|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 13/05/2015 / Embraer vai transferir produção de modelo executivo para os EUA

Embraer vai transferir produção de modelo executivo para os EUA ...




Planta na Flórida vai produzir Phenom 100 e 300 a partir de 2016. Modelo fabricado no Brasil é um dos mais vendidos da companhia ...



A Embraer anunciou nesta terça-feira (12) que vai transferir parte da linha de montagem dos aviões executivos Phenom, nas versões 100 e 300, para os Estados Unidos. O modelo, atualmente produzido em São José dos Campos (SP) e Botucatu (SP), é um dos jatos mais vendidos da companhia. De acordo com a empresa, o avião será produzido na planta em Melbourne, na Flórida. A medida ocorre a partir de uma decisão estratégica da Embraer e a previsão é que a transferência ocorra em 2016. Com a transferência, cerca de 600 funcionários que trabalham no setor devem ser remanejados para a montagem dos jatos comerciais Ejets E2. Em breve, a unidade de São José dará início à montagem de protótipos da nova geração do modelo ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL JANES (Inglaterra)


Brazilian MoD announces Pantsir procurement delay


Inigo Guevara Washington, Dc - Ihs Janes Defence Weekly

Brazils procurement of the KBP Pantsir-S1 (SA-22 "Greyhound") medium-range self-propelled air defence system will be delayed, Minister of Defence Jaques Wagner has announced.
According to Wagner, who was visiting Russia to represent Brazil in the 2015 Moscow Victory Day Parade on 9 May, the Pantsir-S1 is still required and Brazil has requested an official pricing and offer from Russia, but Wagner does not anticipate a contract signature in 2015 due to fiscal restrictions.
Brazil originally expected to sign a USD1 billion contract in 2013 for 12-18 Pantsir-S1s, composed of mixed missile and 30 mm gun systems on MAN 8x8 platforms.
PORTAL G-1


Base aérea lança edital de concurso e provas podem ser feitas em Rondônia

Seleção é voltada para jovens de 14 a 19 anos, com ensino fundamental. Aprovados farão o curso preparatório em Minas Gerais (MG).

Do G1 Ro

A Base Aérea lançou edital de concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), cuja seleção é voltada para jovens com idade entre 14 e 19, que tenham ensino fundamental completo. Porto Velho é uma das cidades onde os candidatos poderão fazer a prova, no dia 2 de agosto de 2015. São 180 vagas. As inscrições começam no dia 19 de maio e podem ser feitas até as 15h (horário de Brasília) do dia 11 de junho. A taxa é de R$ 60,00.

O processo seletivo é composto de provas escritas (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

O candidato aprovado em todas as etapas fará o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) em Barbacena (MG), por três anos. O curso é equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino, segundo a Base.

Os alunos vão receber auxílio financeiro, alimentação, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária durante todo o curso, além de moradia na escola. Após a conclusão, os candidatos terão certificado de conclusão do Ensino Médio e da Base Aérea e, se considerados aptos na inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico. No teste de aptidão para a pilotagem militar, poderão concorrer ao número de vagas previsto para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).

Embraer vai transferir produção de modelo executivo para os EUA

Planta na Flórida vai produzir Phenom 100 e 300 a partir de 2016. Modelo fabricado no Brasil é um dos mais vendidos da companhia.

Do G1 Vale Do Paraíba E Região

A Embraer anunciou nesta terça-feira (12) que vai transferir parte da linha de montagem dos aviões executivos Phenom, nas versões 100 e 300, para os Estados Unidos. O modelo, atualmente produzido em São José dos Campos (SP) e Botucatu (SP), é um dos jatos mais vendidos da companhia.

De acordo com a empresa, o avião será produzido na planta em Melbourne, na Flórida. A medida ocorre a partir de uma decisão estratégica da Embraer e a previsão é que a transferência ocorra em 2016.

Com a transferência, cerca de 600 funcionários que trabalham no setor devem ser remanejados para a montagem dos jatos comerciais Ejets E2. Em breve, a unidade de São José dará início à montagem de protótipos da nova geração do modelo.

A Embraer informou que apesar da transferência da produção do modelo Phenom para o exterior, o produto ainda continuará sendo feito no Brasil, exclusivamente pela planta de Botucatu (SP). Em 2015, a companhia prevê receitas de até US$ 6,6 bilhões, com investimentos em capacitação industrial, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Setor

Com o anúncio, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José teme que outras empresas da cadeia de aviação no Vale do Paraíba sofram impactos negativos. A entidade, porém, afirmou que ainda avalia as consequências da medida para os trabalhadores.

Cerca de 30% dos profissionais ligados ao sindicato estão empregados no setor de aviação.

JORNAL A TARDE (BA)


Motor de avião sofre pane no ar em voo para Conquista


Um dos motores do avião ATR 72 sofreu pane em pleno ar por volta de 12h30, desta terça-feira, 12, quando realizava o voo 2234, partindo de Guarulhos (SP), para o município de Vitória de Conquista (que fica a 509 Km de Salvador). O fato deixou os passageiros em pânico e alguns chegaram a passar mal.
Passageiros informaram que no pouso a aeronave permaneceu inclinada para o lado esquerdo. Ambulâncias e unidades do Corpo de Bombeiros estiveram no local de prontidão para qualquer acontecimento. As informações são do site Blog do Anderson.
Em nota, a Passaredo Linhas Aéreas informou que os procedimentos operacionais foram realizados pelos tripulantes e que a aeronave retornou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com relação aos 61 passageiros e os quatro tripulantes a empresa informou que estes desembarcaram às 12h40 e que os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL EBC


Rotas aéreas poderão ter redução anual

Instituto de Cartografia da Aeronáutica publicou 69 novas cartas aeronáuticas que serão utilizadas em voos domésticos e internacionais
As rotas aéreas poderão ter uma redução anual de aproximadamente 50 mil quilômetros em todo o percurso realizado pelas aeronaves, após o Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) ter publicado 69 novas cartas aeronáuticas que começam a ser utilizadas em voos domésticos e internacionais. Com esse novo desenho das rotas, a configuração delas passa a ser mais direta, só que depende também do redesenho dos terminais do Rio de Janeiro, São Paulo e outros.

Segundo o consultor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), comandante Paulo Roberto Alonso, comandante de voo e especialista em segurança operacional, a mudança é bom para todos, porque vai resultar em redução, primeiro de distância, mas também de tempo, de consumo e de emissão. Para ele é um trabalho colaborativo que surte efeito, mas também vai representar uma sensação maior ao longo do tempo.

As alterações das 180 rotas de todo o país vão otimizar o fluxo do tráfego aéreo e busca obter condição mais segura e a eficiência do transporte aéreo.

JORNAL DO COMÉRCIO (RS)


COLUNA EDGAR LISBOA

Curtas
O deputado José Stédile (PSB) apresentou requerimento para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica e Espacial, com ele como coordenador.

A CRÍTICA (MS)


Helicóptero americano desaparece no Nepal

O helicóptero havia distribuído provisões na zona e se dirigia a outro destino quando desapareceu.
Um helicóptero UH-1Y Huey da Marinha dos Estados Unidos, que participava nas operações humanitárias no Nepal, desapareceu nesta terça-feira, anunciou o comando militar americano na região.
"Oito pessoas estavam a bordo", indicou o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono.
"O incidente ocorreu perto de Charikot, no Nepal, quando o helicóptero realizava operações de assistência humanitária", indicou, por sua vez, o major Dave Eastburn, porta-voz do Comando Pacífico do exército americano. O helicóptero havia distribuído provisões na zona e se dirigia a outro destino quando desapareceu.
Antes de a aeronave desaparecer, a tripulação comunicou via rádio "problemas de combustível", segundo Steven Warren.
Um caça americano realizou uma busca pela área antes da meia-noite, mas não conseguiu localizar sinais de fumaça ou rastros do helicóptero, aumentando as esperanças de que poderia ter concluído um pouso de emergência, informou Warren. O exército nepalês realizava uma operação de busca no terreno. O dispositivo transportava seis militares americanos e dois soldados nepaleses.
Cerca de 300 militares americanos foram mobilizados para apoiar os esforços de socorro no Nepal, onde um terremoto de magnitude 7,3 foi registrado nesta terça-feira após um terremoto devastador em 25 de abril, que deixou quase 7.800 mortos.
O terremoto desta terça-feira deixou pelo menos 40 mortos no Nepal e 17 na Índia, e centenas de feridos.

PORTAL NOTÍCIAS AO MINUTO (PORTUGAL)

O Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA), de Espanha, retirou hoje temporariamente a autorização de voo aos aviões de transporte militar A400M da empresa Airbus, enquanto são investigadas as causas do acidente ocorrido no sábado em Sevilha.

Quatro funcionários da Airbus morreram no sábado e outros dois ficaram feridos na queda de um avião, num descampado a norte do aeroporto de Sevilha, que estava a ser testado e tinha como destino um cliente na Turquia.
O primeiro voo de teste após o acidente, programado antes da retirada da autorização de voo, partiu às 13:00 de hoje de Toulouse, em França, e aterrou pouco depois das 16:30 no aeroporto San Pablo, em Sevilha, com o principal responsável do programa, o espanhol Fernando Alonso, a bordo.
O ministro da Defesa espanhol, Pedro Morenés, que irá marcar presença no funeral das quatro vítimas do primeiro acidente mortal com um A400M, anunciou que o INTA retirou temporariamente a autorização de voo a todos os aviões em fase de montagem, até que se esclareçam as causas do acidente.
"É evidente que, por questões de precaução e até que o resultado da investigação seja conhecido, não convém que os aviões em produção possam voar sem se saber o que aconteceu, e isto é uma razão de prudência objetiva, não quer dizer que saibamos de algo do que se passou com o avião", afirmou.
Um porta-voz da Airbus adiantou à agência EFE, em Paris, que este ano a empresa entregou dois A400M, um no Reino Unido e outro na Malásia, e assegurou estar prevista a entrega de mais doze até ao final do ano.
"O planeamento é o mesmo" que se seguia antes do acidente de sábado, referiu o porta-voz, recordando que atualmente há 20 A400M em várias fases de montagem na fábrica em Sevilha.

BLOG SONIA RACY


Onda a favor

Jaques Wagner, e com ele a Marinha brasileira, respiraram aliviados, ontem. Em encontro com seu colega francês Jean-Ives Drian, o ministro da Defesa de Dilma foi informado de que a França aceita mudar os prazos de pagamento do bilionário projeto de defesa – de R$ 21 bilhões – feito com o Brasil.

Ou seja, o governo brasileiro, hoje com sérios problemas de caixa, poderá pagar em prazos bem mais elásticos pela construção de um submarino nuclear e outros quatro convencionais, além de um estaleiro.

Onda 2

O "sim" francês foi dado em conversa que Wagner e Drian tiveram em Cherbourg, na França, onde fica a DCNS, fábrica encarregada do projeto.

JCNET (SP)


Empresa faz teste com hidroavião para serviço de turismo aéreo

O turismo de Barra Bonita pode ganhar mais um importante reforço em 2015. A empresa TAIP Brasil Turismo Aéreo realizou na manhã do último sábado (9) testes de pouso e decolagem de um hidroavião nas águas do Rio Tietê. O prefeito Guilherme Belarmino e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge de Assis, acompanharam de perto as atividades.
Por diversas vezes o aeronave anfíbia decolou e pousou no rio, fazendo o trabalho conhecido como delimitação do espaço aéreo, para verificar se as condições de voo, pouso e decolagem em Barra Bonita são adequadas.
Representada por José Roberto Fernandes dos Santos e mais dois investidores australianos, a empresa busca trazer para Barra Bonita o serviço de turismo aéreo de visitantes estrangeiros.
O modelo experimental que realizou testes em Barra Bonita é capaz de transportar apenas um passageiro, mas há modelo que a empresa pretende trazer para a cidade, como o Cessna Caravan 208 B, que transporta até 12 passageiros.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented