|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 14/09/2014

Ampliação do aeroporto de São José é inaugurada oficialmente ...




Última etapa da ampliação havia sido entregue no final de agosto. Ministros da Aviação Civil e Casa Civil participaram de inauguração ...



A ampliação do Aeroporto de São José dos Campos foi inaugurada oficialmente neste sábado (13). A última etapa da ampliação havia sido entregue no final de agosto. As obras custaram R$ 16 milhões e o aeroporto foi ampliado de 800 m² para cerca de 5,8 mil m² ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Dados mostram a dimensão de acidente aéreo envolvendo Campos

Queda de aeronave aconteceu há um mês em Santos, no litoral de SP. Órgãos municipais, estaduais, federais e empresas trabalharam no local.

Do G1 Santos

O acidente aéreo que matou sete pessoas, entre elas o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), em Santos, no litoral de São Paulo, completa um mês neste sábado (13). Alguns dados representam a dimensão da tragédia e o grande trabalho realizado no local da queda da aeronave Cessna Citation 560 XL.
Profissionais da Prefeitura de Santos, do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias Civil e Militar, Aeronáutica e Exército Brasileiro, entre outras entidades, trabalharam durante quatro dias no local do acidente. Outros orgãos continuam prestando atendimento às vítimas.
Após um mês, é possível ter uma dimensão do trabalho que foi realizado na região da queda do avião. Confira abaixo alguns dados referentes ao acidente aéreo em Santos. As informações são da Prefeitura Municipal de Santos, da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Corpo de Bombeiros.
Acidente
- 7 pessoas morreram, sendo cinco passageiros e dois tripulantes
- 10 pessoas ficaram feridas
- 15 imóveis foram atingidos
- 2 imóveis permanecem interditados devido à falta de condições de habitabilidade e estruturas comprometidas (Rua Vahia de Abreu, 52 - Bloco B e Rua Alexandre Herculano, 115 – Academia Mahatma)
Trabalhos de busca
- Quatro dias de trabalho no local do acidente
- 20 órgãos municipais, estaduais, federais e empresas participaram dos trabalhos de busca no local da queda do avião
- 43,28 toneladas de entulho foram removidas da área
- 3 caminhões pipa com capacidade para 16 mil litros de água foram utilizados para a lavagem de diversos locais
- 2 mil litros de óleo diesel e 1,5 mil litros de gasolina foram utilizados para abastecer as viaturas dos bombeiros e máquinas que trabalharam no local, na madrugada após o acidente
Assistência às vítimas
- 56 pessoas receberam atendimento psicológico da Coordenadoria de Saúde Mental
- 59 atendimentos em 7 dias (de 14 a 20 de agosto) da Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação Jurídica
- 18 pessoas receberam orientação jurídica do Procon
- 4 pessoas foram auxiliadas por advogados, fruto do convênio entre prefeitura e OAB
- 32 famílias cadastradas pela Ouvidoria Móvel
- Mais de 50 boletins de ocorrência feitos pela Polícia Civil
- Mais de 20 profissionais da FAB trabalham na investigação do acidente aéreo
O caso
A queda do avião ocorreu por volta das 10h do dia 13 de agosto, em um bairro residencial de Santos. O candidato tinha uma agenda de campanha na cidade. A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, também no litoral. "Quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", informou.
Além de Campos, outras seis pessoas estavam na aeronave: Alexandre Severo Silva, fotógrafo; Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor; Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto; Marcos Martins, piloto; Pedro Valadares Neto e Marcelo de Oliveira Lyra. A Polícia Federal (PF) enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração da causa do acidente. Aeronáutica e Polícia Civil também investigam o caso.

Ampliação do aeroporto de São José é inaugurada oficialmente

Última etapa da ampliação havia sido entregue no final de agosto. Ministros da Aviação Civil e Casa Civil participaram de inauguração.

A ampliação do Aeroporto de São José dos Campos foi inaugurada oficialmente neste sábado (13). A última etapa da ampliação havia sido entregue no final de agosto. As obras custaram R$ 16 milhões e o aeroporto foi ampliado de 800 m² para cerca de 5,8 mil m².

Parte da nova área está em operação desde junho, mas neste sábado autoridades visitaram o terminal. Participaram do evento os ministros da Aviação Civil, Moreira Franco, e da Casa Civil, Aloízio Mercadante.

O terminal está cinco vezes maior e com capacidade para receber 500 mil passageiros por ano, mas o movimento tem sido menor. Até agosto deste ano, passaram pelo terminal 60.704 mil passageiros. O número representa metade do movimento do mesmo período do ano passado, quando 122 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no aeroporto. Atualmente, o terminal de São José dos Campos tem dois voos diários - de segunda a sábado - e um aos domingos. Os destinos são Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Sobre a queda no movimento do terminal, o ministro da Aviação Civil atribuiu a redução aos altos preços das passagens. Moreira Franco informou ainda que existe um projeto em andamento, que prevê subsídios para a aviação regional no Brasil. A intenção é usar como referência o preço do transporte rodoviário.

OUTRAS MÍDIAS


CENÁRIOMT.COM.BR (MT)


42% dos acidentes aéreos registrados em 2014 ocorreram em Mato Grosso


Mato Grosso já responde por 42% dos acidentes aéreos registrados em 2014 pelo Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), órgão da Aeronáutica e que possui em sua jurisdição os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. De um total de 19 ocorrências registradas neste ano, oito foram contabilizadas no Estado, já com a somatória do acidente ocorrido no último domingo (7), na cidade de Tangará da Serra, que matou o empresário Ernesto Sergio Varnier, 20 anos e deixou feridos o filho dele, de 20 anos, e o piloto, Reginaldo Souza Oliveira, 31 anos. Os três ocupavam um avião Cesnna, que caiu por volta das 13h30, explodindo na sequência.

Em 2013, o ‘ranking’ também se manteve. De um total de 37 ocorrências registradas pelo Seripa VI -, 21 casos - o equivalente a 56% das ocorrências - foram registradas no Estado, sendo que em quatro delas há o registro de fatalidade. Em todo o país, foram 127 ocorrências no mesmo period.

Estatística do Seripa ainda revela ainda que falha no julgamento de pilotagem (19.69%), seguidas de aplicação de comandos (10.46%) são fatores contribuintes para queda das aeronaves, conforme registros no período de 2004 a 2013.

“Normalmente os fatores contribuintes são os mais variados possíveis”, cita o tenente coronel aviador Márcio Vieira de Mattos, pontuando a quantidade expressiva de aeronaves em decorrência do potencial agrícola do Estado. Em janeiro de 2014, dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), apontou uma frota de 446 aeronaves no Estado.

Ele explica que os laudos resultantes dos processos investigatórios de cada acidente atendido pelo Seripa VI auxiliam na formatação de novas normatizações de segurança aeronáutica. “Não apontamos culpa ou responsabilização criminal, e, sim, instrumentos que possam garantir defesa para eventos desse tipo. Supervisionamos as atividades de prevenção de acidentes. O que deveria existir para evitar que piloto errasse, o que se pode disponibilizar para tornar mais efetiva as normas de segurança”.

O Seripa é om órgão ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), uma organização do Comando da Aeronáutica com a finalidade de planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos.

PORTAL PMDF (DF)


PMDF participa do Sábado Aéreo

Gilmar Santos
Durante todo o dia de hoje (13), aconteceu na Base Aérea de Brasília, o Sábado Aéreo, um evento com várias atividades cívico-militares organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de integrar os vários segmentos da sociedade brasiliense.
Quem foi participou de vários eventos ligado à aviação e pôde conhecer vários aviões e veículos utilizados pela FAB, como o caça Mirage, aposentado em 2005, uma réplica exata do 14 Bis, além de apresentações da Esquadrilha da Fumaça e de Paraquedistas.
Uma das atrações mais visitada foi o Hércules, avião de grande porte e de carga. A Policia Militar do DF foi convidada e participou do evento. Os policiais do Bavop expuseram o avião e um helicóptero da corporação (Fênix). O evento foi à portões abertos.

O HOJE (GO)


Evento na Base Aérea de Anápolis atrai 60 mil

Mais de 90 aeronaves que integram as Forças Armadas estão em exposição nos Portões Abertos 2014
Marcelo Tavares
Em um ambiente que durante todo o ano o acesso é restrito e que impera a formalidade, nesse final de semana o que seu viu foi a euforia e entusiasmo, demonstrados principalmente por crianças encantadas com os mais diversos tipos de aeronaves e voos rasantes realizados na Base Aérea de Anápolis. As atividades fazem parte do evento Portões Abertos 2014, em que diversos tipos de aeronaves das Forças Armadas estão em exposição para conhecimento da população. O evento acontece até as 17 horas de hoje.
Os momentos de maior entusiasmo acontecem durante os voos rasantes realizados por caças F-5. O público infantil delira e o mais adultos se empolgam. A cada passagem dos aviões, câmeras e celulares estavam apostos para os registros em fotografias. No total, mais de 90 aeronaves estão exposição para os visitantes conferiram de perto. No caça Mirage 2000, retirado de operação no ano passado, os visitantes podem conhecer as aeronaves ainda mais de perto, já que podem até entrar nos aviões.
Entre as aeronaves expostas durante o evento estão caças, aeronaves de reabastecimento em voo, aviões de transporte, de vigilância do espaço aéreo, além de helicópteros. Uma das novidades este ano é a exposição do drone RQ-450, Veículo aéreo não tripulado (Vant). A aeronave tem autonomia de mais de 20 horas de voo e tem a missão de vigilância, reconhecimento e retransmissão de comunicações nas áreas de fronteiras do Brasil.

Tradicional
O Portões Abertos já é um evento tradicional em Anápolis, realizado desde 1975. Segundo o coronel aviador Rodrigo Fernandes Santos, comandante da Base Aérea de Anápolis, o evento é essencialmente cívico e serve para que a comunidade conheça a unidade militar, que é uma das mais importantes e avançadas estruturas de proteção e garantia da soberania nacional. “O objetivo é fazer a integração com a sociedade e mostrar essa importante atividade. Além disso, serve para incentivar a vocação aeronáutica”, ressalta.
Para o coronel, o evento se tornou ao longo dos anos um dos principais e mais aguardados atrativos na região de Anápolis. A expectativa é que, durante os dois dias de realização do Portões Abertos, o público visitante seja de cerca de 60 mil pessoas. Ontem, mesmo debaixo de um sol escaldante no período da tarde, os galpões e corredores da Base Aérea estavam lotados.
Programa de família
Morando há pouco mais de um ano em Anápolis, o representante comercial Rafael Mello, 27, aproveitou o sábado de folga com a família para visitar a Base Aérea. Ele estava acompanhado da mulher, Daiani Martins, 22, e da filha Lara Martins Mello, de 6 anos. A garotinha era uma das mais entusiasmadas e resumiu a ida ao evento em poucas palavras: “Estou gostando muito”.
“É um evento bem interessante e que é possível conhecer toda essa estrutura gigante. Está muito bem organizado”, sublinha Rafael. “Não é sempre que podemos entrar e conhecer as aeronaves tão de perto. Estamos encantados”, diz Daiane Martins. Quem também estava acompanhada da família em uma visitação pela Base Aérea e aproveitando para registrar várias fotos era a servidora pública Luciana Barbosa, que estava acompanhada do marido, três filhos e mais alguns amigos dos filhos. “É um momento de descontração e um programa para reunir toda a família. É bem interessante poder conhecer a Base e as aeronaves”, afirma.
O comandante da Base Aérea de Anápolis explica que o evento é cívico, mas que também preocupa em trazer entretenimento para os visitantes. Além das aeronaves, há exposição veículos e motocicletas antigos, mostra nacional de cães de raça, apresentação da esquadrilha da fumaça, sorteio de voos panorâmicos, shows culturais, aeromodelismo, plastimodelismo, exposição de produtos e serviços, além de uma grande estrutura de parque de diversões e praça de alimentação.
Completando quase 40 anos de evento, o comandante Rodrigo Fernandes, diz que a cada ano o Portões Abertos cumpre seu papel. “A população sempre comparece, pergunta, interage e se interessa pela atividade”, ressalta. A Base Aérea de Anápolis é uma das principais do País e tem duas atividades principais: sediar a unidade área responsável pela manutenção do espaço área do Brasil e também sediar uma das unidades responsáveis pela proteção e vigilância da Amazônia.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented