|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 02/10/2014

AEB prepara lançamento do segundo nanossatélite brasileiro ...




A Agência Espacial Brasileira (AEB) está negociando com uma companhia norte-americana o lançamento do segundo nanossatélite brasileiro. A ideia é que o Itasat-1 seja lançado no segundo semestre de 2014 a bordo do foguete Falcon-9 da empresa SpaceX. Após ser readequado sob coordenação da AEB, o Itasat-1 teve agregado experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), das universidades do Vale dos Sinos (Unisinos), Federal do Rio Grande do Nortre (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL DIÁRIO DA RÚSSIA


Rússia colocará mais satélites Glonass em órbita

Um equipamento do sistema de navegação irá para o espaço ainda este ano

Um novo satélite do sistema de navegação Glonass-K será lançado no final deste ano, no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia. A informação é do vice-engenheiro-chefe da empresa Informatsionye Sputnikovye Sistemy (Sistemas de Informações por Satélite), a maior da Rússia na fabricação de aparelhos especiais de telecomunicações, Yuri Vygonsky. O equipamento será transportado por um foguete Soyuz-2.1b, da classe superpesado.
A Agência Espacial Russa (Roskosmos), por sua vez, confirmou para os meses de abril e maio de 2015 o lançamento de mais três aparelhos do sistema Glonass-M. Estes satélites serão lançados dos Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
PORTAL G-1


Mau tempo fecha aeroporto de Brasília; leitora registra tornado

Fenômeno foi o primeiro do tipo registrado no DF, segundo Inmet. Vento e chuva derrubaram cobertura do estacionamento sobre carros.

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi fechado durante cerca de uma hora e meia na tarde desta quarta-feira (1º) devido ao mau tempo. Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, pousos e decolagens foram suspensos às 14h26. Os sistema foi normalizado às 15h53. Uma leitora fez o registro de um tornado nas proximidades do terminal e enviou um vídeo pelo VC no G1. Segundo ela, o evento fez um avião arremeter...

De acordo com a concessionária, dois aviões tiveram de arremeter durante o período em que o aeroporto ficou fechado.
Segundo a meteorologista Márcia Seabra, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a primeira vez que um tornado é registrado e confirmado no DF. O fenônemo foi considerado de pequena proporção e aparentemente não ofereceu risco por ter acontecido em uma área descampada.
Segundo Márcia, o tornado registrado na capital é semelhante aos de grandes proporções que causam prejuízos nos Estados Unidos e na Ásia. "É o mesmo tipo de evento, mas existem categorias. Esse do vídeo é um dos mais leves, de categoria 0 ou 1. A escala vai até o número 5", afirma.
A meteorologista afirma que a nuvem que aparece acima do turbilhão é do tipo "severa", a mais intensa entre as que causam tempestades. "Esse tipo de nuvem favorece a formação de tornados, e explica a ocorrência neste caso".
De acordo com a Inframerica, durante o período em que o aeroporto ficou fechado, sete voos haviam sido desviados para Goiânia. Outros dois voos, entre eles um que vinha de Lisboa, em Portugal, seguiu para Confins, em Minas Gerais. A companhia não informou de onde vinham as outras aeronaves.

Outros cinco voos atrasaram, mas não houve cancelamento, diz a concessionária. Segundo a Inframerica, o terminal funcionou por instrumentos durante oito minutos, até o fechamento completo.
Dentro do aeroporto, a área de desembarque foi tomada por uma inundação. O vento forte destelhou parte da cobertura da praça de alimentação do aeroporto, que estava em obras, no terceiro piso do terminal.
Duas caixas de água pluvial transbordaram no saguão de desembarque (veja vídeo ao lado). De acordo com a Inframerica, a água foi prontamente escoada e, em menos de 15 minutos, o espaço estava seco novamente.
Segundo funcionárias de uma lanchonete do local, as pessoas que estavam na praça de alimentação correram para fugir da chuva, e as escadas rolantes impediam o acesso. Em uma das lojas, a chuva atingiu uma máquina de cartão de crédito, que foi colocada, de improviso, na estufa dos salgados para tentar secar.
“Já vi chuva forte nesse aeroporto, mas nunca aconteceu algo desse tipo aqui. O jeito é andar com capacete na cabeça”, afirmou o faxineiro César Santos, que trabalha no terminal há quatro anos.
A empresa afirmou que as rajadas de vento atingiram a velocidade de 100 km por hora na área do aeroporto. Não houve registro de transtornos nos píeres Norte e Sul; a área central foi afetada, e a concessionária está avaliando os danos; a chuva afetou o piso do setor de desembarque, mas a “situação foi controlada rapidamente com reforço de equipe para limpeza e retirada da água”, diz a Inframerica.
Queda de estrutura
Uma parte da cobertura do estacionamento do aeroporto caiu sobre carros devido às chuvas e ao vento forte. A estrutura é feita de ferro e lona e se localiza no espaço mais próximo às áreas de embarque e desembarque.
A Inframerica disse que até a publicação desta reportagem ainda não havia avaliado quantos veículos foram atingidos e danificados, mas disse que vai ressarcir todos os proprietários que forem prejudicados.

Blecautes
Pelo segundo dia consecutivo, a chuva forte no Distrito Federal causou quedas no fornecimento de energia elétrica. No meio da tarde, a Companhia Energética de Brasília registrava 6 mil casas e comércios atingidos pelos blecautes.
Semáforos ficaram intermitentes devido à interrupção na energia no Setor de Indústrias Gráficas e no Sudoeste. A área externa do Hospital das Forças Armadas (HFA) e um shopping da região também ficaram sem luz, segundo a própria CEB.
No P Sul, em Ceilândia, a energia caiu na noite de terça (30) e não foi restabelecida até a tarde do dia seguinte. Depois de 18 horas, técnicos da CEB ainda trabalhavam na área para identificar o motivo do problema.

Cenipa aponta clima e falha dos pilotos em acidente com avião em MG

Relatório sobre queda de avião da Vilma Alimentos foi concluído. Oito pessoas que estavam no bimotor morreram em 2012, em Juiz de Fora.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) disponibilizou o relatório final sobre o acidente com o avião bimotor king air, da empresa Vilma Alimentos, que matou oito pessoas em Juiz de Fora. Em 18 páginas, o documento com data de 15 de julho de 2014 detalhou e analisou as circunstâncias, atitudes e condições do clima na manhã de 28 de julho de 2012. Para os técnicos que investigaram o acidente, foram fatores determinantes as condições meteorológicas adversas, falhas de comunicação entre os pilotos e descumprimento das regras de voo.
O Cenipa advertiu que o relatório final não tem caráter de apuração de responsabilidade civil ou criminal. A investigação aponta as causas para prevenir outras ocorrências e o documento foi encaminhado para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), para a empresa dona do avião, Domingos Costa Ind. Alimentícias S.A., para a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), para a Associação Brasileira de Táxi-Aéreo (ABTAER) e para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III).
Na conclusão, há a recomendação de que a Anac divulgue o conteúdo durante a realização de seminários, palestras e atividades afins voltadas aos proprietários, operadores e exploradores de aeronaves que operam segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC).
O G1 enviou alguns questionamentos à assessoria da Força Áerea Brasileira (FAB) e, entre eles, a data de publicação do relatório, porque em resposta para a matéria publicada em 28 de julho o setor informou que não havia ainda previsão para o encerramento da investigação. A resposta foi de que, conforme o Protocolo de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil conduzidas pelo Estado Brasileiro, após a aprovação do Relatório Final pela Autoridade Aeronáutica, o Cenipa deve torná-lo público na sua página eletrônica na Internet. Não há menção ao prazo para a publicação.
O G1 também entrou em contato com a empresa Vilma Alimentos, dona da aeronave, para ter um posicionamento sobre os dados apontados no relatório e aguarda retorno.
O relatório

O acidente aconteceu quando o bimotor tentava o pouso no Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora. Na época, os dois pilotos e os seis passageiros morreram com a explosão após a queda.
Em quase dois anos de investigação, os técnicos usaram os laudos da perícia do acidente, dados do gravador de voz, as informações repassadas pela Rádio do Aeroporto de Juiz de Fora e também entrevistas com pessoas que conheciam e trabalharam com a tripulação para traçar o perfil psicológico do piloto e do copiloto, que não têm os nomes citados no texto.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha às 7h07, com chegada em Juiz de Fora prevista para às 7h45 e o acidente foi por volta de 8h. Na época, a gerência do aeroporto afirmou que o piloto foi avisado de que a pista estava coberta por neblina e que o aeroporto operava por instrumentos, mas após receber a informação não fez mais contato.
No site da Anac constava a informação de que o modelo, um King Air modelo B200 da empresa Vilma Alimentos, tinha certificado de aeronavegabilidade válido até 14 de agosto de 2014 e estava com a manutenção também em dia, prevista para vencer em 16/07/2017. E o piloto do bimotor também estava com toda a documentação regularizada junto à Anac.
O relatório confirmou que, durante a apresentação do plano de voo, a tripulação foi informada das condições favoráveis para pouso em Juiz de Fora. Vinte minutos depois, a tripulação não tomou conhecimento do boletim meteorológico especial que informava a piora nas condições climáticas, com névoa úmida no Aeroporto e visibilidade de 400 pés, cerca de 133 metros.
Ao se aproximar de Juiz de Fora, 30 minutos após a decolagem, os pilotos foram informados de que a visibilidade havia caído para 100 pés, cerca de 33 metros, abaixo da altitude mínima necessária para o pouso por instrumentos. Decidiram descer e sobrevoar a pista até que a névoa se dissipasse. “Durante o procedimento de descida o piloto informou ao copiloto que iria manter os parâmetros de voo previstos no procedimento e pediu que este ficasse olhando para fora, tentando obter contato visual com o terreno”, diz o texto.
A investigação destacou que ao atingir a altitude mínima de descida em Juiz de Fora, que é de 3.500 pés, ainda não havia contato visual com a pista, regra obrigatória para o procedimento. Mesmo assim, a tripulação continuou a descer e sem informar à Rádio Juiz de Fora, conforme havia sido orientada, se conseguisse ver a pista. De acordo com os dados do gravador de voz, eles receberam três avisos diferentes do sistema de alerta de proximidade com o solo do avião e não abortaram o pouso. Instantes depois, houve o acidente.
De acordo com o relatório, o primeiro impacto ocorreu entre a aeronave e uma árvore a 245 metros da cabeceira e a 3 mil pés de altitude. A seguir, o avião atingiu primeiro o teto de um quiosque da pousada, quando um pedaço da asa direita teria se desprendido, provocando vazamento de combustível e, em seguida, entrou em contato contra os fios da rede elétrica de alta tensão da referida pousada. Neste momento, as fagulhas teriam iniciado o fogo na aeronave. Após 200 metr, a aeronave bateu contra o solo e explodiu. A gravidade dos danos e a carbonização da aeronave impediram uma melhor verificação dos equipamentos e dos instrumentos. O impacto final ocorreu a 50 pés, cerca de 16 metros, abaixo do nível da pista, com a trajetória da aeronave alinhada ao eixo da pista.

Ao longo do texto e na conclusão, de acordo com o relatório, os fatores operacionais relacionados à operação da aeronave que contribuíram para o acidente foram a ausência de condições meteorológicas mínimas para o pouso por instrumentos. Outros pontos apontados são relativos ao desempenho da tripulação, como "coordenação de cabine". Ainda segundo o texto, "falhas na comunicação entre os pilotos acabou prejudicando a construção do processo decisório" e "indisciplina de voo" porque a tripulação não informou à Rádio Juiz de Fora os procedimentos que adotaram para a descida, que foi feita sem estabelecer contato visual com a pista e o "julgamento de pilotagem", por considerar que seria possível continuar descendo nessas condições.
O acidente
Na aeronave estavam o presidente da Vilma Alimentos, Domingos Costa, de 58 anos; o filho dele, Gabriel Barreira Costa, de 14; o vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa, César Roberto de Pinho Tavares, de 55; a gerente de Controladoria, Lídia Colares de Souza Lima, de 31, que estava grávida de dois meses; a gerente de Recursos Humanos, Adriana da Conceição Rocha Ezequiel Vilela, de 47, o analista de Geomarketing, Tiago Felipe Cardoso Bretas, de 26. Além deles, morreram o piloto Jair Barbosa, de 62; e o co-piloto, Rodrigo Henrique Dias da Silva, de 35. De acordo com a assessoria da Vilma Alimentos, os executivos viajaram para participar de um evento da empresa em Juiz de Fora.
No momento do acidente, havia 58 pessoas na pousada, mas ninguém ficou ferido.
No mesmo dia chegou a Juiz de Fora uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 3), da Aeronáutica, para recolher evidências, peças e a caixa preta do aeronave e informações para a apuração.
Também na época, a Polícia Civil abriu inquérito. Seis testemunhas como o controlador de vôo e o proprietário do terreno foram ouvidos. Em nota oficial, a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora explicou o andamento a conclusão do inquérito.
“Após ouvir seis pessoas (dentre elas o operador de plataforma aeronáutica no dia do acidente, funcionários da pousada e de um condomínio próximos ao acidente, policiais militares, além do proprietário de um terreno ao lado do aeroporto), receber os laudos de necropsia dos corpos e de levantamento de local realizados, respectivamente, pelo Posto de Medicina Legal e pela Perícia Criminal ambos da 1ª DRPC e de solicitar o laudo técnico da Aeronáutica, o delegado concluiu que não havia indícios suficientes para apontar qualquer responsabilidade criminal no ocorrido, uma vez que o piloto da aeronave morreu no acidente e problemas técnicos só poderão ser constatados com a perícia especializada”, dizia o texto da nota divulgada em 22 de agosto de 2012.
Ainda no texto foi informado de que o caso seria encaminhado para a Justiça Criminal.

Quatro mil homens do Exército farão a segurança nas eleições no Pará

Tropas começaram a se deslocar para o interior do estado nesta quarta, 1º. Marabá, no sudeste do estado, receberá o maior contingente: 250 homens.

As tropas do Exército Brasileiro começaram a sair nesta quarta-feira (1º) de Belém para garantir a segurança no domingo (5), dia de eleições, em 56 municípios do Pará. Cerca de quatro mil militares serão enviados ao interior do estado e a principal cidade a receber reforço será Marabá, que terá um contingente de 250 homens.
O chefe de estado maior do Comando Militar do Norte, general Antônio César Alves, explica a função básica da força armada no pleito eleitoral. “O Exército serve para garantir o estado de normalidade durante as eleições em municípios que foram solicitados esta atividade. O deslocamento começa hoje e certamente no dia 4 todo o dispositivo previsto para os municípios e para Amapá e Maranhão já estarão com suas seções devidamente mobiliadas”, disse.
As tropas foram treinadas, inclusive a respeito da legislação eleitoral. A atividade do Exército não substituirá o serviço da Polícia Militar, que também vai atuar no pleito. A força só interfere em casos de responsabilidade da PM quando solicitada pelo juiz eleitoral.
O general esclareceu ainda que o Exército não transporta neste deslocamento as urnas eletrônicas.

Governador do RJ convoca cúpula de segurança após onda de tiroteios

Em 24 horas, ao menos três comunidades da capital tiveram trocas de tiros. Avenida Brasil chegou a ser fechada por causa de confronto na Maré.

O governador Luiz Fernando Pezão convocou o secretário de Segurança José Mariano Beltrame e a cúpula de Segurança do Rio de Janeiro para discutir os atos criminosos registrados na capital entre terça (30) e quarta-feira (1). De acordo com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), a reunião acontecerá na manhã desta quinta-feira (2) no Centro Integrado de Comando e Controle.
Ao menos duas pessoas foram mortas durante tiroteios nestes dois dias. Os atos ocorreram em pelo menos três comunidades da capital. Cerca de 10 mil estudantes foram prejudicados com a suspensão de aulas por questões de segurança e a Avenida Brasil, uma das principais vias da cidade, chegou a ser fechada por quase uma hora duranre confronto entre criminosos e militares do Exército.
Em Niterói, já na noite de quarta-feira, tiroteio deixaram moradores assustados e um ônibus foi queimado por criminosos. Segundo a PM, a ação foi uma represália à morte de um suposto traficante durante operação policial na noite anterior.
Pânico no trânsito

A Avenida Brasil foi fechada por cerca de 40 minutos a partir das 14h40 desta quarta-feira (1º) por conta de um intenso tiroteio, segundo o Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE). Tanto policiais do batalhão quanto agentes da Força de Pacificação da Maré foram acionados, e um tanque do Exército chegou a ser "estacionado" atravessado na Avenida Brasil, na altura da Fiocruz, sentido Zona Oeste, para impedir a passagem de motoristas. A troca de tiros teria começado por volta de 14h30.

Com medo, motoristas chegaram a dirigir na contramão para fugir do local. De acordo com a Fiocruz, funcionários de um prédio em frente ao castelo da fundação foram liberados com uma hora de antecedência, às 16h. O expediente normalmente vai até 17h. A assessoria de imprensa da Fiocruz também negou que o local tenha sido invadido por traficantes ou acertado por tiros. Conforme relatos de funcionários, quando há confronto próximo ao local, um alarme é acionado e a segurança é reforçada.
Às 15h40, segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a via já estava liberada e tinha trânsito lento na altura do Caju até a altura do Canal do Cunha. Na altura da Fiocruz, o trânsito estava normalizado por volta de 15h30.
Onda de violência
Por causa de outros confrontos na cidade, cerca de 10 mil alunos da rede municipal ficaram sem aula na Zona Norte do Rio também nesta quarta. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no Conjunto de Favelas da Maré, seis escolas municipais, três creches e um espaço de desenvolvimento infantil totalizaram 6.840 alunos longe das salas de aula. Na Vila Cruzeiro, foram 3.010 alunos de quatro escolas ficaram prejudicados. No Parque Proletário, mais de 1 mil alunos de duas escolas da localidade não puderam assistir às aulas.
Nos confrontos, duas pessoas morreram. A polícia informou que, nas proximidades da Vila do João, o homem baleado tinha uma arma ao lado do corpo. Na Vila Cruzeiro, outro homem armado teria sido morto.

Monomotor com conselheiro do TCE bate em arbusto e roda em aeroporto

Situação ocorreu na manhã desta quarta-feira, em Boquira, na Bahia. Aeronave transportava conselheiro João Bonfim, que não se feriu

Um avião monomotor de modelo Cirrus atingiu um arbusto após pousar no Aeroporto de Boquira, sudoeste da Bahia, na manhã desta quarta-feira (1ª). A aeronave transportava o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Evilásio Vasconcelos Bonfim, e mais três pessoas, que não se feriram.
Ao G1, o conselheiro informou que a aeronave teve a asa e o trem de pouso danificados. "O pouso foi normal, porém o avião atingiu um arbusto quando estava no solo. Como estava em muita velocidade, a aeronave rodou. A área de escape está totalmente tomada por arbustos", conta.
Segundo Bonfim, ele estava a caminho de uma fazenda da família no município. "Felizmente ninguém se feriu, está todo mundo bem", acrescenta.

PORTAL BRASIL


Defesa apoia Eleições 2014 em logística e garantia de votação

Militares vão ajudar Justiça Eleitoral levando equipamentos a locais isolados e assegurando normalidade dos procedimentos

Cerca de 30 mil homens da Marinha, do Exército e da Força Aérea vão atuar no apoio à realização das eleições gerais de 2014, marcada para próximo domingo (5). Os militares vão auxiliar a Justiça Eleitoral no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados, e também assegurando a normalidade na votação e apuração do pleito em municípios indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pelo menos 342 localidades de 15 estados contarão com o suporte das Forças Armadas.
Em 254 cidades de 11 estados haverá operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Já em 88 localidades de cinco estados haverá apoio logístico, inclusive com o emprego de aeronaves, helicópteros, embarcações leves e médias, caminhões e veículos leves. Confira o mapa abaixo:
 “Nosso apoio se dá em locais de difícil acesso, principalmente na região amazônica, onde não há como chegar os meios do TSE. As Forças Armadas usarão de seus meios, principalmente aéreos e fluviais, para levar as urnas e o pessoal da Justiça Eleitoral a esses locais para que os eleitores tenham condições de votar”, explicou o adjunto da Subchefia de Operações do Ministério da Defesa, Paulo Sérgio Ribeiro.
O apoio militar à realização das eleições é prevista constitucionalmente e pela legislação ordinária (ver infografia). As regras de engajamento das Forças Armadas foram definidas em julho último, quando o ministro da Defesa, Celso Amorim, e presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, assinaram acordo de cooperação com as regras de engajamento dos militares no pleito de 2014.
Tanto o apoio logístico como o de segurança são solicitados pela Justiça Eleitoral nos estados. Os pedidos são submetidos à análise do TSE e, caso aprovadas, encaminhadas ao Ministério da Defesa. O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) é o órgão responsável pelo planejamento e execução das operações nas eleições de 2014.

OUTRAS MÍDIAS


SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA


AEB prepara lançamento do segundo nanossatélite brasileiro

Com informações da AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB) está negociando com uma companhia norte-americana o lançamento do segundo nanossatélite brasileiro.
A ideia é que o Itasat-1 seja lançado no segundo semestre de 2014 a bordo do foguete Falcon-9 da empresa SpaceX.
Após ser readequado sob coordenação da AEB, o Itasat-1 teve agregado experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), das universidades do Vale dos Sinos (Unisinos), Federal do Rio Grande do Nortre (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Entre os novos experimentos estão um GPS Orion e uma placa microcontrolada com sensores de radiação ionizante, que terá seus dados processados em conjunto com o laboratório de estudos do clima espacial (Embrace) no INPE.
A conclusão da integração do modelo de engenharia e realização de testes funcionais está prevista para até o fim de dezembro próximo.
A integração do modelo de voo, com testes de aceitação funcionais e de requisitos de lançamento a cargo do Laboratório de Integração e Testes (LIT), no INPE, serão realizados entre janeiro e abril de 2015.
Itasat-1
O ITASAT-1 é um satélite experimental científico com cinco funções principais (cargas úteis) e vida útil de um ano.
Nesse período, o equipamento deverá testar em órbita: o transponder de coleta de dados (DCS) desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com o Centro Regional do Nordeste (CRN); o GPS Orion, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o IAE; a placa de sensores para medidas de caracterização do campo magnético terrestre, desenvolvida pela Universidade de Santa Maria (RS); o funcionamento de uma câmera fotográfica para satélites de pequeno porte, utilizada em missões estratégicas; e um experimento de comunicação e transferência de dados com a comunidade de radioamador.
Para atender aos objetivos da missão, a plataforma conta com os seguintes subsistemas: estrutura, painéis solares, unidade de condicionamento e distribuição, computador de supervisão de bordo, interfaces de expansão, GPS, computador de controle de atitude, sensores solares e magnéticos, atuadores, sistema de telemetria, rastreamento e comando (TT&C).
Nanosatc-Br1
O primeiro nanossatélite brasileiro, o Nanosatc-Br1, está há quase meses em órbita.
O cubesat está operacional e transmitindo dados para estações localizadas em Santa Maria (RS) e São José dos Campos (SP).
A bordo estão instrumentos para o estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico.

FENTAC - fentac.org.br


Aeronautas se reúnem com a ANAC para discutir mudança no RBAC 61.

A Agência aprovou a emenda nº 04, que prevê alterações nos requisitos para a concessão de licenças e habilitações de pilotos no Brasil 
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participará de uma reunião nesta quarta-feira (1), com representantes da Agência Nacional da Aviação Civil ( ANAC) para discutir a aprovação da emenda nº 04 ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61 (RBAC 61). A atividade acontecerá no Rio de Janeiro.
A aprovação da emenda prevê mudanças nos requisitos para a concessão de licenças e habilitações de pilotos no Brasil.
De acordo com o SNA, algumas mudanças adotadas pelo novo texto do RBAC são polêmicas, e geraram certa mobilização do grupo de aeronautas, desde alunos de cursos práticos de aviação até os aeronautas profissionais.
“Vamos apresentar à Agência as principais problemáticas enfrentadas pelos aeronautas em decorrência da nova regulamentação”, disse a entidade.
Redação FENTAC com SNA

PORTAL DA ILHA (RS)


Portões Abertos da Base Aérea de Florianópolis 2014 acontece no dia 09 de novembro

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizará no dia 09 de novembro, a partir das 09h, o seu tradicional “Dia dos Portões Abertos”.
A locução oficial ficará por conta do Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, Sandro Rocha.
A comunidade catarinense pode se divertir conhecendo os aviões e atividades da Força Aérea Brasileira e participando de várias atrações ligadas à aviação. Destacam-se entre elas os sobrevoos de aeronaves militares e civis, acrobacias aéreas, aeromodelismo, exposições estáticas de aeronaves, apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis e de grupos musicais locais, demonstração de cães adestrados da Polícia Militar e a Exposição estática da Esquadrilha da Fumaça.
Contamos, ainda, neste dia, com estandes de empresas catarinenses colaboradoras do evento. Além de divulgar os seus produtos, as empresas veem suas marcas fortalecidas pela associação a um evento que proporciona lazer, cultura e diversão à sociedade catarinense e agrada os públicos de todas as idades.
Também é montada uma praça de alimentação e um espaço para vendas de artesanato e produtos ligados à aviação, para que os visitantes possam saborear os mais diversos lanches e doces e levar boas lembranças do evento.
A estimativa de público para este ano é de 30 mil pessoas. O objetivo maior dos “Portões Abertos” é a integração com a comunidade, que poderá conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pelos militares da Força Aérea Brasileira.
A entrada no Portões Abertos 2014 é franca. A organização do evento pede a colaboração com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que posteriormente vai ser repassado a instituições que necessitem, e possibilitará ao colaborador concorrer a um voo panorâmico na Aeronave Caravan, da Base Aérea de Florianópolis.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented