|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 21/02/2015

Preço em reais pode favorecer a Embraer ...




A Embraer aposta nos jatos E175 e E190 como ideais para a abertura de mercados com baixo risco e a construção de uma malha regional eficiente no Brasil e América Latina. A nova versão do E175 conquistou 70% dos pedidos no segmento de aviação regional nos Estados Unidos. O presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva, no entanto, diz ser fundamental que o Plano de Desenvolvimento de Aviação Regional incentive a utilização de aviões de porte adequado à demanda das rotas regionais. "O custo de se utilizar um avião de maior porte, como um narrowbody (corredor único) nestas rotas será bem mais elevado, gerando ineficiência no sistema e aumentando a necessidade de apoio para que a operação seja economicamente viável ..."







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


'Não sabia que era crime', diz jovem preso por ameaça de bomba nos EUA

Jovem de Sorocaba (SP) desembarcou no Brasil após ficar um ano detido. Segundo ele, trote para o FBI foi um 'desafio' proposto por amigos.

Tássia Lima Do G1 Sorocaba E Jundiaí

O brasileiro que ficou mais de um ano preso nos Estados Unidos por ter enviado um e-mail às autoridades americanas dizendo que havia uma bomba em um avião disse ao G1 que mandou a mensagem porque não conhecia as leis do país. "Não sabia que era crime. Se soubesse, jamais teria enviado", afirma Francisco Fernando Cruz, que voltou para casa, em Sorocaba (SP), nesta quinta-feira (19).
Segundo ele, um grupo de amigos que ele conheceu na internet fez com que ele lançasse um "trote" como desafio. "A gente sempre se desafiava e tinha que provar que realmente tinha cumprido a missão. Eu esperava que o FBI respondesse meu e-mail com algo como: "precisamos de mais informações sobre isso", porque a intenção era chamar a atenção deles. Mas ninguém respondeu nada, já foram direto para a investigação", justifica o estudante.
Francisco foi preso no aeroporto de Miami no dia 9 de janeiro de 2014, dentro do avião que o traria de volta ao Brasil depois de passar um ano e meio estudando e trabalhando em Nova York. Ele lembra que foi um susto ser abordado por uma equipe tão grande."Eu estava sentado na minha poltrona quando vi uns dez agentes do FBI, da CIA e da polícia de Miami entrando no avião. Na hora, pensei: "nossa, deve ter alguém muito perigoso aqui dentro". E no fim, era eu", relata.
Da aeronave, o estudante foi escoltado até uma sala do aeroporto, onde foi interrogado e confessou que tudo não passava de uma brincadeira. "Eles orientam todo mundo a avisar quando achar que tem alguma coisa suspeita. Se eu dissesse que tive um mau pressentimento, não teria acontecido nada comigo, mas, como falei dando certeza do que ia acontecer, acabei sendo preso", conta Francisco.
Nos meses seguintes, ele passou por penitenciárias de três estados americanos e dividiu cela com até 60 presos estrangeiros. Devido ao bom comportamento, a pena de um ano e um dia foi reduzida, e Francisco deveria ter sido libertado no dia 23 de novembro de 2014. No entanto, a burocracia do processo de deportação atrasou a volta do brasileiro ao país de origem, e ele acabou saindo de Atlanta, na Geórgia, apenas na última quarta-feira (18).
Da experiência, o estudante diz que ficou o aprendizado."Você aprende a não confiar muito nas pessoas. Eu tinha vários amigos nos Estados Unidos que sumiram quando eu fui preso. Ninguém quis tentar ajudar, todo mundo dizia que não queria se envolver. Nessas horas, a gente aprende quem realmente está do nosso lado", declara Francisco.
Viagem e reecontro
Depois de deixar a última penitenciária, na Geórgia, o brasileiro foi acompanhado por dois oficiais de imigração até o aeroporto de Atlanta, e só teve as algemas dos pés e das mãos retiradas na sala de embarque. Ainda assim, os agentes viajaram com ele até o Brasil, um de cada lado da poltrona onde ele estava."Se eu ia ao banheiro, um deles ia comigo. Me senti um pouco humilhado. Não tinha necessidade de tudo isso", conta o estudante, que só foi totalmente libertado após passar pela Polícia Federal no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Do lado de fora do portão de desembarque, a mãe, Cláudia Cruz, o esperava de braços abertos.Sobre o reencontro, Francisco resume: "Foi perfeito". Depois do longo abraço que se seguiu, Cláudia não desgrudou mais do filho. "Agora, estou feliz de verdade", diz, com um sorriso no rosto. Após o desembarque no Rio de Janeiro, mãe e filho pegaram outro voo para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), onde chegaram pouco depois das 19h30 desta quinta-feira (19). Em seguida, os dois seguiram de ônibus para Sorocaba, onde a família mora.
Questionada se perdoa a atitude do filho, Cláudia não hesita :"E que mãe não perdoa o próprio filho? Ele já pagou tudo o que tinha que pagar. Ele não matou, não roubou e não fez mal a ninguém, só a ele mesmo", afirma a cabeleireira.
Planos para o futuro
Francisco não vai poder entrar nos Estados Unidos por dez anos, mas diz que não pensa em voltar para lá, mesmo que conseguisse o visto."Não tenho mais vontade nenhuma. Agora, vou voltar a estudar e concluir minha faculdade aqui", afirma o estudante de marketing.
Recém chegado, ele ainda não encontrou os amigos, mas diz que isso deve acontecer em breve."Primeiro, quero matar a saudade da minha família. Já entrei em contato com alguns amigos, mas ainda não combinamos nada. Vou falar com eles esses dias para ver se a gente faz uma festa", encerra.
Entenda o caso
O sorocabano foi preso no dia 9 de janeiro em Miami, nos Estados Unidos. A polícia americana publicou a queixa em seu site informando que Francisco, que morava nos EUA havia dois anos, tinha enviado no dia 8 um e-mail ao Departamento de Polícia de Miami (MDPD) e à TAM Linhas Aéreas alertando sobre a existência de uma bomba em um avião da empresa.
A mensagem informava: "Flight must not take off. Targeted. It will go down. Retaliation. Cargo is dangerous. Be advised" (Voo não deve decolar. Marcado. Vai cair. Retaliação. Carga é perigosa. Estejam avisados). Segundo a polícia americana, o Departamento de Polícia de Miami rastreou a origem da mensagem e concluiu que ela foi enviada de um computador na Montclair State University, na cidade de Montclair, estado de Nova Jersey.
A polícia teve acesso às imagens que mostram o terminal de computador usado para enviar a mensagem. "A segurança pública de quem viaja é fundamental, e quaisquer ameaças feitas para perturbá-la serão investigadas sem impunidade", declarou JD Patterson, diretor do MDPD.
Na época, a assessoria da TAM Linhas Aéreas afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presença de bombas a bordo de uma de suas aeronaves.
"Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros", diz a nota.
Ainda segundo a TAM, após investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. "Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente, no horário previsto", completa a nota.

Aeroporto de Brasília tem 12% mais passageiros durante o Carnaval

Ao todo, 350 mil pessoas passaram pelo aeroporto durante o feriado. Neste final de semana, previsão é de aumento de 13,9%, diz consórcio.

Do G1 Df

O Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, teve um aumento de 12% no número de passageiros no Carnaval em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Inframerica, consórcio que administra o aeroporto, 350 mil passageiros passaram pelo terminal entre os dias 12 e 18 de fevereiro. A maior procura foi para cidades do Nordeste.
Neste final de semana, o primeiro depois do carnaval, a previsão é de que o número de passageiros cresça 13,9% em relação ao mesmo sábado e domingo do ano passado, segundo a Inframerica. Ao todo, devem circular 98 mil passageiros n os dias.
Em 2014, circularam pelo local 86 mil pessoas no final de semana depois do carnaval. Na próxima segunda-feira (23), 49 mil pessoas devem passar pelo local, índice considerado normal para o dia. No ano passado, 18 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto, fazendo o segundo mais movimentado do país, atrás de Garulhos (SP).
Horário de verão
Com o fim do horário de verão, neste domingo, moradores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul deverão atrasar os relógios em uma hora à meia-noite de sábado. Com isso, passageiros devem ficar atentos aos horários dos voos.
A recomendação é chegar com uma hora e meia de antecedência para embarques domésticos e de duas horas e meia para internacionais.

Anac notifica a Portela por desfile com drones, no Rio

A agência também apura a situação dos saltos dos paraquedistas. Foram instaurados dois processos administrativos.

Alba Valéria Mendonça - Do G1 Rio

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou em nota nesta sexta-feira (20) que notificou a escola de samba Portela pelo uso de drones no desfile e vai apurar a situação dos paraquedistas que desceram na pista do Sambódromo do Rio, antes da entrada da escola na avenida. Foram instaurados dois processos administrativos contra a Portela.
No desfile do dia 16, a Portela “presenteou” o público com cerca de 400 pequenos drones em formas de águia. Durante o desfile a escola também usou um drone maior em forma de águia, que veio na frente da escola e outros dois em forma de bola de futebol sobrevoam ao redor do carro que representava o Maracanã.
Segundo a Anac, a operação desses equipamentos é proibida em área de grande aglomeração. A escola, de acordo com a agência, chegou a consultar a Anac informações sobre a operação dos drones. Mas não teria pedido a autorização utilizá-los. De acordo com a lei, a Portela poderá ser responder por ações de responsabilidade civil e penal.
Também foi aberto procedimento para apurar se paraquedistas e os pilotos dos helicópteros usados pela escola possuem a licença LPQD e se obedeceram os requisitos de segurança para o salto. Quatro atletas — dois brasileiros e dois americanos — abriram o desfile da Azul e branco de Madureira. A performance foi muito aplaudida na Sapucaí.
Também em nota, a Portela esclareceu primeiramente que foram utilizados 35 drones durante o desfile da escola, na noite de segunda-feira (16), no Sambódromo do Rio. Entre eles, dois em forma de bola e um em forma de águia.Trinta e dois pesam cerca de oito gramas, tratando-se de brinquedos de controle remoto e não atingindo altura superior a cinco metros. Os drones em forma de bola pesam cerca de 2kg, enquanto o de águia tem peso de cerca de 4kg.
Sobre o lançamento de paraquedistas em duas aeronaves antes do início do desfile, a escola informou que tanto as aeronaves quanto os operadores das mesmas, bem como os paraquedistas possuem todas as autorizações necessárias. Os saltos também ocorreram dentro da regularidade prevista pelo Controle do Espaço Aéreo.
A escola disse ainda que está buscando autorização junto à Anac e ao CGNA para repetir os saltos dos paraquedistas no Desfile das Campeãs no próximo sábado (21).

PORTAL BRASIL


MDS investiu R$ 30 milhões no programa Forças no Esporte

Valor foi aplicado no fornecimento de refeições e beneficiou milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

Portal Brasil Fonte: Ministério Do Desenvolvimento Social E Combate à Fome

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já investiu R$ 30 milhões no Programa Forças no Esporte desde 2008. O valor repassado garantiu o reforço alimentar a milhares de estudantes de escolas públicas, com idade entre 7 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Atualmente, 15 mil crianças e jovens participam das atividades no contraturno escolar.
“O recurso é usado para a compra de alimentos e assegura duas refeições, almoço e lanche, pelo menos três vezes por semana, aos participantes”, destaca a coordenadora geral substituta de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Cintia de Paula.
Criado pelo Ministério da Defesa em parceria com o Ministério do Esporte, o programa alcança 54 cidades do País e revela mudanças na vida das crianças e jovens, que se mostram mais dispostos para os exercícios físicos, passam a ter mais interesse pelas atividades escolares, melhoram a capacidade de comunicação, o convívio social, familiar, e o cuidado com a alimentação e a saúde.
No horário contrário às aulas, os estudantes praticam esportes, recebem reforço escolar e atendimento médico. As atividades são desenvolvidas em unidades militares cedidas pelo Ministério da Defesa.
A partir de 2016, o Forças no Esporte será ampliado e beneficiará 20 mil alunos, chegando a 30 mil estudantes em 2018.
Estudo realizado em 2010 pela PUC-MG identificou que, 84,2% das crianças e jovens participantes consideram ter mais disposição para exercitar-se fisicamente e que 83,4% aumentaram a autoestima.
Além disso, 77,7% relataram mais interesse pelas atividades escolares e 74,4% afirmaram que o rendimento escolar melhorou após iniciar sua participação no programa.
Condecoração
Na próxima sexta-feira (27), o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, recebe a medalha Mérito Desportivo Militar. A homenagem será realizada pelo apoio do ministério com o Forças no Esporte.

REVISTA ÉPOCA


Depois da Saab, Brasil desperta interesse de empresas suecas


Teresa Perosa

Depois da Saab, vencedora da concorrência para fornecer 36 caças ao Brasil em parceria com a Embraer, o Brasil pode esperar uma revoada de empresas suecas buscando parceiros no país. Acordos de cooperação entre empresas e instituições do país e universidades brasileiras nas áreas de aeronáutica, informática e combustíveis alternativos foram fechados no início de novembro. A intenção é que os dois países cooperem no desenvolvimento e produção de tecnologia. O esforço envolve instituições como UFABC e ITA e empresas como Volvo, Scania, Clavister e a própria Saab. Além do nosso mercado, a expectativa dos suecos é que o Brasil seja a porta de entrada para o resto do Mercosul.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Preço em reais pode favorecer a Embraer


Por Virgínia Silveira

A Embraer aposta nos jatos E175 e E190 como ideais para a abertura de mercados com baixo risco e a construção de uma malha regional eficiente no Brasil e América Latina. A nova versão do E175 conquistou 70% dos pedidos no segmento de aviação regional nos Estados Unidos.
O presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva, no entanto, diz ser fundamental que o Plano de Desenvolvimento de Aviação Regional incentive a utilização de aviões de porte adequado à demanda das rotas regionais. "O custo de se utilizar um avião de maior porte, como um narrowbody (corredor único) nestas rotas será bem mais elevado, gerando ineficiência no sistema e aumentando a necessidade de apoio para que a operação seja economicamente viável."
O executivo defende que as companhias aéreas no Brasil teriam maior possibilidade de equilíbrio no balanço com o avião nacional, pois a Embraer pode vender as aeronaves e financiá-las em reais, oferecendo também custos de manutenção em reais.
Sobre a concorrência com os modelos turboélice no mercado regional, Silva diz que no ambiente atual, com o preço do barril de petróleo mais baixo, a vantagem competitiva desses aviões em rotas regionais diminui sensivelmente.
Silva acredita que os aviões da Boeing e da Airbus não concorrem diretamente com os jatos da Embraer, mas complementam as operações de jatos maiores de corredor único, como já ocorre nos Estados Unidos e na Europa.
"O E195-E2, por exemplo, tem o tamanho ideal para complementar as operações de jatos maiores, com custo por assento similar, ideal para empresas de baixo custo em mercados de média densidade", afirma o executivo.

Fabricantes veem espaço para ampliar venda no país


Por Virgínia Silveira

Três dos principais fabricantes de aeronaves comerciais do mundo - Airbus, Boeing e Bombardier - continuam firmes no propósito de ampliar seus esforços de vendas no Brasil, terra da rival Embraer, apesar da instabilidade econômica vivida pelo país nos últimos meses.
A Boeing prevê que em 2017 o número total de passageiros domésticos no Brasil atinja 122 milhões (era de 90 milhões em 2012), o que tornará o país o terceiro maior mercado do mundo.
Para o presidente Airbus na América Latina e Caribe, Rafael Alonso, o tráfego aéreo vem duplicando a cada 15 anos independentemente das crises econômicas mundiais. As companhias aéreas, segundo ele, fazem seus planejamentos de compras pensando 20 anos à frente.
Estudo feito pela Boeing aponta que a América Latina terá uma demanda de 2950 novos jatos comerciais nos próximos 20 anos, gerando negócios no valor de US$ 340 bilhões. Desse total, 190 aviões, ou US$ 10 bilhões, serão para atender ao mercado de aviação regional da região.
De acordo com a fabricante americana, 80% dos aviões que a região requer (2360 unidades) serão de jatos de um só corredor, em que se destacam os novos modelos 737 MAX, da Boeing, o A320 NEO, da Airbus, o CSeries, da Bombardier, e os novos E-Jets E2, da Embraer.
A fabricante brasileira avalia que a América Latina precisará de 700 novos jatos na categoria de 70 a 130 lugares (onde atua) nos próximos 20 anos, o que representa 11% da demanda global. "A frota de jatos com até 130 assentos crescerá das atuais 280 unidades para 750, o que significa grandes oportunidades tanto para a atual família de E-Jets quanto para a nova", disse Paulo Cesar Silva, presidente da Embraer Aviação Comercial.
A canadense Bombardier acredita que o plano de aviação regional brasileiro será uma oportunidade importante para a empresa introduzir seus produtos no país, tanto os turboélices para cidades de menor porte, quanto os jatos para cidades com tráfego aéreo maior e onde se demanda maior eficiência de combustível.
O vice-presidente de regional de vendas da Bombardier Commercial Aircrafts na América Latina e Caribe, Alex Glock, disse que espera condições de mercado igualitárias no Brasil, tendo em vista que o mercado canadense nunca foi fechado para a Embraer, que tem lá a maior parte dos seus fornecedores, inclusive de motores.
Em novembro, a companhia canadense abriu um escritório regional de vendas e marketing em São Paulo como parte da sua estratégia de regionalização e para ficar mais próxima dos clientes baseados na América do Sul.
Glock disse que está otimista com as perspectivas de negócios na região, apesar dos inúmeros desafios que existem em função da presença já consolidada da concorrência na região. "Temos conversas avançadas com várias empresas e decisões iminentes a serem anunciadas", revelou.
Nos últimos 10 anos, apenas a Embraer vendeu 200 jatos para companhias latino-americanas. As operadoras brasileiras começaram a operar os jatos da Embraer em 2008, com a Azul e a Trip que, juntas, compraram em torno de 90 aviões.
Alonso, da Airbus, diz que o Brasil terá uma demanda de 1300 aviões nos próximos 20 anos, dos quais a grande maioria, algo em torno de 80%, será de corredor único. A fabricante europeia exibe uma posição confortável na região, com 60% de participação em toda a frota em operação na América Latina.
"Temos mais de 550 aeronaves em operação na região e uma carteira de aproximadamente 435 unidades", disse. De acordo com o executivo, com os novos aviões a serem entregues nos próximos 10 anos na América Latina, a Airbus alcançará um market share de 64% na região.
A Boeing entregou 27 aviões no Brasil entre 2013 e 2014 e um total de 59 na América Latina. A carteira de pedidos no Brasil hoje, segundo informou a diretora de comunicação, Anta Paula Ferreira, é de 82 aeronaves. Com as encomendas de clientes na região, o número total chega a 222 aviões.
Na frota de aeronaves que voam no Brasil, a Boeing afirma que tem uma participação de mercado de 50%. Historicamente, segundo Ana Paula, o Brasil representa 40% do mercado latino-americano. "
Prevista para ser entregue em 2017, a nova família de aviões Boeing de um só corredor (com capacidade entre 126 e 180 passageiros), promete poupar mais de 215 milhões de libras de combustível por ano, o que representa um número superior de US$ 112 milhões em redução de custos.
Sobre a concorrência com a Embraer no segmento de jatos de corredor único, o executivo da Airbus, Rafael Alonso, afirma que o A320 Neo, que chegará ao mercado no final deste ano também com a promessa de maior eficiência e redução de consumo de combustível (entre 15% e 20%), não vai competir diretamente com os novos E-Jets da brasileira. "A Azul optou pelo A320 Neo (adquiriu 35 unidades) porque precisava crescer o tamanho dos seus aviões, que são maiores que os da Embraer", disse.
Segundo Alonso, os aviões da Azul, configurados para ter entre 160 e 170 lugares, vão poder operar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. "Faremos algumas modificações nos motores para que eles possam decolar e aterrissar em velocidades mais baixas", explicou.

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Europa


Por Virgínia Silveira

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) - O foguete VS-30/Orion, que utiliza um motor brasileiro no primeiro estágio, lançou com sucesso o experimento atmosférico europeu ICI-4. O lançamento foi realizado às 23h06 (horário local) de ontem, da base de Andoya, na Noruega.
O experimento lançado pelo foguete foi desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de investigar os efeitos dos fenômenos da aurora boreal nos sistemas de navegação e comunicação por satélite que atuam sobre a região da América do Norte.
Ao encontrar as causas dessas interferências, os cientistas acreditam que poderão estabelecer um sistema de previsão de clima espacial mais confiável e amenizar os impactos sobre as comunicações por satélite.
Também está previsto para esta sexta-feira o lançamento do foguete de sondagem brasileiro VSB-30, que levará a bordo o experimento Cryofenix, desenvolvido pela Agência Espacial Francesa (CNES) e pela empresa Air Liquide Advanced Technologies. Considerada inédita, a pesquisa vai estudar o comportamento do hidrogênio líquido em condições de microgravidade no espaço.
A pesquisa vai auxiliar os cientistas no desenvolvimento das futuras evoluções dos motores do foguete europeu Ariane com combustível líquido.
Tanto o lançamento do VS-30/Orion quanto do VSB-30 precisou ser adiado várias vezes por conta das más condições meteorológicas em suas respectivas bases de lançamento. O VSB-30 será lançado da base de Esrange, a 200 quilômetros do Círculo Polar Ártico, na Suécia.
O foguete brasileiro foi desenvolvido em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão DLR, para atender a uma demanda do Programa de Microgravidade da ESA. Cerca de 80% dos componentes do foguete são fornecidos pela indústria espacial brasileira.
Pela programação de lançamentos da base de Esrange, o VSB-30 fará neste ano mais seis lançamentos de experimentos científicos europeus.

JORNAL O DIA


Portela pode responder por ações civis e penais por voo com drone em desfile

Veículos aéreos não tripulados em forma de águia e paraquedistas são alvos de processos da Anac

Gabriel Sabóia

Rio - O "tempo fechou" para o desfile de hoje da Portela, terceira colocada no Carnaval deste ano. O suposto uso indevido do espaço aéreo pode fazer com que a agremiação responda criminalmente por dois dos seus maiores trunfos: os veículos aéreos não tripulados (drones) em forma de águia e os saltadores de paraquedas que aterrissaram na Marquês de Sapucaí são alvos de processos administrativos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a legislação, o uso de drones é proibido em áreas de grande aglomeração de pessoas. Cerca de 70 mil expectadores acompanharam os desfiles na Passarela do Samba.
Outro procedimento investiga se o lançamento de quatro paraquedistas obedeceu os requisitos específicos para saltos noturnos e limite de peso em helicópteros. A habilitação do piloto da aeronave também está sendo checada.
Caso condenada, a agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira pode responder por ações de responsabilidade civil e penal. O vice-presidente da agremiação, Marcos Falcon, nega que a escola tenha utilizado drones em seu desfile. “Eram dois aeromodelos em forma de águia e outros dois em forma de bola de futebol, de apenas nove quilos, controlados por controle remoto. As mais de 400 mini-águias lançadas ao público eram brinquedos infantis. Atualmente, qualquer brinquedo que voa é chamado popularmente drone”, argumentou o policial militar.
De acordo com a legislação, veículos aéreos com menos de 25 quilos não necessitam de análise prévia da Anac. Para o Desfile das Campeãs de hoje, de acordo com a assessoria do órgão, “a operação das "águias" ocorrerá por conta e risco da escola”. A liberação para o voo do helicóptero que lançará mais paraquedistas também está pendente. A escola busca autorização da Anac para alçar uso do táxi aéreo, mais uma vez.
Quatro atletas (dois brasileiros e dois americanos) abriram o desfile da Azul e Branca. A aterrissagem na Marquês de Sapucaí foi considerada um dos pontos-altos da Avenida. De acordo com nota divulgada pela agremiação, o uso da aeronave no desfile de segunda-feira “obedeceu todas as normas estabelecidas para trânsito no espaço aéreo brasileiro”.

OUTRAS MÍDIAS



JORNAL DE HUMAITÁ (AM)


Governo do Amazonas destaca parceria com Forças Armadas no estado

por jornal Humaitá
O governador em exercício, Henrique Oliveira, participou, na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro, da cerimônia de comemoração dos 70 anos da Batalha de Monte Castelo, durante a Segunda Guerra Mundial e ressaltou a importância do Exército Brasileiro na proteção da Amazônia e na parceria entre Forças Armadas e Governo do Estado na realização de ações, principalmente no interior do Estado.
A cerimônia aconteceu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e contou com a presença de autoridades civis e militares, como o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo, e o comandante militar da Amazônia, general Teophilo Gaspar de Oliveira. Na ocasião, foram homenageados ex-militares combatentes que residem no Amazonas.
 De acordo com o governador, a cerimônia foi duplamente significativa, uma vez que o seu pai foi um dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que atuou na tomada de Monte Castelo, no norte da Itália, em combate entre as forças aliadas e o exército alemão. “É uma homenagem dupla, já que meu pai esteve em combate há setenta anos, com 17 anos de idade, representando a equipe da Marinha naquela época e hoje eu estou aqui como governador em exercício”.
Henrique Oliveira destacou também a importância do trabalho em conjunto entre Exército e Governo do Estado, tanto na preservação da floresta e manutenção da segurança das fronteiras, quanto na realização de ajudas humanitárias, com o envio de médicos e suprimentos para comunidades isoladas do Estado.
Ele também ressaltou que o Governo do Estado pretende firmar, com o Ministério da Defesa, um convênio, financiado por meio do Fundo Amazônico, para a compra de quatro helicópteros, modelo Chinook C47, que tem capacidade para transportar até cem pessoas e poderá ser usado no atendimento de populações atingidas pela cheia, por exemplo. “Essas aeronaves serão adquiridas por meio de leasing, pelo Governo do Estado, e ficarão a disposição”, explicou o general Teophilo.
O governador em exercício afirmou que a parceria será discutida com o ministro da Defesa Jaques Vagner, que fará uma visita ao Estado em março. Ele também afirmou que o Governo pretende aumentar o número de parcerias com o Exército para a realização de obras. “Vamos aproveitar o batalhão de engenharia para firmarmos parcerias e construirmos estradas. O Exército Brasileiro tem expertise nesse sentido e a gente não pode dispensar essas parcerias”.
Batalha de Monte Castelo – A Batalha de Monte Castelo aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha durou três meses, e acabou no dia 21 de fevereir de 1945, quando ocorreram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras.

OBSERVADOR (PORTUGAL)


Portugal paga mais 34 milhões de euros para programa de construção de novo avião militar da Embraer

Verba teve luz verde esta quarta-feira pelos ministros das Finanças, Defesa e Economia. Portugal participa com mais 30 países no programa da Embraer que desenvolve avião que pode substituir o C130.
Catarina Falcao
ImagemO Governo vai reforçar a parceria com a Embraer para a construção do avião militar de transporte estratégico KC-390, disponibilizando mais 34 milhões de euros para o projeto. Segundo o despacho assinado pela ministra das Finanças, pelo ministro da Defesa e pelo ministro da Economia, publicado esta quarta-feira em Diário da República, este programa tem “importância estratégica” e há interesse para continuar a apoiar o projeto financeiramente.
Ainda segundo o despacho, “constatou-se a insuficiência do montante de 30 milhões de euros inicialmente fixado para as medidas alternativas” e isso levou a um reforço financeiro de 34 milhões e 800 mil euros por parte do Governo português.
Em outubro de 2014, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, disse que “eventualmente em 2015″ haveria uma “decisão do ponto de vista político e financeiro” sobre a possibilidade de compra por parte de Portugal dos aviões KC-390. Portugal assinou com a empresa aeronáutica brasileira – tal como outros 30 países – um protocolo em que está prevista a compra de até seis aviões KC-390. O primeiro destes aparelhos foi apresentado em outubro no Brasil e algumas das partes da aeronave são construídas em Portugal.
O KC-390 é o maior avião que a Embraer já construiu e poderá vir a substituir os seis aviões de propulsão a hélice Hércules C130 da Força Aérea Portuguesa – e cujo programa de substituição é uma das prioridades estabelecidas na revisão da Lei de Programação Militar.
Nota: a notícia dizia anteriormente que o C-130 era um jato e é um avião de propulsão a hélice.

REPÓRTER DIÁRIO (SP)


São Bernardo assina convênio para mapear empresas na área de defesa

Maria do Socorro Diogo
São Bernardo está prestes a assinar parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria), órgão ligado ao Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) para realizar diagnóstico detalhado do tamanho da cadeia com potencial de fornecimento na área de defesa. O convênio está em tramitação e vai mensurar todos os aspectos relacionados ao setor, principalmente a potencialidade e o tamanho do setor. A parceria faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa, projeto de São Bernardo para estimular nova vocação econômica no município.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, é difícil mensurar com exatidão o tamanho do setor. "Às vezes uma empresa já atua como fornecedora, por exemplo, de equipamentos para a CBC, principal produtora de cartuchos, que está em Ribeirão Pires, e ela pode aumentar o seu raio de atuação", diz Jefferson José da Conceição, titular da Pasta.
São Bernardo possui atualmente 1.250 empresas e calcula que entre 50% a 60% produzem para o setor automotivo. "Se triplicar o número imaginamos que é o universo do ABC e a metade produz para o automotivo", aposta o secretário. A ideia das Forças Armadas, segundo Jefferson, é o empresariado diversificar a linha de produção, inclusive quem já atua no segmento. "É importante a dualidade no mercado, não ficar totalmente dependente das Forças Armadas, do Estado", comenta.
A estimativa da Secretaria é que entre 300 e 500 empresas tenham potencial de fornecimento para as Forças Armadas e outros organismos de defesa e segurança, como polícias, Corpo de Bombeiros, segurança privada, inclusive exportação.
Enquanto isso, o projeto do APL Defesa ganha corpo na região, com a pré-catalogação das empresas interessadas em fornecer produtos e serviços para as Forças Armadas ou para o mercado de base da indústria de defesa. A expectativa é catalogar, no mínimo, 200 empresas por meio da E.Brasil Catalogação, consultora de São José dos Campos, vencedora da licitação para operar os serviços no posto, que será inaugurado dia 19, no Paço. A catalogação é o primeiro passo para que uma empresa passe a fornecer às Forças Armadas.
Empresários estão animados com novo nicho
O processo de pré-catalogação começou a agendar atendimento de interessados. A Indústria Mecânica Antonelli, de Santo André, marcou para o dia 23 de março visita à Sala do Empreendedor. Embaixo do braço o empresário Antonio Carlos Teixeira leva 29 anos de experiência em usinagem de qualquer peça que o cliente precisar. "A partir do desenho usinamos o que ele precisar", avisa Teixeira, que já forneceu para a Mangels, ABB, Eletropaulo, Metrô, Tecfill e até para a Embraer. "A gente não sabe o que eles [Forças Armadas] precisam, então quem sabe não dará certo?", comenta o fabricante, animado com o novo nicho de mercado.
Representante da Mitutoyo, Digimess, MSA, Starret e outros fabricantes de aparelhos de medição, a Qualy-Med Comércio e Serviços de Instrumentos de Precisão e Calibração, também em Santo André, acredita que tem mix para oferecer, como detectores de gás, controladores de temperatura e multímetros (mede tensão e corrente elétrica). "Já temos produtos e serviços, e atendemos a uma gama enorme de segmentos, exceto o de defesa que só falta um empurrãozinho", afirma Eliane Cianciulli da Silva, supervisora comercial, que agendou visita à Sala para dia 24 de março.
Aeronáutica
Softwares de consultoria de processos, gestão empresarial e gestão agrícola são as ofertas que a R.E Sistemas, desenvolvedora de softwares em São Bernardo, pretende oferecer às Forças Armadas, caso o projeto da APL Defesa insira a pequena empresa na lista de catalogadas. "Uma vez a Aeronáutica nos procurou com interesse no nosso sistema de gestão agrícola, só não deu certo porque houve mudança repentina no comando e quem assumiu não deve ter se interessado pelo projeto", conta Raul Monteiro, sócio-diretor da R.E.Sistemas.
Jefferson José da Conceição, adverte que a AgCat-C vai fazer a catalogação direta das empresas, mas elas precisarão acompanhar os editais e estarem cadastradas ao posto, que apenas vai ajudar no processo. Além disso, é preciso ter preço competitivo e navegar por conta própria no mercado. Interessados em fornecer para o setor de defesa devem solicitar agendamento pelo site www.industriadefesaabc.com.br

DEFENSA.COM (ESPANHA)


Ghana confirma la compra a Embraer de 5 aviones Súper Tucano

(defensa.com)
ImagemLa Fuerza Aérea de Ghana comprará cinco aviones de entrenamiento y de ataque EMB 314 Super Tucano Embraer, así como nueve helicópteros Harbin Z-9 de factoría china. El anuncio lo hizo público oficialmente el día 13 del presente mes el presidente de Ghana, John Dramani Mahama, y fue adelantado por defensa.com en noviembre pasado tras la inauguración de un nuevo hangar en la base aérea de Accra (capital de Ghana) construído por la empresa brasileña Contracta Engenharia, que mantiene una filial en el país africano.
Aunque no se han dado aún detalles exactos acerca de los contratos, el presidente de Ghana sí indicó la fecha de entrega de los helicópteros: junio de 2015. También habló de sus planes de crear una escuela de entrenamiento de vuelo en Tamale y un nuevo hospital para la Fuerza Aérea de Ghana con 500 camas, en Kumasi, capital de Ashanti, la segunda ciudad del país.
Ghana ya opera 10 helicópteros Mi-17 y 2 aviones C295 de transporte, uno de los cuales está en Malí en apoyo a la misión de la ONU en la región, siendo su único vector de combate de ala fija un escuadrón de 4 K-8 Karakorum chinos, además de haber equipado a algunos Diamond Da-42 con Flir Star Safire III para reconocimiento.
Ghana también recibiría un Embraer 190 para traslados VIP-complementando al actual Falcon 900- o multimisión. Brasil, además, está financiando las obras en el aeropuerto de Tamale (que tendrá una pista de 4.000 metros) -una de las 4 principales urbes del país- a través del BNDES- que también apoyó la construcción del hangar de Accra, que construye la empresa Queiroz Galvao, también brasileña. (Javier Bonilla)

CORREIO DO ESTADO (MS)


Veja como aeroporto funcionará com fim do horário de verão

O horário brasileiro de verão termina à meia-noite de sábado (21) para o domingo (22). A Infraero informa que os aeroportos sob sua gestão funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário de verão em parte do território nacional.
A população de dez estados e do Distrito Federal (DF) deverá atrasar os relógios em uma hora: Mato Grosso do Sul (MS), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT) e Goiás (GO). Os estados das regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão.
Em caso de dúvidas sobre o horário dos voos, a Infraero recomenda que passageiros e usuários procurem informações junto às companhias aéreas, balcões de informações nos terminais ou ainda com os empregados da empresa nos terminais vestidos com coletes amarelos “Posso Ajudar?”.
O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no dia 22 deste mês. O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

O POPULAR - DIGITAL (SP)


Drone pode ser utilizado em buscas de focos do mosquito da Dengue

Everton Zaniboni
ImagemA Prefeitura de Mogi Mirim poderá recorrer na próxima semana a utilização de um veículo aéreo não tripulado, chamado de Drone, para buscar focos do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, um projeto piloto deve ser feito e, caso surta resultados satisfatórios, poderá ser utilizado por mais vezes.
“Iremos fazer uma listagem de locais onde há mais incidência da doença e sobrevoar para buscar focos que nossas equipes não conseguiriam enxergar. Tem que dar resultado”, disse o secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior. Caso o equipamento seja utilizado, Mogi Mirim, ao lado de Limeira e Santos, será um dos municípios pioneiros a utilizar a nova tecnologia.
Paralelamente a isso, as ações para o combate à doença estão acontecendo de segunda a sábado, com a visita de agentes comunitários de saúde, agentes de vetores e realização de nebulização nos dias de semana e, aos sábados, com equipes da Limpeza Pública, em mutirões pelos bairros, eliminando focos do mosquito. Juntos, os funcionários da Saúde somam 110 profissionais, aproximadamente.
Dados divulgados anteontem pela Prefeitura, dão conta de 537 casos confirmados. Na semana passada, eram 311, um aumento de 226 casos em apenas uma semana.
A orientação é que, em caso de suspeita da doença, a pessoa inicie imediatamente a hidratação oral, bebendo água, e procure assistência médica nas Unidades Básicas de Saúde. Caso os sintomas apareçam no final de semana ou a noite, o Pronto Atendimento deve ser procurado.
Mutirão acontece hoje, nas zonas Leste e Norte
Hoje, o mutirão de conscientização e visitas residenciais acontece nos bairros Jardim do Lago, Linda Chaib, Sehac, CDHU, Vila Dias, Vila Universitária, Flamboyant, Novacoop e Jardim Scomparin, nas zonas Leste e Norte, das 8h às 17h.
O trabalho é realizado pelos funcionários da Secretaria de Saúde e demais secretarias municipais, que envolvem cerca de 140 pessoas. Essas ações complementam as vistorias, nebulizações e conscientizações realizadas durante a semana.
Cidade não registra mortes pela doença
Apesar da gravidade da situação que a cidade atravessa, o município ainda não registrou morte por dengue, contrariando boatos de que uma mulher de 28 anos teria morrido em decorrência da dengue, na madrugada de terça-feira. A suspeita foi descartada.
Funcionária de um supermercado, a mulher estaria com sintomas da doença há quatro dias, segundo familiares. No entanto, segundo informou a Secretaria de Saúde, um exame foi realizado na Santa Casa de Misericórdia e o resultado foi negativo.
A morte teria sido por septicemia, que consiste em uma infecção generalizada grave que se espalha por todo o corpo, causando sintomas como febre e respiração rápida.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented