|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 22/02/2015

Vale vai sediar unidade da fábrica de helicópteros Sikorsky ...




Empresa norte-americana fabricante dos helicópteros mais conceituados no mundo planeja ter centro de manutenção na região e futuramente uma fábrica. São José dos Campos e Taubaté estão na disputa do investimento ...



Com dois trunfos de peso, São José e Taubaté disputam as atenções da empresa norte-americana Sikorsky Aircraft Corporation, fabricante dos helicópteros mais conceituados do mundo, que vai instalar unidade no Brasil e já escolheu fincar o pé no Vale do Paraíba. A empresa quer instalar, já em 2016, um centro de manutenção de helicópteros para ampliar seus negócios no país e, no futuro, planeja ter uma fábrica de helicópteros na região. Há oferta das duas prefeituras e interesses nas duas cidades ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL JANES (Inglaterra)


IDEX 2015 - A new bird takes wing


Jon Lake

Earlier this month, a new shape took to the skies, in the form of Embraer’s KC-390 tanker-transport. The aircraft made its maiden flight from the company’s Gavião Peixoto facility in Brazil on 3 February, in the hands of test pilots Mozart Louzada and Marcos Salgado de Oliveira Lima.
Embraer Defense and Security (Stand C2-022) had originally hoped to begin test-flights before the end of last year, but final avionics integration testing took longer than expected following the aircraft’s rollout at Gavião Peixoto on 21 October. The maiden flight marks the start of an intensive two-year flight-test and certification programme, which is expected to lead to initial deliveries to the Brazilian air force in late 2016 or early 2017.
The twin-engined, T-tailed tactical transport is the largest aircraft ever built in South America, and was developed as a C-130/KC-130 replacement for the Brazilian air force for use in the transport, air-to-air refuelling, and search and rescue roles.
The aircraft combines short-field and semi-prepared runway capabilities with a cruising speed of 465kts (Mach 0.8) at an operational ceiling of 36,000ft, and a range of 1,200nm (2,222km) with a maximum payload of 26 tonnes (57,320 lb), making it faster and higher-flying than the Hercules, as well as offering a greater payload and a lower price.
Over the next 10 years, Embraer believes that its new fly-by-wire transport could take up to 15-20 per cent of the C-130 replacement market, which has been calculated as being for more than 700 aircraft.
The company is focusing on frontier markets in Latin America, Africa, South Asia and the Middle East, and has signed an agreement with Boeing, who will assist with sales, support and training in the North American and European markets. Embraer has already taken firm orders for 28 aircraft from Brazil (the two development prototypes will be converted to production standard and delivered as the 29th and 30th FAB aircraft), while five nations have signed letters of intent to purchase up to 32 additional KC-390s.
These customers are Argentina (six), Colombia (12), Chile (six), Portugal (six) and the Czech Republic (two), which will keep the line busy for about four years. Companies from these nations are industrial partners in the KC-390 programme. At the aircraft’s rollout ceremony, 32 countries were represented, including Egypt, Qatar, Saudi Arabia and Turkey, which may be potential customers for the aircraft.
Embraer has studied a number of possible civilian versions of the aircraft, including a stretched version for the Brazilian postal service.

PORTAL G-1


Piloto faz pouso de emergência em área rural de Itapira e aeronave tomba

Instrutor e aluno não se feriram no acidente, por volta das 12h deste sábado. Perícia da Aeronáutica investiga causa do acidente com bimotor.

G1 Campinas

ImagemUm bimotor tombou após aterrissagem de emergência na zona rural de Itapira (SP) no início da tarde deste sábado (21). Os dois homens que estavam na aeronave sairam ilesos do acidente. De acordo com a Guarda Municipal, o piloto de 42 anos fazia um voo de instrução junto a um aluno de 27 anos, quando o motor da aeronave PP-HGB Paulistinha falhou e o obrigou a aterrissagem em um canavial da fazenda São Joaquim. O avião que saiu de Bragança Paulista tombou por volta das 12h.
Peritos da Aeronáutica foram para o local durante a tarde para analisar a possível causa do acidente. A equipe responsável pela perícia, Seripa 4, tem 30 dias para entregar o laudo com o resultado dos trabalhos.

No DF, suspeitos de arrombar caixas eletrônicos são presos em avião

Ação era comandada de presídio na PB, diz polícia; grupo usava maçarico. Investigação durou dois meses e aponta envolvimento de 10 suspeitos.

Do G1 Df

ImagemCinco suspeitos de furtar caixas eletrônicos no Distrito Federal e em dois estados com a ajuda de maçaricos foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em um avião no Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo a Polícia Civil, os homens têm idades entre 23 e 32 anos e chegavam de Joinville, em Santa Catarina, para praticar crimes na capital. Na delegacia, os suspeitos não deram declarações.
Uma equipe de seis policiais do DF acompanhava o grupo na cidade catarinense e viajou com os suspeitos no mesmo avião. A prisão foi anunciada após o pouso, quando parte dos passageiros já havia deixado a aeronave. Um homem que aguardava o grupo na sala de desembarque também foi preso.
Na bagagem despachada pelos homens, a polícia encontrou serras-copo, bicos de maçarico, pés de cabra, luvas e outros equipamentos supostamente utilizados nos furtos. Horas depois, uma mulher foi presa e uma adolescente foi apreendida em uma casa em Taguatinga Norte. De acordo com a investigação, elas são casadas com membros do grupo e também participaram das ações criminosas.
Outros dois suspeitos já estão presos e também responderão pelos crimes. Um deles, de 25 anos, comandava o grupo de dentro do presídio regional de Cajazeiras, na Paraíba. No total, dez pessoas serão indiciadas pelos crimes de organização criminosa e roubo qualificado.
Especialistas
Segundo o chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos, Fernando Cesar Costa, a organização criminosa era hierarquizada e tinha “especialistas” no uso de maçarico para arrombar os caixas eletrônicos. Entre novembro de 2014 e janeiro de 2015, quatro agências do DF foram vítimas do grupo.
“Já estávamos há um ano e meio sem registro desse tipo de crime. Quando veio o primeiro, em novembro, a gente sabia que a conduta ia se repetir. Foram dois meses de monitoramento no DF, em Santa Catarina e no Ceará, e hoje conseguimos prender toda a quadrilha”, diz o delegado.
Costa afirma que a cidade de Joinville é conhecida por “exportar mão de obra especializada no uso de maçaricos”, graças ao polo industrial metalúrgico do estado. Segundo ele, a polícia e as agências bancárias da região já conhecem o modo de operação e adotam condutas especiais para coibir o crime. Com isso, os grupos viajam para praticar roubos em outras regiões do país.
Um dos suspeitos, de 28 anos, já tinha sido preso em 2011 por furto a banco com uso de maçarico. Ele estava foragido e tinha mandado de prisão em aberto mas, de acordo com Costa, viajava pelo país utilizando o próprio nome. Até esta sexta (20), o fugitivo não tinha sido parado em nenhum aeroporto.
Os suspeitos vão responder por organização criminosa e furto duplamente qualificado (arrombamento e concurso de pessoas). A pena total para cada um dos suspeitos, caso sejam condenados, pode superar 50 anos de prisão.
Furtos em série
A investigação da Polícia Civil identificou furtos com maçarico no Setor de Indústrias Gráficas, em 29 de novembro; na Universidade de Brasília, em 14 de dezembro; na quadra 502 Norte, em 25 de dezembro, e na QNA 16 em Taguatinga Norte, em 18 de janeiro. No terceiro caso, Costa afirma que o grupo estacionou o carro na faixa exclusiva de ônibus da W3 Norte e permaneceu no local por 20 minutos, sem que houvesse qualquer abordagem policial.
Além dos furtos no Distrito Federal, cinco ocorrências semelhantes no Ceará e em Goiás foram atribuídas ao grupo. A polícia trabalha ainda com a possibilidade de duas ações no Tocantins. Até o momento, a estimativa é de que eles tenham arrecadado cerca de R$ 500 mil.
Operação
A ação foi batizada de Operação Torcia (torcha, em italiano), em referência ao uso dos equipamentos. De acordo com o delegado, 40 policiais da capital colaboraram com a investigação. O Instituto de Criminalística do DF, a polícia de Santa Catarina, o Ministério Público e o Poder Judiciário também ajudaram na prisão do grupo.

REVISTA ISTO É DINHEIRO


Rumo aos Estados Unidos


Via ficar mais fácil para os brasileiros chegarem aos Estados Unidos. É que a Anac, a agência que regula o setor aéreo, autorizou a Avianca a vender passagens nesse trecho. A empresa terá direito a 14 frequências semanais. Outra beneficiária pela portaria da Anac é a Azul, que passa a ter a possibilidade de oferecer mais dez frequências. A empresa comandada por David Neeleman já realiza voos para Miami e Orlando.

JORNAL O VALE (SJC)


Vale vai sediar unidade da fábrica de helicópteros Sikorsky

Empresa norte-americana fabricante dos helicópteros mais conceituados no mundo planeja ter centro de manutenção na região e futuramente uma fábrica; S. José e Taubaté estão na disputa do investimento.

Sheila Faria Editora Executiva De O Vale

Com dois trunfos de peso, São José e Taubaté disputam as atenções da empresa norte-americana Sikorsky Aircraft Corporation, fabricante dos helicópteros mais conceituados do mundo, que vai instalar unidade no Brasil e já escolheu fincar o pé no Vale do Paraíba.
A empresa quer instalar, já em 2016, um centro de manutenção de helicópteros para ampliar seus negócios no país e, no futuro, planeja ter uma fábrica de helicópteros na região. Há oferta das duas prefeituras e interesses nas duas cidades.
“A América Latina é muito importante em nossa estratégia de desenvolvimento, e queremos que o Brasil seja a nossa âncora. Existe aqui um potencial de mercado considerável. Não queremos apenas trazer helicópteros para o Brasil, mas contribuir com o desenvolvimento da indústria aeronáutica do país”, disse Antonio Pugas, vice-presidente da Sikorsky para a América Latina.
A frota da Sikorsky no Brasil é de 160 helicópteros (veja quadro). Além do uso militar, a Petrobras também é uma das grandes clientes no país.
Há possibilidade de novas vendas para as Forças Armadas dos modelos BlackHawk e SeaHawk, mais indicados para modernizar a frota brasileira. Mas segundo a Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), não há nenhuma informação nesse sentido por enquanto.
São José. No início de fevereiro, a Sikorsky assinou parceria com o ITA, em São José, para a criação de uma disciplina de desenho de asas rotativas (helicóptero) no curso de engenharia aeronáutica do instituto.
O objetivo é criar uma nova geração de engenheiros de helicópteros no Brasil.
“Engenheiros da Sikorsky virão ao ITA para auxiliar no projeto conceitual de helicópteros que os alunos farão nos cursos de graduação”, disse Bento Silva de Mattos, coordenador técnico do projeto no ITA. A parceria inclui a criação de um laboratório que contará com simulador de helicópteros, inteiramente especificado pelo ITA, que deverá ser baseado no Sikorsky S76C.
De olho no filão --o centro de manutenção prevê investimento de US$ 20 milhões e a futura fábrica, US$ 150 milhões-- a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José ofereceu área à Sikorsky no Parque Tecnológico, de 130 mil metros quadrados.
“São José oferece um ambiente competitivo referência na América Latina e com uma política de suporte forte”, disse o secretário Sebastião Cavali, que levou executivos da
Taubaté. Taubaté saiu na frente e informa que aguarda documentos da Sikorsky para as negociações. Por ter uma unidade do Cavex (Comando de Aviação do Exército), o município leva vantagem.
A área disponibilizada para a empresa norte-americana será o prédio de uma fábrica desativada, no Distrito Industrial do Una 1.
Segundo o gerente do Grupo Executivo Industrial de Taubaté, Gutemberg Ramos, o prédio pode servir para o centro de manutenção e também futuramente para a fábrica de helicópteros. “A Sikorsky está em fase de tratativas com Taubaté e estamos aguardando a sua documentação. A instalação da empresa será importante para a inovação da atividade econômica, gerando emprego, tecnologia e desenvolvimento econômico para Taubaté”.
Imagem
Empresa prevê crescimento do mercado no Brasil
Da Redação
O primeiro passo para a Sikorsky se fixar no Brasil acontece até agosto, com a abertura de um escritório na região de Campinas, onde o grupo United Technologies, holding da qual a Sikorsky faz parte, já tem unidades.
No Vale, o local para o centro de manutenção e futura fábrica ainda não foi definido. “Estamos em negociações, mais avançadas em Taubaté, mas ainda não fechamos nada”, disse Antonio Pugas, vice-presidente da Sikorsky para a América Latina.
Em razão da frota no Brasil e da possibilidade de novos contratos, a Sikorsky precisa de uma unidade para pós-venda, reparo e manutenção.
A manutenção dos helicópteros da Sikorsky atualmente é feita em parte pelos operadores e peças são enviadas aos Estados Unidos.
“Considerando o tamanho do Brasil, costeira, fronteiras, mata amazônica e necessidades que o BlackHawk é melhor posicionado para a missão, estimamos a necessidade entre 70 a 90 novos helicópteros para modernização das três Forças Armadas, os quais poderíamos produzir no Brasil, gerando empregos, trazendo tecnologia e concorrência para produtores locais”, disse Pugas a O VALE.
Os números são estimativa da empresa. As Forças Armadas não comentam. Mas caso as encomendas se confirmem, a Sikorsky vai ter mão de obra capacitada e estrutura de produção no Brasil.

Brasil cria míssil para o Gripen

Empresas de São José participam do desenvolvimento do armamento de 5ª geração que vai equipar os novos caças da Aeronáutica; lançamento de protótipo foi realizado com sucesso este mês na África do Sul

Marcelo Pedroso Editor De Cidades

Brasil e África do Sul transformaram em realidade o objeto de uma parceria iniciada em 2006 ao concluírem com sucesso este mês o lançamento de um míssil de última geração denominado A-Darter.
O armamento será usado nos caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira e deve começar a ser produzido no primeiro semestre de 2016. Com o sucesso no lançamento, começa agora a fase de certificação do míssil.
O míssil é fruto de uma parceria entre os dois países e envolve empresas baseadas em São José dos Campos, como a Mectron e a Avibras. Também integra o projeto a Opto Eletrônica, de São Carlos.
Ao todo, já foram investidos R$ 300 milhões no projeto.
Teste. O lançamento do protótipo foi feito de um caça Gripen da Força Aérea da África do Sul. O alvo, uma aeronave não tripulada, estava em uma rota a 90° da aeronave lançadora e se distanciava. Apesar disso, o sistema de mira do míssil conseguiu "travar" no alvo, que também estava em uma altitude 600 metros mais elevada.
Considerado um modelo de 5ª geração, o A-Darter mede 2,98 metros de comprimento e 90 kg de peso. O míssil não tem asas e consegue fazer manobras ao direcionar o empuxo do seu motor-foguete.
Com isto, o armamento consegue ser até 10 vezes mais rápido do que um caça moderno. Além disto, o A-Darter é guiado pelo calor e também consegue "enxergar" em mais de uma frequência de infravermelho, o que permite evitar iscas incandescentes lançadas para confundir os mísseis. O alcance máximo é de 12 quilômetros.
A previsão é que a montagem final dos protótipos do novo míssil seja feita na Avibras. Por meio de nota, a Avibras informou que “o projeto A-Darter é importante para o desenvolvimento de tecnologias e de produtos novos”.
Quanto ao impacto comercial do programa no faturamento da empresa, a Avibras informou que “é pequeno neste momento, mas poderá ser mais significativo nas fases de produção seriada para o Brasil e para exportação”.
A Mectron e a Opto Eletrônica não comentaram.
Gripen. Autoridades militares da Suécia estiveram em São José entre os dias 10 e 12 para articular um acordo bilateral que envolva a certificação dos caças Gripen e a garantia da qualidade de produtos aeronáuticos.
As tratativas são conduzidas pelo IFI (Instituto de Fomento Industrial), sediado no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e pela Flugi, a autoridade militar de aeronavegabilidade da Suécia.
Início da parceria
2006
Prospecção
Ao final de 2012, a FAB contratou a Denel do Brasil por R$ 1,4 milhão para fazer um levantamento das empresas nacionais com potencial ou interesse em participar do programa
Empresas envolvidas
Brasil - Mectron, Avibras e Optoeletrônic
África do Sul - Denel Dynamics/ Denel do Brasil
Valor do projeto
R$ 300 milhões
Início de fabricação
Primeiro semestre de 2016
Estágio atual
Após o lançamento com sucesso, começa a certificação
Características
2,98 m de comprimento e 90 kg de peso, ausência de asas, resiste a forças de 100G, guiado por calor e capaz de "enxergar" em mais de uma frequência de infravermelho, alcance de 12 quilômetros
Crise econômica ameaça projeto
São José dos Campos
Para Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), a crise econômica que ronda o Brasil e os problemas vivenciados pela Avibras ameaçam o sucesso do projeto do míssil.
Os funcionários estão há dois meses sem salário e em licença remunerada.
“Acho complicado saber se vai ter recurso para isso. A situação do país é preocupante e a da Defesa, pior ainda”, afirmou Bastos.
O especialista também questiona as vantagens para as empresas brasileiras com a transferência de tecnologia prevista pela parceria.
“Tem que saber se a parceria com a Denel (empresa da África do Sul) vai ser dessa forma e se vai ter desdobramentos. Temos outros projetos de mísseis que não deram em nada.”

PORTAL GLOBO.COM


Estudantes de Palmas gastam R$ 6 mil para construir drone

Gurpo quer que equipamento ajude forças de segurança do estado. Drone pode alcançar até 50m de altura.

Do G1 To, Com Informações Da Tv Anhanguera

Um grupo de estudantes de sistema de informação estão desenvolvendo projetos com drones no Tocantins. Após um ano e meio de pesquisa, vários testes e experimentos, os estudantes conseguiram terminaram a construção do primeiro drone e fazer o teste em Palmas.
Segundo os estudantes, para a construção do equipamento foi gasto cerca de R$ 6 mil. O drone pode alcançar até 50m de altura e é movido por controle remoto. A bateria dura de 15 a 20 minutos.
O estudante João Paulo Paiva comenta com satisfação que o equipamento nos testes acabou saindo de maneira esperada pelo grupo. "Fazer o teste e ver que ele está voando em perfeitas condições é extremamente agradável", afirma.
Os alunos que também são bombeiros esperam que o drone auxiliem as forças de segurança no combate ao crime. "Queremos que eles auxiliem as forças de segurança para monitoria da vida humana e onde o militar e o agente de segurança não puderem ir o drone vai e pode auxiliar em salvamento, no combate ao crime", afirma Bruno Moraes.
Ainda conforme o grupo de estudantes, o drone ainda passará por aprimoramentos para corrigir falhas no equipamento. "Vamos corrigir alguns problemas que o drone tem apresentado e agora sabemos onde foi que erramos e a partir dos nossos erros. Agora podemos ter um foco melhor para fazer um material melhor", revela os estudantes.

PORTAL UOL


Saiba quais são os perigos da popularização de drones


Olhar Digital

Com modelos a partir de 200 reais, o uso de drones cresce rapidamente no Brasil e no mundo. No início do ano, na CES, em Las Vegas, vimos um pavilhão dominado por inúmeras empresas que apostaram no segmento. Mas estes voos ainda geram muita controvérsia. Nos Estados Unidos, a promessa é que uma lei seja decretada ainda este ano; no Reino Unido e na França já há legislação específica.
Mas, aqui no Brasil, a regulamentação dos drones é um problema – e dos grandes. E pelo jeito ainda estamos longe de ter uma regulamentação específica.
Dois desafios dificultam a criação de uma lei: a privacidade, já que a maioria dos drones leva embarcada uma câmera de alta definição; e a segurança, afinal um drone pode machucar seriamente uma pessoa ou até, no pior dos casos, causar um acidente aéreo.
A Anac informou que engenheiros, pilotos e especialistas no assunto discutem as questões técnicas para formular uma proposta de regulamentação para o uso de drones. Por enquanto, a maioria dos voos é enquandrada como recreação por voar abaixo dos 120 metros. Neste caso, aplica-se a regulamentação baseada no aeromodelismo. Pela regra, aparelhos de até 25 quilos podem ser usados por civis. Mas, sim, existem modelos que vão muito além, podendo alcançar mil metros de altitude. A fiscalização do uso dos drones é feita pela própria Anac. As sanções variam de uma a cinco anos de prisão, caso o usuário do drone ofereça riscos ao transporte aéreo.
No Brasil, uma “instrução” da Anac proíbe a utilização do equipamento em áreas urbanas e avalia um a um os pedidos para uso comercial. O uso dos drones depende de um trâmite extremamente burocrático. O usuário precisa de uma autorização dupla: uma emitida pela própria Anac e outra do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Já para comprar os drones não há qualquer restrição.
Incentivado pelos amigos, o drone se tornou um hobby na vida do Leonardo há mais de um ano. Além desta miniatura, ele usa um modelo maior mais moderno para fazer imagens aéreas e se distrair. Os cuidados – de quem já não é nenhum menino e conhece os perigos – são questão de bom senso.
Ainda que desconheça as exigências da Anac, ele acredita que usar seu drone como um brinquedo, tomando os cuidados que acabou de citar, não oferece riscos a ninguém. Mais do que isso, interessante é saber que modelos de drone como este – e muitos outros do mesmo estilo – possuem uma série de tecnologias embarcadas para oferecer maior segurança.
Ou seja, se um usuário, por exemplo tentar invadir a área do Aeroporto de Congonhas, assim que o GPS de drone identificar a localização, ele automaticamente aterrisa. Determinado pelo próprio software do aparelho, existe um cone de segurança que impede a penetração do drone naquela região. No ano passado, dois homens foram presos nos Estados Unidos por usar um drone em uma área proibida.
Tudo bem, nem todos os proprietários de drones são assim conscientes e cuidadosos como o Leo; por isso, uma regulamentação oficial é mais do que necessária para garantir a segurança das pessoas e, principalmente, do tráfego aereo. E se esses robôs voadores se tornam cada dia mais populares, é questão de tempo para vermos muitos deles voando por aí... A gente só espera que diferente da maioria das coisas no Brasil, haja realmente fiscalização e controle... antes que seja tarde demais.

OUTRAS MÍDIAS


A TRIBUNA (MT)


Prefeitura diz que aeroporto reúne condições apropriadas para operações aéreas

Após as informações dando conta de que o aeroporto de Rondonópolis não teria condições de receber novas operações aéreas, assim como corria o risco de ter suspensas as atuais, a Prefeitura de Rondonópolis repassou esclarecimentos técnicos ao Jornal A TRIBUNA sobre o funcionamento dessa estrutura de transportes localizada no município.
Primeiramente, o Município diz que o órgão regional do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), no caso o CINDACTA I, homologou a implantação e a operação de uma EPTA (Estação Privada de Telecomunicações e Tráfego Aéreo) Categoria “A” ou, simplesmente, uma Estação Rádio em Rondonópolis. A função desse órgão ATS (sigla em inglês que significa Serviço de Tráfego Aéreo) é não confundir o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo. Isso significa oferecer às aeronaves que pousam e decolam no aeroporto, informações referentes às condições de meteorologia existentes no aeroporto, caracterizando essa operação em condições visuais (realidade atual) ou por instrumentos.
Para a operação IFR (sigla em inglês que significa Regras de Voo por Instrumentos), argumenta que os procedimentos, baseados em equipamentos no solo ou navegador GPS, precisam ser homologados pelo DECEA, através do CINDACTA e do ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), que edita e publica os procedimentos e os disponibiliza na rede de Informações Aeronáuticas. Nisso, é preciso a contratação de Empresa portadora de CET (Certificado de Especialização Técnico-Operacional), expedido pelo DECEA depois de cumpridos os ritos da legislação. A Prefeitura afirma que esse processo já está em andamento na cidade, mas ainda demanda ajustes com a autoridade aeronáutica.
Nesse meio tempo, o Município diz que a ANAC (Agencia Nacional de Aviação), prudente quanto à liberação de HOTRAN (Horário de Transporte), tem autorizado e assim continua fazendo voos comerciais para Rondonópolis, mesmo antes da existência da Estação Rádio. “Não cabe dizer que Rondonópolis não cumpre com o previsto na legislação, em razão desta ou daquela deficiência. Se assim fosse, a ANAC ou o ComAer (Comando da Aeronáutica) já teriam interditado ou cancelado as operações no Aeroporto. Tanto não são factíveis as afirmações que, de forma modesta e leigamente estão sendo veiculadas em Rondonópolis, que o CINDACTA homologou um órgão ATS no Aeroporto, ou seja, uma EPTA – ou Estação Rádio”, explicam.
“Seria muito amador se, conforme se propaga, uma das empresas que atualmente voa em Rondonópolis resolvesse deixar de operar exatamente no momento em que uma EPTA e procedimentos para operação de instrumentos estão sendo implantados. Em se tratando de segurança, Rondonópolis reúne as condições apropriadas para as atuais e futuras operações aéreas”, acrescenta a equipe da Prefeitura, assegurando as providências para a oferecer segurança nas operações e resultados para a comunidade.

IPI.COM (USA)


Sikorsky, Brazilian school partner for helicopter technology

A cooperative agreement between Sikorsky Aircraft and a Brazilian engineering school will help advance rotary wing aircraft technology in Brazil.
By Richard Tomkins
ImagemSAO JOSE DOS CAMPOS, Brazil, Feb. 17 (UPI) -- Brazils Technological Institute of Aeronautics is building a helicopter technology laboratory as a result of a cooperative agreement with Sikorsky Aircraft.
The Brazilian Air Force reports that the agreement to advance rotary wing aircraft technology in Brazil also provides for scholarships for undergraduate thesis projects in helicopter technology and collaboration in the creation of a course in the area. 
"This partnership is here to stay, as there is a lot of experience on both sides to share," said Antonio Pugas, vice president of Sikorsky in Latin America.
Added Sebastian Cavalli, Economic Development Secretary, Science and Technology: "This joint initiative of the ITA and Sikorsky is strategic for the country s economic development, since it increases business competitiveness by fostering technology and innovation."
The Technological Institute of Aeronautics in Sao Jose dos Campos is a premier engineering school operated by the Brazilian government and with support from the Brazilian Air Force.

FINANCIAL NEWS (INGLATERRA)


Sikorsky Aircraft, Brazilian Aerospace Academics collaborate on rotorcraft innovation

By Gulli Arnason
Sikorsky Aircraft Corp. and the Brazilian Instituto Tecnologico de Aeronautica (ITA) said they have launched the Collaboration for Rotorcraft Innovation to accelerate the development of rotorcraft technologists in Brazil.
The initiative aims to increase undergraduate exposure to rotorcraft principles as part of a well-rounded aerospace engineering education in a country whose military already flies both BLACK HAWK and SEAHAWK helicopters. Sikorsky Aircraft is a subsidiary of United Technologies Corp. (NYSE: UTX).
As part of the collaboration, ITA will use Sikorsky funds to augment its robust aerospace engineering program to provide additional curriculum related to rotorcraft, experienced staff to instruct this new material, and sponsored scholarships for student research related to rotorcraft. The new curriculum will be available beginning with the coming Fall semester. A Rotorcraft Innovation Lab, sponsored by Sikorsky, will include a fixed-base flight simulator and other equipment to facilitate this teaching and research, and is expected to be completed by the end of 2015. Sikorsky will provide on campus visiting mentors to assist with these classes and the associated research.
Sikorsky Aircraft Corp., based in Stratford, Connecticut, USA, is a world leader in helicopter design, manufacture, and service. United Technologies Corp., based in Hartford, Connecticut, USA, provides high technology products and support services to the aerospace and building systems industries. For more, visit www.sikorsky.com

A TRIBUNA (MT)


Voo não pousa após problema no aeroporto

Os problemas inerentes a falta de estrutura do aeroporto municipal de Rondonópolis voltaram a causar transtornos nesta sexta-feira (20/02). O Jornal A TRIBUNA recebeu, desta vez, a reclamação de que um voo da Azul vindo de Cuiabá, no final da manhã, não conseguiu pousar em Rondonópolis devido a um problema no caminhão de abastecimento do aeroporto.
Segundo o informado, o aeroporto de Rondonópolis estava lotado quando desse incidente, tanto de pessoas à espera de passageiros que chegariam no voo como de pessoas que embarcariam para Cuiabá. Algumas pessoas acabaram desistindo de esperar pela aeronave da Azul, voltando para casa ou seguindo para a capital por meio rodoviário.
Diante do problema no caminhão de abastecimento, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat) informou ao Jornal A TRIBUNA que vai notificar a empresa Aeroprest, responsável pelo caminhão de abastecimento, por causa da situação gerada nesta sexta-feira. Mesmo assim, informou que o caminhão já estava passando por manutenção e que estaria apto à operação ainda ontem.
Apesar do problema, a Setrat informou que o avião da Azul retornou para Cuiabá para o abastecimento e, em seguida, pousou em Rondonópolis. Contudo, devido à demora para o procedimento de abastecimento, confirmou que muitas pessoas não quiseram esperar pelo voo em questão.
Por várias outras ocasiões, especialmente épocas de muita neblina e cerração, são frequentes casos de aeronaves em voos comerciais não conseguirem pousar ou decolar a partir do aeroporto de Rondonópolis, diante da ausência de equipamentos auxiliares à navegação.

A NOTÍCIA (RS)


Caixeiros de Joinville são presos dentro de avião em Brasília

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos suspeitos
Cinco caixeiros com idades entre 28 e 32 anos, de Joinville, foram presos ao desembarcarem no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã desta sexta-feira. Os policiais que fizeram a prisão viajaram junto com a quadrilha. A abordagem aconteceu após o pouso, quando parte dos passageiros já havia saído do avião. 
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos viajavam com equipamentos para praticar novos crimes na capital. A investigação comandada pela Polícia Civil do Distrito Federal havia iniciado fazia dois meses.
O grupo foi identificado como responsável por pelo menos 10 arrombamentos a caixas eletrônicos com o uso de maçarico no Distrito Federal, em Ceará, Goiás e Tocantins. A polícia estima que os caixeiros tenham arrecadado cerca de R$ 500 mil.
— A investigação depois de dois meses conseguiu provar que eles estavam associados e fizeram vários arrombamentos juntos — destacou o delegado Anselmo Cruz, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais do Estado.
Na bagagem dos suspeitos, a polícia apreendeu equipamentos que normalmente são utilizados nesse tipo de crime como serras-copo, bicos de maçarico, pés de cabra e luvas.
A operação batizada de Torcia (tocha em Italiano), em referência ao uso dos equipamentos, contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina na identificação e localização dos suspeitos.
Na manhã deste sábado, equipes da Deic ainda cumpriram mandados de busca e apreensão nas casas dos caixeiros nos bairros Aventureiro, Itinga e Jardim Paraíso.
Maurício Rodrigues de Lima, Fernando Dallabona, Edevaldo da Silva, Davi Espíndola da Silva e Felipe Augusto Teixeira devem responder por organização criminosa e furto duplamente qualificado (arrombamento e concurso de pessoas). A pena total para cada um dos integrantes pode superar 50 anos, caso sejam condenados. Os cinco detidos negaram as acusações.

DEFENSEWORLD.NET (ÍNDIA)


Embraer To Exhibit KC-390 Military Airlifter, Tanker At IDEX 2015

Embraer is showcasing the A-29 Super Tucano light attack airplane and advanced trainer as well as the new KC-390 military airlifter and tanker at IDEX 2015 this week.
The A-29 Super Tucano was selected for the US Air Force’s Light Air Support program to perform counter insurgency missions in Afghanistan. The KC-390, which has performed its first flight some days ago, is designed to set new standards in its class, at a lower operational cost and higher availability rate due to lower maintenance downtime. Its great flexibility to perform a wide range of missions such as transport and airdropping of cargo and troops, aerial refueling, search and rescue, and forest fire response, among others, will also translate into savings to customers since they can perform more missions with a single platform.
Embraer’s Defense & Security portfolio also includes a family of Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR) aircraft, state-of-the-art radar technologies, unmanned aerial systems (UAS), and advanced information and communication systems, such as Command, Control, Communication, Computation, Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (C4ISR) applications.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented