|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 01/10/2014

Mercado Aberto ...




Indústria terá cinco polos de inovação no país ...



A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) vai selecionar institutos federais de ensino para a criação de polos voltados ao desenvolvimento de tecnologias para a indústria. As unidades terão de criar programas de qualificação de longo prazo para a formação de pesquisadores. Serão investidos cerca de R$ 120 milhões na iniciativa. "A ideia é que os alunos façam pesquisas com a indústria, mas também sejam preparados para que, no futuro, possam ser contratados por essas empresas", diz João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente da entidade. "Não dá para adiantar quais segmentos serão selecionados, mas há institutos federais com um trabalho muito bom em áreas como tecnologia de informação e petróleo e gás", afirma ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Forças Armadas empregarão 30 mil homens em 326 cidades nas eleições

Militares atuarão em municípios para garantir ordem e ajudar logística. Aviões da FAB, helicópteros, lanchas e navios serão usados neste domingo.

O Ministério da Defesa informou nesta terça-feira (30) que as Forças Armadas empregarão 30 mil militares em 326 cidades durante as eleições. Os estados que receberão os militares apresentaram solicitação junto aos tribunais regionais eleitorais (TREs) e pediram apoio de garantia da ordem e ajuda em logística. Os pedidos, conforme o ministério, foram levados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em seguida, encaminhados à pasta.
Até esta terça, 238 municípios solicitaram a garantia da lei e da ordem e 88, apoio logístico. Conforme o Ministério da Defesa, o número de cidades que pediram apoio às Forças Armadas podem aumentar até a próxima quinta (2), dia em que se encerra o prazo para que os pedidos sejam apresentados.
Entre as ações que serão feitas pelas Forças Armadas, serão empregados aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), helicópteros, lanchas e navios da Marinha.
De acordo com o ministério, quando o município pede a garantia da lei e da ordem, a operação dos militares está relacionada a garantir a segurança durante os momentos de votação e apuração. Conforme a pasta, o apoio logístico significa levar urnas e funcionários a lugares de difícil acesso.
No caso da favela da Maré, no Rio de Janeiro, onde já ha atuação das Forças Armadas, 2,5 mil militares continuarão no local até dezembro deste ano. A operação no conjunto de favelas da foi autorizada em março pela presidente Dilma Rousseff. Desde então, homens do Exército têm auxiliado no processo de instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na localidade.
Treinamento

O Ministério da Justiça informou nesta terça que representantes dos 26 estados e do Distrito Federal iniciaram em Brasília treinamento para padronizar o planejamento operacional de segurança pública para o dia das eleições.
De acordo com a pasta, as ações serão baseadas em operações feitas durante o período da Copa do Mundo e haverá o compartilhamento de informações para evitar crimes eleitorais. Cada estado terá um comitê os centros servirá como fonte de dados para as tropas federais, polícias estaduais e tribunais eleitorais.

Avião faz pouso de emergência no aeroporto de Cumbica

Aeronave da British Airways saiu de Buenos Aires em direção a Londres. Aérea não informou as causas do procedimento até as 17h15.

Do G1 São Paulo

Um avião da British Airways fez um pouso de emergência no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta terça-feira (30). Não havia informações de feridos nem das causas do procedimento até as 17h15.
De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, a aeronave saiu de Buenos Aires em direção a Londres e solicitou o pouso emergencial em Cumbica. A empresa diz que o pouso não estava programado, pois o voo seria direto.
Por meio de nota, a British Airways pediu desculpas "aos passageiros do voo BA244 que precisou ser redirecionado para São Paulo" nesta terça-feira. "Segurança é nossa prioridade e, por precaução, o comandante decidiu fazer esse redirecionamento da aeronave para que nossos engenheiros possam investigar indícios de odores na cabine", completa o comunicado, sobre o procedimento adotado pelo piloto.

Buscas por avião roubado em MT ficam restritas à polícia boliviana

Polícia Civil só irá retornar à Bolívia se houver pistas do avião e dos pilotos. Há 10 dias avião foi roubado e pilotos sequestrados em Pontes e Lacerda.

Pollyana Araújo Do G1 Mt

A Polícia Civil de Mato Grosso encerrou a procura pelo avião da candidata ao governo do estado Janete Riva (PSD) em território boliviano até que a polícia do país vizinho encontre pistas da localização da aeronave e dos pilotos que foram sequestrados há exatamente 10 dias, no aeroporto municipal de Pontes e Lacerda, a 483 km da capital. O delegado Gilson Silveira, que conduz as investigações sobre o caso, afirmou que a polícia mato-grossense tem mantido contato diário com a equipe boliviana, responsável pela procura, em busca de informações.

Silveira e investigadores da Polícia Civil de Pontes e Lacerda passaram uma semana na Bolívia atrás de pistas do avião e dos pilotos. Segundo o delegado, se houver confirmação de que a aeronave encontra-se na Bolívia ou em outro país, a Polícia Federal deve assumir o comando das investigações.
Um dos problemas é que o avião está sem rastreador, o que tem dificultado a localização. "O avião está sem rastreador e os celulares dos pilotos estão desligados", afirmou o delegado. Além disso, o roubo não foi testemunhado por nenhuma pessoa. Esse é outro obstáculo enfrentado pela polícia. "As investigações ficam prejudicadas, porque não há testemunhas, e ficam restritas à busca de informações dos pilotos", disse o delegado.
De acordo com o delegado, tudo indica que o piloto Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli ainda estejam em poder dos criminosos, já que até agora não entraram em contato com ninguém, nem mesmo com os familiares. A suspeita é de que o avião tenha sido roubado e levado para a Bolívia para ser utilizado no tráfico internacional de drogas.
A aeronave estava sendo usada por Janete Riva para percorrer os municípios do interior em busca de apoio à candidatura. No dia do roubo, ela tinha participado de um evento em Pontes e Lacerda e depois seguiria para Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Porém, cerca de 15 minutos antes de Janete e do candidato ao Senado Rui Prado chegarem ao aeroporto, a aeronave desapareceu, segundo informou a assessoria de imprensa da candidata.
Na Bolívia, os policiais mato-grossenses percorreram várias fazendas. Mas, segundo o delegado, a extensão territorial e a existência de muitas pistas de pouso clandestinas também prejudicam os trabalhos.

Dono de aeronave morre após ser atingido por hélice, em Anápolis, GO

Ele estava junto com mecânico fazendo a manutenção do monomotor. Caso foi registrado na Polícia Civil; Cenipa também vai investigar o acidente.

Fernanda Borges Do G1 Go

Um empresário de 59 anos morreu na noite de segunda-feira (29) após ser atingido pela hélice de uma aeronave no Aeroporto Civil de Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele e um mecânico faziam a manutenção de um monomotor quando o acidente aconteceu, por volta das 21h.
O sargento Gilmar Vieira disse ao G1 que quando os bombeiros chegaram ao hangar onde estava a aeronave já encontraram o homem, que era dono do monomotor, sem vida. “Ele foi atingido na cabeça, pescoço e tórax. Por causa da gravidade das lesões, não resistiu e morreu na hora”, explicou.
saiba mais
Segundo Vieira, o mecânico relatou que fazia a manutenção da hélice e que o empresário estava dentro da aeronave. “No entanto, ele desceu, contornou o monomotor, e tentava chegar até a parte da frente, mas se aproximou demais”.
Logo após a constatação da morte, um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil de Anápolis. A administração do aeroporto também entrou em contato com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e informou sobre o ocorrido.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa do Cenipa disse que o órgão foi notificado sobre o caso e que vai enviar uma equipe de investigadores até o aeroporto para apurar as causas e classificar o acidente.

PORTAL GLOBO.COM


Ronnie Von comenta lançamento de sua biografia: 'Não é autorizada'

Cantor não queria que o livro fosse lançado: ‘Tem coisas inconfessáveis’

Ídolo na época da Jovem Guarda, Ronnie Von é biografado no livro "O príncipe que podia ser rei". "Não é uma biografia autorizada. Eu só li esse livro no dia de seu lançamento", revela o cantor no Programa do Jô.
Ronnie Von não queria deixar que sua vida fosse retratada em uma publicação, mas os autores Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel apresentaram a proposta de fazer uma biografia-reportagem, e o livro acabou sendo lançado. "Tem aquelas coisas inconfessáveis, que eu não queria que fossem publicadas".
Durante a entrevista, Ronnie comenta que foi piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) nos anos 60. "Foi o norte da minha vida. Tenho muito orgulho", afirma. O apresentador ainda conta que tem verdadeira adoração por botânica, chegou a estudar biologia, mas nunca exerceu a profissão. "É uma paixão que tenho em minha vida", confessa.

PORTAL BRASIL


Aeroporto de Marabá (PA) entra em fase final de obras

Projeto prevê que ampliação do terminal de passageiros seja concluída em dezembro de 2014

As obras de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Marabá (PA) entraram em fase de conclusão, segundo informações da Secretaria de Aviação Civil. A expectativa é que o novo terminal, com dimensões ampliadas e sala de embarque com 350 m2, seja entregue até o mês de dezembro deste ano.
O projeto prevê ainda a implantação de novas instalações para uso das empresas de aviação, acréscimo no número de balcões de check-in e novas esteiras para coleta de bagagem e reforma e ampliação de banheiros. O saguão do aeródromo será ampliado em mais 120 metros quadrados, passando para 570 metros quadrados.
Administrado pela Infraero, o aeroporto de Marabá é o 44º maior do país em movimentação de passageiros, ficando à frente de cidades como Macapá, Rio Branco e Joinville, por exemplo. A cidade do sudeste paraense é um importante polo industrial, mineiro e agrícola.
Em 2013, um total de 466 mil pessoas passou pelo aeroporto.
Aviação regional
O aeroporto de Marabá é um dos 270 aeródromos contemplados na primeira fase do programa de aviação regional promovido pelo governo federal. O objetivo é fazer com que 96% dos brasileiros fiquem, no máximo, a 100 quilômetros de distância de um aeroporto com condição de operar voos regulares.

FAB forma 97 novos investigadores de acidentes aeronáuticos

Órgão do Comando da Aeronáutica forma profissionais brasileiros e estrangeiros aptos para compor comissões de desastres

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutica (Cenipa) formou 97 novos investigadores. Os profissionais estão aptos a compor comissões de investigação de acidentes envolvendo helicópteros ou aviões, além de estarem prontos para promover ações de prevenção em suas organizações.
A turma de 2014 incluiu funcionários civis de empresas aéreas e aeroclubes, militares das Forças Armadas e auxiliares, civis da área de segurança pública e seis estrangeiros: um canadense, quatro chilenos e um uruguaio.
A iniciativa de formação de investigadores envolveu 40 dias de curso básico de prevenção de acidentes aeronáuticos à distância, dez dias de curso de prevenção e vinte dias de curso de investigação. As duas fases presenciais ocorrem nas instalações do CENIPA em Brasília (DF).
O currículo inclui aulas sobre a legislação da investigação de acidentes aeronáuticos; pesquisa dos fatores contribuintes material, operacional e humano; entrevista de testemunha; divulgação de informações; elaboração de Recomendações de Segurança; emprego de gravadores de voo; e redação de Relatório Final, entre outras áreas.

Pilotos da FAB treinam combate a incêndios no DF

Aeronave utilizada na missão é C-130 Hércules que pode levar até 12 mil litros de água; ao todo são realizadas 20 missões

Nove pilotos do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1°GTT) realizaram de 19 a 26 de setembro missões de treinamento de combate a incêndio no Distrito Federal. Ao todo foram realizadas 20 missões de instrução.
A bordo da aeronave C-130 Hércules, equipada com o Sistema Modular de Combate ao Incêndio Aeroembarcado, os militares chegaram a despejar água em focos reais de incêndio nas proximidades de Sobradinho (DF), uma área distante cerca de 32 km do setor norte de Brasília.
Para realizar corretamente a missão, a aeronave tem que sobrevoar a área do incêndio numa altitude de 50 metros e acionar o equipamento. A aeronave pode levar até 12 mil litros de água.
O lançamento por meio de pressão dura poucos segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo. Após o lançamento, a aeronave volta para Base Aérea, onde recebe um novo carregamento de água. O processo de recarga dura cerca de doze minutos.
Segundo o Major Bruno Rocha, após acionado, o Esquadrão tem seis horas para reunir o equipamento e decolar da Base Aérea do Galeão. É necessária também uma segunda aeronave para levar mangueiras, piscinas e compressores, fundamentais para o funcionamento do sistema.
Ele explica ainda que a função do C-130 em casos de incêndio não é apagar o fogo, e sim, impedir que ele avance. “Nossa função é impedir a progressão do incêndio, não apagá-lo. O ideal, na verdade, é trabalhar em conjunto com a equipe de solo", afirma o Major Bruno Rocha.
Missões Reais
A Força Aérea Brasileira já realizou algumas missões reais de combate a incêndio, como em 2008 na estação ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul; em novembro do mesmo ano,em Lençóis, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Já em 2011, a missão ocorreu no Distrito Federal, e em 2012, no Equador. Em janeiro de 2014, o C-130 participou do combate ao incêndio no Chile.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Mercado Aberto

Indústria terá cinco polos de inovação no país

Maria Cristina Frias

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) vai selecionar institutos federais de ensino para a criação de polos voltados ao desenvolvimento de tecnologias para a indústria. As unidades terão de criar programas de qualificação de longo prazo para a formação de pesquisadores. Serão investidos cerca de R$ 120 milhões na iniciativa. "A ideia é que os alunos façam pesquisas com a indústria, mas também sejam preparados para que, no futuro, possam ser contratados por essas empresas", diz João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente da entidade. "Não dá para adiantar quais segmentos serão selecionados, mas há institutos federais com um trabalho muito bom em áreas como tecnologia de informação e petróleo e gás", afirma.
Das 38 unidades de ensino que pertencem ao Ministério da Educação em todo o país, até cinco serão escolhidas. Os projetos serão financiados pela Embrapii, pelos institutos federais participantes e pelas indústrias que serão beneficiadas pelo programa. O edital, que será lançado nesta quarta-feira (1º), é a segunda fase do trabalho da Embrapii na área de inovação. Na primeira etapa, cuja seleção foi encerrada em agosto, foram definidos 13 centros de tecnologia que atuarão de forma atrelada à indústria em segmentos variados. Na lista estão o ITA (Instituto Tecnológico de aeronáutica), a Coppe/UFRJ e a Escola de Engenharia da Federal do Rio Grande do Sul, entre outras instituições. Para essa fase inicial do programa, o aporte no financiamento dos projetos poderá chegar a R$ 1,7 bilhão. Criada por iniciativa de associações da indústria, como a CNI, e do governo federal, a Embrapii é uma organização social que tem contrato de gestão com o Ministério de Ciência e Tecnologia.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented