|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 15/10/2014

Robô movido a energia solar e outras novidades estão presentes em evento de tecnologia ...




A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece gratuitamente em Brasília ...



Já pensou participar de um simulador de voo da aeronave de caça Gripen? Ou então ver de perto um robô movido a energia solar? Essas e outras novidades estarão expostas na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Brasília até o próximo domingo (19), no espaço da Força Aérea Brasileira (FAB) ...



Imagem





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Operação da polícia desarticula quadrilha de abortos no RJ

Até as 9h, 50 pessoas tinham sido presas. Polícia Civil tem 75 mandados de prisão para cumprir.

Do G1 Rio

A polícia fazia uma operação no início da manhã desta terça-feira (14) para desarticular uma quadrilha que realizava abortos no Rio de Janeiro. Ao todo, são 75 mandados de prisão e 118 mandados de busca e apreensão contra integrantes da organização apontada como a principal responsável pela prática de abortos no estado. Até as 9h, 50 pessoas já tinham sido presas, em vários pontos da cidade. Dos suspeitos que tiveram mandado de prisão expedido pela Justiça, cinco já estavam presos.
Entre os presos na operação Herodes está o médico Aloísio Soares Guimarães, considerado pela polícia como um dos chefes da quadrilha. Também foram presos três médicos, quatro policiais civis, dois policiais militares –- entre eles um major – e um bombeiro. Há também apreensão de material, como medicamentos e documentos.
Segundo a Polícia Civil, oito policiais civis, dez médicos, um falso médico, quatro policiais militares, um bombeiro militar, três advogados e um militar do Exército Brasileiro estão entre os que tiveram prisão decretada pela 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
Outro médico foi preso na cidade de Cruzeiro, no interior de São Paulo. O ginecologista foi detido em casa, no bairro Retiro da Mantiqueira.
A investigação, que durou 15 meses, é a maior já realizada para combater esse tipo de prática criminosa no Brasil, em um inquérito policial com 56 volumes e 14.108 páginas. O levantamento mostrou que duas mil mulheres teriam se submetido a alguma intervenção em clínicas clandestinas e 80 delas já foram ouvidas pela polícia.
Durante a apuração, a Corregedoria Interna da Polícia Civil do Rio de Janeiro (Coinpol) constatou que a organização criminosa era dividida em sete núcleos, com área de atuação na capital e na Região Metropolitana. Ao longo das últimas décadas, eles realizavam manobras abortivas em mulheres nas mais variadas fases de gestação, incluindo as avançadas, pelas quais eram cobradas quantias mais elevadas.
A organização criminosa, além de atender gestantes do Rio de Janeiro, prestava serviços para mulheres grávidas de outros estados, atendendo sempre em locais sem quaisquer condições de higiene e salubridade, expondo a risco a integridade física e a saúde das pacientes. Ainda de acordo com a Coinpol, a quadrilha cobrava até R$ 7.500 por procedimento.
A Operação Herodes conta com a participação de 70 delegados e 430 agentes da Polícia Civil, com o uso de 150 viaturas e apoio da Corregedoria Geral Unificada (CGU), da Corregedoria Interna da Polícia Militar e do Exército Brasileiro. Havia equipes de policiais civis também em São Paulo e Espírito Santo para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão.
Casos recentes

Dois casos recentes de abortos chamaram a atenção da sociedade. Jandira Magdalena dos Santos, de 27 anos, morreu durante o procedimento de aborto. O corpo foi encontrado dentro de um veículo queimado na Zona Oeste da cidade. Depois de mais de um mês de investigações, nove pessoas foram indiciadas pelos crimes de homicídio qualificado, aborto, ocultação de cadáver e formação de quadrilha.
Elizângela Barbosa, de 32 anos, também morreu depois de ser submetida a um aborto em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A mulher, que tinha três filhos, estava grávida de cinco meses e decidiu não ter o quarto filho. Na operação, um tubo de plástico foi deixado dentro do útero, fato que foi comprovado pelos legistas. Na delegacia, o marido dela disse que deixou a esposa na periferia de São Gonçalo, onde ela se encontrou com um homem que a levaria à clínica de aborto. Na bolsa, a vítima levava R$ 2,8 mil para pagar pelo procedimento.

Balsa salva-vidas que pode ser de veleiro argentino é achada no RS

Bote foi encontrado na costa de Tramandaí por pesqueiro, diz Marinha. Veleiro argentino Tunante II está desaparecido desde o dia 27 de agosto.

Uma balsa salva-vidas que pode ser do veleiro argentino desaparecido desde o dia 27 de agosto em alto mar foi encontrada a cerca de 200 milhas a leste da costa de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, informou nesta terça-feira (14) a Marinha do Brasil.
Segundo nota divulgada pela Marinha, o bote foi recolhido por um barco pesqueiro no domingo (12). A pequena embarcação estava semi-submersa e à deriva, dentro da área inicial de buscas pelo veleiro Tunante II, que desapareceu com quatro tripulantes a bordo.
A Marinha informou que o Rebocador de Alto-Mar Tritão está se deslocando para a posição atual do barco pesqueiro a fim de recolher o material para averiguações e realizar buscas complementares. A Marinha também solicitou à Força Área Brasileira (FAB) que realize buscas aéreas nas proximidades.
Na segunda-feira (12), o Comando do 5° Distrito Naval concluiu, sem sucesso, as buscas no mar próximo ao litoral de Florianópolis (SC). A operação, que chegou a ser suspensa no dia 15 de setembro, foi retomada depois que familiares dos tripulantes apresentaram imagens de satélite que foram associadas ao veleiro argentino.
Conforme a nota da Marinha, uma área de aproximadamente 16 mil quilômetros quadrados foi vasculhada durante quatro dias, em uma operação que envolveu 230 militares. Nenhum indício do veleiro, no entanto, foi encontrado.
A Marinha diz ainda que fez um estudo para verificar quais os navios ou embarcações navegaram na área onde o veleiro poderia estar e que, dos oito navios mercantes identificados, nenhum avistou qualquer indício do veleiro. Apesar disso, mantém os avisos de alerta com informações sobre o Tunante II às embarcações em trânsito na região.
O último contato feito pelo veleiro ocorreu há 49 dias nas proximidades do porto de Rio Grande, no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. A embarcação de 12,5 metros saiu de Buenos Aires com destino a Búzios, no Rio de Janeiro, em agosto. Embarcaram nela o médico oftalmologista Jorge Benozzi, seu genro, Mauro Cappuccio, e dois amigos de infância, Alejandro Vernero e Horacio Morales.

TSE aprova envio de tropas federais para SC, SE e AM no segundo turno

Pela decisão da Justiça Eleitoral, 43 municípios receberão reforço. Em Santa Catarina, agentes tentarão coibir ataques criminosos.

Nathalia Passarinho

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (14) o envio de tropas federais para reforçar a segurança no segundo turno das eleições em Santa Catarina, Sergipe e Amazonas. Pela decisão, homens do Exército, Marinha ou Aeronáutica atuarão em 43 municípios dos três estados, para garantir a normalidade das eleições, em 26 de outubro.
Santa Catarina receberá reforço em 28 municípios: Biguaçu, Blumenau, Campos Novos, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Navegantes, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, São José, São Pedro de Alcântara, São Bento do Sul, Tijucas, Tubarão, Chapecó, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Balneário Camboriú, Camboriú, Gaspar, Imbituba, Joaçaba, Jaraquá do Sul, Itapema e Rio do Sul.
O estado tem sofrido uma série de ataques criminosos desde o dia 26 de setembro. Ônibus, bases policiais, casas de agentes públicos, prédios do governo e veículos particulares estão entre os alvos das ações. No primeiro turno, tropas federais foram enviadas para 24 municípios de SC.
Em Sergipe, as forças federais atuarão em 10 municípios: Beijo Grande, Umbaúba, Arauá, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Boquim, Ilha das Flores, Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Poço Verde. Já o Amazonas terá reforço em cinco municípios: Itacoatiara, Canutama, Boca do Acre, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira.
Já o Amazonas receberá tropas em cinco municípios: Itacoatiara, Canutama, Boca do Acre, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira. No primeiro turno das eleições, 15 estados receberam apoio das Forças Armadas, com autorização do TSE. De acordo com o tribunal, foram registradas 1.129 prisões em todo país, a maioria por boca de urna. Dos detidos no dia da eleição, 71 eram candidatos.

PORTAL R7


Robô movido a energia solar e outras novidades estão presentes em evento de tecnologia

A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece gratuitamente em Brasília

 Já pensou participar de um simulador de voo da aeronave de caça Gripen? Ou então ver de perto um robô movido a energia solar? Essas e outras novidades estarão expostas na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Brasília até o próximo domingo (19), no espaço da Força Aérea Brasileira (FAB).
Imagem
Com entrada gratuita, os visitantes poderão conferir os projetos expostos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, em São Paulo, além de equipamentos que mostrem aplicações práticas de teorias físicas e químicas.
O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o tema deste ano é a tecnologia voltada para o desenvolvimento social. Por isso, projetos que proponham soluções para problemas sociais serão destaque da feira. Um exemplo disso é o robô movido a energia solar, chamado Reciclóide e criado a partir de mais de 200 peças de lixos eletrônicos.
A área do evento conta ainda com espaço para oficinas de arte, laboratório de experimentos científicos e o girotec, simulador antigravidade, utilizado para o treinamento de pilotos da Academia da Força Aérea (AFA).
Serviço:
11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 13 a 19 de outubro
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília (DF)
Entrada gratuita

AGÊNCIA BRASIL


Anac lança Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lança hoje (15) o primeiro Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas da Aviação Civil. Será às 11h, na sede da Anac, em Brasília.
O documento reúne dados, de 2005 a 2013, sobre a emissão de poluentes atmosféricos e servirá de base para estudos internacionais de monitoramento de emissão de gases, além de fomentar programas ambientais e de eficiência energética na aviação civil brasileira.
O diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, também apresentará os dados do Anuário do Transporte Aéreo referente ao ano de 2013. A publicação reúne os principais dados do setor, com base nas informações fornecidas pela indústria. O ministro Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, participa da solenidade. Após a apresentação, técnicos da agência darão entrevista.


JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


ONU estende missão de paz no Haiti, mas reduz efetivo


Da Afp

O Conselho de Segurança renovou nesta terça-feira (14) por mais um ano a Missão da ONU no Haiti (Minustah), mas reduziu à metade o número de militares. 
Em uma resolução adotada por unanimidade, o Conselho decidiu "prorrogar até 15 de outubro de 2015 o mandato da Minustah, com a intenção de continuar renovando-o".
Seguindo recomendações do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o Conselho reduziu a quantidade de militares autorizados na missão de 5.021 soldados para 2.370, enquanto o contingente policial continuará sendo de 2.601 homens.
O corpo executivo das Nações Unidas considera que "a situação em termos de segurança permaneceu relativamente estável em seu conjunto e melhorou um pouco". No entanto, diplomatas informaram que Argentina e Chile, que fornecem tropas à Minustah, expressaram reservas sobre essa redução.
Esses países consideram que a segurança no Haiti ainda é precária, em meio a um impasse político à espera da realização das eleições presidenciais de 2015. Outros países com tropas no Haiti, como Equador e Honduras, manifestaram a mesma preocupação.
Levando isso em conta, a resolução estabelece que a maior parte da redução de tropas será realizada apenas depois de um relatório de Ban Ki-moon previsto para março de 2015. Ban sugeriu que a missão da ONU pode cair para 800 homens após a eleição presidencial no Haiti.
As tropas da ONU foram enviadas para o país em 2004, após a queda do presidente Bertrand Aristide que mergulhou o país na violência entre grupos armados rivais. A força das Nações Unidas chegou a ter 9.000 homens, antes do terremoto devastador de janeiro de 2009 que reduziu a ruínas grande parte da capital, Porto Príncipe.
A missão é comandada militarmente pelo Brasil desde seu início. Originalmente voltada para diminuir a instabilidade institucional do Haiti, o país mais pobre das Américas, a Minustah teve uma mudança de foco após o terremoto que arrasou a capital haitiana, Porto Príncipe, em janeiro de 2010. Os militares passaram a se concentrar em reconstruir o país e a distribuir a ajuda humanitária vinda de outras nações.
Depois do terremoto, o efetivo brasileiro chegou a cerca de 2.200 homens. Segundo o Ministério da Defesa, há hoje 1.400 militares brasileiros no Haiti, e o número deve cair a 1.000 até o fim do ano.

PORTAL BRASIL


Cadetes agradecem apoio em Campeonato Mundial Militar

Delegação brasileira ficou em terceiro lugar com 13 medalhas de ouro, oito de prata e oito de bronze; competição aconteceu no Equador

Trinta cadetes integrantes da delegação brasileira que conquistou o terceiro lugar no 2º Campeonato Mundial de Cadetes no Equador foram recebidos em Brasília, nessa segunda-feira (13), pelo chefe de gabinete do Ministro do Esporte, João Luiz dos Santos Santos, e pela diretora nacional de Políticas Intersetoriais do Ministério do Esporte, Andrea Ewerton.
João Luiz declarou que a conquista é motivo de orgulho para os brasileiros. “Daqui só saem boas notícias”, declarou o gestor ao parabenizar os visitantes em nome do ministro Aldo Rebelo e referindo-se às diversas parcerias que a pasta mantém com o Ministério da Defesa.
A equipe nacional emplacou 13 medalhas de ouro, oito de prata e oito de bronze. A competição foi vencida pela Rússia, com 40 ouros, e com o Equador na segunda colocação, com 14 medalhas.
João Luiz destacou a relação que o Ministério do Esporte tem com a juventude brasileira, em especial com os jovens militares - os cadetes e aspirantes, com idade entre 18 e 21 anos - o que para ele, trata-se de uma parceria que tem a peculiaridade da vitória. “Mais do que uma rotina nos quartéis das Forças Armadas, a prática esportiva para essa categoria tem a marca da dedicação extra, ficando evidente o seu comprometimento com o País”, afirmou.
Os 30 cadetes visitantes - do total de 75 atletas de uma delegação de 103 participantes incluindo comissão técnica - representam a Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (RJ); a Escola Naval da Marinha (EN), no Rio de Janeiro; e Academia Militar das Agulhas Negras (Anam), em Rezende/RJ. São 48 homens e 27 mulheres, 24 delas da Academia da Força Aérea (AFA) e três aspirantes da Escola Naval. Corrida de orientação, vôlei, tiro, atletismo, natação e pentatlo militar foram as modalidades disputadas nas categorias masculino e feminino.
O presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil e membro do Conselho Internacional de Esporte Militar (Cism), major brigadeiro do ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, apresentou os resultados e agradecer apoio do Ministério do Esporte, com uma placa de agradecimento.

JORNAL ZERO HORA


Marinha encerra buscas ao veleiro argentino desaparecido na costa brasileira

Foram mais de 36 horas de vôo e 850 milhas navegadas sem indícios da embarcação

ImagemAs buscas ao veleiro argentino Tunante II, desaparecido desde 26 de agosto na costa brasileira , foram encerradas nesta segunda-feira. A Marinha do Brasil (MB), sob coordenação do Comando do 5° Distrito Naval, procurou a embarcação em uma área de cerca de 16 mil km² próxima ao litoral de Florianópolis durante quatro dias.
Foram feitas buscas visuais e com radar, envolvendo mais de 230 militares, um rebocador, três aeronaves da Força Aérea Brasileira (P-3AM, P-95 e C-105) e uma da Força Aérea Argentina ( C-130). Segundo a Marinha, foram mais de 36 horas de vôo e 850 milhas navegadas, sem que qualquer indício da embarcação fosse encontrado.
O Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM), organização militar da MB que acompanha a navegação de navios mercantes, rebocadores e barcos de pesca, realizou estudo retroativo ao período de 16 a 28 de setembro (dia em que foi registrada imagem de satélite de embarcação semelhante ao Tunante II), para verificar quais os navios ou embarcações navegaram na área. O estudo identificou oito navios mercantes cujas rotas passaram próximas ao local, e nenhum informou qualquer avistamento.

Nesta terça-feira, o SALVAMAR Brasil, recebeu a informação de que um barco pesqueiro recolheu, no dia 12 de outubro, uma balsa salva-vidas semi-submersa à deriva, a cerca de 200 milhas à leste de Tramandaí (RS), dentro da área de buscas. O Rebocador de Alto-Mar Tritão está se deslocando para a posição atual do pesqueiro, para recolher o material para investigações e realizar buscas complementares. Foi solicitado à FAB que realize buscas a partir da posição do recolhimento. 
A Marinha esclarece que segue analisando todas as imagens, informações ou dados recebidos, movimentando, sempre que necessário, meios e pessoal para investigar qualquer suspeita de novos indícios.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL CORREIO DO ESTADO (MS)


Começa força-tarefa contra doença prima da dengue 

Diretora de Vigilância disse que é questão de tempo para que vírus chegue à Capital

Começou ontem a força-tarefa do município para prevenção da dengue e da febre chikungunya, em Campo Grande. Ao todo são 473 agentes de endemias e saúde pública capacitados para orientar a população, que ganharam o apoio Exército, Aeronáutica e dos vereadores da Capital.
Todos se uniram para combater os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus para evitar que a doença chegue aqui. “É um alerta, porque o vírus está em duas regiões do país, no Norte e Nordeste. É uma questão de tempo para que ele chegue aqui”, comenta a diretora de Vigilância Sanitária do município, Márcia Dal Fabro.
A doença que pode evoluir da fase aguda para a crônica, de dez dias a dois anos, causa grandes prejuízos para qualquer cidade, por isso o trabalho integrado para tirar os depósitos do mosquito. “Indepedente do número de homens que vamos utilizar, não vai ser suficiente. Somos nós contra o mosquito”, argumenta o comandante da base aérea, Coronel Potiguara.

JORNAL DIÁRIO DO GRANDE ABC


FEI sela convênio com universidade da Suécia

Soraia Abreu Pedrozo
Diversas invenções nasceram na Suécia, mas depois que se tornaram populares no mundo todo, poucos imaginam qual sua origem. Exemplos são o cinto de segurança de três pontas (o tradicional dos automóveis), a embalagem tetra pak, o assento ejetor de avião-caça e o Skype. O país nórdico se destaca quando o assunto é o desenvolvimento de tecnologia, principalmente quando se fala em segurança veicular.
Essa é uma das razões que motivaram a FEI (Faculdade de Engenharia) a selar convênio com a Universidade de Linköping, instituição pública de Ensino Superior situada na cidade homônima, com foco em pesquisa e tecnologia. Ela é sede, inclusive, do parque tecnológico Mjärdevi, que concentra 260 empresas inovadoras, desde start-ups até multinacionais dos segmentos de internet móvel, imagem e som, segurança automotiva e desenvolvimento de softwares e sistemas.
O acordo deve estimular o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores, tanto de graduação e pós-graduação quanto de mestrado, doutorado e pós-doutorado. “A Suécia possui nível de desenvolvimento tecnológico muito forte, que tem muito a acrescentar aos nossos profissionais. Eles poderão conhecer suas inovações e adequá-las à nossa realidade”, afirma o diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais da FEI, Vagner Barbeta. “O modelo de atuação comum naquele país, que reúne instituições de ensino, iniciativas públicas e privadas é referência de sucesso e permite desenvolver tecnologias de forma mais ágil.”
Com o convênio, Barbeta afirma que há o intuito de despertar o interesse pela Suécia. “Hoje, temos na FEI mais de 200 alunos em programas internacionais, mas a maioria em países como Alemanha e Itália. Muitos até então nem cogitam o país devido ao idioma, mas a barreira da língua não existe lá. Em todos os lugares praticamente todos falam inglês.”
Segundo o diretor, o acordo, que ajuda a estabelecer parcerias interessantes para os dois lados, é voltado aos alunos de Engenharia, Ciências da Computação e Administração.
Para participar, é preciso antes pleitear a aprovação em programas governamentais, a exemplo do Ciências Sem Fronteiras, que utiliza recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão de incentivo à pesquisa no Brasil, e do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência com o mesmo intuito, de fomentar a pesquisa brasileira, que tem, inclusive, edital aberto no momento.
MAIS - Também em Linköping fica a Saab, que fabrica o avião-caça Gripen NG, encomendado pela FAB (Força Aérea Brasileira) para substituir a frota atual de 36 aeronaves. A Saab, em parceria com o grupo Inbra, de Mauá, vai construir fábrica em São Bernardo para montagem de estruturas do caça a partir de 2017. Existe a perspectiva de incorporar produção nacional de parte significativa desses itens. O investimento da montadora será de US$ 150 milhões.
Dentre as peças que devem ser fabricadas na região com ajuda de fornecedores brasileiros, estão a tampa do trem de pouso e parte traseira, mas há chances de se fazer também as partes central e intermediária da fuselagem, incluindo as asas.
Ainda em São Bernardo, existe o Cisb (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileira), há dois anos e meio, que vem trabalhando como intermediador em atividades para estreitar a rede de inovação aberta entre Brasil e Suécia em colaboração com empresas, universidades e órgãos públicos de financiamento. O Cisb também fomenta intercâmbios.

Revista AEROIN


DCTA promove Portões Abertos e concertos sinfônicos para a comunidade do Vale do Paraíba

No domingo, dia 19, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) vai abrir seus portões para receber a comunidade de São José dos Campos e região e mostrar um pouco do trabalho do Departamento e da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento, que inicia às 9h e vai até às 17h, trará ao público exposições de aviões e helicópteros, paraquedismo, passagens de aeronaves, aeromodelismo e diversas outras atrações culturais. A entrada é gratuita, assim como o estacionamento. Haverá praça de alimentação no local do evento. O ingresso dos visitantes será exclusivamente pelo portão da Av. Brigadeiro Faria Lima, próximo ao aeroporto.
O Portões Abertos DCTA 2014 faz parte da programação da Semana da Asa, que contará também com concertos da Banda de Música do DCTA e uma formatura militar de  entrega de medalhas. Todos os eventos são alusivos ao Dia do Aviador e da FAB,  comemorado em 23 de outubro.
O concerto sinfônico será no dia 21, terça-feira, às 20h, no Teatro Municipal de São  José dos Campos (Rua Rubião Junior, 84, 3º piso do Shopping Centro). A apresentação, que trará um repertório com temas de filmes, músicas regionais e peças sinfônicas, também é aberto à comunidade, com entrada franca. Na mesma data e local, mas no turno da manhã, às 10h, a Banda vai realizar um concerto didático para alunos da rede pública municipal. As escolas interessadas ainda podem solicitar participação através da Secretaria Municipal de Educação de São José.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented