanto, vamos à luta, porque o crime não dá tréguas. 

PORTAL G-1


FAB apura qualidade de combustível do avião de Angélica e Luciano Huck

Amostras do combustível, óleo e filtros são periciados em órgão em SP. Investigação apura possibilidade de sujeira ou contaminação no tanque.

Tahiane Stochero

Os técnicos da Aeronáutica responsáveis por investigar o acidente com um avião que levava Angélica, Luciano Huck e seus três filhos apuram a suspeita de que o combustível usado na aeronave pudesse estar com problemas, contaminado ou adulterado.
O piloto que trazia a família após a gravação de um programa no interior do estado para a capital, Campo Grande, teve que fazer um pouso forçado após constatar problemas no filtro do tanque de combustível, levando à perda de potência dos motores. Os apresentadores da TV Globo tiveram ferimentos leves e passam bem.
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), amostras do combustível, do óleo do avião e os dois filtros dos motores foram retirados da aeronave acidentada, um Embraer modelo 820 C. Uma equipe da Embraer acompanhou o trabalho. O material foi levado para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em São José dos Campos (SP), onde será periciado.

Os técnicos do DCTA vão analisar o processo de conservação dos fluídos, como foi a forma de abastecimento do combustível, se há mistura de químicos e também analisar a bomba do tanque.
A perícia também busca verificar se havia alguma falha nos filtros das bombas que irrigam os tanques do avião.
Já os sistema de combustíveis (que englobam os tanques e as bombas e estão localizado nas asas do modelo) continuam no local do acidente, uma fazenda a 30 km de Campo Grande.
Os investigadores estão nesta manhã desmontando a aeronave para que ela possa ser movimentada e analisada em um local seguro. A comissão que apura o acidente vai recolher os dois sistemas de combustível para tentar entender o que provocou o caso.
Perda de motor

Após o acidente, o piloto Osmar Frattini, de 52 anos, afirmou que, faltando de 10 a 25 minutos para completar o trajeto entre Miranda e Campo Grande, acendeu no painel o alarme de emergência que apontava uma falha no filtro de combustível do motor esquerdo e que, imediatamente, acionou a bomba auxiliar, mas que continuou sem resposta.
Ao G1, o copiloto José Flávio de Sousa Zanatto confirmou que houve um problema na bomba que injeta combustível nos motores, causando o desligamento do primeiro motor e a queda de potência do segundo.
Até o momento, nenhuma hipótese para as causas dos problemas no avião foi descartada.
Como foi o acidente

O casal de apresentadores, os filhos e as babás estavam no avião que fez pouso forçado em uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande na manhã de domingo (24).
A Santa Casa de Campo Grande informou em nota, divulgada por volta das 15h do domingo, que não foi "diagnosticado nada grave" em nenhum dos pacientes atendidos após o incidente.
Na noite de domingo, a família foi transferida para o Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Na mesma noite, as crianças e as babás tiveram alta. O casal teve alta na segunda-feira (25).

Largura de canela é requisito para haitiano ter emprego no país, diz MPT

75 inquéritos tramitam no MPT para investigar condições de trabalho. Órgão ingressou ação civil na 2ª Vara do Trabalho de Rio Branco.

Caio Fulgêncio

O Ministério Público do Trabalho (MPT) está investigando, desde 2013, a situação de trabalho a que são submetidos os imigrantes, em sua maioria haitianos, que ingressam no Brasil pelo Acre. Em torno de 75 inquéritos tramitam, atualmente, no órgão, anunciou o procurador-chefe, Marcos Cutrim. Nesta segunda-feira (25), o MPT ingressou com uma ação civil pública na 2ª Vara do Trabalho de Rio Branco fazendo uma série de exigências.
Segundo Cutrim, o órgão chegou a identificar empresas, sobretudo, do centro-sul, que iam ao Acre para contratar mão-de-obra haitiana e de outras nacionalidades utilizando requisitos como idade inferior a 38 anos, espessura da canela e até a genitália. O MPT ainda tenta identificar todas as empresas que chegaram a atuar dessa forma.
"Do ponto de vista científico não há embasamento nenhum [para esse tipo de requisito]. Parece que era uma mera vontade de discriminar e selecionar. O que se percebia é que os abrigos mais pareciam senzala do século XIX. Eram os mesmos métodos de contratação", disse o procurador-chefe em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), em Rio Branco.
De acordo com a ação, que ainda será analisada pela Justiça, o MPT exige que o governo federal assuma a gestão financeira e institucional do abrigo localizado no Acre, bem como o transporte interestadual através da Força Aérea Brasileira (FAB) ou fretamento de ônibus. Pede também uma indenização de R$ 50 milhões por danos morais coletivos, a ser utilizada na promoção de políticas públicas para o acolhimento de imigrantes com visto humanitário no estado.
O MPT quer ainda que a União assuma o serviço de encaminhamento dos imigrantes para o Sistema Nacional de Emprego (Sine), "mediante a criação de unidades de atendimento que realizem as atividades necessárias à prevenção da vitimização dos trabalhadores e empregos de qualidade duvidosa". Essa seria a forma para evitar que essas pessoas acabem submetidas a condições de trabalho análogas as de escravo.
Outra exigência é que o governo federal inclua nas próximas Leis Orçamentárias Anuais, o percentual mínimo de recursos do orçamento público federal destinado ao acolhimento. Além disso, pede ações concretas para coibir o tráfico internacional de pessoas, com atuação da Polícia Federal e de órgãos de cooperação jurídica internacional para investigar e punir os "coiotes" - traficantes e contrabandistas que atuam em rotas terrestres. Por cada obrigação descumprida, o MPT fixou a multa diária no valor de R$ 100 mil.
O Ministério da Justiça informou não vai se manifestar sobre o assunto porque ainda não recebeu comunicado oficial sobre a ação civil pública. Reiterou as medidas que já foram anunciadas pelo ministro José Eduardo Cardozo, como: enfrentamento a organizações criminosas, aproximação com os governos da Bolívia, Equador e Peru para articular medidas que evitem as ações de coiotes e estímulo das rotas legais com a ajuda do Itamaraty.
Rota de imigração
Imigrantes chegam ao Acre todos os dias através da fronteira do Peru com a cidade de Assis Brasil, distante 342 km da capital. A maioria são imigrantes haitianos que deixaram a terra natal, desde 2010, quando um forte terremoto deixou mais de 300 mil mortos e devastou parte do país. De acordo com o governo do estado, desde 2010, mais de 38,5 mil imigrantes entraram no Brasil pelo Acre.
Eles vêm ao Brasil em busca de uma vida melhor e de poder ajudar familiares que ficaram para trás. Para chegar até o Acre, eles saem, em sua maioria, da capital haitiana, Porto Príncipe, e vão de ônibus até Santo Domingo, capital da República Dominicana, que fica na mesma ilha. Lá, compram uma passagem de avião e vão até o Panamá. Da cidade do Panamá, seguem de avião ou de ônibus para Quito, no Equador.
Por terra, vão até a cidade fronteiriça peruana de Tumbes e passam por Piura, Lima, Cusco e Puerto Maldonado até chegar a Iñapari, cidade que faz fronteira com Assis Brasil (AC), por onde passam até chegar a Brasiléia.

Show das Águas 2015 inicia atividades em Manacapuru, no AM

Projeto é realizado pela Fundação Rede Amazônica há 15 anos. Expectativa é que 20 mil pessoas participem de evento, que vai até sábado.

Sérgio Rodrigues

A abertura oficial do projeto Show das Águas - Meio Ambiente e Cidadania - aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no Colégio Estadual Nossa Senhora de Nazaré, na Praça da Igreja da Matriz, em Manacapuru - a 68km de Manaus. Neste ano, o evento, realizado há quinze anos pela Fundação Rede Amazônica e que iniciou suas atividades nesta segunda-feira (25), espera atingir cerca de 20 mil pessoas no município.
A edição do projeto Show das Águas 2015 conta com vinte instituições parceiras, cerca de 300 pessoas envolvidas e mais de 30 ações simultâneas. A iniciativa disponibiliza ações sociais, de saúde e de conscientização à população, além de cursos e palestras educacionais com os mais diversos temas.
Segundo Marlene Tupinambá, membro do Comitê das Águas e Meio Ambiente, 1.240 pessoas foram atendidas pelos serviços de emissão de documentos, como CPF e Certidão de Nascimento. "Ainda não temos uma estimativa de quantas pessoas vamos atender este ano, mas esperamos que os números sejam maiores do que no ano passado", disse.

De acordo com o gestor do Centro de Estudos da Amazônia, Antônio dos Santos, o evento atual é uma semente do que foi plantado no ano 2000. "Esperamos atender pelo menos 20% da população de Manacapuru, o que seria cerca de 20 mil pessoas. Mas, vai depender muito da demanda do município", declarou.
De acordo com o vice-almirante do 9º Dsitrito Naval da Marinha, Wagner Zamith, foram realizados cerca de 500 atendimentos médico-ondontológicos em um navio-hospital disponibilizado durante o primeiro dia do evento. "Além disso, estamos com uma equipe da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, oferecendo cursos para marinheiros fluviais auxiliares, tão importante a esta comunidade que usam os rios para suas atividades diárias. Trazemos de forma reforçada esse ano essa questão da conscientização quanto a condução das embarcações no rio", informou.
A Força Aérea Brasileira começou a participar do projeto "Show das Águas" nesta terça. O primeiro tenente médico da Força Aérea, Waldyr Moisés de Oliveira Júnior, informou que estão sendo oferecidos as especialidades de otorrinolaringologia, cardiologia, pediatria, ginecologia, dermatologia e clínica médica. "Em Manaquiri, no ano passado, conseguimos realizar 1.200 atendimentos em cinco dias. Esperamos manter este número para 2015", ressaltou.
O projeto "Show das Águas" segue com atividades até o próximo sábado (30).

Peças de avião onde estavam Huck e Angélica são levadas para empresa

Caminhão guincho ajudou na retirada de peças do local do acidente. Material passará por perícia no hangar da empresa operadora do avião.

As peças recolhidas do avião que transportava Luciano Huck e Angélica, além dos três filhos do casal, babás, piloto e copiloto, foram levadas, na tarde desta terça-feira (26), para o hangar da MS Táxi Aéreo, empresa operadora, em Campo Grande, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).
No local, os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreo (Cenipa) irão retirar componentes do sistema de combustível para análise. Em nota, a instituição informou que todas as amostras serão levadas para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP).
As partes da aeronave foram recolhidas por investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreo (Seripa). Mecânicos e um engenheiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) também participaram dos trabalhos. No início da tarde desta terça-feira (26), um caminhão guincho chegou ao local do acidente para a retirada total do veículo, mas, conforme a assessoria da FAB, as asas da aeronave ainda não foram recolhidas.
No dia anterior, a equipe coletou amostras de combustíveis, óleo do motor e filtros. Os especialistas também fizeram fotos de detalhes da aeronave, entrevistas com testemunhas e levantamento de evidências, conforme apurou o G1.
Nesta terça-feira, de acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aéreo (Cenipa), técnicos sentiram a necessidade de recolher sistema de bomba de combustível que fica dentro das asas. Os técnicos apuram a suspeita de que o combustível usado na aeronave pudesse estar com problemas, contaminado ou adulterado. Ainda conforme a FAB, não é possível definir prazo para conclusão da investigação.
O comerciante e produtor rural William Ferreira de Almeida, de 52 anos, que ajudou a transportar a família depois do acidente, contou ao G1 que a apresentadora chorava muito, e os filhos tentaram acalmá-la durante o percurso.

Piloto e copiloto explicam pouso
Segundo o copiloto do avião, José Flávio de Sousa Zanatto, foram 5 minutos de tensão até o fim do pouso forçado. Ele disse que o primeiro sinal de que algo estava fora do normal foi quando o painel mostrou acesa a luz de advertência do filtro da bomba de combustível.
O piloto Osmar Frattini, de 52 anos, disse que durante a pene houve choros e gritos. Ele também deu detalhes sobre a manobra que precisou fazer para controlar o avião e fazer o pouso forçado. Faltando apenas 10 dos 25 minutos calculados para completar o trajeto de Miranda (MS) a Campo Grande, ele conta que um alarme de emergência apontou uma falha.
Alta médica
Angélica recebeu alta na noite de segunda-feira (25), pouco depois de o apresentador Luciano Huck também ser liberado pelo Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo. Ele sofreu "uma pequena fratura" na 11ª vértebra torácica e Angélica teve "um estiramento muscular na região da cervical". Ela ainda apresenta uma discreta lesão na musculatura da parede abdominal e pélvica.
Gravações de Estrelas
A apresentadora Angélica e a equipe estavam em Mato Grosso do Sul para gravações do programa "Estrelas", da TV Globo. De acordo com o GShow, a apresentadora grava nova temporada especial no Pantanal.
A produção levou convidados para apresentar receitas locais, realizar safári fotográfico e conduzir apresentações musicais. Rodrigo Simas, Daniel Rocha, Cristiano Araújo, Munhoz & Mariano foram alguns dos convidados.
Como foi o acidente
O casal, os filhos e as babás estavam no avião que fez pouso forçado em uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande na manhã deste domingo (24). O piloto afirmou que a aeronave sofreu uma falha na bomba de combustível. A Santa Casa de Campo Grande informou em nota, divulgada por volta das 15h do domingo (24), que não foi "diagnosticado nada grave" em nenhum dos pacientes atendidos após o incidente.
Na noite de domingo, a família foi transferida para o Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Na mesma noite, as crianças e as babás Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita tiveram alta. O casal recebeu alta na segunda-feira (25).

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Demanda aérea doméstica registra crescimento pelo 19º mês seguido


João José Oliveira

SÃO PAULO - A demanda do setor aéreo doméstico no Brasil, medida em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em Inglês), registrou crescimento de 3% em abril de 2015, comparada com o mesmo mês de 2014. Na mesma base de comparação, a oferta apurada em assentos-quilômetros oferecidos (ASK, na sigla em Inglês) teve aumento de 1,1%.
É o décimo-nono mês seguido de aumento para a demanda, que alcançou o maior nível para o mês nos últimos dez anos. Já a oferta doméstica apresentou o oitavo mês consecutivo de crescimento.A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras em abril de 2015 foi de 80,9%, aumento de 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2014. É o maior nível alcançado para esse indicador para o mês de abril nos últimos dez anos.
Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Avianca e Gol destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em abril de 2015, quando comparadas com o mesmo mês de 2014, com variações positivas de 21,7% e 4,3%, respectivamente. Já Tam e Gol lideraram o mercado doméstico em abril de 2015 ambas com participação (em RPK) de 36,6%. Mas enquanto a Tam registrou queda de 4,8% em sua participação de mercado, a Gol teve um aumento de 1,3% neste indicador.
O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em abril de 2015 atingiu 7,9 milhões, tendo sido o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 2,5% em relação a abril de 2014. Esse indicador também vem registrando variação positiva há 19 meses consecutivos, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.No período de janeiro a abril de 2015, a quantidade de passageiros transportados acumulou crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Transporte internacional
Em abril de 2015, a demanda medida em RPK do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras apresentou crescimento pelo décimo-quarto mês consecutivo, com aumento de 7,1% quando comparada com o mesmo mês de 2014. Já a oferta internacional (em ASK) apresentou o nono mês consecutivo de crescimento, com alta de 12,1% em comparação a abril de 2014.
Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para o mês nos últimos dez anos.A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras foi de 79,1% em abril de 2015, contra 82,8% no mesmo mês de 2014.O número de passageiros pagos transportados por empresas brasileiras no mercado internacional em abril de 2015 atingiu 550,0 mil, aumento de 8,4% em relação a abril de 2014.Trata-se da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras registrada para o mês nos últimos dez anos. Com o resultado de abril de 2015, o indicador completou 13 meses consecutivos de crescimento.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Embraer entrega primeiro caça AF-1B modernizado para a Marinha brasileira


São Paulo, 26 - A divisão de Defesa & Segurança da Embraer fez nesta terça-feira, 26, a entrega do primeiro caça AF-1 modernizado (AF-1B) para a Marinha do Brasil, dos 12 caças subsônicos que deverão passar por modernização, informou a fabricante de aeronaves.
O programa AF-1 - designação da Marinha para o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk - prevê a revitalização e a modernização de nove AF-1 monopostos e três AF-1A bipostos. O AF-1 é um avião de interceptação e ataque operado a partir de um porta-aviões como vetor para a defesa aérea da esquadra.
Conforme explicou a Embraer, as aeronaves modernizadas receberam novos sistemas de navegação, armamentos, geração de energia, computadores, comunicação tática e sensores, incluindo um radar multímodo de última geração. "Esses equipamentos, aliados ao trabalho estrutural realizado, permitirão a estes caças operar até o ano de 2025", disse a companhia.
O programa de modernização prevê ainda o fornecimento de estações de briefing e debriefing que já estão sendo empregadas no treinamento e na proficiência dos pilotos do Esquadrão VF-1 Falcão, possibilitando um melhor aproveitamento, redução de custos e maior eficácia no planejamento e execução das missões, acrescentou a Embraer.
Em nota, o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, afirmou que a modernização do AF-1, primeiro contrato de integração de sistemas firmado entre a companhia e a Marinha do Brasil, representou um desafio tecnológico para a empresa por ser uma plataforma não desenvolvida pela Embraer.
"Para a Marinha do Brasil, a modernização das aeronaves AF-1 na Embraer é mais um importante passo na capacitação da Base Industrial de Defesa brasileira e os resultados alcançados permitirão que a Aviação Naval opere uma aeronave com sensores e equipamentos no estado da arte, representando um grande salto de qualidade na capacidade da Força", declarou o Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, comandante da Marinha, também por meio de nota.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


"Não estou preocupado com segurança na Olimpíada", diz Paes

Prefeito do Rio alerta para antes e depois dos Jogos Olímpicos

Nathalia Garcia

A pouco mais de um ano da próxima Olimpíada, o tema segurança no Rio de Janeiro voltou a ganhar atenção depois da morte do médico Jaime Gold, de 57 anos, esfaqueado durante um assalto enquanto andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas. Apesar da onda de violência, o prefeito Eduardo Paes não se diz preocupado com essa questão para 2016. Para ele, os cidadãos estarão protegidos por um grande contingente policial durante os Jogos Olímpicos.
"Não estou nem um pouco preocupado com a segurança na Olimpíada. O Rio, no auge de suas crises de segurança pública, fez a Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento). Faz carnaval todo ano, faz Réveillon com enorme sucesso porque, em um grande evento, baixa Exército, Aeronáutica, Polícia, fica uma maravilha", destaca.
Em um evento de empresários nesta terça-feira, em São Paulo, Eduardo Paes apontou que a maior inquietação deve ocorrer antes e depois da competição. "O evento vai embora e o pau come de novo. Esquece Olimpíada, não me preocupo um minuto". O prefeito vê a violência como um problema nacional e reconhece que o Rio de Janeiro tem uma particularidade nesse assunto. "No Rio, talvez seja a situação mais grave, essa coisa de território dominado. São Paulo tem muita violência, mas o Estado não perdeu o monopólio da força."
Ele mostra confiança na política de pacificação das comunidades, instaurada em 2007. Mas, ainda que a responsabilidade pela segurança pública seja do Governo do Estado do Rio, Paes coloca a Prefeitura à disposição para colaborar no combate ao que ele chama de "chaga brasileira". "Nós vamos estar do lado para ajudar. Esse é o grande dasafio do Rio, que a gente tem de enfrentar e tem de vencer", afirma.

PORTAL GLOBO.COM


Drone é usado para achar imóveis com criadouros de dengue em Ipubi

Equipamento ajuda a fazer o controle da doença no município do Sertão. Foram capturadas imagens dos bairros da cidade que serão impressas.

Juliane Peixinho

No Sertão de Pernambuco, a cidade de Ipubi avançou no combate ao mosquito Aedes aegypti, com a utilização de um drone para o mapeamento de todo o município, cuja área é de 972,17 km². Com o equipamento foram capturadas imagens dos cinco bairros da cidade com o objetivo de sinalizar imóveis que possuem possíveis criadouros do mosquito, como piscinas e caixas de água descobertas.
De acordo com o coordenador de vigilância em Saúde de Ipubi, Flávio Filho, o equipamento vai ajudar a fazer o controle da doença no município. “Contratamos uma empresa terceirizada para fazer o mapeamento com o drone, um trabalho que durou uma semana. Tiveram algumas áreas que o técnico manuseava o aparelho com o controle remoto e o agente de endemias já via ao vivo, se tinha alguma irregularidade e tomava as devidas providências”, explica.
O investimento para a etapa de mapeamento foi de R$1.200, o próximo passo será a impressão das imagens que foram registradas pelo aparelho. “Toda a cidade foi feita a captura e as fotos vão ser impressas, para casa por casa, sejam feitas as recomendações pelos agentes. É uma tecnologia avançada e que ajuda muito, porque existem alguns lugares que os agentes passavam despercebido e o drone captura esses pontos e encontramos os focos. Com isso, acreditamos que haverá uma grande diminuição dos casos de dengue na cidade”, esclarece Filho.
A cidade de Ipubi, que possui quase 30 mil habitantes, teve este ano 100 casos notificados de dengue e 5 confirmados. “Ano passado não houve nenhum caso confirmado. O que preocupou mais a gente, é que temos mais de 100 casos notificados e cinco confirmados em 2015. Mas isso pode ser maior, por que não estamos recebendo os resultados dos exames enviados para IX Geres, por conta de um problema que eles tiveram com o laboratório que é terceirizado”, conta Filho.
Além do mapeamento do drone, a cidade conta com o trabalho de 13 agentes de endemias e dois supervisores de campo.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a sorologia da dengue é feita, normalmente, pelo município de Serra Talhada, conforme pactuado com os municípios da região. No entanto, segundo a secretaria, Serra Talhada não está dando conta da demanda, enviada para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Assim, todos os exames estão sendo realizados e entregues ao município de origem.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Desmontagem de avião que levava globais atrai 300 curiosos em fazenda


Flávia Lima

A desmontagem do avião que transportava a família dos apresentadores Angélica e Luciano Huck e que fez um pouso forçado na fazenda Palmeira, a 21 quilômetros de Campo Grande, atraiu, desde domingo (24), dia do acidente, pelo menos 300 pessoas na propriedade, segundo a produtora rural Lorena Beatriz Leonardo.
Segundo ela, os técnicos que participam da desmontagem da aeronave, modelo Embraer 820C, conhecido pelo nome de Carajá, prefixo PT-ENM, garantiram a ela que o trabalho será concluído até o final do dia. As partes do avião serão trazidas para o hangar da MS Táxi Aéreo, em dois caminhões.
Até o momento já foram retiradas as asas e pedaços do interior do avião. Lorena diz que no local há dois guinchos e um caminhão com plataforma auxiliando na operação. Para garantir o trabalho da perícia, os técnicos isolaram a área em uma distância de 100 metros da aeronave, mesmo assim, centenas de curiosos invadiram nos três últimos dias o local para registrar imagens. “Até meu noivo teve que ajudar a tirar o pessoal de lá”, disse.
Lorena diz que na tarde de domingo, pelo menos 50 veículos ficaram estacionados à beira da estrada, com os curiosos que saíram de Campo Grande e Rochedo, a 20 quilômetros da fazenda. “No dia do acidente teve umas 200 pessoas aqui na fazenda”, diz.
A produtora rural disse que para retirar os caminhões da fazenda será preciso quebrar parte da cerca. “Não me preocupo com prejuízo material. O importante é que a família foi salva”, ressalta. Ela disse que com a retirada da aeronave, o trabalho de perícia de campo será concluído. “Eles recolheram pedaços da asa e outras partes que se soltaram durante o pouso”, conta.
A equipe, formada por sete profissionais da FAB, Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado a Aeronáutica e da empresa de táxi aéreo, não saiu do local nem mesmo à noite, se revezando na vigia para evitar aproximação de estranhos. Nesta segunda-feira (25) o grupo ganhou reforço de uma equipe de técnicos do Cenipa de São Paulo.
Segundo informação da assessoria do Cenipa, o laudo conclusivo sobre as causas do acidente ainda não tem previsão de ficar pronto, já que a complexidade da ocorrência é que determina a conclusão dos trabalhos.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL EURONEWS (Portugal)


Como é que os pilotos de aviões reajem ao stress e à pressão psicológica?

Uma equipa de investigadores de vários países está a estudar a forma como os pilotos reagem ao stress e à pressão psicológica.
O recente acidente da Germanwings, em que um piloto depressivo provocou a morte de 150 pessoas, levou a um aumento do interesse público pelo trabalho dos pilotos.
O estudo está a ser desenvolvido na Escola Superior de Aeronáutica e do Espaço, na cidade francesa de Toulouse, e reúne investigadores da França, dos Estados Unidos e do Japão.
O objetivo dos cientistas é conhecer de forma mais detalhada as reações fisiológicas e neurológicas dos pilotos. Outra das ambições do projeto é desenvolver instrumentos que permitam simplificar e melhor o trabalho dos pilotos no interior da cabine de pilotagem.
Graças à monitorização do movimento dos olhos e da atividade cerebral é possível identificar os sinais associados a diferentes comportamentos.
“Queremos compreender melhor o fator humano usando os instrumentos das neurociências, como a eletroencefalografia, a medida fisiológica do ritmo cardíaco, a transpiração, a pupila e o movimento dos olhos, para ver para onde olham os pilotos a cada momento. Usamos todas essas técnicas para perceber melhor o comportamento humano em condições difíceis, sob stress e cansaço, de modo a prevenir os acidentes”, explicou Mickael Causse, professor auxiliar de Neuroergonomia da Escola Superior de Aeronáutica e do Espaço.
Na prática, os investigadores colocam um aparelho na cabeça do piloto que permite identificar os movimentos dos olhos.
“É um aparelho muito leve, pesa menos de 80 gramas, possui uma câmara frontal que nos mostra a direção do olhar do piloto, a perspetiva dele. Temos aqui outra câmara, mais pequena, que nos mostra em tempo real a direção do olhar do piloto”, explicou Frederic Dehais, professor de Neuroergonomia, na Escola Superior de Aeronáutica e do Espaço, em Toulouse.
Os investigadores testam as reações dos pilotos em várias situações, incluindo mau tempo e problemas técnicos. Por exemplo, numa situação de grande tensão, um piloto pode involuntariamente ignorar o sinal sonoro de alarme e focar-se apenas nos sinais visuais.
As informações recolhidas vão ajudar a redesenhar as cabines de pilotagem de modo a limitar o fluxo de informação ao estritamente necessário.
“No futuro, as cabines de pilotagem serão não invasivas, terão uma interface cérebro-máquina, vão poder monitorizar os fluxos de informação e usar contra-medidas graças à tecnologia. A forma como a informação é apresentada ao piloto deverá ser melhorada e reduzida, para que em condições difíceis eles possam concentrar-se no que é mais importante”, sublinhou Daniel Callan, investigador no Instituto Nacional de Informação e Tecnologias de Informação de Osaka, no Japão.
O acidente do avião da Germanwings chamou a atenção para a necessidade de limitar os erros humanos, mas, segundo os cientistas, vai ser difícil para já, propor voos completamente automatizados.
“Há um obstáculo psicológico. Será que os passageiros vão querer entrar num avião sem piloto? Para já, penso que não. Com o acidente da Germanwings, vimos que ter apenas um piloto pode ser problemático. Penso que durante os próximos tempos os dois pilotos vão ser mantidos”, concluiu Mickael Causse.

PORTAL SPUTNIK BRASIL


BRICS planejam reforçar cooperação econômica e na área da segurança

Julia Kaminskaya

O Ocidente fomentou a saída de mais de 1,5 trilhões de dólares dos países dos BRICS durante os últimos três anos, declarou o secretário do Conselho de Segurança russo (CS), Nikolai Patrushev.
Durante o Quinto encontro anual de representantes dos países membros dos BRICS para assuntos de segurança, Patrushev explicou:
"O Ocidente usa a cada vez mais as instituições financeiras internacionais como um instrumento de pressão. Nos últimos dez anos, a saída do capital das economias dos BRICS foi igual a pelo menos 3,5 trilhões de dólares. Mais da metade deste montante saiu durante os últimos três anos".
Para Patrushev, os BRICS são capazes de opor algo à infraestrutura financeira internacional vigente, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial como seus pilares. A opção do grupo integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul é dupla: a sua proposta inclui o Novo Banco de Desenvolvimento e o Arranjo Contingente de Reservas, instituições destinadas para ajudar os países emergentes.
O secretário do CS da Rússia destacou também o crescente papel dos BRICS como um grupo internacional com grande potencial. Não obstante as previsões negativas dos céticos, "os resultados reais do nosso trabalho são mais eloquentes que qualquer crítica", frisou.
Defesa e história
Segundo Patrushev, a parceria dentro do marco dos BRICS ajuda a fortalecer a influência dos países emergentes, o que ajuda a criar o mundo multipolar. A posição desses países é mais ouvida e mais aceitada.
"Foi precisamente graças à posição firme da Rússia e da China no Conselho de Segurança da ONU, apoiada pelos restantes integrantes dos cinco negociadores, que a comunidade mundial conseguiu parar a intervenção militar estrangeira na Síria, eliminar as armas químicas da Síria e evitar que caia nas mãos dos terroristas", disse Patrushev.
O membro do Conselho de Estado da China Yan Jiechi concordou com o seu colega russo, acrescentando que é preciso "aperfeiçoar o sistema da administração internacional". Para ele, é especialmente importante a cooperação estreita nas áreas de economia, política e segurança.
É também preciso saber a história mundial, disse Jiechi:
"É necessário conservar os resultados da Segunda Guerra Mundial. Todos os povos pacíficos levantaram-se ombro a ombro e venceram o agressor. Uma das nossas tarefas é a defesa dos resultados da Segunda Guerra Mundial, a oposição às tentativas de falsificação".
"A Carta da ONU nasceu na fumaça da Segunda Guerra Mundial", lembrou o conselheiro chinês. Portanto, se a história da Segunda Guerra Mundial for revisada, como pretende hoje o Ocidente, nem só a ONU, mas os princípios da segurança internacional seriam minados.
O representante da Índia, Ajit Kumar Doval, propôs ampliar o Conselho de Segurança da ONU para que seja mais inclusivo e abrangente. A proposta foi anteriormente mencionada pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Brasil, Roberto Mangabeira Unger.
O representante da África do Sul, David Mahlobo, por sua parte, acredita que o Conselho de Segurança da ONU deve ser reformado "para melhor lidar com os desafios do século XXI".
O encontro acontece três semanas depois da Parada de Vitória em Moscou, que homenageou os 70 anos da vitória sobre o fascismo e o nazismo na Segunda Guerra Mundial.
Já dentro de um mês e meio terá lugar a cúpula dos presidentes dos BRICS na cidade russa de Ufa, no Bascortostão.

CORREIO DO ESTADO (MS)


Pane em equipamento de aeroporto suspende voos

Gisele Mendes
Notificação de problema foi enviada à Aeronáutica

Uma pane no equipamento responsável pela iluminação da pista do Aeroporto Plínio Alarcon, situado em Três Lagoas, distante 338 quilômetros da Capital, foi responsável pela suspensão dos voos noturnos. Conforme José Estevão Moraes Palma, superintende do aeroporto, funcionários da empresa terceirizada que presta serviço para a prefeitura estão no local realizando a manutenção em caráter de urgência. “A nossa expectativa é que esse serviço seja concluído ainda hoje”, destacou.
Mesmo assim, uma notificação foi encaminhada a aeronáutica informando a suspensão dos voos até que o problema seja solucionado. Na madrugada de hoje, passageiros que faziam conexão no aeroporto de Guarulhos (SP) com destino a Três Lagoas foram informados de que não poderiam seguir viagem, por conta da pane. Eles tinham a opção de aguardar um voo na tarde desta segunda-terça ou viajar de ônibus ainda na madrugada.
Os voos suspensos são os da meia-noite e das 3 horas da manhã operados pela empresa Passaredo.

UNITED PRESS INTERNATIONAL (EUA)


Budget cut hits Brazilian military

The Brazilian military is to prioritize programs following a reduction in its budget.
Richard Tomkins
BRASILIA, Brazil, May 26 (UPI) -- Brazilian Ministry of Defense is to reschedule its spending for 2015 following a reduction of funds earmarked for 2015 in the annual budget law.
The amount now available about 24.8 percent lower that the earlier earmarked amount of about $7.3 billion.
"Aware that this budget reduction in 2015 is a prerequisite for economic stability, the Defense Ministry will make efforts to reschedule spending for the current year, in order to minimize the impact on its activities," it said.
The ministry said it will prioritize commitments already made and effect management improvement measures to reduce costs. If necessary, scheduled deliveries of systems and services would be revised.
All agreements and commitments already made will be prioritized, and the management improvement process will be intensified in the constant quest to reduce costs. If necessary, the deliveries schedules of defense products will be revised, as Defense Minister Jaques Wagner stressed during hearings held this week in the House of Representatives and the Senate. The reduced values of strategic projects will still be calculated from the publication of the Presidential decree.
"Our strategic projects must not suffer any discontinuity," Wagner said in hearings of House of Representatives and Senate. "They may suffer, so to speak, a slightly deceleration because of what we are going through, and I recognize the need for adjustment. But we cannot discontinue any program that is strategic in defense of either the Navy, Army or Air Force," because if it is very easy to delay a program, it quickly tends to discontinue and stop very fast.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented