|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 09/11/2014

Parceria com suecos vai beneficiar empresas brasileiras em 2015 ...




Caça militar que vai equipar esquadrões da FAB em 2019, fabricado pela Saab na Suécia, auxiliará já a partir do próximo ano pelo menos seis organizações com unidades no Brasil. A transferência de tecnologia faz parte das obrigações do contrato ...



Meio avião, meio chave de novos negócios. A partir do próximo ano, será possível começar a ver, no Brasil, os efeitos do contrato assinado entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sueca Saab. Será quando devem começar os movimentos para a transferência de tecnologia prevista em contrato assinado em outubro ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu fecha para pousos por 7 horas

Neblina que atingiu a região impediu a chegada de voos, neste sábado (8). Voos com origem de Porto Alegre e de Guarulhos sofreram atrasos.

Do G1 Pr

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, ficou fechado para pousos durante sete horas, neste sábado (8), por causa da neblina que atingiu a região. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), um voo de Porto Alegre (RS), programado para pousar às 8h55, só chegou às 11h39. A Infraero também informa que outro voo com origem de Guarulhos (SP) sofreu atraso de pouco mais de meia hora. O pouso estava programado para 10h50 e chegou às 11h26. O aeroporto voltou a operar normalmente às 11h.
Ainda de acordo com a Infraero, o aeroporto fechou para pouso às 3h e voltou a operar às 9h07 por instrumentos. Apesar disso, todos os voos da noite chegaram nos horários programados, e as partidas da manhã deste sábado também foram confirmadas.

Estudando pela internet, militar tenta vaga em engenharia civil na UFRN

José Flávio Dantas Macedo tem 25 anos e é soldado da Aeronáutica. "Com curso superior, aumenta a chance de conseguir um cargo melhor", diz.

Felipe Gibson Do G1 Rn

O soldado da Aeronáutica José Flávio Dantas Macedo, de 25 anos, quer progredir na profissão através dos estudos. Por isso, ele tenta uma vaga no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "No meu trabalho, o sistema de promoção é muito influenciado pela escolaridade. Com curso superior, aumenta a chance de conseguir um cargo melhor", afirmou o soldado.

Ele disse acreditar que a aprovação será difícil. "Isso porque este ano só estudei assistindo vídeos na internet e acompanhando alguns aulões. Não fiz nada de muito intenso. Mas vou aproveitar a boa base do ensino médio e tentar uma das vagas. Mantenho a esperança", falou.
No Rio Grande do Norte, 205.940 candidatos se inscreveram para fazer o Enem. As provas acontecem neste sábado (8) e domingo (9) em 42 cidades do estado e 447 locais de aplicação.
Inscritos

O número de pessoas do Rio Grande do Norte inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 22,82% neste ano. Serão 205.940 estudantes realizando provas nestes sábado (8) e domingo (9) em todo o estado. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O crescimento do RN foi o 11º do país e ficou acima do nacional, de 21,58%. Em todo o Brasil, 8,7 milhões de estudantes estão inscritos no Enem.

JORNAL O POVO (CE)


COLUNAS - ESPLANADA


Leandro Mazzini

Voo da ressaca

Apesar da derrota amarga para o governo do Rio Grande do Norte, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB) lotou um jatinho da FAB e viajou na segunda (27) para Brasília com mais 14 caronas.

COLUNAS - VERTICAL


Eliomar De Lima

HAJA SAÚDE!
Um avião da FAB, seis veículos de luxo e assessores. Eis a corte prontinha para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, que lançará hoje, às 8 horas, no Posto de Saúde Gothardo Peixoto, a campanha nacional de vacinação contra a pólio e o sarampo.

JORNAL ZERO HORA


Parceria com suecos vai beneficiar empresas brasileiras em 2015

Caça militar que vai equipar esquadrões da FAB em 2019, fabricado pela Saab na Suécia, auxiliará já a partir do próximo ano pelo menos seis organizações com unidades no Brasil. A transferência de tecnologia faz parte das obrigações do contrato

Marta Sfredo Linköping, Suécia

Meio avião, meio chave de novos negócios. A partir do próximo ano, será possível começar a ver, no Brasil, os efeitos do contrato assinado entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sueca Saab. Será quando devem começar os movimentos para a transferência de tecnologia prevista em contrato assinado em outubro.
Pelo menos seis empresas com unidades no Brasil serão beneficiadas por essa exigência do governo brasileiro para produzir, com montagem final no país, pela Embraer, 36 caças chamados Gripen. O nome, em sueco, significa grifo, animal mitológico com cabeça e asas de águia e corpo de leão. Resultado de décadas de busca de um novo avião, os modernos caças devem ser entregues à FAB a partir de 2019 – é um grifo meio sueco, meio brasileiro.
Como a inspiração mitológica, o caça tem algumas peculiaridades. A mais notável é o fato de ser um monomotor, o que eleva o risco de uma aeronave de combate – se o único propulsor for atingido, o caça é abatido. Em compensação, custa quase a metade de um modelo com dois motores, o que faz sentido em países sem histórico de envolvimento em conflitos.
Outra característica do Gripen é ser multiúso – aplicado em combates aéreos, alvos terrestres e combate noturnos, como interceptador. Embora não tenha sido criado para ser “invisível” (indetectável em radares), tem equipamentos sofisticados da chamada “guerra eletrônica” que permitem voos silenciosos (sem que o inimigo perceba).
De integrantes da força aérea sueca a engenheiros da Saab que trabalharam no desenvolvimento do novo modelo do caça, o que sempre se ouve como característica da aeronave é a versatilidade e a simplicidade de operação. Pode operar em rodovias – não precisa de bases ou aeroportos –, pousar, ser reabastecido e decolar novamente em 10 minutos.
Ulf Nilsson, chefe do Gripen/Suécia, destaca que a nova geração de caças “quebrou a curva de custos”, que vinha sendo marcada por aeronaves maiores, mais sofisticadas e mais caras.
Dois anos para montagem final
O engenheiro Björn Johansson, que comandou o projeto, detalhou que a decisão de atualizar a aeronave se baseou em duas diretrizes: baixo custo e menor volume de testes. Externamente, a principal diferença será a maior largura da base e o menor comprimento da asa.

– Dentro da carcaça, é uma aeronave totalmente diferente – avisa Johansson.
Em Linköping, no sul da Suécia, fica a fábrica do Gripen, que produz os modelos C e D e passará a fazer a nova geração, a E. Entre a fabricação de pequenas partes – são 23 mil, ao todo, incluindo 30 quilômetros de fios – e a montagem final, cada aeronave consome dois anos. São 700 funcionários – 500 na produção e 200 na administração. A cada ano, saem entre 28 e 30 caças.

É com esse pacote que Suécia e Brasil pretendem disputar mercados. Saab e Embraer vão caçar oportunidades de venda para outros países estimadas em 3 mil aeronaves nos próximos 20 anos, com possibilidade de capturar pelo menos 10% a 15% dos contratos. A parceria tem na mira negócios que podem variar entre US$ 30 bilhões e US$ 45 bilhões.
Uma parceira com Nobel no portfólio
Pouco depois de começarem as primeiras consultas para o projeto brasileiro F-X, em 1993, que resultaria na compra de 36 aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa privada sueca Saab comprou uma empresa emblemática: a Celsius/Bofors, fundada em 1646 e adquirida em 1894 por Alfred Nobel, cientista que dá nome ao prêmio internacional de maior prestígio.
Foi um dos movimentos que sinalizaram para a intenção de consolidar uma poderosa indústria de defesa na companhia que pertence a um grupo financeiro chamado Investor, controlador da empresa de construção pesada ABB à popular Electrolux.
A Saab passava por uma transformação provocada pela mudança de atitude de seu principal cliente, o governo sueco. Até então, a administração pública informava à Saab de suas necessidades, e a empresa produzia.

Além de consolidar internamente vários segmentos de defesa, que hoje cobrem de radares – vindos da aquisição da Ericsson Microwave – até submarinos – originados na compra da Kockmus –, a Saab começou a perseguir o mercado internacional.
Apesar das dificuldades do Brasil, o parceiro é considerado essencial pela Saab para dar acesso a mercados em que a empresa sueca não teria tanta influência.

Conforme executivos da Saab, essa estratégia de busca de mercados justificou uma iniciativa pouco comum nessa área – a transferência de tecnologia, que fez a diferença na hora de o Brasil escolher o fornecedor de 36 novos caças.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL PORTOGENTE (SC)


Indústria aeronáutica verde e a eletrificação das aeronaves

Escrito por  Redação Portogente

A indústria aeronáutica está prevendo um aumento de sete vezes no tráfego aéreo por volta de 2050, com uma quatro vezes maior emissão de gás estufa, se não ocorrerem mudanças fundamentais, como noticiou ontem o blog do Engenheiro e pesquisador Aeroespacial, PhD, Asheley Dove-Jay.
O próximo passo crucial para garantir uma indústria aeronáutica verde será a total eletrificação dos aviões comerciais. Ou seja, zero de emissões de CO2 e NOx, com a utilização de energia de fontes alimentadas com sustentabilidade. A maior barreira tecnológica a ser superada é a densidade energética da bateria, uma medida de quanta potência pode ser gerada a partir de uma bateria. Para um vôo intercontinental, uma aeronave consome 400 Wh/Kg.
As baterias de lítio produziam 113 Wh/kg em 1994, depois 202 Wh/kg em 2004 e, atualmente, produzem 300 Wh/kg. Provavelmente na próxima década já será realidade a bateria de lítio com a capacidade de 400 Wh/kg. A transição de um combustível para outro será muito rápida.
Nanotecnologia com o uso do grafeno possibilitará a construção de equipamentos de bordo com peso muito mais reduzidos e com inteligência igual à toda a capacidade humana. Sistemas inteligentes estabelecerão as condições ideais de segurança e conforto com o mínimo de consumo.
Asas especiais para as aeronaves de propulsão à eletricidade já vêm sendo desenvolvidas. O objetivo é ser a mais próxima possível das asas dos pássaros.

JORNAL NOTICIAS DO DIA (SC)


Base Aérea abre os portões para a comunidade

Conhecer as aeronaves, visualizar acrobacias e assistir as apresentações musicais são algumas das atividades oferecidas neste domingo (7), a partir das 9h  
Elaine Stepanski
Florianópolis

Mais de 30 mil pessoas deverão passar neste domingo pela Base Aérea de Florianópolis, para conhecer as aeronaves, visualizar acrobacias aéreas, assistir às apresentações de grupos musicais locais e da Banda de Música da Base Aérea. As atividades integram o “Portões Abertos”, evento que ocorre há mais de três décadas na Capital e encerra as atividades referentes ao Dia da Força Aérea e ao Dia do Aviador.
O evento tem início às 9h e prossegue até às 17h, com diversas atividades gratuitas abertas à comunidade. A ideia, de acordo com o tenente aviador Antônio Damasceno Neto é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho realizado na Aeronáutica. “É um momento em que mobilizamos toda a Base e contamos com a participação até mesmo de outros Estados. Trazemos o público para conhecer nosso trabalho, e orientamos todos. As pessoas costumam ter curiosidade e como normalmente temos um ritual de entrada pela questão de segurança, o momento é propício para conhecer um pouco mais da Base Aérea”, conta.
Pista de corda, aeromodelismo, exposição estática de aeronaves e decolagens também fazem parte do cronograma do evento. Mas, a programação depende de fatores variáveis como o tempo e atividades externas da corporação, por isso o evento não conta com uma programação fixa.
Para garantir um trânsito com maior fluidez, a Polícia Rodoviária Estadual estará atuando e fiscalizando o entorno da Base Aérea de Florianópolis, no bairro Tapera, durante todo o domingo (9).
Haverá alteração no trânsito até mesmo dentro da Base Aérea. Das 15h às 17h30, o trânsito terá sentido único com entrada somente pelo portão norte e saída pelo portão sul da base.
A partir das 17h30, o reforço da Polícia Rodoviária se deslocará para a SC-405, atuando no trecho do Trevo do Rio Tavares, local que deverá apresentar maior tráfego de veículos com a finalização do evento.
Serviço:
O quê Evento “Portões Abertos”
Quando: Domingo (9), das 9h às 17h
Quanto: Entrada gratuita, mas a organização pede a colaboração de 1kg de alimento não perecível que será repassado as instituições que necessitem. O doador concorre a uma vaga no voo panorâmico na Aeronave Caravan, da Base Aérea de Florianópolis



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented