|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 26/12/2014

KC-390 vai brigar com cargueiro da Lockheed Martin ...




A aeronave de transporte militar KC-390, em fase final de desenvolvimento na Embraer e que deve entrar no mercado em 2016, promete acirrar a disputa no seu segmento de atuação. A aeronave brasileira tem um competidor forte fabricado pela americana Lockheed Martin, o C-130 Super Hercules. Cada lado dessa disputa reforça as vantagens do seu produto ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL JANES (Inglaterra)


Brazil announces new defence minister


Victor Barreira De Lisboa

Brazilian president Dilma Vana Rousseff announced on 23 December that Jaques Wagner would replace the current minister of defence, Celso Luiz Nunes Amorim, who has been in the post since August 2011. The choice of Wagner as defence minister comes after Rousseff was re-elected as president on 26 October.
Wagner, a member of the Brazilian Workers Party (Partido dos Trabalhadores: PT), has been the governor of the eastern state of Bahia since January 2007. He was appointed two times as minister during the terms of former Brazilian president, Luiz Inácio Lula da Silva.
The new incoming defence head will face some budgetary constraints in light of the countrys economic slowdown, and will have to deal with budget management of several ongoing projects within the modernisation of the armed forces, such as the acquisition of attack submarines from France (PROSUB), wheeled armoured vehicles (PEE Guarani), integrated border monitoring system (SISFRON), and Gripen NG fighter jets from Sweden.

DIÁRIO DO PODER


COLUNA CLÁUDIO HUMBERTO


Stand by me

Após a definição do ministério, Michel Temer tentará acomodar o amigo Moreira Franco, que vinha bem na Aviação Civil, mas não mendigou apoio do líder do PMDB, Eduardo Cunha, para manter o cargo.

PORTAL G-1


Dilma chega a base naval da Bahia para descansar antes da posse

Presidente viajou ao litoral baiano acompanhada de sete familiares. A previsão é que a petista retorne a Brasília até a próxima segunda (29).

ImagemA presidente Dilma Rousseff desembarcou de helicóptero na tarde desta quinta-feira (25), ao lado de sete familiares, na Base Naval de Aratu, no litoral da Bahia, para um breve período de descanso antes de ser reempossada no cargo no dia 1º de janeiro. Ela e a família passaram a noite de Natal no Palácio da Alvorada. Segundo a assessoria da Presidência, a chefe do Executivo deve retornar para Brasília até a próxima segunda (29), quando deve concluir a reforma ministerial para seu segundo mandato.
Ainda de acordo com assessores, Dilma está hospedada na base naval baiana ao lado da filha, Paula, do neto, Gabriel, da mãe, Dilma Jane, do genro, de uma tia, de um sobrinho e da esposa do sobrinho. Não há previsão de que a petista deixe a estrutura militar na noite desta quinta.
Dilma deixou o Alvorada, residência oficial da Presidência, por volta das 14h, em um helicóptero que a conduziu até a Base Aérea de Brasília. Lá, ela e a família embarcaram no avião presidencial.
A comitiva de Dilma desembarcou na Base Aérea de Salvador em torno das 15h30 no horário local (16h30 no horário de Brasília). O governador da Bahia, Jaques Wagner – anunciado na terça-feira (23) para o comando do Ministério da Defesa no segundo mandato da petista – recepcionou a presidente na base aérea.
Na própria pista, Dilma embarcou em outro helicóptero, que a levou com os familiares para Aratu. Conforme a assessoria da Presidência, o deslocamento aéreo até a base naval durou cerca de 20 minutos.
Desde que assumiu o comando do país, em 2011, Dilma tem escolhido a base de Aratu para repousar nos períodos de folga. A última vez que ela esteve no local foi no final de outubro, poucos dias após se reeleita.
A estrutura militar está localizada na península São Tomé de Paripe, na baía de Aratu, no subúrbio ferroviário de Salvador.
A expectativa é de na próxima segunda-feira, ao retornar da viagem da Bahia, a petista anuncie os últimos 22 nomes que faltam para completar seu novo primeiro escalão.
Até o momento, Dilma já anunciou os titulares de 17 pastas. Devido à pressão do mercado, a definição começou pela área econômica: Joaquim Levy para a Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Armando Monteiro Neto para o Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foi confirmada a permanência de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central.
Nesta terça (23), Dilma divulgou os nomes de outros 13 ministros que farão parte do primeiro escalão de seu governo. Foram anunciados os nomes de Aldo Rebelo (que deixou os Esportes para chefiar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação); George Hilton (Esportes); Cid Gomes (Educação); Edinho Araújo (Portos); Eduardo Braga (Minas e Energia); Eliseu Padilha (Aviação Civil); Helder Barbalho (Pesca); Kátia Abreu (Agricultura); Vinicius Lajes (Turismo); Jaques Wagner (Defesa); Gilberto Kassab (Cidades); Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial); e Valdir Simão (Controladoria Geral da União).
Também no dia 29, há a expetativa do anúncio das primeiras medidas econômicas que serão adotadas para o ano que vem. Embora definidas pela futura equipe, as ações terão de ser apresentadas pela atual, devido ao princípio da anterioridade, que é a divulgação das medidas no exercício anterior ao qual vão começar a vigorar.
A posse presidencial será realizada no dia 1º de janeiro. A previsão é que, em seguida, Dilma tire três dias de folga em Aratu a partir do dia 2, com volta programada para Brasília no dia 5.

Acidente de avião deixa sete mortos na Colômbia

Aeronave voava entre cidades do departamento de Santander. Piloto reportou falha mecânica no motor, diz jornal.

Sete pessoas morreram quando o pequeno avião em que viajavam caiu nesta quinta-feira (25) no nordeste da Colômbia. A aeronave tipo Cessna 207 foi encontrada nas imediações da cidade de Piedecuesta, no departamento de Santander, a cerca de 295 km de Bogotá.
“A Aeronáutica confirma que a aeronave foi localizada pelos organismos de busca e resgate sem sobreviventes”, indicou a Aeronáutica em um comunicado de imprensa.
De acordo com o órgão, o avião foi reportado como desaparecido às 15h de quarta-feira. A aeronave voava entre as cidades de Bucaramanga e Málaga, ambas em Santander.
Segundo informações do jornal “El Tiempo”, o piloto do avião, que era operado por uma pequena companhia aérea local, é um dos mortos. Ele teria alertado o controle de tráfego aéreo sobre uma falha mecânica na pressão do óleo do motor, e tentado voltar a Bucaramanga.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Receita investiga 12 empresas aéreas internacionais no Brasil por sonegação


Thais Fascina

Foi deflagrada na terça-feira (23) a Operação Voo Rasante, da Receita Federal de São Paulo, que investiga 12 companhias aéreas internacionais que atuam no Brasil por suspeita de sonegação de impostos. 
O valor que as empresas teriam deixado de recolher de CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) pode chegar a R$ 820 milhões -o que corresponde ao período de dois anos, segundo Fernando Poli, auditor fiscal da Receita e um dos responsáveis pela operação. Os nomes das companhias não foram divulgados.
"Hoje, as empresas estão tomando conhecimento da fiscalização e serão intimadas a prestar depoimentos à Receita Federal para comprovar o pagamento do imposto, como previsto no acordo internacional".
Todas as companhias aéreas internacionais que atuam no Brasil assinam dois acordos. Um prevê quais serviços podem prestar no Brasil e o outro tem o objetivo de evitar a dupla tributação, que pode ser atribuída por troca de notas entre as embaixadas ou por decreto presidencial.
A Receita Federal investiga supostas fraudes neste último caso. Pela lei, essas empresas têm isenção de alguns impostos –PIS e Cofins sobre o faturamento, IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) sobre o lucro e Cide (contribuição incidente sobre os combustíveis) e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) sobre as remessas internacionais–, mas são obrigadas a recolher o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Porém, de acordo com a investigação, as companhias estariam deixando também de recolher a quantia. "As empresas estariam aproveitando a isenção dos outros impostos para deixar de recolher também o CSLL. Estamos investigando os pagamentos de 2013 e 2014. Caso seja comprovada a sonegação, vamos investigar outros quatro anos retroativos", afirma Poli. 
A fiscalização também irá trabalhar na identificação de receitas provenientes de serviços prestados não previstos nos acordos internacionais, uma vez que as isenções tributárias só se aplicam às operações relacionadas ao tráfego internacional de passageiros. Caso constatadas irregularidades, também haverá autuação e cobrança dos tributos devidos.
INÍCIO
A investigação da Receita Federal começou em julho deste ano e deve ser finalizada somente no final de 2015. A partir da próxima semana, as empresas terão que enviar documentos que comprovem os pagamentos do impostos e prestar os esclarecimentos à Receita.
Ainda de acordo com Poli, caso seja comprovada a omissão do pagamento da CSLL, será cobrado o valor do imposto no período, com correção monetária, e uma multa de 75% do total sonegado.
Mas, se houver provas de fraude, a multa passa a ser de 150% do total do valor sonegado e será encaminhado ao Ministério Público Federal uma representação fiscal para processo penal. Os responsáveis pelas empresas poderão ser indiciados, denunciados e condenados pelo crime.
A soma total do valor a ser cobrado pelas empresas pode chegar a R$ 2 bilhões.A operação foi batizada de "Voo Rasante" e foca a investigação nas maiores companhias áreas internacionais que operam no país com sedes no Estado de São Paulo. Os nomes das companhias, por lei, não foram divulgados.
PORTAL UOL


Acidente aéreo no nordeste da Colômbia mata 7 pessoas


Sete pessoas morreram na queda de um pequeno avião nos arredores da cidade de Piedecuesta, no departamento de Santander, no nordeste da Colômbia, informou nesta quinta-feira a Aeronáutica Civil. A aeronave HK-4892 fazia a rota que une Bucaramanga, capital de Santander, com a cidade de Málaga, a cerca de 60 quilômetros, quando o piloto informou de uma falha na pressão do óleo do motor no fim da tarde de ontem.
Ele tentou aterrissar de emergência, mas terminou caindo nas imediações da cidade de Piedecuesta.
A Aeronáutica Civil não conseguiu achar os destroços da aeronave até agora. Os seis passageiros e o piloto morreram no acidente.
AGÊNCIA BRASIL


Aeroportos terão juizados para resolver conflitos entre passageiros e empresas


Ivan Richard

Com o crescimento do movimento de passageiro nos aeroportos do país no final do ano devido aos feriados de Natal e réveillon, além do período de férias escolares, aumenta também o número de conflitos entre viajantes e empresas aéreas. Este ano, para solucionar de forma mais rápida eventuais problemas, tribunais de Justiça de vários estados decidiram montar esquema especial de funcionamento dos juizados especiais nos aeroportos, apesar do recesso forense.
Esses juizados, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tentarão fazer a conciliação entre passageiros e representantes das companhias aéreas em diversas situações, como extravio de bagagem ou mudança de horário de voos. O atendimento é gratuito e estará restrito a questões que envolvam valores até 20 salários mínimos – cerca de R$ 15 mil. Segundo o CNJ, o consumidor não precisa de um advogado para ser atendido no juizado e, caso não haja conciliação, o processo será encaminhado ao Juizado Especial Cível.
No maior aeroporto do país, Guarulhos, em São Paulo, o juizado especial ficará aberto das 9h às 23h. Já no aeroporto de Congonhas, segundo mais movimentando, o órgão funcionará das 9h às 22h. Já nos estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco os juizados especiais ficarão abertos, pela primeira vez, durante o recesso do Judiciário. No aeroporto internacional Aluízio Alves, na capital potiguar, o órgão atenderá o público das 10h às 22h. O posto estará fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro e funcionará em horário reduzido no dia 31 de dezembro (das 10h às 16h).
Em Recife (PE), o Juizado Especial Cível do aeroporto internacional Guararapes foi instalado para atuar no período da Copa do Mundo e atualmente funciona em caráter permanente. A unidade funcionará durante todos os dias da semana, no primeiro andar do terminal, próximo ao check-in sul e ao guichê da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), das 7h às 19h.
No Rio de Janeiro, o juizado especial do aeroporto internacional do Galeão funcionará 24 horas todos os dias, na área de embarque internacional do Terminal 2, próximo às instalações da companhia aérea TAM. No Santos Dumont, a unidade manterá o atendimento das 6h às 22h, todos os dias. No Aeroporto de Brasília o juizado funcionará diariamente, das 6h à meia noite, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Já em Minas Gerais, no aeroporto de Confins, o posto funcionará todos os dias, das 7h às 19h.
JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Situação é tranquila nos aeroportos do Brasil, afirma Infraero

Da meia-noite de quarta-feira até agora foram programados 472 voos domésticos

Os aeroportos do País registram poucos voos atrasados na manhã de Natal e alguns cancelamentos, segundo atualização feita às 9 horas pela Infraero.

Da meia-noite de quarta-feira até agora foram programados 472 voos domésticos. Desse total, 4 (0,8%) decolaram ou aterrissaram com algum atraso e 91 (19,3%) foram cancelados. Os voos atrasados decolaram dos aeroportos de Maceió (AL), Manaus (AM), Galeão (RJ) e Salvador (BA), sendo que os dois últimos também registram um voo atrasado no momento.
Nas alas internacionais dos aeroportos brasileiros foram programados 16 voos desde a meia-noite. Desse total, dois se atrasaram e nenhum foi cancelado. Não há registros de atrasos neste momento.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


KC-390 vai brigar com cargueiro da Lockheed Martin


Virgínia Silveira De Brasília

A aeronave de transporte militar KC-390, em fase final de desenvolvimento na Embraer e que deve entrar no mercado em 2016, promete acirrar a disputa no seu segmento de atuação. A aeronave brasileira tem um competidor forte fabricado pela americana Lockheed Martin, o C-130 Super Hercules. Cada lado dessa disputa reforça as vantagens do seu produto.
Para o Brigadeiro-do-Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), que contratou a Embraer para desenvolver o avião, o Kc-390 não tem nenhum concorrente direto no segmento de jatos de até 26 toneladas.
"No KC-390 são dois motores a jato de uma geração mais nova, já consagrada no mercado mundial, de fácil acesso e isso é uma vantagem do ponto de vista logístico, além de se refletir no custo de operação da aeronave durante o seu ciclo de vida", disse Crepaldi.
Segundo estimativa do brigadeiro, o Kc-390 apresentará um custo de ciclo de vida de entre 20 e 30% mais baixo que as aeronaves de transporte em desenvolvimento ou em produção. Até o momento, o KC-390 conta com 28 encomendas firmes feitas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que financia o desenvolvimento e a produção em série, com investimento estimado em R$ 12 bilhões. A aeronave tem 32 cartas de intenção de compra da Argentina, Portugal, república Tcheca e Colômbia.
A Embraer projeta um mercado potencial de 700 aeronaves na categoria onde vai atuar o KC-390 nos próximos 10 anos. A empresa espera conquistar entre 15% e 20% desse mercado. "A Embraer está olhando uma fatia desse mercado. É lógico que vai haver espaço para todo mundo. Não é mais o cenário em que havia apenas um produto", disse o presidente da COPAC.
O vice-presidente e gerente-geral do programa C-130 da Lockheed Martin, George Shultz, no entanto, não acredita que nenhuma outra aeronave em operação ou em desenvolvimento possa fazer o que o Hércules faz. "Nós acreditamos que o C-130 realmente é único. Todos os atuais operadores do C-130 são um potencial operador do C-130 J."
O executivo afirma que os motores do C-130 J permitem que a aeronave tenha habilidade para operar em vários tipos de terreno e condições de temperatura "a versatilidade tem sido a chave do sucesso e continua a ser o principal diferencial do Hércules. Com as melhorias incorporadas, o C-130 J apresenta custo de operação 30% mais baixo se comparado com a versão C-130 S", disse.
A Lockheed já teve 353 pedidos para o C-130 J (320 entregues) feitos por 19 operadores em 16 países. "A aeronave tem mais de 1,2 milhão de horas de voo que ilustram porque o C-130 J é conhecido como o avião de transporte mais comprovado do mundo", afirmou.
A frota de C-130 na América Latina (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Peru, Uruguai e Venezuela), segundo Shultz, tem sido a mais dinâmica do mundo. Tem contribuído para isso a capacidade e versatilidade de operação da aeronave em áreas com diferentes tipos de geografia e clima.
Para o presidente da Copac, o grande apelo do KC-390 é o fato dele ser uma aeronave multimissão, podendo operar como reabastecedor, fazer transporte militar e logístico, evacuação aeromédica, combate a incêndio e ser reconfigurado em menos de uma hora para a missão solicitada.
Em relação ao C-130 J, Crepaldi diz que a principal vantagem do KC-390 é a velocidade e alcance proporcionados pelo motor a jato. "E é uma aeronave totalmente moderna. Vem com equipamentos de guerra eletrônica, capacidade ativa e passiva contra mísseis infravermelho e blindagem."
O C-130 J, segundo Crepaldi, não vendeu tanto quanto se esperava. "Isso fez com que esse mercado ficasse ainda mais atrativo, pois vários países continuaram a operar o C-130 antigo, abrindo possibilidade para a substituição por outros modelos como o KC-390", afirmou.

OUTRAS MÍDIAS


BRASIL 247


Fortalecido, Mercadante monta cacife para 2018

A segunda leva de novos ministros, que será apresentada pelo Palácio do Planalto até a segunda-feira 29, dará um quadro completo da correlação de forças montada pela presidente Dilma Rousseff em torno de seu governo. Mas já se sabe quem é o homem forte: o ministro chefe do Gabinete Civil, Aloizio Mercadante.
Auxiliar mais próximo e presente, nos últimos dois anos, de Dilma, ele participou das conversas mais importantes da formação ministerial, inquestionável na posição de principal conselheiro. A partir de sua promoção do ministério da Educação, em 2013, Mercadante não sofreu nenhum revés importante. Sua principal queda de braço, com o governador da Bahia, Jaques Wagner, terminou melhor para ele.
A nomeação para o Ministério da Defesa colocou o aliado adversário longe das confabulações palacianas, circunscrito a uma pasta na qual não se pode, sem risco, falar o que quiser. À frente das três Forças Armadas, Wagner terá de, teoricamente, dar um passo atrás da política para cumprir bem o seu papel. E não se espere para ele grandes verbas para o programa de submarinos nucleares. Por mais que Dilma deseje, dificilmente o ajuste de despesas do governo não passará por ali.
 Neste momento, Mercadante está dentro da solução final para a formação do novo governo, quando estão sendo definidos novos espaços para o PT.
O ministro das Relações Institucionais, a uma passo de assumir as Comunicações, Ricardo Berzoini, será mais um a balizar o renovado poder de Mercadante. Caso não consiga levar consigo a Secom, com as verbas publicitárias do governo, Berzoini verá ficar dentro do Planalto, como está hoje, o poder de mudar, na prática, o relacionamento comercial entre o governo e a mídia. Sem dúvida, por mais técnicos que sejam os critérios, uma ferramenta importante para calibrar, na prática, as doses de empenho no projeto de regulação da mídia que ainda não tem consenso dentro do comando da administração.
Assegurado no cargo de chefe do Gabinete Civil, que chegou a ser almejado por Wagner, Mercadante será a principal correia política de Dilma com o dia a dia da imprensa, tanto no aspecto comercial como no do relacionamento político.
Até onde se sabia às vésperas do Natal, Dilma teria desistido de nomear o deputado gaúcho Pepe Vargas para a Articulação Política. Caso isso se confirme, será um novo ganho de qualidade de Mercadante. Ele saberá, rapidamente, ocupar o espaço que, no cotidiano do poder, já se confundo com as funções do chefe do Gabinete Civil. Com esta configuração, se se poderá chamar alguém de superministro no segundo governo Dilma, este é Mercadante.
Discreto e cioso de sua imagem, Mercadante mantém o hábito de se mostrar vigilante sobre tudo o que cerca sua imagem na mídia. Na semana passada, ele enviou nota ao jornal Valor para desmentir que, conforme o informado, ele teria o hábito de entrar na sala da presidente Dilma sem ser anunciado. Avisou que, ao contrário, só entra quando é chamado, o que não diminui em nada sua força real no governo. Trabalhando em silêncio, mas não abrindo mão de marcar suas posições em cada situação mais sensível ao governo, o ministro é visto hoje com quem ficará melhor posicionado, dentro do governo, para influir e, talvez, se tornar o principal personagem da sucessão de Dilma, em 2018. Os primeiros adversários, afinal, perderam terreno antes da largada.
A principal queda de braço, ele ganhou, de frente com o governador da Bahia, Jaques Wagner.

COLUNA GILBERTO AMARAL


Presenças na posse

Cresce a lista de Chefes de Estado e Chefes de Governo que estarão presentes às cerimônias de posse da presidenta Dilma, em Brasília. Agora, confirmaram presenças na festa o atual presidente do Uruguai, José Mujica, grande amigo de Dilma, e seu sucessor, Tabaré Vázquez. Chegam pela manhã, e retornam à noite a Montevidéu.

Dentro do prazo

Reassumindo o mandato, a senadora Marta Suplicy acha que está dentro do prazo para cuidar de sua carreira. “Sei que meu futuro político tem tempo contado”. Com mais quatro anos de mandato, em 2018 estará com 71 anos de idade, decidiu tentar a prefeitura paulistana ou a reeleição ao Senado. Eleita, encerrará o mandato com 81 anos. “Política também tem prazo de validade” – diz.

Dados curiosos

Segundo pesquisa recente do IBGE, 10% dos domicílios enquadrados no nível de residências com insegurança alimentar grave, têm computador e internet. Na era da cibernética, tem gente trocando até comida pelo vício de estar conectado…

Dinheiro na mão

A Casa da Moeda vai realizar um leilão para obter recursos destinados a adquirir tinta especial, destinada à confecção de cédulas para ajudar o Haiti. Será realizado dia 13 de janeiro e repete o gesto brasileiro do ano passado, quando foram emitidas 47 milhões de cédulas. O dinheiro só vale por lá.

De mal a pior

Deu no site de paródias “Sensacionalista:” Certa companhia aérea brasileira que está nas notícias pelas péssimas condições a que anda submetendo seus passageiros, vai trocar suas poltronas por cadeiras elétricas, para completar o cenário. Além de deixar os viajantes com fome, sede, calor, a viagem agora também será “eletrizante!”.

REPÓRTER DIÁRIO (SP)


Presença sueca
 

O primeiro-ministro da Suécia garantiu presença na posse da presidente Dilma Rousseff no dia 1º de janeiro. Stefan Lofven é ex-sindicalista e deve aproveitar a visita a Brasília para dar um abraço no prefeito Luiz Marinho (PT). São Bernardo vai sediar uma fábrica da Saab, empresa sueca que fabricará caças para a Força Aérea Brasileira.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented