|

Artigo ANDEP - Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo - Salgado Filho. Pista ou Terminal?



Salgado Filho. Pista ou Terminal ? ...


Cláudio Candiota Filho ...
Presidente da Associação Nacional em Defesa
dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo ...


A maior empresa brasileira segue afundando, vítima do câncer conhecido como loteamento de cargos. O Governo Federal conseguiu perder dinheiro com petróleo, proeza digna do livro mundial de recordes.  Lê-se nos jornais: “Governo busca saída para evitar que crise com escândalo da Petrobrás afete o sistema financeiro”; “empreiteiras só terão acordo se confessarem novos crimes, diz procurador”. Antes, a Presidente havia consultado o procurador, pois temia que os novos nomeados para os 39 cargos velhos (outro recorde) pudessem ter sido “nomeados” pelo procurador. 

Mas, o que tem isso a ver com a pista do Salgado Filho? Simples: o aeroporto é vítima do mesmo câncer: loteamento de cargos. Leia-se amadorismo. Se o maior dos leigos tiver de decidir entre terminal e pista, decidirá pela pista, pois aviões não pousam em terminais. É sabido que o Salgado Filho precisa urgentemente de mais 920 metros de pista, a fim de permitir o transporte de carga que hoje segue via rodoviária para embarcar em São Paulo. 

No entanto, o Ministro Padilha que já fez as mais contraditórias declarações, decide “dobrar” a capacidade do terminal, cuja “demanda de hoje é 54%”, e adiar a extensão da pista, impedindo, inclusive, que os passageiros possam ter acesso a aeronaves mais novas e confortáveis. O aeroporto, cuja capacidade se “esgotaria em dez anos”, segundo o Secretário da Aviação Civil, agora tem pista em “condições de atender a demanda até 2030”. Vamos esperar até lá para ter conforto nos aviões? 

O Ministro parece estar mal informado. O loteamento de cargos pode ter atingido sua secretaria. Convém trocar a militância por engenheiros civis, pois, do contrário o resultado é certo. Olhem a Petrobrás! Se uma empresa de petróleo sucumbiu à má gestão, dá para entender o que está acontecendo com a Infraero e os aeroportos. Certamente terão igual destino. Aparentemente, há uma queda de braço entre o interesse público e o privado em torno do Salgado Filho. O interesse público requer que a pista seja estendida em 920 metros. Até aqui tem prevalecido o interesse privado. Depois, não reclamem das sucatas!

Cláudio Candiota Filho
 *Advogado;
Presidente da Associação Nacional em Defesa
dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo- ANDEP;
Membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB/RS.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented