|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 03/11/2014

Índice de satisfação do Aeroporto Salgado Filho sobe pelo 5º trimestre consecutivo ...




No último levantamento da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o aeroporto gaúcho está colocado como 5º melhor do País segundo seus usuários ...



Segundo a avaliação dos usuários dos aeroportos brasileiros, o terminal de Porto Alegre, o Salgado Filho, é o que apresentou a 5ª maior satisfação de acordo com o levantamento do terceiro trimestre deste ano realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. O aeroporto levou a nota de 4,15. O melhor no País é o de Recife, com nota 4,24, e o pior é o de Guarulhos, em São Paulo, com nota de 3,46. Os resultados foram apresentados na sexta-feira pelo órgão e mostram que o aeroporto portoalegrense cresceu na satisfação pelo quinto trimestre consecutivo ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Secretaria da Saúde de Sergipe descarta suposto caso de ebola

Chileno que teve contato com africanos na Argentina está no interior de SE. Segundo a OMS, a doença matou 4.951 pessoas e infectou 13.567.

Marina Fontenele Do G1 Se

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS), sob a orientação do Ministério da Saúde, informa que o paciente atendido na Clínica de Saúde da Família 24 horas no município de Rosário do Catete no sábado (1º) não se enquadra na definição de caso de Doença do Vírus Ebola (DVE) como suspeitava inicialmente a equipe médica. O prédio da unidade foi temporariamente fechado e o paciente isolado. O homem apresentava quadro de diarreia, associado a dores abdominais e no corpo, mas ele não teve febre.
O paciente é chileno e há cerca de 20 dias foi à Argentina e manteve contato com africanos, sendo um da Nigéria e outro de Angola. Apesar disso ele não passou por nenhum dos três países afetados pela epidemia de ebola (Serra Leoa, Guiné e Libéria). A suspeita de que o estrangeiro pudesse estar infectado com o vírus causou pânico na cidade. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, área metropolitana da capital Aracaju, onde permanece em observação neste domingo (2) com suspeita de dengue.
Apesar de já terem sido registrados alguns casos suspeitos de ebola no Brasil nenhum foi confirmado. A atual epidemia de ebola matou 4.951 pessoas, de um total de 13.567 infectados, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira (31). O balanço leva em conta os casos confirmados, suspeitos e prováveis registrados até o dia 29 de outubro.
Equipes médicas treinadas

De acordo com a SES, em caso de suspeita o paciente já fica isolado temporariamente na unidade em que der entrada, seja ela uma Unidade Básica de Saúde, um Hospital ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), conforme orientação do Ministério da Saúde.
A depender dos sintomas e do quadro geral, o paciente com suspeita deve ser transferido para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que é a unidade de referência para o ebola no estado, ou direto para o hospital de referência nacional que é o Instituto Nacional de Epidemiologia Evandro Chagas do Rio de Janeiro (Hospital da Fiocruz). Esse procedimento é definido de imediato junto com o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Saúde (CIEVS) da SES e o Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde treinou equipes de todo o país e disponibilizou um site informativo sobre a doença.
Todos os 75 municípios sergipanos já receberam o protocolo do Ministério da Saúde para agir corretamente se houver um caso suspeito.  “Precisamos da colaboração das pessoas quanto à disseminação de falsas informações em redes sociais, whatsapp, entre outros, pois isso cria pânico desnecessário na população. Mesmo sendo voltado para profissionais de saúde, a população também pode ligar para o CIEVS para sanar possíveis dúvidas. O telefone é 0800-282-2822 e funciona 24 horas por dia”, orienta Daniela Pizzi, coordenadora do CIEVS da SES.
Em nota oficial, a SES tranquiliza a população e reforça que não há a necessidade de isolamento da Clínica de Saúde da Família de Rosário do Catete pelo fato de o paciente não ser considerado suspeito de Ebola. A Secretaria de Comunicação de Saúde da cidade também emitiu nota pública sobre o ocorrido, leia:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Rosário do Catete informa que na tarde de sábado (1º), deu entrada no hospital da cidade, o paciente Rodrigo Alberto Fernandes, natural do Chile, com um quadro de diarreia, associado a dores abdominais e dores no corpo. Sendo que em nenhum momento ele apresentou febre. O paciente foi atendido pela equipe de plantão que realizou os exames de rotina, que não apresentaram qualquer alteração no hemograma.
A decisão da equipe em fechar o plantão foi tomada em virtude do histórico do paciente, uma vez que ele relatou que há aproximadamente 20 dias estava na Argentina, quando no aeroporto teve contato com dois africanos, sendo um da Nigéria e outro de Angola. Que desembarcou no Brasil através do estado de Pernambuco e que chegou a Rosário do Catete pedindo carona nas rodovias. A equipe achou prudente isolar o paciente em virtude desses contatos, mesmo os africanos não sendo dos países da Libéria, Serra Leoa e Guiné, que enfrentam uma epidemia de ebola.
Mais uma vez por precaução, o Hospital acionou o Serviço de Atendimento de Móvel de Urgência (Samu), para fazer a transferência do paciente para um hospital para fazer exames complementares. Uma equipe do Ministério da Saúde já entrou em contato com o hospital que, ao relatar o quadro exposto do paciente, orientou que fosse afastada a hipótese de ebola por conta dos aspectos demográficos e dos resultados dos primeiros exames”.
JORNAL DO COMMERCIO (PE)


É estável quadro de saúde de piloto de aeronave que caiu em Igarassu

De acordo com o Hospital da Restauração, Jacir Martins da Silva Filho, 60 anos, passou por uma cirurgia e está estável. Porém, ainda não há previsão de alta

Do Jconline

É estável o quadro de saúde de Jacir Martins da Silva Filho, 60 anos, piloto da aeronave que caiu em uma área de mata fechada próximo à Estrada de Mangue Seco, em Cruz de Rebouças, neste sábado (1). O integrante da tripulação sofreu uma fratura no rosto e passou por uma cirurgia, de acordo com o Hospital da Restauração. 
Além do piloto, outras cinco pessoas ficaram feridas no acidente. Quatro estavam dentro da aeronave, com Jacir. A outra vítima foi um homem que tentou prestar os primeiros socorros e também sofreu ferimentos.
Três homens foram levados para o Hospital Esperança, na Ilha do Leite. Um dos instrutores, Paulo Roberto Pinto, foi transferido para o Unimed III, na Ilha do Leite. Ele sofreu uma fratura na coluna e permanece internado. O outro instrutor, Vanderson Carlos Campos de Andrade, recebeu alta no sábado (1). Um homem identificado apenas como Rafael teve ferimentos no ombro ao tentar ajudar no resgate.
Erica Cristina Gomes de Lima, 32, e Gabriela Peixoto de Araújo, 35, foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife. As duas também tiveram alta médica no sábado (1).
O grupo na aeronave iria realizar um salto de paraquedas. De acordo testemunhas, o monotor de modelo Cessna 182 começou a perder altitude, assim que decolou, e, depois, colidiu com uma árvore. Segundo amigos do piloto, a aeronave teria tido problemas mecânicos logo após a decolagem.
O Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), afirmou que ainda é cedo para determinar as causas do acidente.

REVISTA ÉPOCA


Menos retórica, mais ação


Durante a Copa do Mundo, prédios equipados com o que há demais moderno em tecnologia para segurança pública foram instalados nas 12 cidades sedes do torneio. Neles se reuniam representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, das polícias estaduais, da defesa civil, dos bombeiros, da guarda municipal, da engenharia de trânsito e dos serviços de inteligência. Em conjunto, analisavam cenários e decidiam que atitudes tomar em caso de distúrbios. Os Centros Integrados de Comando e Controle funcionaram excepcionalmente bem. Manifestações e distúrbios que impedissem o torneio, o maior temos dos órgãos de segurança, não aconteceram.
Reeleita, a presidente Dilma Rousseff pretende expandir os Centros Integrados, inspirados em modelos adotados em Londres, Nova York e Madri, para as 27 capitais. Para manter o modelo de cooperação que funcionou na Copa, Dilma afirmou que encaminhará ao Congresso uma proposta de emenda à Constituição. Seu objetivo é mudar a relação entre União e Estados em segurança pública. Hoje, a Constituição estabelece que o combate à violência que atinge o cidadão em seu dia a dia é competência dos Estados.
Num país em que 56 mil pessoas foram assassinadas num único ano e apenas cinco Estados conseguiram reduzir os índices de homicídios na comparação entre 2011 e 2012, é boa a idéia de criar centros onde as diversas instâncias encarregadas da segurança do cidadão possam conversar. Se o modelo já foi usado em situações anteriores, parece que não há necessidade de mudara Constituição – sempre uma empreitada política de grande envergadura – para implantá-lo.
Para aumentar a coordenação entre os órgãos de segurança, há outras medidas, fundamentais, que podem ser postas em prática, sem a necessidade de mudanças constitucionais. A União poderia exigir dos Estados o cumprimento de metas de redução de criminalidade para liberar recursos, modelo semelhante ao usado na educação, com as avaliações escolares, e na saúde. O que não se pode mais é esperar para agir.
REVISTA ISTO É DINHEIRO


Argélia e África do Sul lançam 1º drone supersônico africano em 2016


Da Afp

O primeiro "drone" supersônico africano será lançado em 2016 na Argélia, no âmbito de um programa de cooperação científica entre esse país e a África do Sul - anunciou uma autoridade argelina, neste domingo, citada pela agência de notícias APS.
Os aviões não tripulados ("drones") supersônicos podem voar a uma velocidade até 20 vezes superior à do som.
Uma equipe binacional começará a trabalhar nesse projeto a partir de janeiro de 2015, no Instituto de Aeronáutica da Universidade de Blida (50 km ao sudoeste de Argel), informou o diretor-geral de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (DG-RDST), Hafidh Aourag.
O primeiro aparelho deve ficar pronto em até 18 meses, acrescentou Aourag.

REVISTA ISTO É


Caças suecos de US$ 5,4 bilhões


O governo brasileiro oficializou na semana passada um contrato com o grupo sueco de armamento e aeronáutica Saab para desenvolvimento e compra de 36 aviões militares Gripen. O valor total do acordo foi de US$ 5,4 bilhões – quase US$ 1 bilhão acima do previsto durante o processo de seleção entre companhias americanas e francesas. A Saab será responsável também pela transferência de tecnologia. O Brasil deverá receber os aviões entre 2019 e 2024.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DE CANOAS (RS)


Idosos ensinam sobre superação e disposição física

Campeonato mundial de Orientação, que ocorre no RS, conta com atletas de até 96 anos

Superar desafios do ambiente e do próprio corpo são alguns dos objetivos da Orientação. Neste esporte, correr mais rápido que os adversários não é o principal motivo para tornar-se campeão. Entender mapas, bússolas, manter a mente sempre exercitada e condicionamento físico são alguns dos requisitos. Sem limite de idade, muitos idosos praticam a Orientação no mundo todo. Durante o World Masters Orienteering Championships (WMOC), que ocorre no Rio Grande do Sul até dia 8 de novembro, a disposição física de alguns competidores impressiona.
Com 96 anos, o sueco Rune Haraldsson é figura ilustre entre os competidores. Muitos atletas pedem para tirar fotos e aproveitam para tietar o competidor mais velho do WMOC. Ele carrega a tranquilidade de um atleta que, em razão da idade, sabe que ganhará uma medalha, pois é o único participante da categoria acima de 95. Para quem acha que ele não faz esforço em função disto, está muito enganado. Haraldsson disputa o campeonato como qualquer outro.
"Iniciei minha carreira no esporte muito jovem, aos 18 anos. Além de um meio para manter a saúde e a forma física, a Orientação é um teste de equilíbrio, pois você atua com a cabeça e com as pernas. É um desafio diário. Até 2013, minha esposa me acompanhava em todas as atividades relacionadas ao esporte. Entretanto, após 70 anos de casamento, ela faleceu", destaca Rune Haraldsson.
Diretor do WMOC, César Cordeiro acredita que o primeiro dia de disputas foi um sucesso. Além disso, está otimista para o restante do campeonato, que segue nas cidades de Canela e São Francisco de Paula nos próximos dias. "Um sucesso. Todos os competidores que vieram até nós elogiaram a organização. Esperamos continuar assim no decorrer da semana. A cidade de Canela está preparada esperando o WMOC. É uma cidade acolhedora e certamente seguiremos muito bem", avalia.
Neste domingo (2) ocorreu a prova de Sprint do WMOC. O teste inicial para o campeonato atraiu os olhares dos porto-alegrenses curiosos com tantos competidores juntos no Parque Marinha, em Porto Alegre. Para segunda-feira (3), Canela será o cenário das disputas. A programação inicia às 8 horas, com abertura do Centro de Eventos, o Hotel Fazendo Pampas da Serra. O evento modelo final do Sprint inicia as 9h15. A última largada do dia ocorre às 17 horas.
O World Masters Orienteering Championships (WMOC) é sediado em Canela, Porto Alegre e São Francisco de Paula até dia 8 de novembro. São 1790 atletas de 38 países, entre 35 a 96 anos. Interessados entre 12 e 21 anos poderão participar de forma voluntária, mas sem premiação.
O Mundial Master de Orientação é uma realização da International Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Realizado em Canela, com provas em Porto Alegre e São Francisco, o evento tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e do Lazer, das Prefeituras de Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Esporte, do Comando Militar do Sul e Força Aérea Brasileira.

JORNAL CRUZEIRO DO SUL (SP)


"Sonhe com o impossível e então vá e faça acontecer"


Não desistir do que se deseja e estudar para se conquistar são os conselhos do piloto

Telma Silvério
Sonhar é uma das coisas mais importantes na vida. Através do sonho a gente idealiza um projeto na cabeça para poder correr atrás e realizá-lo. Sabia que por causa do seu sonho de criança que Marcos Cesar Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial? Ele esteve dia 1º de outubro no Portal Objetivo Sorocaba, no Campolim, para contar um pouco sobre essa trajetória, e destacou a importância do sonho na vida das pessoas. Pontes foi convidado especialmente para a entrega de medalhas aos vinte alunos da unidade - dos ensinos fundamental e médio - que venceram a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2014.
Além da participação nas duas olimpíadas, os estudantes do Objetivo mobilizaram-se para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), contou o professor Carlos Eduardo Guariglia. A construção de um foguete com garrafas pet para a mostra envolveu pelo menos vinte alunos do ensino fundamental. Até fora do período escolar - à noite - houve atividades como a observação dos astros por meio de telescópio. Ao trazer o primeiro astronauta brasileiro na premiação do colégio, a ideia era justamente estimular os estudos e a persistência dos alunos na realização de seus projetos e, claro, a concretização de seus sonhos, comenta o professor.


Estudos e sonhos

Para José Francisco Soranz Filho, de 12 anos, o estudo e observação dos planetas foram as atividades que mais curtiu. Ele e seu colega Giuliano Todesco Ferraris, 11, estavam entre os medalhistas de ouro nas olimpíadas. Embora não soubesse muita coisa sobre o convidado especial Marcos Pontes, José Francisco disse se tratar do primeiro astronauta do país. O garoto conta que a matéria que mais gosta é História, enquanto Giuliano tem maior afinidade com a Matemática. Mesmo gostando da disciplina, Giuliano confessou que foi a parte mais difícil das olimpíadas.
Sobre a profissão que pretende seguir, José Francisco afirma que quer estudar muito para ser engenheiro aeronáutico. Já o medalhista Giuliano Todesco não escondeu que gostaria de ir ao espaço. Ao assistir a palestra de Pontes, o garoto conta que aprendeu sobre a importância dos estudos e de não desistir dos sonhos.
Astronauta brasileiro
"Se você tem um sonho, acredite." A frase do astronauta Marcos Pontes foi dita durante a palestra aos alunos, professores, pais e funcionários do Objetivo. Assim como muitas crianças, Pontes sonhava ser piloto. Astronauta era outra parte do sonho de infância. Isso porque sair da terra, na época, parecia ser mais negócio de americanos e russos. Mesmo pequeno ele se via pilotando aviões. E um dos locais preferidos era o aeroclube da cidade onde morava, Bauru. Apesar das piadas e brincadeiras, ele nunca desistiu. O astronauta lamentou que muita gente julga as outras pela aparência, pelo que vestem. "É o que tem dentro dela que é o mais importante", ensina.
O maior incentivo veio da escola, dos professores, mas principalmente de seus pais: Vergílio e Zuleika. Pontes explicou que sua família não era rica e seus pais eram pessoas simples e trabalhadoras. Terminou o ensino fundamental e fez dois cursos técnicos: o de eletricista no Senai ajudou a conseguir o primeiro emprego para pagar o de técnico em eletrônica que era em escola particular. Estudou bastante, mesmo nas horas de folga, e passou em segundo lugar no vestibular da Academia da Força Aérea (AFA). E dia 30 de março de 2006 era o único astronauta brasileiro na nave russa Soyuz TMA-8 que partiu para o espaço, da base de Baikonur, no Cazaquistão.
Quer conhecer mais sobre a vida e a trajetória de Marcos Pontes? Leia seu livro "É Possível! Como Transformar Seus Sonhos em Realidade" e acesse o site http://www.marcospontes.net/
Medalhistas nas olimpíadas
Thaís Ayumi
Nean Segura
Lucas de Melo
Eduardo Mateus Mendes
Giuliano Todesco
João Vitor Baptista
Selton Naoki
Gustavo Vilela
Fernando Watanabe
João Guilherme Bonilha
Leonardo Kuntz
Guilherme Fernandes
João Victor de Almeida
Felipe Martins Leal
José Francisco Soranz
Matheus França
Matheus Roberto Moraes
Bryan Alves do Prado
Maria Victória Bachert
Aliffy Eustaquio de Araujo

JORNAL CORREIO DO BRASIL (RJ)


Inscrições do Vestibular Cederj 2015 são prorrogadas


Os interessados em fazer uma universidade pública têm mais uma oportunidade. Foram prorrogadas, até a próximo quarta-feira, as inscrições do Vestibular Cederj 2015. São 7.169 vagas para 15 cursos de graduação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). São elas: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Nesta edição, a novidade é a graduação em Engenharia de Produção, com oferta inicial de 300 vagas neste semestre.
As demais vagas estão distribuídas nos cursos de Administração (711); Administração Pública (400); Licenciaturas em: Ciências Biológicas (871); Física (385); Geografia (240); História (250); Letras Português/Literatura (300); Matemática (790); Pedagogia (1.040); Química (318) e Turismo (285), Tecnologia em Gestão de Turismo (250); Tecnologia em Sistemas de Computação (529) e Tecnologia em Segurança Pública (500). As inscrições devem ser feitas somente pelo site www.cederj.edu.br. O valor da taxa é R$ 65,00. Durante o cadastro, é necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova será no dia 22 de novembro e os aprovados iniciarão a graduação no primeiro semestre letivo de 2015.
Para o curso de Tecnologia em Segurança Pública, só podem concorrer profissionais da ativa, sendo 80% das vagas destinadas a Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros Estados da federação, conforme Portaria Interministerial nº 158-A, de 9 de fevereiro de 2010.
Saiba mais sobre o aprendizado em Ead do Cederj
Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. Além disso, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso na forma online e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet.
Sobre o Cederj
O Consórcio Cederj pertence à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que conta com mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância. O Consórcio disponibiliza 32 polos regionais, localizados em: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

DIÁRIO DE CANOAS (RS)


Índice de satisfação do Aeroporto Salgado Filho sobe pelo 5º trimestre consecutivo

No último levantamento da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o aeroporto gaúcho está colocado como 5º melhor do País segundo seus usuários

Segundo a avaliação dos usuários dos aeroportos brasileiros, o terminal de Porto Alegre, o Salgado Filho, é o que apresentou a 5ª maior satisfação de acordo com o levantamento do terceiro trimestre deste ano realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. O aeroporto levou a nota de 4,15. O melhor no País é o de Recife, com nota 4,24, e o pior é o de Guarulhos, em São Paulo, com nota de 3,46. Os resultados foram apresentados na sexta-feira pelo órgão e mostram que o aeroporto portoalegrense cresceu na satisfação pelo quinto trimestre consecutivo.

No geral, o tempo de permanência na fila de check-in por autoatendimento é o que obteve a melhor avaliação no País, com nota de 4,56. E o que já não é novidade para a maioria dos passageiros, o valor dos alimentos e refeições levou a pior avaliação, com nota de 2,28. Os produtos são muito caros.

Em Porto Alegre, a cordialidade dos aeroviários no check-in obteve a melhor avaliação, com 4,73, e a pior foram os alimentos, com 2,44. Indicadores como o tempo médio de espera para o check-in seguiram em queda. No quarto trimestre de 2013 a média era de 16 minutos. Hoje a espera é de 6 minutos. O tempo de espera para a inspeção de segurança também segue reduzido, apesar de uma pequena alta. No 3º trimestres de 2013 era de 6 minutos. No segundo trimestre desse ano caiu para 1 minuto e agora é de 2 minutos.

Foram entrevistadas 901 pessoas entre julho e setembro, com o apoio do Comitê Técnico de Desempenho Operacional (CTDO) da CONAERO e da Praxian Consultoria Ltda., empresa contratada pela SAC mediante licitação pública, para a coleta de dados.

PORTAL NOTÍCIAS DO DIA (SC)


Passageiro terá mais conforto no aeroporto


Átila Froehlich
Quando a equipe de engenharia começou as obras para instalação de dois fingers terrestres — estruturas que ligam o terminal à aeronave — no aeroporto de Joinville, na madrugada de sexta para sábado, oficializou 2014 como o ano mais importante da história do Lauro Carneiro de Loyola.
Depois da homologação do ILS em junho, chegou a hora da implantação do sistema, um investimento de R$ 4,2 milhões. As operações começam no dia 15. Rones Heidemann, superintendente da Infraero em Joinville, explica que por conta de todo o sistema ser modular, o tempo de montagem é curto.
O primeiro teste acontece nesta quarta. “Este é mais um passo rumo à modernização definitiva do terminal”, diz o secretário de Desenvolvimento, Jalmei Duarte.
“O Lauro Carneiro de Loyola com certeza vive um de seus melhores momentos. Somos a terceira cidade brasileira a receber os fingers terrestres. Estas conquistas seguidas abrem as portas para a execução do plano diretor do aeroporto de Joinville”, explica Duarte.
A instalação do sistema não estava nos planos do governo municipal. Em dezembro de 2013, a Infraero fechou um contrato com a gaúcha Ortobras — especializada em mobilidade e acessibilidade — para a criação dos fingers.
“Quando soubemos do projeto, imediatamente nos reunimos com o prefeito e a superintendência do aeroporto, e encaminhamos um ofício à Infraero. Onze meses depois, as obras começaram”, comemora o secretário.
Implantação de sistema não afeta operações
A implantação do finger terrestre é simplificada e não afeta a rotina dos aeroportos, uma vez que não exige obras de grande porte. Basta definir suas posições e montar o equipamento. Por ser modular, pode acompanhar o planejamento do aeroporto, adaptando-se a eventuais mudanças.
O Mamuth — nome da plataforma que se acopla ao avião — oferece dois meios de elevação desde o nível térreo até o interior da aeronave: uma escada e um elevador hidráulico, incluindo uma cadeira de rodas desenhada especificamente para o último trajeto até a poltrona do avião. Com o avião em posição, o equipamento avança ou recua até 3 metros em linha horizontal. Dependendo do modelo da aeronave, a plataforma da cabine de acoplamento sobe ou desce até a posição necessária para abrir a porta dianteira da aeronave.
A altura do piso da cabine é constantemente ajustada ao piso da aeronave, através de um sistema automático de nivelamento, mantendo o módulo nivelado mesmo com variações de carga e descarga da aeronave.
Movimento de passageiros cresce 32,4%
O movimento no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola cresceu 32,4% nos nove primeiros meses do ano, em comparação a igual período de 2013, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Entre janeiro e setembro passaram 357,7 mil passageiros pelo terminal. É um desempenho maior do que o registrado entre janeiro e setembro do ano passado.
A expectativa do secretário de Desenvolvimento, Jalmei Duarte, é encerrar o ano com uma movimentação de 600 mil passageiros, o que seria um recorde. A maior movimentação foi registrada em 2011, quando embarcaram e desembarcaram 484,7 mil pessoas.
“Em uma região que já oferece opções portuárias, rodoviárias e ferroviárias, não podemos ignorar o potencial do transporte aéreo. Estamos em um dos maiores polos industriais do Brasil, e quanto mais otimizados nossos processos logísticos se tornarem, mais espaço teremos para o desenvolvimento regional”, explica Duarte.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented