|

GOL se reúne com Governo de Pernambuco para promover parcerias na produção de biocombustível de aviação no estado



GOL se reúne com Governo de Pernambuco para promover parcerias na produção de biocombustível de aviação no estado ...

São Paulo, março de 2015 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes participou no dia 12 de março, em Recife (PE), do encontro promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), com representantes do setor de aviação e produtores de biocombustíveis para firmar parcerias visando a criação de uma plataforma para a produção de bioquerosene de aviação no estado.

Durante o encontro foi assinada uma carta de intenções formalizando a disposição de todos os parceiros em avançar na implementação do projeto. Também foi criado um grupo de trabalho para definir políticas de incentivos e desoneração, além de definir um cronograma para viabilizar o primeiro voo com combustível verde de Recife a Fernando de Noronha.

A iniciativa da GOL com o Governo de Pernambuco tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ações para a ampliação do uso de recursos renováveis. Atualmente, a companhia conta com o projeto “Voando Verde”, pioneiro no Brasil no uso de biocombustível na aviação que, em 2014, registrou um dos maiores avanços realizando mais de 300 voos, entre eles internacionais. Além da parceria com o Governo de Pernambuco, a GOL também participou ano passado, juntamente com outras empresas, de um memorando de entendimento com o Governo de Minas Gerais para o desenvolvimento e consolidação da Cadeia Produtiva de Bioquerosene para a Aviação naquele Estado.

Programa Noronha Carbono Neutro
A produção de bioquerosene de aviação em Pernambuco, além de ser uma grande oportunidade de desenvolvimento de novos mercados da economia verde, é um dos pontos importantes do programa Noronha Carbono Neutro, coordenado pela Semas, que pretende neutralizar as emissões de gases que causam o efeito estufa e as mudanças climáticas. O programa pretende tornar o Arquipélago de Fernando de Noronha um modelo de gestão ambiental para o mundo. Dentro dessa perspectiva, a adoção do novo combustível pelas empresas aéreas que operam na ilha será fundamental, já que esse tipo de transporte contribui com 55% das emissões totais em Noronha e 2% das emissões mundiais.

A adoção do novo combustível também está em consonância com novas práticas adotadas pelo segmento da aviação civil, por meio da International Air Transport Association – IATA. A organização internacional está comprometida com a redução dos impactos ambientais e estabeleceu metas no Programa Carbon Neutral Growth 2020 (CNG2020), para atingir um crescimento neutro em carbono até 2020 e reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono até 2050.

O projeto, que terá a participação de outros órgãos do governo, empresas e entidades civis, tem como principal objetivo desenvolver um plano de incentivo que viabilize a comercialização e o fornecimento regular às empresas aéreas com rotas em Pernambuco, especialmente as que operam para Fernando de Noronha.

A GOL integra a Plataforma Brasileira do Bioquerosene (PBB) que atua em diversas frentes para buscar essa equiparação necessária e busca a sensibilização e apoio do Governo Federal para políticas públicas de suporte ao bioquerosene não mandatárias, mas de incentivo e fomento ao período de mudança de base tecnológica, com especial foco na mitigação das emissões de GEE e criação de uma indústria de bioquerosene nacional. Entre os parceiros da Plataforma Brasileira do Bioquerosene, estão a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Boeing, Amyris, GE, entre outras. Além da PBB, a GOL tem trabalhado diretamente com a Boeing, Amyris, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e BR Distribuidora na viabilização das operações com renováveis.

SOBRE A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a maior companhia aérea de baixo custo e melhor tarifa da América Latina, opera cerca de 910 voos diários para 71 destinos, sendo 15 internacionais na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 700 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfólio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Para mais informações acesse: www.voegol.com.br


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented