|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 20/02/2015

EUA vão dar início à venda de drones armados ...




Existe a especulação de que a venda de drones já seja realidade, pelo que esta comunicação é apenas uma oficialização ...



Os Estados Unidos da América (EUA) são um dos pioneiros na criação e desenvolvimento de drones. Desde cedo que esta tecnologia tem sido encarada como o futuro para a defesa, espionagem e luta armada de qualquer país. Assim sendo, os EUA deram já início à tentativa de criação de uma legislação que lhes permita de forma oficial comercializar drones armados desenvolvidos internamente. Com o pretexto da defesa contra o terrorismo, os EUA vão estabelecer regras de venda, transferência e utilização internacional destes novos "combatentes" ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Aeronave cai em mata e 4 pessoas morrem em Bueno Brandão, MG

Monomotor caiu na região do bairro da Torre no início da tarde desta quinta. Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro ocupantes.

Daniela Ayres G1 Sul De Minas

Quatro pessoas morreram depois que um avião monomotor Cessna com prefixo PTKBV caiu na zona rural de Bueno Brandão (MG) no início da tarde desta quinta-feira (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave caiu em meio a uma mata de difícil acesso no bairro da Torre. Ainda conforme os bombeiros, a aeronave bateu em galhos e se despedaçou.
Conforme apurou a reportagem do G1 no local, testemunhas disseram que o avião perdeu altitude até bater nas árvores. Morreram no acidente o piloto Eduardo Laurentiz de Caiado Castro; Talita Mariana Fornel, de 28 anos e Júlia de Salles Caiado Castro, de 25 anos e um quarto ocupante, identificado como Eduardo Martinelli.
Documentos pessoais e talões de cheques de um dos donos do avião, Denilton Burbolin Salles, de 54 anos, foram encontrados dentro da aeronave, o que levou as autoridades a acreditarem que ele seria a quarta vítima. No entanto, ele não estava no aparelho.
"Foi um estrondo muito grande. Era meio-dia, a gente estava na lavoura de batata aqui perto quando a gente ouviu o barulho do avião caindo e o estrondo. A gente não viu o avião, só ouviu o barulho", disse o lavrador Salvador José Mariano, de 60 anos, que chamou a polícia.
Conforme informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave havia decolado de Paraty (RJ) com destino a Ribeirão Preto (SP). O último contato com o piloto havia sido feito na região de Bragança Paulista (SP). No perfil de uma das vítimas em uma rede social, foi postada uma foto que mostra o grupo dentro do avião. Eles teriam passado o carnaval em Paraty. No perfil do piloto, também aparece a foto da aeronave.
Ainda conforme os bombeiros, o acidente deixou destroços espalhados por uma área extensa próxima ao local da queda. Uma equipe do Cenipa, da Aeronáutica, foi ao local para fazer a perícia. Por volta de 17h, a perícia liberou a retirada dos corpos do local do acidente.

Paraquedistas da Portela prometem novo show no desfile das campeãs

Desta vez, os quatro irão pousar na avenida no final da apresentação. Eles tiveram de saltar de madrugara para garantir a surpresa na Sapucaí

Do G1 Rio

Os quatro paraquedistas que fizeram o público se emocionar na abertura do desfile da Portela prometem um espetáculo ainda maior para o Desfile das Campeãs, no sábado (21). A azul e branco será a segunda escola a desfilar e o pouso desta vez irá encerrar a apresentação.
Eles não sambaram, nem desfilaram, mas foram um dos maiores sucessos na Marquês de Sapucaí este ano. Os quatro paraquedistas da Portela nunca mais serão esquecidos. Eles conseguiram o que parecia impossível. Por alguns instantes fizeram o público tirar os olhos da passarela do samba.
Em quatro pontos diferentes da avenida os 4 paraquedistas botaram suavemente os pés na história do carnaval carioca. A aventura encomendada pela Portela para surpreender o público precisou de uma longa preparação. E de atletas dispostos a encarar o perigo.
Conforme mostrou o RJTV, o primeiro pouso teste na Sapucaí foi realizado em setembro do ano passado. O mineiro Gui Pádua, de 32 anos, campeão mundial de Skysurf, saltou a mais de 1,5 mil metros de altura e desceu sozinho no Sambódromo. Foi um teste antes de chamar outros especialistas em desafios para montar a equipe.
Na quinta-feira antes do carnaval, já eram quatro paraquedistas. Eles fizeram o primeiro salto juntos. Em um helicóptero estavam Gui Pádua e Marat Leiras, carioca campeão mundial de paraquedismo. No outro, o paulista Arthur Zanela e a americaca Kate Hhansen, também praticantes de skysurf.
Eles decolaram do aeroporto de Jacarepaguá e sobrevoaram as praias da zona sul. O Globocop registra o salto. Todos levam pequenas câmeras acopladas ao capacete, o que permitiu acompanhar o salto de vários ângulos. Um deles deu cambalhotas no ar. O local do pouso foi em São Conrado.
E foi na madrugada que os quatro fizeram o derradeiro salto teste na Sapucaí para garantir o sucesso da surpresa. A altitude correta, os ventos, tudo tinha que ser testado para não dar nada errado.
No dia do desfile nem tudo estava como eles gostariam. Por causa do céu nublado, não poderiam saltar da altura que tinham treinado. Em vez de 1500 metros, saltaram de 800 metros, o que diminui a possibilidade de fazer mais manobras.
Mas foi perfeito. O sambódromo aos pés de uma grande ousadia. Os 4 paraquedistas iluminados riscaram o céu sobre a Marquês de Sapucaí para anunciar a chegada da Portela, que cantou o orgulho de ser carioca. Foram apenas 3 minutos até tocar o chão. Mas essa homenagem nunca mais será esquecida.

PORTAL BRASIL


Saiba como os aeroportos funcionarão com o fim do horário de verão

Infraero recomenda que passageiros e usuários procurem informações junto às companhias aéreas e balcões de informações

Infraero

O horário brasileiro de verão termina à meia-noite de sábado (21) para o domingo (22). A Infraero informa que os aeroportos sob sua gestão funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário de verão em parte do território nacional.
A população de dez estados e do Distrito Federal (DF) deverá atrasar os relógios em uma hora: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO). Os estados das regiões Norte e Nordeste não participam do horário de verão.
Em caso de dúvidas sobre o horário dos voos, a Infraero recomenda que passageiros e usuários procurem informações junto às companhias aéreas, balcões de informações nos terminais ou ainda com os empregados da empresa nos terminais vestidos com coletes amarelos “Posso Ajudar?”.
O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e termina no dia 22 deste mês. O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

Equipe feminina disputa final da Copa do Mundo nos EUA

Primeiro dia da competição foi dedicado à qualificação. Brasil foi representado por Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques

Brasil 2016

A temporada internacional 2015 do pentatlo moderno começou nesta semana nos Estados Unidos, com a 1ª Etapa da Copa do Mundo, que começou na quarta-feira (18), em Sarasota, cidade do estado da Flórida.
O primeiro dia da competição foi dedicado à qualificação feminina, que reuniu 85 pentatletas de 29 países. O Brasil esteve representado por três nomes: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques.
Do trio, Priscila e Yane conseguiram uma das 36 vagas para a final feminina, que acontecerá nesta sexta-feira (20). Yane foi a sétima na classificação geral, com 941 pontos, e Priscila a 28ª, com 910. Larissa ficou em 60º (846).
As brasileiras e as demais competidoras passaram pelas provas no Centro Aquático Selby (natação) e no Parque Nathan Benederson (esgrima e evento combinado de tiro a laser e corrida).
O hipismo não entrou na programação do dia, já que geralmente só é disputado nas finais do Pentatlo Moderno.
Na esgrima, a melhor brasileira foi Yane Marques, com 16 vitórias na luta com a espada e 218 pontos assegurados na prova. Priscila Oliveira saiu vitoriosa em 13 duelos (202) e Larissa Lellys em 12 (194). Na natação, Yane nadou os 200 metros estilo livre em 2min17s46, assegurando 288 pontos.
Priscila completou a prova em 2min18s43 (285) e Larissa em 2min19s46 (282). No combinado, Priscila foi a mais rápida das três, terminando as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos no alvo do tiro em 14min37s18, faturando 423 pontos. Yane cruzou a linha de chegada do circuito 14min25s47 depois de largar (435) e Larissa em 15min30s38 (370).
Final com 18 países
A Final desta sexta vai contar com nomes de 18 países. Do continente americano, além das duas brasileiras, o evento contará com uma canadense, uma guatemalteca, duas mexicanas e três norte-americanas. Dentre todos os países, Alemanha, Inglaterra e Rússia têm o maior número de finalistas: quatro cada.
Dentre as finalistas, além das duas brasileiras, estão nomes como a russa Donata Rimsaite, bronze no Mundial de 2013, que ficou em 1º lugar na qualificação desta quarta; as alemãs Lena Schnoneborn, ouro em Pequim 2008 (2º), e Annika Schleu, prata na última Copa Kremlin e Qian Chen, atual número 1 do ranking mundial, que em 2014 foi vice-campeã mundial e bronze na Final da Copa, e que apesar do 37º lugar geral desta quarta, garantiu vaga na final sendo uma das oito primeiras do grupo A.
Além delas, a final vai contar com a francesa Elodie Clouvel, bronze na Final da Copa de 2011 (19ª); a letã Elena Rublevska, prata em Atenas 2004 (23ª); a bielorrussa Anastasyia Prokopenko, campeã da Final da Copa de 2012 (29ª) e a mexicana Tamara Vega, bronze na última Final da Copa (31ª).
A grande surpresa da qualificação feminina da Copa do Mundo dos Estados Unidos foi a não-classificação da polonesa Oktawia Nowacka, atual campeã da Final da Copa, que apesar de ter ficado no 34º lugar na classificação geral de pontuação, perdeu posição no critério de classificação automática das oito pentatletas de cada grupo;
Homens entram em ação
Nesta quinta-feira (19), é a vez de os homens entrarem em ação na Copa do Mundo dos Estados Unidos com a qualificação masculina.
Serão 94 pentatletas, de 32 países. O Brasil estará representado por quatro nomes: Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e William Muinhos. Assim como na classificatória entre as mulheres, eles estarão divididos em grupos. Enrico e Felipe estão no B, e Danilo e William no C.
Dentre os brasileiros que estão nos Estados Unidos para a Copa do Mundo, Danilo, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.
William e Felipe também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira, como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).
Todos os sete pentatletas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio feminino ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Programação
Quinta-feira (19): Qualificação Masculina
Sexta-feira (20): Final Feminina
Sábado (21): Final Masculina
Domingo (22): Revezamento Misto

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Força Aérea é núcleo da insatisfação militar com o bolivarianismo


Roberto Godoy

O bloco de granito das Forças Armadas do regime bolivariano nunca foi "único e indivisível" como gostava de dizer o ex-presidente Hugo Chávez e repete, hoje, seu sucessor, Nicolás Maduro. A ponta quebrada, a Força Aérea, jamais aceitou as regras populistas impostas pelo governo. A aviação militar da Venezuela, como em quase todos os países, era formada até 2002 por estratos da classe média, com boa formação acadêmica e certa sofisticação intelectual - imposições da arma, essencialmente tecnológica. Chávez, após a tentativa de golpe sofrida em abril daquele ano, iniciou um acelerado processo de promoções de quadros não qualificados, mas politicamente alinhados com ele. Um desastre.
A primeira reação, em 2002, foi um êxodo de bem treinados oficiais-aviadores em direção às empresas aéreas comerciais e corporativas. A qualidade do contingente começou a cair e a operacionalidade dos grupamentos de combate ficou seriamente ameaçada. Chávez lançou, então, um ambicioso programa de reequipamento - destinado a transformar o país "na única potência militar regional" - e anunciou compras bilionárias de caças pesados, aviões de ataque ao solo e helicópteros artilhados. O Brasil apareceu como fornecedor de jatos AMX e turboélices do modelo Super Tucano. A operação foi vetada pelo governo dos Estados Unidos, fornecedor de componentes eletrônicos de ambos os modelos. Em Brasília, o presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou fortemente a interferência, embora houvesse claro sentimento de alívio entre os diplomatas do Itamaraty.
As compras da Defesa venezuelana passaram a ser feitas na Rússia. Ao longo do tempo os problemas cresceram. A aquisição de um lote de 24 supersônicos Su-30 implicou em gastos de US$ 1,6 bilhão. Recebidos a partir de 2006, os caças nunca puderam atuar acima do limite crítico de 45% da disponibilidade - apenas 8 ou 10 aeronaves costumam estar prontas para uso. Há falta de peças e componentes. Os jatos não participaram de exercícios fora dos limites venezuelanos. Sem dinheiro, a Aeronáutica está realizando só 45 horas anuais de voos de instrução. A média mundial, excluídos EUA, Rússia e China, é de 158 horas. A tropa soma pouco mais de 11 mil homens e mulheres - ao menos 30% abaixo do necessário. A maior parte das missões é cumprida por velhos modelos F-16A americanos, mantidos no ar graças à canibalização de sistemas entre as unidades. Nesse ambiente de crise, Maduro adquiriu, e está pagando, várias baterias de mísseis antiaéreos russos S-300.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Anac vai apurar drones e salto de paraquedas em desfile da Portela


Clarissa Thomé

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou dois processos administrativos para apurar o uso de drones e o salto de quatro paraquedistas durante o desfile da Portela, na noite de segunda-feira (16/02).
Em nota, a agência informou que a operação dos veículos aéreos não tripulados (Vants) é proibida em áreas densamente povoadas e sem o Certificado de Autorização de Voo Experimental. Só nas arquibancadas, frisas e camarotes do sambódromo havia 72 mil pessoas.
De acordo com o texto divulgado pela agência, os operadores dos drones pediram no último dia 12 informações sobre o uso dos equipamentos e foram avisados sobre os procedimentos que deveriam adotar. Mas não formalizaram a intenção de utilizá-los. "Diante das operações com os drones sem a devida autorização e fora das regras da agência, foi aberto um processo administrativo para notificar a escola e o operador responsável pelos equipamentos com o objetivo de obter mais informações, que serão analisadas para eventuais autuações. O infrator estará ainda sujeito a ações de responsabilidade civil e penal", informa a nota.
No enredo sobre o aniversário do Rio, a Portela usou 450 drones que representavam mini águias, uma para cada ano da cidade. O desfile teve ainda uma águia-robô, que sobrevoou a Sapucaí, e três drones-bola no carro que reproduzia o estádio do Maracanã. Antes do desfile, quatro paraquedistas com efeitos especiais na roupa saltaram de helicóptero a 850 m de altura. Eles eram liderados pelo campeão mundial de skysurf, Gui Pádua. Os paraquedas traziam o nome da escola.
Segundo a Aeronáutica, foi expedido um Notam, documento com informações sobre local e horário do pouso dos paraquedistas, que serve de alerta para aviadores na região. Mas a Anac também instaurou processo administrativo para apurar em que condições ocorreu o lançamento dos paraquedistas. "Para o lançamento de paraquedistas, o piloto deve possuir licença LPDQ e obedecer diversos requisitos de segurança expedidos pelos regulamentos da Agência, tais como o número de ocupantes da aeronave, a procedência da mesma aeronave, entre outros fatores", informou a agência na nota. A Portela informou que está "buscando autorização" para repetir o salto de paraquedas no sábado das campeãs.

Belo Horizonte estuda monitorar próximo carnaval com drones

Polícia Militar registrou 55 ocorrências na capital mineira - a maioria delas por furto; folia na cidade atraiu 1,5 milhão de pessoas

Marcelo Portela

Belo Horizonte - A Polícia Militar (PM) registrou 55 ocorrências nos blocos que desfilaram em praticamente todas as regiões de Belo Horizonte nos quatro dias de carnaval. Segundo a Polícia Militar, não há como fazer um comparativo com os demais anos por causa do tamanho "gigantesco" da folia em 2015, quando cerca de 1,5 milhão de pessoas tomaram as ruas da capital, mas a polícia já pretende aprimorar o patrulhamento no carnaval de 2016 com o uso de drones, nomes pelos quais são conhecidos os veículos aéreos não tripulados (Vants).
Segundo o assessor de comunicação da PM mineira, major Gilmar Luciano, o carnaval de 2015 é considerado pela corporação o "marco zero" da folia na capital, que já é retomada pelo menos desde 2010, mas esse ano teve proporções sem paralelo na cidade. "É o primeiro (carnaval) gigantesco. Não há como traçar um comparativo", disse. Por isso, segundo o oficial, a corporação considera que a operação policial em Belo Horizonte durante o carnaval, realizada por cerca de 4 mil homens, foi "bem sucedida", mas serviu como um "aprendizado".
Das 55 ocorrências registradas nos blocos, 25 foram de furtos e 13 de roubos, principalmente de celulares. E é justamente para tentar reduzir estes números que a PM já estuda o uso dos drones. Mas, de acordo com Luciano, ainda estão sendo feitos testes e é preciso verificar, por exemplo, a autonomia das baterias para evitar acidentes com os equipamentos em meio aos foliões. "Vamos usar alguns equipamentos como os drones. Os que estão sendo testados possivelmente já serão usados no carnaval 2016", contou o major, sem especificar números ou tipos de equipamentos que devem ser empregados no monitoramento da festa.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Sobe para quatro o número de mortos em acidente com aeronave no Sul de Minas

O monomotor caiu quando sobrevoava uma área de mata em Bueno Brandão. Moradores viram o momento em que a aeronave bateu em árvores já sem uma asa

João Henrique Do Vale, Luana Cruz E Rafael Passos

Subiu para quatro o número de mortes no acidente com uma aeronave na tarde desta quinta-feira na zona rural de Bueno Brandão, na Região Sul de Minas Gerais. O monomotor caiu quando sobrevoava uma área de mata. Testemunhas contaram que viram o avião sem uma das asas antes de bater em árvores. Os corpos das vítimas foram encontrados por policiais militares e o Corpo de Bombeiros fora da cabine, que ficou destruída. Agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Cenipa) já estão a caminho da cidade para investigar o caso.
A aeronave prefixo PTKBV, modelo Cessna Aircraft, caiu por volta das 12h20. Testemunhas informaram aos militares que a aeronave não pegou fogo antes da queda e que estava sem uma asa. “Os moradores afirmam que viram o monomotor já sem um das asas e dando giros. Em seguida ouviram o barulho dela caindo na mata e batendo em árvores. Não chegou a explodir e não pegou fogo”, explica o sargento José Ronaldo de Queiroz, da PM de Ouro Fino.
Com o impacto da queda, a aeronave ficou destruída. Peças do monomotor ficaram espalhadas por uma grande área. Os corpos também ficaram dilacerados, o que dificultou a contagem dos mortos. Moradores contaram à PM que chovia no momento do acidente. A neblina e baixa visibilidade no trecho dificultaram os trabalhos de resgate.
Os corpos foram encontrados na área do acidente, mas não estavam dentro da cabine da aeronave. As vítimas foram identificadas como Eduardo Laurentez de Caiado Castro, que pilotava a aeronave, e os tripulantes Júnia de Sales Caiado Castro, 25 de anos, Talita Mariana Tornel, 29, e o namorado dela, identificado apenas como Eduardo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião saiu de Paraty, no Rio de Janeiro, e seguia para Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Segundo dados da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave decolou do aeroporto de Paraty às 10h30 com destino a Ribeirão Preto. O último contato feito pelo piloto da aeronave foi às 11h08. O monomotor estava a 35 milhas de Bragança Paulista. A queda aconteceu por volta das 12h20.
O local da queda vai ficar isolado para o trabalho da da Polícia Civil e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Cenipa). O órgão confirmou que recebeu a notificação sobre o acidente. Agentes do Cenipa 3, localizado no Rio de Janeiro, já estão a caminho do Sul de Minas para iniciar a coleta de dados. Eles vão verificar as condições da área do acidente para depois efetuar outros procedimentos. Não há prazo para a conclusão das investigações.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a aeronave estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia e com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido.

Pimentel vai a Portugal conhecer tecnologias para gestão de serviços

Programa mostrado ao governador de Minas permite controle de grandes frotas, como das polícias, Bombeiros e Samu

Porto (Portugal) - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, visitou nesta quinta-feira os centros de pesquisa do CEIIA (Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) nas cidades de Matosinhos e Maia, na região do Porto, norte de Portugal. Acompanhado pelo presidente da Cemig, Mauro Borges, o governador conheceu os projetos Mobi.me, sistema de gestão e monitoramento de frotas de veículos em tempo real, e o de desenvolvimento de um drone de vistoria de redes elétricas.
"Essa tecnologia permite o controle de grandes frotas, como a das polícias Militar e Civil, dos Bombeiros e do SAMU", disse Pimentel. O CEIIA opera projetos pilotos nas cidades de Curitiba, Brasília, Foz do Iguaçu e Campinas, onde é feito o monitoramento de frotas de carros elétricos. O centro de pesquisa português trabalha no desenvolvimento de veículos movidos exclusivamente a energia elétrica (os modelos em circulação são híbridos, utilizando outro combustível além da energia elétrica). "Não temos produtos que façam concorrência aos meios de transporte que existem, mas desenvolvemos tecnologia para integrá-los", afirmou José Rui Felizardo, presidente da comissão executiva do CEIIA.

A utilização dos drones no serviço de manutenção de redes elétricas otimiza o trabalho que hoje é feito por equipes que percorrem por terra grandes extensões das redes. O equipamento, que faz voos programados de até uma hora e meia, faz essa vistoria, permitindo a identificação exata do local onde deve ser feito o reparo. As equipes são enviadas somente a esses pontos. Os drones são movidos a gasolina e voam a uma velocidades de 40km/h.
Parceria com Brasil
Além das parceiras nas áreas de monitoramento de frotas e desenvolvimento de veículos elétricos, o CEIIA é parceiro da Embraer no desenvolvimento do avião KC-390, cujo voo teste foi realizado em São Paulo no último dia 3 de fevereiro. Desenvolvido a pedido da Força Aérea Brasileira, o KC 390 é o primeiro avião projetado e produzido no Brasil.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Anac vai notificar Portela após uso de drones no carnaval do Rio de Janeiro

É proibido o uso de drones em áreas de grande aglomeração sem o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) dado pelo órgão

Michelle Macedo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificará a escola de samba Portela após o uso de drones durante o desfile no carnaval do Rio de Janeiro, na segunda-feira (16/2). O órgão instaurou nesta quinta-feira (19/2) dois processos administrativos para apurar o uso dos veículos aéreos e o lançamento de paraquedistas.
Com o samba-enredo "Imagina Rio, 450 Janeiros de uma Cidade Surreal”, a agremiação iniciou o desfile com a chegada de quatro paraquedistas, iluminados com sinalizadores. Eles pousaram no meio da Marquês de Sapucaí. Logo depois, 450 drones em formato de águias sobrevoaram o público.
Segundo a Anac, a operação de um Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), popularmente chamado de drone, sem o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) em áreas com grande aglomeração é proibida. Os responsáveis na Portela pela manobra dos 450 objetos apenas solicitaram ao órgão informações a respeito da operação dos drones.
A escola e os responsáveis pelos equipamentos serão notificados para prestar maiores esclarecimentos. A utilização de aeronaves sem autorização está sujeita à multa da Anac e inquérito na Polícia Civil e Ministério Público.
Já o lançamento dos paraquedistas foi informado ao Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. Porém, o piloto deve ter licença para realizar o voo e obedecer a requisitos de segurança expedidos pela Anac. O órgão vai apurar se os quatro pilotos têm o documento obrigatório para a prática do paraquedismo.
A Portela ficou em quinto lugar na classificação das escolas de samba do grupo especial no Rio de Janeiro. Os cantores Maria Rita e Zeca Pagodinho e as atrizes Sheron Menezzes, Glória Pires e Leandra Leal foram destaques da escola. No total, sete carros, 40 alas e 3,8 mil componentes fizeram parte da apresentação da Portela.

Rollemberg pede ajuda ao Exército para combater dengue e febre chikunguya

GDF também estuda usar o apoio da Agência de Fiscalização (Agefis) para orientar e até notificar locais onde não haja cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, pediu ajuda ao Exército na luta contra a dengue e a febre chikungunya. O anúncio foi feito durante reunião no Palácio do Buriti com administradores regionais e secretários. O chefe do Executivo pediu empenho de todos para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
O encontro serviu para tratar das estratégias do Plano de Ação Integrado para Minimização dos Efeitos da Dengue e da Chikungunya. "É preciso procurar igrejas, associações empresariais e comerciais de cada cidade, escolas, rádios comunitárias e prefeitos de quadras, para que eles repassem à comunidade que é fundamental a participação de cada cidadão", disse o governador durante a reunião.
O GDF também estuda usar o apoio da Agência de Fiscalização (Agefis) para orientar e até notificar locais onde não haja cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Além disso, Rollemberg deve se reunir, na próxima segunda-feira, com prefeitos de cidades do Entorno para discutir como combater a doença — entre outros pontos, será definida a quantidade de militares na ação.
Os sintomas são parecidos e podem confundir. A dengue clássica inclui febre, dor de cabeça e cansaço acentuados, náuseas, vômitos, tonturas, dor nos olhos, nos ossos e nas articulações, perda de paladar e manchas no corpo parecidas com sarampo. A hemorrágica inclui todos esses sintomas e mais sangramento no nariz, na boca e nas gengivas, sede excessiva, dificuldade respiratória, sonolência, entre outros.
A chikunguya, por sua vez, inclui febre, dores nas articulações, nas costas e na cabeça, erupções na pele, fadiga, náuseas, vômitos e dor muscular. Não há um tratamento específico para as doenças, cada sintoma é tratado de maneira isolada. Uma dica recorrente é tomar muito líquido para evitar a desidratação.

PORTAL R7


Queda de avião de pequeno porte mata três pessoas no sul de Minas

Aeronave atingiu mata em Bueno Brandão; nomes das vítimas ainda não foram divulgados

Enzo Menezes

Um avião monomotor caiu em uma área de mata em Bueno Brandão, no sul de Minas, no começo da tarde desta quinta-feira (19). A Polícia Militar confirma pelo menos três mortes. Segundo a Força Aérea Brasileira, a aeronave é um Cessna C182 e tem prefixo PTKBV.
De acordo com a polícia, o proprietário do monomotor disse que havia quatro pessoas na aeronave, que saiu de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O corpo do quarto ocupante ainda não foi encontrado. As vítimas não tiveram os nomes divulgados.
A área foi isolada pelos militares até a chegada da perícia, que pode determinar as causas da queda. Os peritos foram deslocados do Seripa 3 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), no Rio de Janeiro. Chovia moderadamente no momento da queda e há ocorrência de neblina no trecho.
Segundo a PM, o local onde o avião caiu é de difiícil acesso e fica entre os bairros Alto da Boa Vista e Gabiroba, na zona rural, a 10 km de distância da cidade. Documentos foram recolhidos pelos militares.

OUTRAS MÍDIAS


SITE CAPITAL TERESINA (PI)


Regras para o licenciamento e operação de drones estão previstas em projeto de lei

O objetivo é deixar claro que a matéria deve ficar sob plena responsabilidade da autoridade pública
O uso de aparelhos intitulados drones terão de seguir regras, assim que matéria em tramitação na Câmara dos Deputados for concluída. O Projeto de Lei 16/2015 estabelece critérios sobre o licenciamento e operação de veículos aéreos não tripulados e aeronaves remotamente pilotadas. Entre elas, o uso desse tipo de equipamento fica privativo das Forças Armadas, dos órgãos de segurança pública e da inteligência, e outros órgãos ou entidades públicas de pesquisa. 
O texto deve ser analisado por uma comissão especial e, depois, submetido ao Plenário. De autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a proposta trata de veículo aéreo projetado para operar sem piloto a bordo, que possua uma carga útil embarcada e que não seja utilizado para fins meramente recreativos. A definição abrange aviões, helicópteros e dirigíveis controláveis nos três eixos, excluindo-se balões tradicionais e aeromodelos.
Segundo a justificativa do PL, o objetivo é deixar claro que a matéria deve ficar sob plena responsabilidade da autoridade pública militar brasileira: o Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica, em especial o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Atualmente, o uso é regulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Decea. 
Apesar de normativos atuais regularem aspectos específicos quanto à utilização desses veículos, especialmente sobre restrições de voo, o projeto deve estabelecer regras mínimas básicas que constituirão marco legal da atividade no Brasil. O texto admite o uso nas atividades cartográficas, meteorológicas, de vigilância patrimonial, de prospecção mineral e em outras atividades econômicas de interesse público, como monitoramento ambiental de plantações, monitoramento de linhas de gás e de transmissão, e monitoramento de trânsito. Porém, apenas mediante autorização do Comando da Aeronáutica.
Orientações
Sobre a comercialização de drones para fins de entretenimento e lazer, o projeto estabelece que deve obedecer regras fixadas pelo Comando da Aeronáutica e pela Agência Nacional de Avião Civil, respeitados os critérios previstos no projeto. No caso de uso indevido ou ação que cause vulnerabilidade à soberania nacional, à livre concorrência e a privacidade das pessoas, o Comando da Aeronáutica pode negar autorização ou determinar a suspensão de atividade ou pesquisa em andamento com utilização do equipamento. 
O PL estabelece pena de um a cinco anos de reclusão para o infrator. Já para o licenciamento fraudulento e a autorização para o uso em desconformidade com as regras, o texto prevê a expulsão do agente público de sua respectiva corporação, independentemente das consequências penais.

SITE MAXPRESS (SP)


Interior paulista terá 13 carros off-road na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Estudantes de engenharia participam da competição, que será realizada de 5 a 8 de março, em Piracicaba (SP)
Descobrir soluções de desenvolvimento, que atendam ao regulamento e resultem num carro competitivo, capaz de garantir o pódio. Esta é a missão de mais de 200 universitários do Interior paulista, que projetaram e construíram 13 veículos off-road para disputar a 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Ao todo, participam 76 protótipos desenvolvidos por mais de 1,2 mil estudantes engenharia, de 70 instituições de ensino superior, do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos.
A competição será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), entre os dias 5 e 8 de março. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.
Os estudantes do Interior paulista representam 11 instituições de ensino de Batatais, Bauru, Campinas, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Limeira, Piracicaba, São Carlos e São José dos Campos.
Piracicaba – Formada por 14 alunos da Escola de Engenharia de Piracicaba, a equipe EEP Baja investiu num carro com design funcional. “Fizemos um fundo mais estreito e uma lateral mais aberta para a lama sair pelos lados. Optamos também por uma bandeja grande para ter curso de suspensão mais alto e, assim, passar os obstáculos sem sofrer tanto impacto”, explica Carlos Eduardo Gualdi, estudante do terceiro ano de Engenharia Mecatrônica. O carro também é totalmente simétrico. “Todas as peças de um lado servem para o outro, assim temos uma peça de reposição que serve para qualquer lado”, explica o capitão.
Bauru – Doze estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) compõem a equipe PAC Baja 1, que aperfeiçoou o sistema de refrigeração do CVT. “A equipe criou uma capa de CVT que permite um resfriamento mais eficiente. Utiliza-se uma mangueira para capturar o ar que se desloca pelas curvas da capota, projetada para esse fim, e leva-lo à capa. Também foram feitas aletas de alumínio na superfície removível da capa para intensificar a troca de calor com o ambiente externo”, diz Gabriele Javaro, integrante da equipe de Bauru.
Guaratinguetá – A resistência mecânica do veículo é a aposta da equipe Piratas do Vale, composta por 14 estudantes da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, para disputar a competição. “Com o projeto sempre baseado no protótipo anterior, não ocorrem quebras em nossos carros desde a competição nacional de 2012. O grande tempo de pista é o principal fator para irmos bem no Enduro de Resistência”, afirma Lucas Moreira, estudante do 5º semestre de Engenharia Mecânica, integrante da equipe, que alcançou a 42ª colocação na edição passada.
Também representam o interior paulista as equipes Clarengex, do Centro Universitário Claretiano; EESC USP Mohawk e EESC USP Fawkes, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP; Torque Baja, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas; ITA Omega Baja, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas; Tec Ilha Baja, da Unesp Campus Ilha Solteira; PAC Baja 2, da Unesp Campus Bauru; Genau Baja UFSCar, da Universidade Federal de São Carlos; e Baja Unimep, da Universidade Metodista de Piracicaba.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“As competições estudantis da SAE BRASIL são uma ferramenta fundamental para o fomento da engenharia e porta de entrada para o mercado de trabalho, pois despertam o interesse de empresas do setor e também dos jovens, que não raro saem das provas com estágio garantido”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

BLOG DO MOACIR PEREIRA (SC)


Cobalchini inicia mobilização por linha aérea no Vale do Rio do Peixe

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) decidiu iniciar mobilização pela implantação de uma linha aérea regular em Caçador, de preferência ligando o município do Meio-Oeste a Florianópolis. De um lado, junto com o prefeito Beto Comazzetto e a Associação Comercial e Industrial (Acic), está buscando uma agenda com a direção da empresa Azul. De outro, já recebeu a garantia da Secretaria de Infraestrutura que o novo terminal de passageiros fica pronto em 90 dias. Também teve a informação do secretário João Carlos Ecker que será melhorado o acesso ao aeroporto e também construída nova cerca de proteção, além de estacionamento de veículos.
O governo do Estado está com R$ 1,3 milhão na construção do novo terminal de passageiros. O aeroporto de Caçador possui 1,9 mil metros de pista asfaltada, balizamento para operação noturna e está homologado pela Anac para pouso visuais. De acordo com o deputado, os equipamentos para operação através de instrumentos já foram adquiridos pelo governo estadual, ainda quando ele era o titular da Secretaria de Infraestrutura.
Com o novo terminal e os novos equipamentos, Cobalchini acredita que o aeroporto possa atender a toda a região, de Porto União a Joaçaba, que hoje não possui linhas áreas regulares. Além de atender os empresários de Caçador e região que possuem aeronaves, o aeroporto é utilizado para transporte de órgãos e por diversas vezes serviu à Força Aérea Brasileira em visitas de presidentes e outras autoridades da República à região.


PORTAL BRAGANÇA (SP)


Informações Fab

Estudantes do Senac aprendem sobre limpeza de aeronaves militares

Quarenta alunos da primeira turma do curso de limpeza em aeronaves, realizado pelo Senac, visitaram a Base Aérea de Manaus na última quarta-feira (11/02). O objetivo foi aprender sobre limpeza em aeronaves militares e as especificidades dos modelos C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara, e H-60 Black Hawk, do Esquadrão Harpia.
Durante a visita, os militares dos esquadrões ressaltaram a importância desse tipo de qualificação para que haja menor índice de riscos de incidentes provocados por procedimentos errados durante a limpeza de aeronaves.
As informações sobre produtos utilizados, procedimentos de higienização mais adequados e as principais diferenças na limpeza de aviões comerciais e militares são complementação das aulas teóricas dos alunos do curso, que é uma parceria do Senac com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec).

SITE SPUTNIK NEWS


Forças Armadas russas põem em funcionamento radares capazes de adquirir alvos hipersônicos

A Força de Defesa Aeroespacial (VKO, na sigla em russo) da Rússia começou a implantar o sistema Nebo-M, um novo complexo de radar capaz de rastrear pequenos alvos aerodinâmicos e hipersônicos em condições de interferências ativas, segundo anunciou esta quinta-feira (19) o coronel Aleksei Zolotukhin, porta-voz oficial da VKO.
De acordo com o militar, o novo radar se distingue por um alcance de varredura substancialmente estendido e alta taxa de atualização de dados sobre alvos balísticos e hipersônicos.
"O uso de antenas de matriz ativa faseada tem permitido melhorar as características de detecção e rastreamento de alvos", destacou Zolotukhin.
Além disso, o coronel salientou que o Nebo-M é operado por tripulações cuja composição numérica é duas vezes menor do que antes, o que tem sido conseguido mediante a digitalização do processamento automático de dados e a capacidade do sistema de reconhecer as classes e outros parâmetros técnicos de alvos.
Conforme relatos anteriores, quatro estações de radar Nebo-M e Nebo-UM irão entrar ao serviço no decorrer deste ano. Estarão implantadas no Distrito Militar do Leste, nomeadamente nas regiões de Transbaikal, Khabarovsk e Primorie.

AEROSPACE MANUFACTURING AND DESIGN (EUA)


Sikorsky, Brazilian aerospace academics launch collaboration

The initiative aims to accelerate the development of rotorcraft technologists in Brazil by increasing undergraduate exposure to rotorcraft principles.
Sao Jose Dos Campos, Brazil – Sikorsky Aircraft Corp. and the Brazilian Instituto Tecnologico de Aeronautica (ITA) have launched the Collaboration for Rotorcraft Innovation to accelerate the development of rotorcraft technologists in Brazil. The initiative aims to increase undergraduate exposure to rotorcraft principles as part of a well-rounded aerospace engineering education in a country whose military already flies both Black Hawk and Seahawk helicopters. Sikorsky Aircraft is a subsidiary of United Technologies Corp.

ITA, ranking as one of the top engineering universities in Brazil, is a federal government institution dedicated to providing high-level education and research in the fields of aerospace, science, and technology. As one of the institutes that encompass the Brazilian General Command for Aerospace Technology (DCTA), ITA is uniquely positioned in the training of both military and civilian members of the Brazilian aerospace community.

"Whether for commercial transport, offshore oil operations, or military missions, Sikorsky helicopters have been an integral part of the Brazilian aviation landscape and a symbol of its leading role in rotary wing operations," said Antonio Pugas, Sikorskys regional executive for Latin America. "The demand for in-country rotary wing assets continues to grow with the delivery of new, advanced helicopter systems to Brazils armed forces. Sikorsky is pleased to be collaborating with this recognized leader in academia to provide them with a strong background in rotorcraft design."

As part of the collaboration, ITA will use Sikorsky funds to augment its robust aerospace engineering program to provide additional curriculum related to rotorcraft, experienced staff to instruct this new material, and sponsored scholarships for student research related to rotorcraft. The new curriculum will be available beginning with the coming fall semester. A rotorcraft innovation lab, sponsored by Sikorsky, will include a fixed-base flight simulator and other equipment to facilitate this teaching and research, and is expected to be completed by the end of 2015. Sikorsky will provide on-campus visiting mentors to assist with these classes and the associated research.

"It has been our ongoing mission at ITA to develop the next generation of aerospace engineers, and to grow our program to include rotorcraft design," said ITA Vice Dean Fernando Toshinori Sakane. "We are thrilled to move forward in working with Sikorsky, one of the worlds leading helicopter companies, to educate our outstanding engineering students, and to contribute to the exciting new developments in vertical flight technologies."

"As the technology development organization of Sikorsky Aircraft, Sikorsky Innovations has attracted some of the most prestigious aerospace and academic organizations in the world to join us as we tackle the toughest challenges in vertical flight and inject incredible new technologies into the industry," said Chris Van Buiten, vice president of Sikorsky Innovations. "Today, ITA becomes the newest valuable member of our network, as together we chart the path for inspiring and developing the next generation of engineers who will rewrite the future of rotorcraft."

PORTAL R3


Fabricante de helicópteros dos EUA acerta parceria com o ITA em São José

A empresa norte-americana Sikorsky Aircraft Corporation, uma das mais importantes fabricantes de helicópteros do mundo, formalizou na quarta-feira (11), em São José dos Campos, um acordo de colaboração com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O objetivo é desenvolver o conhecimento e promover o desenvolvimento de tecnologias para aeronaves de asas rotativas no Brasil.
A solenidade reuniu mais de 50 pessoas, entre autoridades civis e militares, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A Prefeitura de São José dos Campos foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Sebastião Cavali.
Assinado pelos representantes da Sikorsky e pelo reitor em exercício do ITA, professor Fernando Sakane, o Acordo de Colaboração para Inovação em Aeronaves de Asas Rotativas inclui a criação de um Laboratório de Inovação nas dependências do ITA, além de bolsas de estudo para projetos de tese de graduação em tecnologia de helicópteros.
“Essa parceria veio para ficar, pois há muita experiência dos dois lados”, sintetizou Antônio Pugas, vice-presidente da Sikorsky na América Latina, lembrando que a empresa foi fundada há 90 anos e desenvolveu o Black Hawk e o Sea Hawk, dois dos helicópteros militares mais conceituados do mundo.
“A América Latina é muito importante em nossa estratégia de desenvolvimento, e queremos que o Brasil seja a nossa âncora na região. Existe aqui um potencial de mercado considerável”, acrescentou.
“Não queremos apenas trazer helicópteros para o Brasil, mas também contribuir com o desenvolvimento da indústria aeronáutica do país”, disse Pugas, ressaltando que o país tem mais de 1.650 helicópteros, dos quais 160 produzidos pela Sikorsky.
“Vamos criar a próxima geração de engenheiros de helicópteros no Brasil. Os estudantes que participarão deste programa terão a oportunidade de quebrar barreiras, construindo helicópteros que voem mais alto, mais longe, e de forma mais segura, econômica e silenciosa que todos os que existem atualmente”, completou Chris van Buiten, vice-presidente de Tecnologia e Inovação da Sikorsky.
“Essa iniciativa conjunta do ITA e da Sikorsky é estratégica para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que ela eleva a competitividade empresarial através do fomento à tecnologia e inovação”, disse o secretário Cavali. “Esperamos que este acordo seja o primeiro passo de uma longa e frutífera colaboração. Inclusive, se a Sikorsky estiver interessada em abrir uma unidade no país, temos uma área de 130 mil metros quadrados no Parque Tecnológico”, frisou.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented