|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 20/08/2014

À espera do novo aeroporto ...




As alterações no cronograma das obras têm sido constantes ...



"Enquanto a aviação comercial brasileira atingiu recordes em números de passageiros nos últimos anos, os usuários do aeroporto de Florianópolis e a economia do Estado sofrem com a falta de habilidade dos gestores públicos que não conseguem realizar as reformas necessárias para que o Hercílio Luz tenha proporção correspondente à importância da cidade como destino turístico internacional ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Funcionários realizam a limpeza de local de acidente aéreo em Santos


Segundo Defesa Civil, trabalho deve terminar nesta terça (19). Acidente matou sete pessoas, incluindo ex-governador Eduardo Campos.

Os funcionários da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, continuaram nesta terça-feira (19) a limpeza do local onde aconteceu o acidente aéreo que matou sete pessoas, incluindo o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB). Uma academia e quatro apartamentos de um prédio continuam interditados.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, os trabalhos de limpeza devem terminar ainda nesta terça-feira. "Existem pequenos serviços que podem demorar um pouco mais. A remoção dos entulhos deve se encerrar, mas ainda restam pequenos reparos nas residências que sofreram danos durante as buscas, por exemplo", explica.
De acordo com Onias, pequenas partes da aeronave ainda estão sendo encontradas. "Ainda é possível encontrar algo, mas agora é muito mais raro. Quando encontramos alguma peça, entregamos para Aeronáutica. Recomendamos aos moradores, que encontrarem algo, que entrem em contato com a Polícia Militar ou com a Defesa Civil para que as peças sejam encaminhadas aos responsáveis", afirma.

JORNAL DIÁRIO CATARINENSE


À espera do novo aeroporto


As alterações no cronograma das obras têm sido constantes

"Enquanto a aviação comercial brasileira atingiu recordes em números de passageiros nos últimos anos, os usuários do aeroporto de Florianópolis e a economia do Estado sofrem com a falta de habilidade dos gestores públicos que não conseguem realizar as reformas necessárias para que o Hercílio Luz tenha proporção correspondente à importância da cidade como destino turístico internacional.

Entre 1988 e 2010, da primeira à mais recente ampliação, o terminal de passageiros do aeroporto teve um aumento de 48% de área construída, chegando a 9.540 metros quadrados. Apenas na década 2001-2011, segundo a Anac, houve crescimento de 194% da aviação no país.

Atualmente, o Hercílio Luz recebe cerca de 5 milhões de passageiros por ano. A previsão é de que o novo terminal tenha 36 mil m² e capacidade para até 6,7 milhões de passageiros/ano. Mas a quatro meses do prazo previsto para a entrega, não há sequer 10% da obra prontos. A estatal já notificou as empresas contratadas e ameaçou romper o contrato, enquanto construtoras acusam a Infraero de descumprir o edital.

A má gestão vem de décadas. Os entraves já foram o relatório de impacto ambiental, a não homologação da licença de impacto ambiental, a impugnação de edital de licitação, a desapropriação do terreno, o traçado do acesso, e agora o problema são as chuvas recentes, causa, segundo a Infraero, da suspensão por 120 dias das obras das pistas de manobra de aeronaves e do pátio de aeronaves.

Desde 2004, quando a Infraero apresentou o primeiro projeto, as alterações no cronograma das obras têm sido constantes. Agora, a promessa é para o final de 2014.

O fato é que a não realização da obra traz prejuízos para o comércio, turismo e para a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros. Santa Catarina não pode mais esperar por essa obra fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado."

PORTAL IG -ÚLTIMO SEGUNDO


Ministério Público Federal pergunta se avião de Campos poderia ter arremetido


Procurador quer saber se retomar o voo após tentativa frustrada de pouso "é praxe" na base aérea de Santos

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) pediu informações à Aeronáutica e à Agência Nacional de Avião Civil (Anac) sobre o acidente que matou na última quarta-feira (13) o ex-governador Eduardo Campo (PSB), candidato à Presidência, em Santos, no litoral paulista.
O avião que transportava Campos caiu após uma tentativa de pouso frustrada. Além do ex-governador, outras seis pessoas morreram. Os motivos da queda são desconhecidos
Entre as solicitações, o procurador da República Thiago Nobre pergunta ao comandante da base aérea de Santos, major Olympio de Carvalho Mendes Neto, se o procedimento de arremetida – quando uma aeronave interrompe o pouso e volta a ganhar velocidade –  foi "o de praxe".
Nobre também busca saber se outras aeronaves iguais à de Campos – um jato Cessna modelo 560XL – já haviam arremetido após tentar pousar em Santos. Foi logo após o procedimento que o acidente ocorreu.
"Também foram feitos questionamentos [ao comandante da base aérea] sobre algum tipo de contato e eventual relato de instabilidade ou falha na aeronave reportada pelos comandantes do voo", informou o MPF-GO.
A caixa-preta não guardou as conversas do voo, segundo a Aeronáutica, embora o gravador de voz tivesse, por regra, de estar em funcionamento para que a aeronave pudesse decolar. O procurador da República pediu, então, que sejam esclarecidos quais registros havia no equipamento. 
Nobre questinou, ainda, a eventual existência de Veículos Aéreos Não-Tripulados (Vants) próximo da área do acidente. A Aeronáutica diz ter autorizado voos de drones  na região entre os dias 11 e 31 de agosto, mas alega numa área a 19,5 km da base aérea de Santos. 
Durante as investigações, também surgiram questionamentos sobre a propriedade da aeronave. Na Anac, o jato está em nome da AF Andrade Empreendimentos, mas reportagens dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo indicaram que ele teria sido vendido.
Além desses pontos, Nobre exige ainda a apresentação, pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de todos os laudos e relatórios sobre o incidente elaborados até o momento, e um prazo para a conclusão dos trabalhos de apuração.
À Anac, o procurador da República pede também esclarecimentos sobre eventuais restrições de pouso na base aérea de Santos, eventuais pendências não regularizadas ou  "relatos de situações desfavoráveis no aeródromo".
Nobre notificou ainda a Secretaria Geral de Aviação Civil da Presidência da República, para obter informações sobre eventuais investimentos no local.

JORNAL A CRÍTICA (AM)


Cadeirante suspeito de chefiar quadrilha de tráfico de drogas e adulteração de veículos é preso


O cadeirante Deimerson Ordones Rodrigues, 28, foi preso junto com outras três pessoas nesta segunda-feira (18)

Suspeito de chefiar uma quadrilha que roubava e adulterava placas e documentos de veículos, o cadeirante Deimerson Ordones Rodrigues, 28, foi preso junto com outras três pessoas nesta segunda-feira (18).
Eles estavam em uma casa alugada na rua M, conjunto Canaranas 1, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus e foram presos por volta das 11h30 pelos investigadores da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que receberam denúncias e estavam investigando os suspeitos há uma semana.
De acordo com a polícia, além de roubar, a quadrilha composta por Deimerson, Renan Perez Souza, 20, Eduardo da Silva Costa, 20, e a mulher dele, Fabiana Gomes de Souza, 20, também é suspeita de traficar entorpecentes. Nenhum deles resistiu à prisão, mas Fabiana chorou muito durante os procedimentos.
Na casa, que funcionava uma espécie de QG, os investigadores encontraram dois carros e uma motocicleta roubada e vários objetos como chaves e peças de veículos, relógios, joias, um revólver, um colete balístico, fardamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), além de porções de basta base de cocaína, oxi e bicarbonato, balança de precisão, cilindro e um maçarico.
O delegado plantonista do 6º DIP, Jone Clei Rodrigues, informou que há possibilidade do quarteto usar os fardamentos para facilitar a ação criminosa. “Pelo material apreendido, com certeza, eles agiam em bando e usavam esse fardamento para ludibriar as vítimas”, ressaltou. Eduardo, no entanto, disse que era soldado do FAB, o que explicaria os fardamentos.
Uma das vítimas, Rivanildo Queiroz Costa, 37, dono de uma motocicleta modelo Fan 150, placas NOL-5781, que foi apreendida na casa dos suspeitos, ficou feliz em reaver o veículo.
Ele fora roubado na noite do sábado (16), quando fora abordado por dois homens, um deles armado, no momento em que fechava um lanche do que é proprietário, localizado no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte. “Já estava sem esperança de acharem minha moto quando me ligaram”, desabafou Rivanildo.
Todos os suspeitos foram encaminhados para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram autuados por roubo, tráfico, porte de arma e associação criminosa.

JORNAL ZERO HORA


Manobra pode ter causado queda


MANUAL DA FABRICANTE DO AVIÃO que caiu com o candidato Eduardo Campos na quarta-feira passada alertava que, se flaps fossem recolhidos acima de 370 km/h, jato poderia mergulhar de bico, como ocorreu em Santos (SP)

Uma manobra equivocada, em alta velocidade, pode ter feito o avião que levava o presidenciável Eduardo Campos (PSB) mergulhar em direção ao solo, matando o candidato e outras seis pessoas. A hipótese é analisada por especialistas da Aeronáutica como uma das mais prováveis para elucidar a queda, ocorrida em Santos (SP) no dia 13 de agosto.
No manual de instrução do jato Cessna Citation no qual voava Campos há uma restrição segundo a qual os flaps não podem ser recolhidos se o avião estiver em velocidade acima de 200 nós, ou seja, mais de 370 km/h. Se essa manobra for feita, alerta o fabricante, ocorre um "put down" (baque) violento, movimento que puxa o avião para baixo, tirando a estabilidade da aeronave a ponto de desorientar o piloto. Os flaps são como extensões das asas e ajudam na sustentação em voo e frenagem do avião no solo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da aeronáutica, já constatou que os flaps da aeronave estavam recolhidos.
Resta saber se isso foi feito a uma velocidade compatível ou, conforme adverte o fabricante, em velocidade acima de 370 km/h, o que pode ter causado o mergulho "de bico" em direção ao solo. O manual do Cessna Citation XLS é explícito, na parte de Controle de Voo (veja no quadro ao lado).
O piloto pretendia pousar na Base Aérea de Santos, localizada no município vizinho de Guarujá (SP). Conforme o operador da base, utilizada como aeroporto na região, ouvido informalmente pela comissão de investigação, o comandante do Cessna Citation estava tranquilo quando informou que iria arremeter. Assim como quando respondeu que iria esperar o tempo melhorar para tentar nova aterrissagem.
ESPECIALISTA ANALISA A FALTA DE SUSTENTAÇÃO
Na hora do acidente em Santos, o vento soprava de cauda (condição que causa instabilidade em pousos), havia neblina e chovia. Dificuldades adicionais a um pouso em alta velocidade, como é o de um jato.
Cláudio Scherer, professor de Técnicas de Operação de Jato na Faculdade de Ciências aeronáuticas da PUCRS e piloto há 48 anos, admite que é possível o comandante do Cessna ter acelerado acima de 200 nós com flaps baixados, "mas pouco provável".
– Acho mais provável que o acidente tenha ocorrido por outra falha: ele tentou fazer a curva fechada em velocidade baixa e o avião estolou (perdeu sustentação), caindo rumo ao solo – pondera o professor.
ZH solicitou que a fabricante do avião acidentado, a Cessna Company, nos EUA, comentasse a possível causa do acidente. Até o início da noite de ontem, a empresa não deu retorno.

Descoberta espionagem cibernética



Durante a quarta Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, em Cartagena, na Colômbia, a empresa de segurança digital privada Kaspersky anunciou ter descoberto uma campanha de ciberespionagem que teria partido de um país da América do Sul. Com o apelido de Machete (facão típico na região), a ação teria se concentrado em países como Venezuela, Equador e Colômbia, com efeitos também no Brasil, na Rússia e em Cuba. Os alvos seriam Forças Armadas, agências públicas e instituições diplomáticas desses países, há pelo menos quatro anos. Os ataques, afirma Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky Lab na América Latina, devem vir de um país de língua espanhola e são originários da região. Os computadores seriam infectados por phishing (captura a partir de uma "isca" digital) e acesso a e-mails com arquivos infectados. A partir da instalação das máquinas, um programa passaria a registrar digitação, áudio do microfone do computador e dados de geolocalização.
– A informação que essa campanha busca está ligada diretamente à segurança nacional. Quem está fazendo esse tipo de ataque não está atrás de dinheiro – afirma o especialista.

Dificuldade é comprovar dados



Investigador de desastres aéreos e autor do livro A Zona da Morte (lançado nesta semana no Brasil), o piloto americano Paul Craig afirma a ZH que a possibilidade surgida agora de um erro na condução da arremetida se encaixa na estatística: 70% dos acidentes com aviões envolvem falhas humanas. Especialmente sob mau tempo, como ocorreu em Santos no último dia 13.
Será difícil comprovar essas hipóteses e identificar as diferentes velocidades adotadas pelo avião quando se aproximava da pista. O Cessna não tinha, como equipamento de série, um gravador de dados, com informações sobre altitude e comandos efetuados pelo piloto. Também não foram gravadas as conversas mantidas pelos piloto e copiloto na cabine, talvez por um problema elétrico.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL A TRIBUNA (Santos-SP)



50 boletins de ocorrência já foram registrados após acidente

Fernanda Haddad
Pelo menos 50 boletins de ocorrência sobre a queda do avião que matou o presidenciável Eduardo Campos foram registrados até o final da tarde desta segunda-feira, no 7º Distrito Policial de Santos, no Gonzaga. Os relatos podem servir para as investigações da Polícia Civil, que faz uma triagem das informações que têm possibilidade de ser incluídas no inquérito.
Quem explica a forma como estão sendo conduzidas as investigações do acidente é o delegado titular do distrito, Carlos Topfer Schneider. “Até agora, nenhum relato serviu para as apurações”, afirma ele.
Apenas três boletins de ocorrência são de vítimas de lesão corporal. Os outros documentos foram registrados por pessoas que relatam danos materiais. “A maioria tem feito (os boletins de ocorrência) pelos estragos materiais causados em decorrência do impacto com a queda do avião. Temos ouvido muita gente falar de portas, janelas ou telhados quebrados”, ressalta o delegado.
Schneider afirma que as investigações da Polícia Civil dependem dos laudos do Instituto de Criminalística e do Centro de Investigações e Prevenções de Aeronáuticos (Cenipa) para também prosseguirem. “O trabalho desses órgãos e da Polícia Civil acontece simultaneamente, são investigações colaborativas. Os depoimentos relevantes que eu colher aqui (no 7º DP) podem mapear o laudo que o Instituto de Criminalística vai emitir”.

Prova documental
As pessoas que tiveram suas casas atingidas pela queda do avião podem usar o boletim de ocorrência como prova.
O documento registrado no distrito da Polícia Civil do Gonzaga, unidade mais próxima do local do acidente, servirá para orientar as seguradoras das residências atingidas, ou, ainda, nos eventuais processos de indenização. 

PORTAL KIOSKEA.NET - PR



Drones: Uso de aparelhos terá regras específicas em Curitiba

 Por Michele Rios
 A prefeitura de Curitiba, no Paraná, decidiu se preparar para regulamentar o uso de drones na região. Isso porque, até o fim do ano a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende publicar as primeiras regras sobre esse tipo de aparelho no país.

Os drones contarão com uma lei municipal até março de 2015, segundo informou a Gazeta do Povo. Na verdade, isso acontecerá porque o tema se tornou parte das discussões em torno do Plano Diretor, que é o processo que trata do crescimento da cidade e será feito pelos próximos 10 anos.

A prefeitura espera discutir locais e horários para a circulação dos drones na cidade, ou seja, ela adaptará as normas da Anac para a capital paranaense e definirá como os drones devem ser usados. Além disso, o órgão quer que até o volume o som emitido pelo aparelho sejam contemplados na norma do município, algo que nem a Anac chegou a pensar.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented