|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 17/08/2014

Embraer lança o seu primeiro "avião apartamento" ...




Uma aeronave de setenta metros quadrados tem uma suite master, cozinha equipada com dois ambientes, sala de estar e jantar, além de lavatório privativo ...



Imagem



A Embraer apresentou o seu primeiro avião com características de apartamento. Com 70 metros quadrados e diferentes opções de disposição e acabamento interno, o Lineage 1000-E possui uma suite master com cama king-​size e box com chuveiro, além de uma cozinha com dois ambientes totalmente equipada, sala de jantar, sala de estar, compartimento de bagagem acessível durante o voo e lavatório privativo com chuveiro ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Corpo de um dos pilotos que morreu em Santos chega a Maringá


Avião da Força Aérea Brasileira chegou à Maringá neste sábado (16). Marcos Martins era piloto do jatinho de Eduardo Campos.

Imagem
O corpo do piloto Marcos Martins, morto no acidente de avião que vitimou o candidato à Presidente da República pelo PSB, Eduardo Campos, chegou a Maringá, no norte do Paraná, às 20h30 deste sábado (16). Um avião da Força Aérea Brasileira trouxe o corpo de Martins e a família dele até o município onde ocorrerá o velório e sepultamento. O corpo foi liberado pelo Instituo Médico-Legal de São Paulo durante a tarde. O velório de Martins será realizado na capela do Prever, em frente ao Cemitério Municipal de Maringá.

O acidente que matou Campos e mais seis pessoas aconteceu em Santos, litoral de São Paulo. Chovia no momento da queda da aeronave e, segundo informações da Aeronáutica, o jatinho precisou arremeter um pouco antes do pouso. Testemunhas disseram que viram uma bola de fogo no céu e logo depois o avião caiu em um bosque no bairro Boqueirão. A Aeronáutica está apurando as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também irá investigar o caso para buscar possíveis responsáveis.

Marcos Martins era piloto há 20 anos e tinha vasta experiência em voos internacionais. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os dois pilotos, Martins e Geraldo Magela Barbosa estavam com as licenças de pilotagem válidas, ambos tinham mais de 1,5 mil horas de voo e nunca se envolveram em acidentes.

Martins nasceu em Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, mas foi criado em Maringá, cidade da qual o bisavô dele, Joaquim Fontes, era pioneiro. O piloto se formou no Aeroclube de Londrina e e deixa a esposa e dois filhos pequenos.
Problemas anteriores

Na quarta-feira (13), o deputado Wilson Quinteiro (PSB) disse que o jatinho modelo Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, já tinha apresentado uma falha elétrica em 16 de junho, quando Campos e Marina Silva (Rede Sustentabilidade) visitaram Londrina e Maringá. Por problemas na ignição, porém, o avião não decolou e o candidato decidiu fazer o trajeto de carro.
Um vídeo cedido pela RPS Produtora mostra o momento em que o presidenciável do PSB Eduardo Campos, brinca com o fato de ter se atrasado a um compromisso em Maringá por causa de um problema na aeronave, a mesma do acidente. Ele estava sentado ao lado da vice-candidata Marina Silva e participava de uma palestra na Associação Comercial, quando relatou o problema, no dia 16 de junho.

Peritos dos EUA chegam ao país para ajudar investigação de acidente aéreo


Técnicos do NTSB, principal órgão americano de investigação de acidentes aéreos, e da fabricante do avião integram equipe que já está no Brasil.

Uma equipe dos Estados Unidos já chegou ao Brasil para participar das investigações do acidente que matou Eduardo Campos.
É uma equipe formada por especialistas naquele tipo de avião. São peritos norte-americanos – da NTSB, que é o principal órgão de investigação de acidentes aéreos nos Estados Unidos – e também técnicos da empresa fabricante do avião que caiu.
O grupo desembarcou nesta sexta-feira (15) no Brasil. Eles vão acompanhar o trabalho dos peritos em Santos.

Funcionários da empresa norte-americana fabricante do avião que caiu também participam da investigação. Todas as informações coletadas serão repassadas para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos.
Em Brasília, a força-tarefa continua. A partir de agora, os técnicos vão analisar as condições meteorológicas e o estado emocional dos pilotos durante o voo.
O que dificulta a investigação é que a caixa de voz do avião não registrou o áudio da cabine no dia do acidente.
Os peritos agora aguardam a transcrição das conversas do piloto com os controladores de voo do Aeroporto de Guarujá, em São Paulo.
Peritos da Aeronáutica permanecem em Santos recolhendo destroços do avião. Mais da metade já foi retirada do local e está sendo catalogada. Tudo será enviado para laboratórios específicos – provavelmente neste fim de semana, segundo a Aeronáutica.
O que se espera é que essa análise ajude a explicar as causas do acidente. Um mapeamento em três dimensões continua neste sábado (16) com uso de equipamentos como drones, veículos não tripulados, para saber exatamente qual foi o trajeto do avião, depois de ter arremetido. A área vai permanecer interditada.
A análise da caixa preta, feita em Brasília, não trouxe informações. As duas horas de conversas na cabine, recuperadas do gravador de voz, não são do dia da queda do avião. A Aeronáutica não explicou o motivo.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil informou que aviões do modelo do que que caiu, só podem decolar se o gravador de voz estiver funcionando. E que o aparelho deve ser obrigatoriamente checado pelo comandante antes do taxiamento. Mas não esclareceu a quem o piloto deve informar caso haja problemas.
A Anac afirmou ainda que a verificação anual das manutenções do avião foi feita em fevereiro.
Agora os investigadores aguardam a gravação das conversas que o piloto e copiloto tiveram com o pessoal de solo, como os controladores de voo. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo vai transcrever tudo e encaminhar para a análise dos peritos.
O conteúdo que ficou gravado na caixa-preta se refere a uma conversa dos pilotos durante abastecimento no solo, com os motores desligados, em local e data não identificados.

Domingo Aéreo deve reunir 50 mil visitantes na AFA em Pirassununga


Portões estarão abertos para o público a partir das 9h e seguem até as 17h. Haverá exposições de aeronaves, sobrevoos, além de outras atrações.

ImagemA Academia de Força Aérea (AFA) abre as portas para a população neste domingo (16), em Pirassununga (SP). A expectativa é receber cerca de 50 mil pessoas durante o "Domingo Aéreo", que começa às 9h e segue até as 17h. No local haverá aeronaves e organizações militares e civis, além de exposições de temática militar.
“O dia é especial para a Força Aérea como um todo e não só para a academia, porque é um momento que a gente tem um contato muito grande com o público. As pessoas têm a oportunidade de conhecer o que faz a Força, as atividades, as aeronaves que são utilizadas, além de conhecer escolas, institutos e organizações que ajudam no desenvolvimento do país na aeronáutica”, disse o tenente da AFA Marcos Lemos.
O evento é realizado desde a década de 80. Estão previstos sobrevoos de caças a jato da FAB e da marinha, paraqueImagemdismo e exposições de helicópteros e carros de combate do Exército Brasileiro.
“A previsão do tempo é boa, não temos expectativa de chuva. Mas, mesmo que o tempo esteja coberto, ainda assim haverá o evento sem problema algum. Se cair uma chuva forte terá uma limitação, pode impedir algum voo, mas não todos. E o espetáculo acontece no solo também”, comentou Lemos.Atrações
Também terá uma tarde de autógrafos com astronauta Marcos Pontes, apresentações musicais, exposição do futuro KC-390 da Embraer, departamento de ciência e tecnologia aeroespaciais, reencenações históricas e uma praça de alimentação.
O Domingo Aéreo da FAB é um dos maiores do Brasil e faz parte das comemorações alusivas ao dia do aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados em outubro. Para quem quiser aproveitar o dia sem filas, o ideal é chegar às 7h.
A AFA fica na Rodovia Deputado Ciro Albuquerque (SP-225), estrada de Aguaí Km 39, s/n°. A entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal) e o estacionamento no local é gratuito. Outras informações podem ser obtidas pela internet.

Corpo do ex-deputado Pedrinho Valadares chega a Aracaju


Avião Hércules da FAB pousou no Aeroporto Santa Maria às 01h44. Corpo foi levado para o cemitério Colina da Saudade, na Zona Sul.

O corpo do ex-deputado federal Pedro Almeida Valadares Neto, conhecido como Pedrinho Valadares, de 48 anos, chegou a Aracaju (SE), no início da madrugada deste domingo (17) debaixo de uma forte chuva, o que segundo a Infraero atrasou o pouso em cerca de 40 minutos. O avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Santa Maria, na Zona Sul da capital, às 01h44, após ter feito uma parada em Recife (PE), para deixar os corpos do candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, do assessor Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra, que morreram no acidente aéreo ocorrido na última quarta-feira (13), em Santos, no litoral de São Paulo. Outros aviões da FAB levam os corpos dos pilotos Geraldo Magela Barbosa da Cunha e Marcos Martins para Governador Valadares (MG) e Maringá (PR), respectivamente.
Familiares acompanharam a chegada do corpo vestindo camisas com a foto de Pedrinho. "Estamos muito abalados com a partida precoce dele e estamos aqui fazendo essa homenagem e agradecendo por ele ter feito parte de nossa família. Ele foi um grande ser humano e político e vai deixar saudades", disse ao G1 o sobrinho Domingos Alves. A viúva Simone Valadares, que estava acompanhada pelos dois filhos, permaceu em uma sala reservada até a chegada da aeronave.
Do Aeroporto Santa Maria o corpo foi levado em um carro do Corpo de Bombeiros para o cemitério Colina da Saudade, no Bairro Jabutiana, também na Zona Sul. O corpo de Pedrinho será velado durante toda a madrugada e manhã deste domingo. De acordo com familiares, o sepultamento está previsto para às 16h. 
O cunhado do ex-deputado, o procurador de justiça Mario Marroquim e o senador Antônio Carlos Valadares, tio de Pedrinho, acompanharam todo o processo de liberação dos corpos na capital paulista e seguiram no voo da FAB. O senador ficou no Recife para acompanhar o velório de Eduardo Campos e dos assessores. “Depois de participar do velório do ex-governador e da missa prevista para a manhã deste domingo, embarcarei para Aracaju a fim de participar do sepultamento do meu sobrinho”, disse.
Carreira política
Valadares Neto, filiado ao PV, foi deputado federal por Sergipe quatro vezes, além de ser advogado. Ele também desempenhou as funções de assessor parlamentar, consultor técnico-administrativo do Governo de Sergipe, secretário-geral da Prefeitura de Simão Dias e secretário de Turismo do Estado do Sergipe. Atualmente, Pedrinho fazia parte da comissão que acompanhava o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB). Ele atuava como coordenador da campanha.

Mandatos
Deputado Federal (PFL), 1991-1995;
Deputado Federal (PP), 1995-1999;
Deputado Federal (PSB), 1999-2003;
Deputado Federal (PFL), 2008-2008 e 2010-2011. 
Suplências e efetivações
Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 1995-1999, em 19 de julho de 1995, sendo efetivado em 7 de janeiro de 1997, em virtude da renúncia do Deputado Jerônimo Reis, que assumiu a Prefeitura de Lagarto, SE.
Assumiu como suplente o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2007-2011, de 15 de julho de 2008 a 6 de dezembro de 2008, em virtude do afastamento do Deputado Jerônimo Reis, sendo efetivado em 5 de agosto de 2010, em virtude da Perda de Mandato do Dep. Jerônimo Reis (decisão do TJSE, em 4 de agosto de 2010).

Esqueleto de avião acidentado começará a ser montado, afirma PM


Polícia Federal encerrou mapeamento em 3D da área onde avião caiu.

ImagemA Polícia Militar de Santos, litoral de São Paulo, informou neste sábado (16) que será montado um esqueleto da aeronave que caiu na última quinta-feira, matando o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas. As buscas por restos mortais e o trabalho de mapeamento em 3D foram encerrados.

ImagemMorador encontra pedaços do avião que caiu em Santos em rua próxima a acidente Santos “Membros de Polícia Militar, Aeronáutica , Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Instituto Médico Legal decidiram, em conjunto, que as buscas serão mantidas para localizar as peças restantes. A maior parte dos fragmentos já foi recuperada. Então, os profissionais da Aeronáutica começaram a montar o esqueleto da aeronave na Base Aérea”, afirma o Tenente Coronel da Polícia Militar, Marcelo Oliveira Cardoso.
De acordo com o tenente, a maior parte dos vestígios dos corpos dos mortos já foram localizados, portanto, as buscas serão focadas em encontrar as peças do avião. “Pedimos, inclusive, a ajuda da população que possa vir a encontrar alguma peça da aeronave que nos entregue os itens aqui no posto do comando. Após o fim das operações no local, os munícipes podem encaminhar o que for encontrado para a Polícia Militar ou a Defesa Civil, que encaminhará tudo para a Aeronáutica”, diz.
“Nessa manhã, foi feita a parte final de rescaldo, e agora é necessário realizar uma busca minuciosa para identificar essas peças. Continuaremos nessas atividades até que se constate que foram encontradas 99% dos vestígios da queda dessa avião”, conclui.

O caso
A queda do avião ocorreu por volta das 10h, nesta quarta, em um bairro residencial de Santos, no litoral paulista. O candidato tinha uma agenda de campanha em Santos. Chovia no momento do acidente.
A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, também no litoral. "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", informou.

Além de Campos, outras seis pessoas estavam na aeronave.
Veja a lista:
- Eduardo Campos, candidado à presidência
- Alexandre Severo Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo de Oliveira Lyra
Seis vítimas do acidente moravam na área onde caiu o avião foram para a Santa Casa de Santos, entre elas duas crianças, duas mulheres e uma idosa. Segundo o hospital, todas passam bem.
A Polícia Federal enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração da causa do acidente. Aeronáutica e Polícia Civil também vão investigar.
Em Santos, Marina Silva, candidata à vice-presidência na chapa de Campos, disse que a tragédia impõe luto e profunda tristeza. "Durante esses dez meses de convivência aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e nos seus ideais de vida. Eduardo estava empenhado com esses ideais até os útlimos segundos de sua vida."
A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias. "Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência", afirmou a presidente em nota oficial.
Os principais adversários de Campos na campanha eleitoral, Dilma e Aécio Neves (PSDB), cancelaram os compromissos de campanha.
Todos os comitês de Dilma suspenderam as atividades após a confirmação da morte. "Estou absolutamente perplexo", afirmou Aécio Neves no Rio Grande do Norte.
Caixa Preta

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo afirmou que já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Entretanto, segundo a própria FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de Campos e sim de um outro voo realizado dias antes.
Em nota, a Força Aérea afirmou que, até o momento, não é possível determinar a data dos diálogos registrados na caixa-preta encontrada em Santos, em razão de o equipamento não arquivar esse tipo de informação.
Mapeamento 3D
Após o acidente ter ocorrido, a Polícia Federal começou nesta sexta-feira (15) a escanear a área atingida pelo acidente aéreo que matou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e mais seis pessoas. As imagens foram registradas com a utilização de um drone, veículo aéreo com câmera não tripulado.
O mapeamento 3D foi feito a partir das primeiras fotos e vídeos que foram colhidos pelos peritos, com o objetivo de realizar uma possível reconstituição do que aconteceu minutos antes da queda do jato particular. Com o material coletado, a expectativa é que a Polícia Federal consiga entender e até percorrer com o equipamento o trajeto feito pela aeronave.
Cronologia Eduardo Campos - vale este (Foto: Arte/G1)Cronologia Eduardo Campos - vale este (Foto: Arte/G1)
Moradores retornam
Os munícipes cujas casas foram atingidas e danificadas pelo jato particular após a queda começaram a retornar para suas moradias na madrugada de sexta-feira (15).
Alguns deles cogitaram a possibilidade de pedir indenização por prejuízos causados pela queda do avião. Além disso, um advogado e representante da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), orientou que os moradores que tiveram algum prejuízo financeiro por conta do acidente podem pedir o ressarcimento.
Imóveis interditados
A Defesa Civil liberou na noite de quinta-feira (14) 11 de 13 imóveis que estavam interditados desde quarta-feira (13) por conta do acidente com o jato particular. A decisão foi tomada após a divulgação do laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que vistoriou o local durante todo o dia.
O secretário de Infraestrutura e Edificações de Santos, Nilson Barreiro, disse que os outros dois imóveis estão comprometidos e uma avaliação constatou que os dois imóveis não possuem condições de habitabilidade. Ambos serão notificados e a Defesa Civil aguardará um laudo dos proprietários para a reconstrução deles.
O primeiro imóvel é uma academia, que fica localizada na Rua Alexandre Herculano, o outro é um conjunto de três blocos na Rua Vahia de Abreu, onde um apartamento sofreu maior impacto e pegou fogo.
Avô morreu no mesmo dia
Nove anos antes, em 2005, no mesmo dia (13 de agosto), morreu o avô do presidenciável, Miguel Arrais, de quem Campos era herdeiro político.
Campos deixou o governo de Pernambuco em abril deste ano para concorrer à Presidência da República.
Segundo a mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada no último dia 7, ele tinha 9% das intenções de voto, atrás de Dilma, com 38%, e Aécio, com 23%.
De acordo com a legislação eleitoral, o PSB poderá registrar em até dez dias outro candidato para substituir Eduardo Campos na disputa pela Presidência da República.
Como a partido da ex-senadora Marina Silva, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu registro a tempo para concorrer na eleição deste ano, ela se filiou ao PSB. Ela poderá substituir Eduardo Campos como candidata ou permanecer como vice.
Velório na sede do governo pernambucano

Os corpos dos ocupantes do jato chegaram na noite desta quarta ao Instituto Médico-Legal (IML) central de São Paulo. Eles passarão por exames de DNA e de reconhecimento de arcada dentária antes de serem liberados para as famílias.
O governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), viaja para São Paulo nesta quinta para ajudar no processo de identificação e traslado do corpo de Campos.
O velório será no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. A família do político já decidiu que há uma missa campal, de corpo presente, na frente do Palácio. A área será interditada ainda nesta quinta.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Buscas se concentram dentro de piscina e em montanhas de entulho


Reportagem do "Estado" teve acesso com exclusividade ao terreno com cerca de 120 m² onde estão concentrados os trabalhos

SANTOS - É no meio de montanhas de entulho que ainda exalam forte cheiro de querosene e dentro de uma pequena piscina com menos de um metro de água preta que cerca de 40 pessoas, entre bombeiros, peritos da Aeronáutica e dos Estados Unidos, além de agentes da Polícia Federal, concentram-se nas buscas por partes da aeronave que caiu na quarta-feira, 13, no Boqueirão, bairro residencial de Santos, no litoral paulista. Cada parafuso ou lâmina de metal encontrado podem agora ser decisivos para ajudar a encontrar pistas para as causas da tragédia, segundo os peritos.
A reportagem do Estado teve acesso com exclusividade ao terreno com cerca de 120 metros quadrados onde são concentradas as buscas desde quarta-feira. Os bombeiros estavam no início da manhã deste sábado, 16, retirando peças do avião, entre elas uma parte da asa esquerda de quatro quilos, a maior parte do jato encontrada até agora.Sem o áudio da caixa-preta com a conversa entre os pilotos, os peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) consideram fundamental remontar pelo menos parte da aeronave e identificar qual foi seu trajeto a partir da Base Aérea do Guarujá, após a arremetida. Na própria base, são quatro peritos que se concentram em tentar reconstruir parte do avião.
O cenário no bambuzal onde o jato caiu ainda é de destruição total. A lateral do prédio atingido pela explosão que aconteceu após a queda está em ruínas, com partes do muro caindo. Dentro do terreno das escavações, o cheiro de queimado e de querosene ainda é forte. Os dois americanos (uma mulher e um homem, ambos com cerca de 30 anos) pegam nas mãos cada peça que é retirada pelos bombeiros da piscina do sobrado que foi atingido pela parte de frente da aeronave.
ImagemUm tradutor faz a intermediação do diálogo dos americanos com os bombeiros. Já os peritos do Cenipa e os agentes da PF falam em inglês com a dupla. As peças são imediatamente lavadas e colocadas em baldes que são encaminhados para a base da Aeronáutica no Guarujá.
Mais de 40 pessoas estão no local das escavações. Equipes da Defesa Civil tentam ajudar a remover o entulho removido pelo Corpo de Bombeiros nas buscas. Com pequenas redes, bombeiros tentam vasculhar no fundo da piscina do sobrado atingido pela frente da aeronave pequenas peças do avião. Ao todo, nove baldes com pequenas peças encontradas neste sábado já foram enviados do local das buscas para a base no Guarujá
Interdição. Moradores do prédio que segue interditado também não conseguiram até agora entrar de volta para pegar seus pertences. "No dia do acidente, minha mãe tinha operado havia só quatro dias. Ela agora vai ficar em uma clínica. O duro é que nenhum representante da empresa dona do avião ou da Cessna nos procuraram até agora", reclamou o advogado Vinícius Campos, de 32 anos.
Neste sábado, mais três ruas do Boqueirão foram interditadas pela PF, que voltou a usar drones e robôs para tentar fazer o mapeamento em 3D de toda a área do acidente. As buscas vão ser mantidas pelo menos até o domingo à noite, 17.
JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Equipe formada por especialistas norte-americanos ajudará nas investigações


Os peritos americanos e canadenses chegaram ao Brasil nesta sexta-feira

As investigações sobre a queda da aeronave que transportava o candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, e sua equipe de campanha terão um novo fôlego a partir deste sábado. Isto porque, nesta sexta-feira, chegou ao Brasil uma equipe formada por especialistas americanos e canadenses que irão se integrar ao grupo do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronátucos (Cenipa) responsável pelo caso. Os visitantes deverão, inclusive, ajudar a explicar porque os áudios captados na caixa-preta do avião não eram relacionados ao voo do dia 13, uma vez que parte dos peritos representa a empresa responsável pela fabricação do equipamento.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), os especialistas que estão no país são do National Transportation Safety Board (NTSB), maior autoridade norte-americana de investigações de acidentes aéreos, da Federal Aviation Administration (FAA), agência governamental dos Estados Unidos responsável pelos regulamentos e todos os aspectos da aviação civil nos EUA, um técnico da Pratt & Whitney, empresa canadense fabricante do motor do avião, um representante da Transportation Safety Board of Canada (TBS), agência de investigação de acidentes aéreos do Canadá e, por fim, um especialista da Cessna Aircraft Company, empresa fabricante do avião.Este último irá trabalhar prioritariamente com a caixa-preta da aeronave, modelo Cessna 560XL Plus. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, esse apoio é normal em acidentes e está previsto na Convenção de Chicago, da qual o Brasil faz parte desde 1944. No documento da convenção, que pode ser acessado na parte de legislação do site da Cenipa é prevista a "atuação de representantes acreditados do país responsável pela fabricação do avião e os países fabricantes de seus componentes".
O reforço deve diminuir o tempo das respostas, uma vez que a equipe traz consigo informações específicas sobre o funcionamento do avião. O grupo está em Brasília, mas poderá ir até Santos, local do acidente, durante este sábado.Vale lembrar que na manhã da última sexta-feira, a FAB informou que os áudios captados na caixa-preta da aeronave não são referentes ao voo realizado no dia 13. Os dados do gravador poderiam ser peça-chave para elucidar o acidente. O modelo da aeronave acidentada também não registra dados técnicos dos comandos realizados pelos pilotos nos voos.
JORNAL VALOR ECONÔMICO


Anac aciona PF para localizar operador de avião que caiu em Santos



RIBEIRÃO PRETO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pediu apoio à Polícia Federal (PF) para localizar representantes do grupo Andrade, de Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, que é o operador do avião que caiu em Santos e causou a morte do candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas.
Em nota, a Anac cita que o objetivo é "verificar informações veiculadas pela imprensa sobre eventual venda da aeronave, ainda não comunicada à agência".
No dia seguinte ao acidente, a "Folha de S.Paulo" publicou que o avião foi vendido há cerca de três meses por US$ 7 milhões para um empresário de Alagoas, que o teria emprestado à campanha de Campos.
Segundo a Anac, a aeronave PR-AFA, modelo Cessna 560XL, pertence à Cessna Finance Export Corporation, mas era operada pelo grupo Andrade, que atua no setor sucroalcooleiro.
Ainda de acordo com o órgão, o avião tinha licença para operar para fins particulares e não poderia ser usado como táxi-aéreo ou ser alugado para terceiros de forma onerosa.
Desde a última quarta-feira, quando o avião caiu em Santos, a reportagem tenta contato com o grupo, na sede da empresa e por telefone, mas não houve retorno até a tarde deste sábado.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Avião com corpos de Eduardo Campos e assessores está a caminho do Recife



Imagem O avião com o corpos das vítimas do acidente aéreo que matou o presidenciável Eduardo Campos, na última quarta-feira (13), decolou da Base Aérea de Guarulhos (SP) pouco antes das 19h deste sábado (16). Deve chegar à capital pernambucana até às 23h. Da Base Aérea do Recife, os caixões com os restos mortais de Eduardo Campos, do assessor Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo seguirão para o Palácio do Campo das Princesas, onde serão velados.
Por escolha da família, o corpo de Marcelo Lyra não irá participar na cerimônia no palácio. Seguirá para o Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, para o velório que será realizado na Capela 3 (o horário ainda não definido pela família). O sepultamento está marcado para as 17h do domingo (17).
De acordo com a Prefeitura do Recife, haverá um esquema especial nas ruas que serão palco do cortejo fúnebre dos caixões até o Palácio Campo das Princesas. Alguns pontos serão bloqueados e outros apenas monitorados (confira aqui). Durante a madrugada, o velório no Palácio do Campo das Princesas será restrito apenas à família, aos amigos e correligionários. De acordo com o secretário estadual de imprensa, Ivan Maurício, os caixões ficarão no hall do palácio.
Às 6h do domingo, os caixões serão levados para a estrutura que está sendo montada em frente ao prédio, para o velório aberto ao público. Para organizar a visita, foi organizado um corredor com gradil pela ciclofaixa, bem próximo ao local. "Será uma fila indiana, saindo da Ponte Princesa Isabel, contornando a praça e saindo em direção à Rua do Imperador", explicou o secretário. Também foram instalados telões.
São esperadas cerca de 100 mil pesssoas para o velório e enterro. A missa campal será realizada às 10h. Logo depois, os caixões com os restos mortais de Carlos Percol e Alexandre Severo deixarão o local. O de Carlos Percol irá para o Cemitério de Santo Amaro. Segundo a família do assessor de Eduardo Campos, o horário do enterro ainda não foi definido. Já o corpo de Alexandre Severo seguirá para o Cemitério Morada da Paz. Às 14h30 deve ser iniciada uma cerimônia para a família e amigos. A cerimônia de cremação deve acontecer às 19h.
Já o cortejo com o corpo do ex-governador deve sair do Palácio do Campo das Princesas em direção ao Cemitério de Santo Amaro por volta das 16h. O deslocamento será este: Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua Treze de Maio, entrada principal do Cemitério de Santo Amaro.
Traslado
O comboio com os restos mortais das sete vítimas do acidente chegou à base aérea de Guarulhos pouco depois das 17h. Às 17h20, o primeiro caixão foi levado por militares da Força Aérea do veículo até o avião militar. Os restos mortais do assessor Pedro Valadares irão para Aracaju. O corpo do piloto Geraldo Magela Barbosa da Cunha seguiu para Minas Gerais e o do piloto Marcos Martins, para o Paraná.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Incêndio em avião não está confirmado, diz militar



O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro-do-ar Dilton Schuck, não confirma que o Cessna 560 XL tenha pegado fogo antes de cair em Santos (SP), na quarta (13).

O acidente matou o candidato à presidência da República Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas que viajavam na aeronave.
"Não podemos confirmar que o avião pegou fogo ainda no ar, porque não há nenhuma evidência disso, só testemunhas leigas", disse Schuck, que comanda as investigações. "As pessoas são muito sugestionáveis. A gente acha que viu algo [fogo] que não é o que a gente efetivamente viu."
O militar afirmou que, como o acidente não é trivial, não há prazo para as conclusões da investigação.
"Há acidentes que, de cara, nós, que somos da área, já podemos traçar desde o início as causas plausíveis. Não é o caso. Esse acidente é muito mais complexo, revertido num clima de mistério."
Schuck cita "várias incógnitas" e a possibilidade de a situação meteorológica ter influenciado no desfecho trágico do acidente.
TEMPO FECHADO
Conforme a Folha apurou, o comando da área autorizou o pouso na Base Aérea de Santos, que fica no Guarujá, com uma ressalva: que fosse por instrumentos, não visual. Ou seja, o tempo estava realmente fechado.

Schuck, porém, disse que, apesar do mau tempo, "havia condições de aproximação e de pouso para um avião sofisticado como aquele e para pilotos experientes como os que estavam no comando".
Segundo o brigadeiro, embora não haja evidências, a hipótese levantada por setores da Aeronáutica de que os pilotos podem ter sofrido "desorientação espacial" não pode ser descartada.
"É uma possibilidade, não não dá para afirmar [que houve desorientação espacial], porque os dois [pilotos] eram muito experientes."
Uma equipe de dez integrantes trabalha na análise dos destroços, enquanto está sendo montada a comissão que atuará diretamente na investigação, que deverá ter entre seis e dez membros.
acompanhamento
Especialistas dos EUA e do Canadá virão ao Brasil para participar da investigação.
O grupo é formado por técnicos do NTSB, principal autoridade norte-americana de investigação de acidentes aéreos, da TSB, similar do Canadá, e da FAA, a agência de aviação civil dos EUA.
Representantes da Cessna Aircraft Company, fabricante do avião, e da Pratt & Whitney, fabricante do motor, também integram a equipe.
Segundo Schuck, a vinda do grupo ao Brasil é "absolutamente normal". "Eles acompanham, mas não interferem", explicou. A participação é prevista pela Convenção de Chicago, que rege a aviação internacional e da qual o Brasil é signatário.

Quanto à falta de gravações de cabine na caixa preta do avião, o brigadeiro disse que não dá para saber os motivos. "Pode ter sido falta de manutenção ou uma falha técnica, como falta de alimentação elétrica." É improvável, porém, que essa desconexão elétrica do equipamento tenha se estendido aos demais sistemas da aeronave.

Acidente pode acelerar lei para controle de jornadas



O acidente aéreo que culminou na morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e de outras seis pessoas poderá acelerar a aprovação de uma lei que obriga as empresas aéreas a gerenciar o risco de fadiga de pilotos.
O comandante do jato Cessna 560 XL, Marcos Martins, se queixou de cansaço e excesso de trabalho nas redes sociais dias antes do acidente, ocorrido na quarta (13) em Santos, no litoral paulista.
A Força Aérea Brasileira vai apurar se o cansaço contribuiu para a queda do avião.
Provocada por falta de sono ou excesso de trabalho físico ou mental, a fadiga compromete a atenção e o estado de alerta, aumentando os riscos de acidente.
A lei brasileira, de 1984, fixa o teto de horas trabalhadas pelos pilotos e o tempo de descanso necessário por dia, mas não diferencia os casos de jornadas iniciadas, por exemplo, às 5h, horário em que o estado de alerta é reduzido.
O gerenciamento do risco de fadiga é feito por um software que permite às empresas criar escalas de trabalho respeitando os limites dos pilotos. O sistema se tornou obrigatório por lei nos EUA neste ano, motivado por um acidente aéreo que matou 50 pessoas em 2009 —as investigações concluíram que a tragédia foi provocada por fadiga e distração dos pilotos.
No Brasil, até dois anos atrás os projetos de lei no Congresso iam no sentido contrário, por interesse de empresas de táxi aéreo. A extensão da jornada chegou a entrar na reforma do Código Brasileiro da Aeronáutica, mas acabou barrada por pressão de pilotos e profissionais da área de segurança de voo.
Hoje, tramitam no Congresso projetos de autoria do deputado Jerônimo Gorgern (PP-RS) e do senador Paulo Paim (PT-RS) para incluir a obrigatoriedade do gerenciamento de risco de fadiga. A medida é recomendada pela OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), órgão das Nações Unidas para o setor.
JORNAL ZERO HORA


Por que ocorrem acidentes aéreos


Queda de jatinho que matou candidato à Presidência e mais seis pessoas que estavam a bordo renova a discussão sobre fadiga de tripulantes e outros fatores humanos em desastres aeronáuticos

O Cessna Citation era novíssimo para os padrões da aviação. A tripulação, treinada. Então o que deu errado e provocou o acidente que matou, na quarta-feira passada, o presidenciável Eduardo Campos e mais seis pessoas em Santos? Só a investigação conduzida pela Aeronáutica poderá responder, em um trabalho que consome de meses a anos.
Estatísticas comprovam que mais de 60% dos desastres ocorrem por erro humano – do piloto ou de outros envolvidos no processo. É o que mostra um estudo de 2006 da Boeing. Veja a seguir ranking do site Planecrashinfo.com, especializado em segurança na aviação. Com base na análise de 1.843 acidentes aéreos de 1950 a 2006, as principais causas são as seguintes:
1. Erro do piloto: 53%
2. Falhas estruturais: 21%
3. Fatores climáticos: 11%
4. Outros erros humanos (no controle de tráfego aéreo, imperícia no carregamento de carga ou combustível, falha na manutenção, contaminação de combustível ou erro de comunicação): 8%
5. Sabotagem (bombas, sequestros ou abatimentos): 6%
6. Outras causas: 1%
No Brasil, estudo desenvolvido pela pós-graduanda em Saúde Pública Márcia Fajer analisou 38 acidentes ocorridos em São Paulo entre 2000 e 2005. As principais causas: falha de motor em voo (33,3%), colisão em voo com obstáculo (30,5%), perda de controle em voo (16,7%), perda de controle em solo (5,5%), falha de comando em voo (2,8%), fenômeno meteorológico (2,8%), colisão no solo com obstáculo (2,8%), falha de sistema (2,8%) e desorientação espacial (2,8%).
Os estudos comprovam também que desastres aéreos têm múltiplas causas. Pessoas erram, mas geralmente pressionadas por outros fatores. Problemas climáticos, por exemplo, respondem por 11% dos acidentes da aviação.
No caso da queda do jatinho em área residencial em Santos, chovia e havia nevoeiro no momento da tentativa de pouso. A queda do jato que levava Campos foi em uma operação de aterrissagem e, mais uma vez, se enquadra nas estatísticas: 80% dos acidentes aéreos ocorrem durante os procedimentos de decolagem ou de pouso. Resta saber se a aeronave teve alguma pane. Se houve isso, é o coquetel de ingredientes clássico para gerar tragédias. Uma resposta que vai demorar, já que as investigações estão no início.
A quantidade

14 acidentes com aviões no Brasil desde 2010 provocaram 43 mortes, conforme a ONG Aviation Safety Network.

Cansaço e causas externas se somam
Grande parte dos erros de pilotos (maior causa de desastres, conforme estatísticas) ocorre por desatenção, geralmente vinculada ao cansaço. E disso se queixou o piloto do Cessna Citation que caiu em Santos, Marcos Martins. Uma semana antes do acidente, ele desabafou no Facebook: "Cansadaço, voar, voar e voar. E amanhã tem mais. Recife."
Piloto de jato há 24 anos e especialista em fadiga, Paulo Ricatti representa a Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac) no Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, formado por 50 entidades da aviação geral, comercial e militar do Brasil. Ricatti considera a exaustão um dos maiores fatores para acidentes aéreos.
– Sob mau tempo, com pista escorregadia pela chuva, o piloto tem de arremeter. Isso implica mexer em vários instrumentos, enquanto o controlador de voo fala com ele. Tudo em altíssima velocidade. Como fazer isso direito, se tu trabalhas até 14 horas em um dia? Complicado – descreve Licatti, numa referência às condições de pouso e trabalho enfrentadas pelo piloto do Cessna Citation que caiu.
O escritor Ivan SantAnna, estudioso de temas aeronáuticos, acredita que a falha humana, mais uma vez, foi responsável pelo ocorrido em Santos. Ao desistir do pouso e arremeter, o piloto pode ter incorrido no chamado estol (a velocidade era insuficiente para manter a sustentação da aeronave) e isso provocou uma queda de bico, avalia.
– Arremeter é complicado. Até um trem de pouso baixado pode tornar o avião lento e fazê-lo cair – pondera SantAnna, que é piloto e escreveu três livros sobre desastres aéreos.
Nos 10 acidentes analisados por SantAnna em suas publicações, casualmente os fatores externos foram mais responsáveis pelos desastres do que os pilotos. É o caso do jato Fokker da TAM que caiu em 1996 logo depois de decolar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo: falha em um motor.  A boa notícia é que o Brasil não é destaque mundial em desastres aéreos. E eles tampouco têm aumentado. O auge foi nos anos de 1960.

Restos mortais de Campos chegam no final da noite a Recife


Velório será iniciado após um caminhão dos bombeiros fazer o traslado do esquife até a sede do governo estadual

ImagemDepois de serem definitivamente liberados em São Paulo, os restos mortais de Eduardo Campos começaram a ser trasladados por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Recife pouco depois das 18h deste sábado. Como esse tipo de voo é mais lento, a expectativa é de que o pouso na capital pernambucana ocorra em torno das 23h.

Um caminhão do Corpo de Bombeiros levará o esquife até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. Para que a população possa iniciar as despedidas, será feito um percurso mais longo, passando por 14 ruas e avenidas, sempre com escolta de batedores.

Assim que chegar ao Palácio, será dado início ao velório. Uma missa campal será rezada às 10h deste domingo. Às 16h, sairá o cortejo fúnebre até o cemitério de Santo Amaro, onde Eduardo Campos será enterrado ao lado do avô Miguel Arraes. Os restos mortais de Campos e das outras seis vítimas do acidente aéreo com o jato Cessna 560XL na última quarta-feira em Santos foram liberados na tarde deste sábado do Instituto Médico-Legal (IML) de São Paulo. Eles seguem para a Base Aérea de Guarulhos e serão levados para Recife (PE), Aracaju (SE), Maringá (PR) e Governador Valadares (MG).

A identificação das sete vítimas do acidente que matou o ex-governador pernambucano foi encerrada em torno das 11h deste sábado. Depois de alguns procedimentos burocráticos, como emissão do atestado de óbito, os esquifes de Eduardo Campos e do jornalista Carlos Percol, do fotógrafo Alexandre Severo e do cinegrafista Marcelo Lyra foram levados para Recife.

As lideranças do PSB que acompanhavam o trabalho de identificação dos restos mortais em São Paulo, como Marina Silva e Beto Albuquerque, chegaram em Recife por volta das 16h. Eles seguirão diretamente para a residência da viúva Renata Campos para prestar solidariedade.
REVISTA VEJA


Corpos de Eduardo Campos e de demais vítimas de acidente aéreo deixam IML de São Paulo


Restos mortais do candidato do PSB à Presidência devem chegar a Recife por volta das 22h. Homenagens e enterro serão realizados neste domindo

Os corpos de Eduardo Campos e das outras seis vítimas do acidente aéreo ocorrido em Santos, na última quarta-feira, deixaram o Instituto Médico Legal de São Paulo por volta das 16h15 deste sábado. Sete carros formaram o comboio que saiu do IML em direção à Base Aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo, de onde os restos mortais devem seguir para Recife (PE), Governador Valadares (MG) e Maringá (PR). A previsão é que o corpo de Campos chegue a Recife por volta das 22h, quando deve começar o velório.
A identificação dos restos mortais com exames de DNA foi encerrada por volta das 13h. A superintendente da Polícia Técnica Cientifica, Norma Bonaccorso, afirmou que o trabalho de identificação dos restos mortais "foi muito complexo". Uma equipe de cinquenta pessoas trabalhou desde a quarta-feira, dia do acidente, para identificar os restos mortais das vítimas. Os analistas tiveram que realizar exames de reconhecimento genético, já que os corpos dos sete ocupantes ficaram irreconhecíveis depois que a aeronave ficou totalmente destruída como consequência do forte impacto com o solo.
O governo pernambucano afirmou que o translado dos corpos será feito em um avião modelo Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao chegar à Base Aérea da capital pernambucana, que fica próxima ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul da cidade, a comitiva deve levar os corpos diretamente para o Palácio das Princesas, sede do governo pernambucano, onde será iniciado o velório. O trajeto em carro aberto foi definido pela viúva de Campos, Renata, e por familiares, que acompanharão o percurso ao lado de autoridades em vans.
Uma estrutura especial foi montada diante do Palácio para receber a cerimônia fúnebre. No mesmo local, serão velados os corpos de Carlos Augusto Ramos Leal Filho (o Percol), assessor de imprensa de Campos, e Alexandre Severo, fotógrafo da campanha do presidenciável. O cinegrafista Marcelo de Lyra, o ex-deputado Pedro Valadares Neto, assessor particular de Campos, e os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins serão sepultados em outras cidades.
Os restos mortais de Campos serão transportados em carro do Corpo de Bombeiros da base aérea do Recife até o Palácio Campo das Princesas. Os corpos de Percol, Severo e Lyra serão transportados em carros funerários. Lyra será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE).
Uma foto de cada um será colocada sobre os caixões, que devem estar cobertos com as bandeiras do Brasil. A viúva de Campos já escolheu a foto que ficará sobre o caixão do marido: o ex-governador aparecerá com uma bandeira do Brasil ao fundo.
No domingo, está marcada para as 10h uma missa campal, também em frente ao Palácio. O evento, realizado a pedido da família de Campos, será aberto ao público. O sepultamento deve ocorrer entre 16h e 17h no cemitério de Santo Amaro, também no centro do Recife. 
OUTRAS MÍDIAS


A TRIBUNA (SP)



Avião da FAB com restos mortais de vítimas de acidente deixa São Paulo

Os restos mortais das vítimas do acidente que matou o candidato a presidente da República Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas deixaram São Paulo em direção às cidades que devem ocorrer os velórios. O acidente ocorreu na manhã da última quarta-feira, no Boqueirão, em Santos.
Três aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) transportam os corpos para Recife (PE), Aracaju (SE), Maringá (PR) e Governador Valadares (MG).
No avião C-130 Hercules estão os corpos de Campos, do fotógrafo e cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra, do assessor Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo Gomes da Silva, que serão enterrados em Recife, e do ex-deputado federal Pedro Almeida Valadares Neto, que será sepultado em Aracaju (SE).
O Brasília C97, que partiu para Governador Valadares (MG), leva o corpo do copiloto do jato, Geraldo Magela Barbosa da Cunha. Já a aeronave C-105 Amazonas transporta os restos mortais do piloto Marcos Martins até Maringá (PR).
Os corpos foram liberados do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, por volta das 16 horas, em carros funerários separados. Autoridades e parentes que acompanharam o trâmite da liberação dos corpos também saíram acompanhando os veículos.
O velório do ex-governador e de três assessores dele deve ocorrer ainda hoje, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, no Recife. Está prevista para as 10h de domingo uma missa de corpo presente, celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, em frente à sede do governo de Pernambuco. O enterro de Eduardo Campos, de Carlos Augusto Percol, de Alexandre Severo e de Marcelo Lyra será às 17h, no Cemitério de Santo Amaro, próximo ao centro do Recife. O governo do estado já trabalha com a expectativa de que o funeral reúna mais de 100 mil pessoas. 

JORNAL HARDMUSICA (LISBOA - PORTUGAL)



Embraer lança o seu primeiro "avião apartamento"

Uma aeronave de setenta metros quadrados tem uma suite master, cozinha equipada com dois ambientes, sala de estar e jantar, além de lavatório privativo.
Imagem
A Embraer apresentou o seu primeiro avião com características de apartamento.
Com 70 metros quadrados e diferentes opções de disposição e acabamento interno, o Lineage 1000-E possui uma suite master com cama king-​size e box com chuveiro, além de uma cozinha com dois ambientes totalmente equipada, sala de jantar, sala de estar, compartimento de bagagem acessível durante o voo e lavatório privativo com chuveiro.
Os passageiros podem desfrutar ainda de televisões de até 42 polegadas, colunas em todas as áreas, cabines e ligação de dados em alta velocidade.
Como todo luxo tem seu preço, o caso do "avião apartamento" não seria diferente.
O proprietário terá de desembolsar 41 milhões de euros.
O Lineage 1000-E é uma das maiores aeronaves particulares no mercado da aviação executiva de luxo.
O presidente da área de jactos executivos da Embraer, Marco Tulio Pellegrini "os aviões executivos são ferramentas de produtividade, de realizar negócios e estão relacionados à saúde da economia", conforme disse à Efe.

REPORTER.NARESSI.COM.BR - (Pirassununga-SP)



Domingo Aéreo na AFA será neste domingo 17 de agosto

Imagem
O Domingo Aéreo, evento tradicional promovido na Academia da Força Aérea de Pirassununga acontecerá neste ano no próximo dia 17 de agosto, das 9h às 17h. A entrada é franca, porém os organizadores estão solicitando a doação, se possível, de 1 kg de alimento não perecível.
Como já acontece em anos anteriores, o acesso ao público será somente pelo portão sul da AFA, que fica na rodovia SP 225, km 39 (Estrada de Aguaí). A Polícia Rodoviária deverá promover um esquema especial para que não haja lentidão do trânsito e nem acidentes na chegada e saída dos visitantes.
O evento contará com sobrevoos, aeronaves, paraquedismo, exposições, praça de alimentação, encenações históricas e atrações infantis. O Domingo Aéreo 2014 deverá contar com a participação da Esquadrilha da Fumaça, mas apenas com sobrevoos. Uma nota oficial explica que as apresentações com acrobacias do Esquadrão de Demonstração Aérea estão suspensas por período indeterminado, tendo em vista a desativação da aeronave T-27 Tucano e a dedicação exclusiva da equipe à implantação do A-29 Super Tucano.
A expectativa mais uma vez é de um grande público durante todo o dia, com caravanas de diversas partes do país. Haverá demonstração de outras equipes de acrobacias aéreas, shows de paraquedismo, aeromodelismo além de exposição de aeronaves da Força Aérea Brasileira e praça de alimentação.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented