|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/04/2015

Brasil cerrará la venta de 60 aviones Embraer durante la visita del primer ministro chino ...
 




El Secretario General de Relaciones Exteriores de Brasil, França Danese, recordó este jueves la voluntad del Gobierno brasileño de cerrar la venta de los 60 aviones E190 de Embraer aprovechando la visita de Estado el próximo 19 de mayo del primer ministro de China, Li Keqiang. El acuerdo, valorado en 3.170 millones de dólares y que será financiado por el Banco Industrial y Comercial de China, fue negociado por el presidente chino, Xi Jinping, y la presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, durante la visita oficial del primero a Brasil en julio de 2014. "Aunque algunos asuntos hayan sido formalmente acordados durante la visita de Estado del presidente Xi Jinping, todavía necesitan ser implementados; me refiero a la venta de 60 aviones de Embraer y la reapertura del mercado chino a la exportación de carne bovina brasileña", declaró Danese en su discurso ante el ministro de Comercio de China, Zhang Xiangchen ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



PORTAL G-1


Sonda meteorológica cai em quintal de casa no Lago Norte, em Brasília

Aparelho é descartável e não oferece risco à população, diz Aeronáutica. Ele mede temperatura, pressão, umidade, direção e velocidade do vento.

Isabella Calzolari - Do G1 Df

 Uma sonda meteorológica da Aeronáutica caiu no quintal de uma casa no Lago Norte, em Brasília, e assustou os moradores da residência. O servidor público Luiz da Motta, de 45 anos, afirmou que o incidente ocorreu na casa do pai dele na semana passada e que o caseiro estava no jardim quando se deparou com o equipamento.
ImagemEle viu o aparelho e trouxe para a gente ver o que era. Pelas instruções que estavam na sonda soubemos do que se tratava", disse. No entanto, a queda do artefato alarmou a família. "Ficamos pensando que poderia ter caído na cabeça de uma das crianças. É uma tecnologia feita para cair e a gente acha esquisito esse tipo de descarte tão aleatório."
Uma etiqueta afixada no aparelho informa a função do equipamento e diz não se tratar de material radiativo e nem reaproveitável. Na etiqueta, ainda há a sugestão de a pessoa que se deparar com a sonda guardá-la ou descartá-la. Há a orientação também para se retirar a bateria do aparelho, que tem produtos corrosivos em sua composição.
A Aeronáutica informou em nota que o equipamento é descartável e não oferece risco à população. De acordo com órgão, não há registros de acidentes envolvendo o equipamento meteorológico. A sonda é utilizada para verificar a temperatura, pressão, umidade, direção e velocidade do vento nas diversas camadas da atmosfera e pode chegar a 25 km de altitude. Esse procedimento é realizado duas vezes por dia em todo o país.
"As sondagens são feitas por meio de um balão, lançado na atmosfera, contendo gás hidrogênio ou gás hélio, ao qual é presa uma sonda dotada de sensores, bem como um sistema GPS para precisar os dados de vento em altitude", disse.
Segundo o órgão, após atingir determinada altitude, com aproximadamente 1h15 de voo, ocorre a ruptura do balão meteorológico e a sonda cai controlada por um pequeno para-quedas. No entanto, Motta disse não ter verificado nenhum para-queda no aparelho. "Não tinha balão nenhum, só estava a sonda", disse. Ele afirmou que não vai guardar o objeto como recordação. "Acho melhor jogar fora. Eles falam que não tem perigo, mas não vou confiar."
Fabricação finlandesa

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o equipamento encontrado é uma sonda Väisala RS92, de fabricação finlandesa, utilizada para coleta de dados meteorológicos. Ele é utilizado pelas Estações Meteorológicas de Altitude (EMA) pertencentes aos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), órgãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
De acordo com o órgão, as informações colhidas durante a permanência do balão em voo são utilizadas pela meteorologia aeronáutica e "são importantes para o Banco de Dados do Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial da Organização Mundial de Meteorologia (OMM)".
"A radiossondagem é a principal fonte de dados do ar superior para a previsão de ventos e de temperaturas em altitude, turbulência, formação de gelo em aeronaves, cálculo da probabilidade de trovoadas, formação de nuvens, avaliações do movimento e da dispersão de nuvens de cinzas vulcânicas e de nuvens radiativas, bem com para emprego na área de pesquisa e de modelagem numérica", disse a Aeronáutica.

Avião é atingido por pássaro e voo retorna ao aeroporto de Guarulhos

Voo partiu de São Paulo com destino a Madri, na Espanha. Passageiros foram recolocados em outros aviões da companhia.

Um avião da companhia Iberia precisou retornar na tarde desta quinta-feira (23) ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, após ser atingido por um pássaro. A empresa confirmou, em nota, que técnicos avaliam “os danos na aeronave para checar se poderá voltar a operar”.
O voo IB 6824 partiu do aeroporto de Cumbica às 15h18 com destino a Madri, na Espanha, e pousou às 17h39, segundo informações da GRU Airport. A companhia aérea diz que a aeronave precisou despejar combustível para aterrissar e que o pouso “ocorreu com normalidade”.
"Alguns clientes já estão sendo recolocados em outros voos da Iberia e de outras companhias. A empresa também está buscando uma rápida solução para os demais passageiros”, afirma a nota da Iberia enviada ao G1 por volta das 20h15.

PORTAL TERRA


Exército contra a dengue: ajuda é tardia, mas bem-vinda

Militares do Exército acompanham agentes de saúde da Prefeitura de São Paulo no combate à dengue; operação começou pelo bairro do Limão, um dos mais críticos

Débora Melo

Uma equipe de 50 militares do Exército iniciou nesta quinta-feira um trabalho de apoio à Prefeitura de São Paulo no combate à dengue. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, já são 8.063 casos confirmados de dengue na capital só em 2015 – quase o triplo do que foi registrado no primeiro trimestre de 2014.
Cada soldado atuará em dupla com um agente de saúde, visitando casas de moradores em busca de criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. A prefeitura pediu ajuda do Exército para facilitar a entrada dos agentes nas residências, já que muitos moradores são resistentes à visita.
O trabalho começou no bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, que está à beira de uma epidemia: são 294 casos confirmados para cada 100 mil habitantes – a partir dos 300, a situação passa a ser tratada como epidemia. Para a dona de casa Dirce Cetra, 77 anos, que há um mês e meio estava com dengue, a ajuda do Exército, embora tardia, é bem-vinda (veja relato em vídeo abaixo).
“Acho bom. Tem muita gente que não deixa (o agente de saúde) entrar, que faz de conta que não está em casa. É uma ajuda quase que tardia, porque o período crítico termina daqui um mês, mas toda ajuda é bem-vinda”, disse, referindo-se ao fato de que, tradicionalmente, os meses de março e abril são marcados por um aumento nos números dos casos dengue no País.
A previsão é que os militares atuem no combate à dengue por 30 dias, mas esse prazo pode ser prorrogado. Segundo o coronel Ricardo Piai Carmona, chefe da comunicação do Exército, a experiência tem sido “positiva”. “O morador sente segurança ao abrir a porta da sua casa para um militar do Exército“, afirmou.
Água armazenada
Muitas das casas vistoriadas na manhã desta quinta-feira no Limão contavam com recipientes para estocar água nos quintais. A reportagem do Terra acompanhou o trabalho de uma dupla formada por um soldado e um agente de saúde e ouviu relatos de falta d´água à noite, o que leva à necessidade de armazenamento.
“Aqui falta água quase todos os dias. A gente brinca que o (governador Geraldo) Alckmin corta a água às 22h, mas tem dia que às 17h já não tem mais água”, disse a dona de casa Maria Amélia Marques Vilhena.
Na casa de Maria Amélia, a equipe encontrou um foco com larvas – que podem ser do Aedes aegypti – em um prato colocado embaixo de um vaso de plantas. O agente de saúde, então, eliminou a água do recipiente e orientou a dona de casa a evitar tais pratos.

PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Viajar de carona com a FAB não é lenda; Veja como embarcar de graça para RJ e SP


Aline Araújo

ImagemEla existe, não é lenda, e pode partir de Campo Grande. A carona em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) é real. Mas é preciso paciência para voar de graça. A viagem depende de vagas, repeitando uma lista de prioridades. Mas é mito dizer que só chefes de Estado e militares podem voar. O benefício serve para todo brasileiro que souber e puder esperar.
Um exemplo é a escritora de Maracaju, Pamella Marangoni, de 22 anos, ela é mochileira e conta suas aventuras na página no Facebook , 100 Dinheiro, 100 Frescura, e 1000 Destinos. Em uma das viagens, em novembro do ano passado, "Pã", como é conhecida, pegou carona com a FAB de Manaus para Brasília, com escala em Porto Velho, sem tirar um centavo do bolso.
“Bom, eu passei 8 dias esperando, então foi muito legal finalmente voar. Todos foram muito atenciosos comigo, parecia que estava voando de primeira classe”, brinca. Para ela, o sentimento foi além da economia. “Me senti brasileira, privilegiada sabe? Em um país cheio de corrupção, poder desfrutar de algo assim, por ser brasileira e ter esse direito, me fez feliz”, relata.
Mas se você é daqueles que não abrem mão do conforto, é melhor procurar uma boa promoção de passagem, porque a Força Aérea usa aviões militares e decola com o objetivo de cumprir uma missão, por isso imprevistos podem acontecer. O voo pode atrasar ou ser cancelado em cima da hora.
Mas para quem tem espirito aventureiro, a experiência promete boas recordações. Para quem quiser tentar sair daqui é legal saber que partindo da Base Aérea de Campo Grande, as missões mais frequentes são para Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, justamente, os destinos preferenciais de quem vive por aqui.
Não é que fiquem restritos a esses locais, mas outras cidades onde existe uma base da Aeronáutica é mais raro.
Como voar? - Primeiro é preciso se inscrever pessoalmente, de segunda à sexta, de 8h às 16h, na Base Aérea de Campo Grande, na avenida Duque de Caxias.
No formulário de inscrição, você escolhe a data que pretende fazer a viagem, que deve ser com, no minimo, 48 horas de antecedência. È necessário anexar a cópia de um comprovante de identificação e residência ao formulário.
Preenchido o documento, começa a espera, que depende muito das missões que a Base terá que desenvolver no período. Em primeiro lugar, a prioridade é para as pessoas que vão participar da missão. Em segundo, para militares e familiares de militares cadastrados para aquelo voo e em terceiro: você, cidadão civil, brasileiro.
É possível voar em um cargueiro ou um jato que trasporta autoridades. Em Campo Grande, o que viaja com mais frequência para missões é o Amazonas, um avião cargueiro com capacidade para cerca de 50 pessoas.
É importante lembrar que as vagas são distribuídas por ordem de inscrição, mas ganha preferência quem leva menos peso na hora do embarque. Quando surge uma vaga, a Base entra em contato com o inscrito por telefone com pelo menos uma hora de antecedência.
“A possibilidade do civil voar pela aeronáutica é real, mas não é voo como se fosse uma passagem comprada, pode acontecer um cancelamento de última hora ou mudar de horário, ou outros imprevistos. Mas com certeza, sempre que for possível ele pode usar esse serviço”, explica a tenente Camila Barbiere, da assessoria de Comunicação da Base Aérea de Campo Grande.

AGÊNCIA SENADO


José Medeiros quer derrubada do veto à compensação aos estados pela Lei Kandir


O senador José Medeiros (PPS-MT) lamentou que a  presidente Dilma Rousseff tenha vetado a parte do orçamento que previa recursos para compensar os estados pelas perdas provocadas pela Lei Kandir em 2014.
Essa lei determina que produtos destinados à exportação não podem ser tributados pelos estados e prevê compensações  aos governos estaduais.  Só que o Executivo não tem repassado essa compensação que, apenas para o estado do senador, o Mato Grosso, chega a R$ 450 milhões.
Por isso, segundo José Medeiros, o coordenador da bancada matogrossense, deputado Ezequiel Fonseca, está pensando em pedir que o Congresso Nacional rejeite esse veto.
— Eu não tenho dúvida de que é necessário o ajuste - afirmou o senador, frisando que, com a falta desses recursos, o estado sequer pode manter o transporte escolar no meio rural ou fazer a manutenção de pontes.
Aviação de caça
José Medeiros também saudou o dia da aviação de caça, comemorado na quarta-feira, 22 de abril. A data marcou os 69 anos da mais vitoriosa ação do primeiro grupo de aviação de caça brasileiro na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Nesse dia, os brasileiros destruíram mais de 100 alvos, como pontes, balsas, veículos motorizados e fortificações.
— Mais que expressivos, a qualidade dos números auferidos ao longo aquela jornada conferiu à  aviação de caça brasileira o reconhecimento, o respeito e a admiração dos outros povos que ali lutaram lado a lado. Nos dias atuais, cada avião de caça da Força Aérea Brasileira que decola rumo ao cumprimento do seu dever leva consigo o legado que os veteranos nos deixaram — afirmou o senador.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Defensoria Pública da União e Aeronáutica abrem inscrições para 426 vagas

Na DPU, são 143 oportunidades imediatas, ao passo que na Aeronáutica há 283 chances

Dois órgãos federais abriram, ontem (22), o período de inscrições para seus novos concursos públicos, a Defensoria Pública da União e a Aeronáutica.  Ao todo, são 426 vagas em disputa para quem sonha em ingressar no funcionalismo público ou seguir a carreira militar. Confira:

Defensoria Pública da União

São 143 vagas de provimento imediato, além de formação de cadastro reserva. As chances são para todas as unidades da federação, com o estado de São Paulo liderando a oferta de oportunidades, 31 delas, seguido pelo Distrito Federal, com 23 vagas. Em Pernambuco, há apenas quatro vagas para agente administrativo.

Organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cesbraspe), o concurso conta com provas objetivas com aplicação prevista para 21 de junho, pela manhã para nível superior, e à tarde para nível médio. Todos os cargos vão ter que responder questões sobre língua portuguesa, noções de informática e raciocínio lógico; outras disciplinas como normas aplicáveis aos servidores públicos, noções de direito constitucional e administrativo serão cobradas de cargos específicos. Confira o edital de abertura completo.

Quem tem formação em qualquer curso superior pode concorrer aos postos de analista técnico-administrativo e técnico em assuntos educacionais, com salário de R$ 5.266,18. A mesma remuneração é oferecido para arquivologistas, assistentes sociais, bibliotecários, contadores, economistas, psicólogos, sociólogos, comunicadores sociais (jornalistas).

Há ainda chances de nível médio para agentes administrativo, com salário de R$ 3.817,98. Cinco por cento das chances são reservadas a pessoas com deficiência. Para participar é necessário pagar taxa de R$ 70 para cargos de nível médio, e R$ 100 para nível superior. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br, entre 22 de abril e 11 de maio.

Aeronáutica

As 283 chances são de nível médio para ingresso no curso de formação de sargentos, que será realizado em Guaratinguetá, São Paulo. As matrículas serão feitas em 2016, com duração de dois anos.

Somente homens podem concorrer a chances nas áreas de mecânica de aeronaves, material bélico e guarda e segurança. As demais especialidades (controle de tráfego aéreo, comunicações, equipamento e vôo, meteorologia, suprimento, informações, aeronáuticas, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia e bombeiro) podem ser disputadas por ambos os sexos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio, pelo site www.fab.mil.br ou www.eear.aer.mil.br. A taxa custa R$ 60. O edital não especifica o valor do salários dos cargos.

As provas escritas (sobre português, inglês, matemática e física) serão aplicadas no dia 12 de julho em Brasília, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos, Campo Grande, Porto Alegre, Canoas, Curitiba, Manaus e Porto Velho. O concurso ainda conta com inspeção de saúde, e exames de aptidão física e psicológica.

AGÊNCIA BRASIL


Cheia no Amazonas deixa 17 cidades em situação de emergência


Andreia Verdélio - Repórter Da Agência Brasil

Mais de 107 mil pessoas foram afetadas pelas cheias nos rios do Amazonas. O município de Boca do Acre está em estado de calamidade pública e 17 municípios estão em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, a cidade de Tonantins passou a compor a listagem emergencial do órgão, além de todos os municípios do Médio Solimões que entraram em alerta (Fonte Boa, Uarini, Alvarães e Tefé).

Os municípios em situação de emergência são: Itamarati, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Canutama, Tapauá, Carauari, Pauiní, Lábrea, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Amaturá, Santo Antônio do Iça, São Paulo de Olivença e Tonantins. O município de Humaitá, banhado pelo Rio Madeira, também está em situação de alerta.

Tonantins, no Alto Solimões, tem 3.164 pessoas afetadas pela enchente. O governo do estado disponibilizou 52 toneladas de alimentos para o município. A Defesa Civil do Amazonas já totaliza 363 toneladas de alimentos não perecíveis enviadas às cidades afetadas pelas cheias. O governo estadual também já fez repasses financeiros às prefeituras de Boca do Acre, Envira, Itamarati e Eirunepé, no valor total de R$ 1,2 milhão, para ser usado no socorro às vítimas.

Hoje (23), o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em Amaturá. O reconhecimento facilita a obtenção e liberação de recursos da União para a reconstrução das áreas atingidas e auxílio às vítimas. O ministério também autorizou o empenho e repasse de R$ 237,5 mil ao município de Carauari, com prazo de 180 dias para aplicação em obras e serviços essenciais. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União.


Governo chileno decreta estado de exceção em área atingida por vulcão


Paula Laboissière - Repórter Da Agência Brasil

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, decretou hoje (23) estado de exceção na região de Llanquihue e Puerto Octay, atingida pela erupção do Vulcão Cabulco. De acordo com o governo chileno, com o decreto, o general da Força Aérea Jorge Gebauer assume o controle das medidas a serem tomadas nas localidades afetadas.

Na manhã desta quinta-feira, a presidenta liderou uma reunião com foco na região próxima ao Cabulco. Participaram do encontro os ministros do Interior, Rodrigo Peñailillo; da Defesa, Jorge Burgos; da Secretaria-Geral de Governo, Álvaro Elizalde; da Economia, Luis Felipe Céspedes; de Obras Públicas, Alberto Undurraga; da Agricultura, Carlos Furche, e da Saúde, Carmen Castillo.

Michelle Bachelet deve visitar ainda hoje as localidades próximas à Região dos Lagos, ao Sul do Chile, onde está localizado o vulcão. Até o momento, cerca de 4,5 mil pessoas que vivem na área deixaram suas casas. A primeira erupção no local foi registrado ontem (22).

Dilma vai visitar áreas atingidas por tornado em Santa Catarina


Paulo Victor Chagas

A presidenta Dilma Rousseff vai viajar nos próximos dias a Xanxerê, em Santa Catarina, para sobrevoar as áreas atingidas pelo tornado e anunciar ações do governo federal de auxílio à recuperação da região. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o levantamento dos estragos causados pelo fenômeno climático da última segunda-feira (20) ainda está sendo feito.
Em reunião com a presidenta, Occhi falou sobre sua visita recente à cidade catarinense, que teve reconhecido hoje (23) estado de calamidade pública. De acordo com o ministro, nesta quinta-feira, as autoridades estão tomando conhecimento dos danos aos prédios públicos e a todos os imóveis residenciais e comerciais. O reestabelecimento da energia também está em andamento, já que três torres de transmissão foram destruídas.
“Ela [Dilma] já disse que irá lá, só não marcou ainda o dia. Estamos construindo essa agenda. Esperamos que até amanhã (24) nós tenhamos os primeiros levantamentos para que a presidenta, se decidir ir rapidamente, possa fazer um anúncio daquilo que o governo federal poderá apoiar”, afirmou. A visita deve ocorrer na próxima segunda-feira (27).
Segundo Occhi, o Exército trabalha na desobstrução das ruas e já entregou kits humanitários às famílias atingidas, com itens como cesta básica, água potável, objetos de limpeza, higiene e colchões. “A situação está se normalizando. A cada ação dessa de retomada, por exemplo, do abastecimento de água. Aí se identificou que tem muitos vazamentos no local onde houve a destruição. Então, é preciso fechar ali para depois fazer a distribuição de água.”
Sobre a situação dos  imóveis, o ministro informou que o levantamento poderá apontar a necessidade de recuperação ou reconstrução, por meio do Programa Minha, Casa Minha Vida. “Estamos aguardando esse material [levantamento] para que o ministério possa reconhecer os danos, avaliar os valores que serão investidos, para que aí, sim, possa haver apoio do governo federal.”
Occhi informou também que Dilma Rousseff deve lançar nas próximas semanas um plano de revitalização do Rio São Francisco para os próximos dez anos. A decisão foi tomada durante reunião no Palácio do Planalto. Na ocasião, Dilma ouviu do senador Otto Alencar (PSD-BA) preocupações sobre a necessidade de revitalização das bacias, nascentes e afluentes do rio.
“A transposição avançou mais do que a revitalização. Eu pedi à presidenta Dilma que haja equilíbrio entre a transposição, que está bem adiantada, e a revitalização, que não está tão adiantada assim”, disse o senador, informando que a presidenta se comprometeu a aportar mais recursos para o projeto. 
Este ano, de acordo com Otto Alencar, estão previstos investimentos de R$ 200 milhões para a revitalização do São Francisco. Occhi acredita que nos próximos 30 dias seja apresentada uma resposta às demandas do senador, mas evitou antecipar valores adicionais à previsão. 
“A presidenta encomendou um estudo em que haja construção de um plano de revitalização para os próximos dez anos do Rio São Francisco e das suas bacias. Ela também determinou um levantamento de obras que serão importantes para essas diretrizes: preservação das matas, das nascentes, dos rios tributários, a questão das erosões e do esgotamento sanitário que nas cidades ribeirinhas contribuem para poluir o Rio São Francisco”, disse, informando ainda que desde 2007 foram aportados R$ 7 bilhões para as ações. O estudo será feito pelos ministérios da Integração Nacional e do Planejmanento. 
Os ministros da Defesa, Jaques Wagner, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também participaram da reunião.

OUTRAS MÍDIAS


TUDOCELULAR.COM


Drones começam a ser usados para contrabandear produtos para prisões

Drones parecem ser uma das tendências mais fortes do mercado de tecnologia nos últimos anos, se tornando cada vez mais populares com o público. Se originalmente eles eram usados apenas para fazer filmes diferentes, ou para o entretenimento em geral, cada vez mais estamos vendo novas aplicações dessa tecnologia, seja do ponto de vista legal ou ilegal. Essa semana, uma prisão em Bishopville, nos Estados Unidos encontrou um drone caído em seu pátio. O aparelho transportava cigarro, maconha e um celular.
“Era um sistema de entregas”, alega um dos funcionários da prisão. Aparentemente, o sistema não é uma novidade, sendo o quarto caso relatado nos Estados Unidos, com outros casos ao redor do mundo (Inglaterra, Irlanda, Austrália e Canadá). A polícia chegou a investigar os arredores, mas não encontrou quem poderia estar voando com o drone no momento.
É importante lembrar que estes números correspondem somente as tentativas mal sucedidas no uso do Drone, quando estes pequenos helicópteros deram algum tipo de defeito. Na maioria dos casos eles alcançam os seus objetivos e podem fazer das cadeias, um local bem menos seguro para os oficiais que lá trabalham.
As autoridades não tem certeza do que fazer a respeito do problema, já que a legislação não parece ajudar muito nesses casos. Recentemente, até mesmo a Casa Branca teve um drone invadindo o seu perímetro. Como é certamente impossível construir redes em cima de todos os locais sensíveis para evitar essa prática, os especialistas em segurança começaram a pensar em outras medidas mais eficientes.

OLHAR DIRETO (MATO GROSSO)


Avião agrícola cai em área de floresta no interior de Mato Grosso

Imagem

Um avião agrícola caiu em uma área de floresta no município de Confresa (1.180 km a Nordeste de Cuiabá – no extremo-Norte Araguaia), nesta quinta-feira de manhã, confirmou a Polícia Militar daquele município ao Olhar Direto. “Mas ainda não temos mais detalhes”, disse o soldado Henrique.

As informações que chegaram ao conhecimento da PM dão conta que a aeronave teria caído na região de uma comunidade rural conhecida como “Córrego da Onça”. Moradores das redondezas teriam visto quando o avião caiu na mata. O local é de difícil acesso.

Buscas foram iniciadas por pessoas que residem na localidade, que encontraram o piloto ferido e o socorreram. Ainda não há informações oficiais sobre o estado de saúde dele.


SURGIU (TO)


BNDES libera R$ 630 mi para Viracopos

Edson Gilmar
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou à concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) o empréstimo de R$ 630 milhões para a finalização das obras do novo terminal de passageiros do aeródromo internacional em Campinas. Os trabalhos serão retomados em maio e a expectativa é que a unidade esteja funcionando plenamente em setembro.
As negociações começaram no ano passado. Por falta de recursos, os trabalhos de acabamento dos píeres B e C seguem em ritmo lento desde o final da Copa do Mundo de 2014. O valor total pleiteado não foi revelado.
Registro
O contrato do novo financiamento está em fase de registro em cartório e o valor deve sair esta semana. Segundo previsão dada pela empresa anteriormente, o terminal deveria ter sido entregue em março de 2015, mas o prédio teve 95% do projeto concluído. Esta, porém, já era a segunda data estipulada para a entrega: o documento de concessão do aeródromo à ABV estipulava que o terminal deveria ficar pronto em maio de 2014.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou oficialmente a empresa pelo atraso, mas o valor da multa até agora não foi estipulado e depende do processo de defesa da concessionária.
Negociações
A negociação do empréstimo levou cinco meses, o que atrasou ainda mais a entrega completa do terminal. A concessionária não comenta o motivo da demora da liberação, mas a UTC Participações, que é sócia da ABV, é alvo da operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O primeiro financiamento de longo prazo obtido em 2013, de R$ 1,5 bilhão, e a emissão de R$ 300 milhões em debêntures, não foram suficientes para terminar os píeres.
Hoje, trabalham na obra 500 funcionários do Consórcio Construtor Viracopos (CCV) e de empresas terceirizadas, menos de 10% da quantidade de pessoas do início da ampliação (6 mil). O BNDES foi procurado pela reportagem, mas a assessoria de imprensa informou que só fornece dados sobre financiamentos já contratados.
Novo fôlego
O recurso dará a ABV fôlego para terminar o acabamento do saguão central, onde ficam os balcões de check -in, e concluir as obras do Píer C (doméstico) e Píer B (doméstico e internacional). Serão feitas a instalação de sistemas de cabos e ar-condicionado, além da finalização dos espaços para lojas. O diretor de engenharia do consórcio, Gustavo Müsnich, explicou que o aditivo é necessário por causa de mudanças no projeto inicial.
O edital de concessão de 30 anos exigia capacidade do aeroporto para 14 milhões de passageiros por ano, mas a concessionária decidiu fazer planos para 25 milhões, divididos em diversos ciclos de investimentos, pensando em demandas futuras.
Rescisão
Em 2014, o CVV rescindiu contrato de R$ 300 milhões com a empreiteira Andrade Mendonça por falta de recursos. O rompimento, segundo a concessionária, foi amigável e motivado pelo atual estágio de finalização do novo aeroporto. O Píer A entrou em operação com voos comerciais regulares em outubro de 2014. No ano passado, ele passou a receber 39 voos internacionais por semana.
Os voos comerciais regulares domésticos começaram em 14 de outubro e os internacionais no dia 29 de novembro. Está em pleno funcionamento o Píer A (internacional), parte do processador central de passageiros, o novo edifício-garagem, com 4 mil vagas, 400 mil metros quadrados de pátios e taxiways para aeronaves e as novas vias de trânsito internas.
A entrega do terminal começou no mês de junho de 2014, com a utilização do Píer A por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo, em um total de 50 voos. A primeira seleção a desembarcar no Novo Aeroporto de Viracopos foi a da Costa do Marfim, no dia 6 de junho. Para acomodar melhor os passageiros que utilizam o atual terminal, recebeu R$ 100 milhões em investimentos desde que a ABV assumiu Viracopos.

DEFESANET


A-Darter - Instituto de Física de São Carlos participa de novo míssil

ImagemA empresa OPTO Eletrônica , uma spin-off do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, participou do desenvolvimento do novo míssil A-Darter, que foi testado acoplado ao avião de caça Gripen, da Força Aérea da África do Sul, no início deste ano. A fabricação do sistema — ou seeker — de quinta geração, é um projeto binacional entre o Brasil e a África do Sul que, além da OPTO Eletrônica, envolve a Força Aérea Brasileira (FAB), as empresas nacionais MECTRON, AVIBRAS, e a estatal sul-africana DENEL Dynamics.
A maior parte dos mísseis detecta a aeronave — ou alvo — através do calor da turbina, contudo, existem diversas táticas capazes de despistar esses mísseis, como, por exemplo, a liberação de bolas de fogo, chamadas de contramedidas. A fim de impedir esse tipo de situação, a OPTO Eletrônica desenvolveu um inovador sistema de guiagem que, ao contrário dos demais modelos fabricados, detecta duas faixas de calor, captando a emissão de gazes da turbina do alvo, o que possibilita, por exemplo, que o míssil não caia nas armadilhas das citadas bolas de fogo, uma vez que essa estratégia não emite os mesmos gazes que saem da turbina do avião.
O professor Jarbas Caiado Neto, professor do IFSC e um dos fundadores da Opto Eletrônica, explica que a tecnologia do sensor também permite que o seeker reconheça uma aeronave por meio de imagem, independente do ângulo em que esse alvo esteja. Além disso, outra vantagem do sensor é a sua capacidade de guiar o míssil em ângulo de até 90 graus — as curvas realizadas pelos mísseis comumente utilizados se limitam a 20 ou 30 graus. O desenvolvimento do A-Darter, segundo o professor, está quase finalizado. Com isso, em breve, o míssil deverá ser produzido e fornecido pelas empresas MECTRON e AVIBRAS.
Essa foi a primeira parceria entre a OPTO Eletrônica e a DENEL Dynamics que, na opinião de Jarbas, foi uma colaboração bastante intensa. “Tinha um grupo de pesquisadores da OPTO trabalhando na DENEL Dynamics, enquanto outra equipe da nossa empresa realizava o mesmo processo aqui no Brasil”, explica o professor, acrescentando que essa parceria surgiu devido ao fato de a África do Sul estar em crise, o que impossibilitou o país de fabricar um míssil 100% nacional.
Mesmo assim, Jarbas diz que é preciso reconhecer que a África do Sul ainda possui maior experiência do que o Brasil no setor de defesa, já que, ainda na época do "Apartheid", quando o país foi proibido de importar armamentos, teve que construir uma forte indústria nessa área.
O pesquisador Rafael Ribeiro, ex-aluno do Instituto de Física de São Carlos e pesquisador da Opto Eletrônica, foi um dos especialistas brasileiros que participou do desenvolvimento do seeker na África do Sul, entre 2011 e 2013. Sua função foi atuar na realização de dois subsistemas do sensor de guiagem, sendo eles o InfraRed Sensor Assembly (IRSA) e o Dome Assy.
“A execução de ambos exigiu a demanda, dentre outras, de especialistas em desenho óptico e em testes eletro-ópticos. Como eu havia adquirido experiência durante o período de mestrado nessa área, fui alocado para auxiliar a equipe brasileira de desenvolvedores na África do Sul”, explica o pesquisador, que obteve o bacharelado em física, com ênfase em óptica e fotônica, e mestrado em ciências pelo IFSC.
Ele explica que o ambiente de trabalho, naquele país, consistia em interações com os representantes das outras empresas brasileiras e do corpo técnico da DENEL Dynamics. “Em especial, a equipe da OPTO participou do desenvolvimento do sistema de refrigeração do sensor termal, simulações não-sequenciais do sistema óptico do IRSA e de vários softwares de testes eletro-ópticos e rotinas em geral”, diz Rafael Ribeiro.
Para ele, ter trabalhado em um projeto de tamanha importância para o Brasil, foi uma experiência bastante prazerosa e gratificante a nível pessoal e profissional, porém, exigiu muita disciplina e dedicação, tendo em vista que, além dos desafios tecnológicos envolvendo o projeto, Rafael teve que se adaptar à cultura e aos costumes locais da África do Sul.
“O apoio constante do corpo técnico brasileiro e sul-africano foi essencial para que aquele período de adaptação fosse o menos complicado e curto possível, gerando um ambiente favorável”, conclui ele, afirmando que o próximo passo profissional será iniciar o doutorado na área de instrumentação óptica ou design óptico voltado à área aeroespacial.

DIÁRIO DO GRANDE ABC (SP)


Anac aprova concessão de 10 anos à ABSA para transporte de passageiros e cargas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) outorgou concessão para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de passageiros e cargas à empresa ABSA Aerolinhas Brasileiras. O prazo de concessão à companhia, que tem sede social em Campinas (SP), será de 10 anos. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 23.

PLANO BRAZIL


Rússia apresenta proposta para Alcântara

A Rússia está pronta para substituir a Ucrânia caso as autoridades de Kiev não mostrem interesse de dar continuidade às atividades da Alcântara Cyclone Space (ACS). Uma proposta preliminar foi entregue ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Significativamente, uma maquete completa de um site de lançamento de satélites foi apresentada no estande da Russian Space Systems na LAAD 2015, feira que foi realizada no Riocentro, Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty e da Federação Russa.
O governo brasileiro pretende transformar o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em uma nova Kourou (Centro de Lançamentos na Guiana Francesa). Para isso, já investiu R$ 1 bilhão no CLA para cumprir os termos do acordo espacial assinado em 2002. Parte desse dinheiro foi empregada como contrapartida no desenvolvimento do Cyclone 4. O local é considerado privilegiado por estar próximo à linha do Equador, o que garante boas condições climáticas e um menor custo para impulsionar o foguete até a órbita.
A maquete mostra vários diferenciais em relação ao acordo que formou a ACS. O Centro de Lançamento de Alcântara incluiria uma fábrica de propelente líquido e uma área de montagem do foguete, ao contrário do previsto no acordo entre Brasil e Ucrânia. Segundo os termos em vigor, o lançador seria trazido da Ucrânia já abastecido para ser desembarcado no Porto de Alcântara, o qual, além de atender às necessidades do sítio de lançamento da ACS, estará ato a receber cargueiros de até 100 mil toneladas.
PROBLEMAS
A ACS sofre duramente com a desordem econômica e a guerra civil nas províncias do leste ucraniano. Segundo o cronograma original, o primeiro lançamento deveria ter ocorrido em dezembro de 2010, mas foi adiado para dezembro de 2012 e final de 2015. Agora, não há uma data prevista. A fábrica, hoje, está inativa e os galpões foram esvaziados.
Vários problemas colaboraram para o atraso. Comunidades quilombolas (formadas por descendentes de escravos) vivem na região e criaram obstáculos para o projeto, que também teve de enfrentar as autoridades ambientais federais e estaduais. As obras, finalmente, tiveram início em setembro de 2010. A área de 500 hectares inclui as estruturas do Complexo Técnico, do Complexo de Lançamento e da área de armazenamento de propelente.
O acordo entre Brasil e Ucrânia nunca foi uma unanimidade. Sofre forte oposição de setores da Força Aérea Brasileira e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que gostariam de aplicar mais recursos no Veículo Lançador de Satélites (VLS), de concepção nacional. O Brasil já aplicou mais de US$ 2 bilhões no programa, sem nenhum resultado positivo. Depois de um grande acidente, em 25 de agosto de 2003, que dizimou a equipe que trabalhava no projeto, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) recebeu apoio de técnicos russos.
Com base nessa cooperação, as falhas do foguete foram sanadas. Um novo terceiro estágio foi desenhado, usando combustível líquido em lugar de sólido, ampliando a capacidade de carga do lançador. Esse projeto, no entanto, foi substituído por outro, de tecnologia alemã.
Outro problema é o fato de que, a ACS depende, para ter sucesso no mercado de satélites, de um acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos, dono de 50% do volume de lançamentos. O Brasil não possui esse acordo. Chegou a ser firmado durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, mas os atuais membros do governo, na época na oposição, conseguiram derrubá-lo.

SPUTNIK (ESPANHA)


Brasil cerrará la venta de 60 aviones Embraer durante la visita del primer ministro chino
 

El Secretario General de Relaciones Exteriores de Brasil, França Danese, recordó este jueves la voluntad del Gobierno brasileño de cerrar la venta de los 60 aviones E190 de Embraer aprovechando la visita de Estado el próximo 19 de mayo del primer ministro de China, Li Keqiang.
El acuerdo, valorado en 3.170 millones de dólares y que será financiado por el Banco Industrial y Comercial de China, fue negociado por el presidente chino, Xi Jinping, y la presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, durante la visita oficial del primero a Brasil en julio de 2014.
"Aunque algunos asuntos hayan sido formalmente acordados durante la visita de Estado del presidente Xi Jinping, todavía necesitan ser implementados; me refiero a la venta de 60 aviones de Embraer y la reapertura del mercado chino a la exportación de carne bovina brasileña", declaró Danese en su discurso ante el ministro de Comercio de China, Zhang Xiangchen.
En concreto, la Comisión China-Brasil de Alto Nivel de Cooperación (COSBAN por su acrónimo en portugués) se encuentra de visita estos días en Brasília para ultimar la visita de Li Keqiang, en la cual se espera además la firma de un nuevo acuerdo bilateral sobre inversiones y capacidad productiva del cual todavía no han transcendido mayores detalles.
Además, Danese recordó el reciente apoyo de Brasil a la formación del Banco Asiático de Inversiones e Infraestructura, así como la sociedad a través del Nuevo Banco de Desarrollo del bloque BRICS y el Fondo Contingente de Reservas.
En cuanto a las exportaciones de carne bovina a China, éstas se paralizaron en septiembre de 2012 tras la aparición de un caso de encefalopatia espongiforme en una vaca en Paraná.
Su reanudación, a pesar de haber sido formalmente restablecida en dos ocasiones desde noviembre de 2014, se mantiene "congelada" debido a las exigencias de las autoridades sanitarias de Pekín.
Con la reactivación de las exportaciones cárnicas a China, Brasil pretende alcanzar beneficios en torno a los 1.200 millones de dólares actuales y revertir junto a la venta de los aviones de Embrar el actual cuadro desfavorable de la balanza comercial brasileña respecto a China, su principal comprador y vendedor con un volumen de transferencias de 46.000 millones de dólares en 2013.

AIN ONLINE


ImagemLAAD 2015: U.S. Presence Down After Rivals Win Contracts

The Latin American Aerospace and Defence (LAAD) 2015 exposition in Rio de Janeiro last week saw an increase in exhibitors and attendees. But the U.S. presence was significantly reduced, after American companies failed to capture big defense projects in the region. An emblematic example is Brazil’s own F-X2 fighter competition, in which the Boeing Super Hornet lost to the Saab Gripen NG. At the show, the Swedish company signed an agreement with Embraer for joint management of the F-X2 project.
Although U.S. firms scaled back on their presence at LAAD, other traditional players in this market such as Israel and France—or more recent entrants such as Russia and the People’s Republic of China (PRC)—are positioning themselves for the long haul and to establish a permanent presence in the market. Chinese companies are placing staff permanently in either São Paulo, Brazil’s business megalopolis, or in Brasilia, the capital. Russian firms, despite sanctions against them doing business with any entities that have EU or U.S. connections, hired more space than ever at LAAD and are busy hawking air defense systems and infantry weapons to numerous clients.
The agreement between Saab and Embraer confirmed the extensive role for the latter in Gripen NG systems development, integration, flight test, final assembly and aircraft deliveries. This includes joint responsibility for the complete development of the two-seat version. The two companies will build a Gripen engineering center at Embraer’s Gavião Peixoto factory. However, Saab carefully noted that the latest industrial agreement is contingent on the activation of the F-X2 contracts with the Brazilian Aeronautics Command (Portuguese acronym COMAER) that were signed last October. These contracts “will come into effect once certain conditions have been fulfilled [which is] expected… during the first half of 2015,” Saab added.
Brazil has decided to equip its Gripens with a set of almost entirely non-U.S. weaponry and systems. With this in mind, Saab has now taken a 15-stake in Brazilian aeronautical engineering services company Akaer. Last February, Saab announced the extent of its cooperation with Brazilian avionics house AEL Sistemas. AEL will provide the wide-area display (WAD) and the head-up display (HUD). A four-year development and production program has already started in Porto Alegre. The WAD for Brazil’s Gripen NG aircraft is a single intelligent large screen (19 x 8 in) display in full color, with state-of-the-art touchscreen controls capability.
Soon after the show concluded, French company Sagem announced an agreement with Helibras for the local production of 30 autopilot systems for Brazil’s Panther helicopters. The work will be done by Optovac, a full-owned subsidiary of Sagem in São Jose dos Campos. Sagem said that it had been investing in avionics and optronics solutions for Brazil’s armed forces since 2012. Optovac is also producing flight controls and navigation systems for Brazil’s Caracel and Fennec helicopters. Helibras is the Brazilian subsidiary of Airbus Helicopters, which is supplying the majority of Brazil’s rotary-wing needs.            


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented