|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 20/07/2014

Missão que levou o homem pela primeira vez à Lua completa 45 anos neste domingo ...





Apollo 11 consagrou o astronauta Neil Armstrong e colocou os EUA na frente da corrida espacial ...



A missão Apollo 11 completa 45 anos de sua chegada à órbita da Lua neste domingo (20). O feito científico e tecnológico também foi um marco midiático. De acordo com a Nasa, agência espacial norte-americana, a "conquista da Lua" foi assistida por mais de 600 milhões de pessoas - proporção de uma em cada cinco no mundo - no dia 20 de julho de 1969 ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Galeão muda de donos e de perfil


Consórcio que venceu a disputa pelo aeroporto assume comando no dia 12, com a meta de dobrar as receitas comerciais do terminal

Com a missão de modernizar infraestrutura e operações, o Consórcio Aeroporto Rio de Janeiro assume o terminal do Galeão, ainda sob supervisão da Infraero, no próximo dia 12. As obras que prometem ampliar a capacidade de voos e "reproduzir o life style (estilo de vida) carioca" só serão concluídas em 2016.
Até lá a concessionária terá o desafio de alavancar as receitas para fazer valer o investimento de R$ 19 bilhões de outorga pagos ao governo. A meta é dobrar as receitas comerciais, que hoje representam cerca de 25% do faturamento, com novas franquias e serviços.
Já no próximo mês, serão duas novas opções de alimentação. Mas a ambiciosa estratégia comercial, ainda em elaboração, também estuda atrair grandes redes de varejo, hotel e até um centro de convenções no entorno do aeroporto. Para suportar tantas transformações, o consórcio - formado por Odebrecht Transport, Changi Airports e Infraero - espera para setembro o desembolso de parte do financiamento do BNDES, com valor superior a R$ 1 bilhão.
"No primeiro momento, é fundamental a estratégia comercial para, no curto e médio prazos, podermos alavancar mais as receitas. A equação é um composto de variáveis, um equilíbrio dinâmico entre as receitas comerciais e aeroportuárias", diz Sandro Fernandes, novo diretor comercial do aeroporto. Segundo ele, a meta é chegar entre 40% e 50% em 20 meses.
A partir daí, quando o terminal deve inaugurar as primeiras reformas, com novas pontes e áreas de embarque, o foco será ampliar as operações de voos e rotas com as companhias aéreas. "São duas alavancas para brincar com a equação. A mais rápida é trazer mais comércio, mais serviços, mais opções de compra. O incremento de rota demora mais, mas quando você traz mais voos, essa equação começa a mudar", completa.
Franquias. Os primeiros movimentos começam junto com a nova operação do terminal. As franquias Café Suplicy e 365 Deli, rede peruana que já atua em Guarulhos, ocuparão cinco pontos de vendas nos dois terminais do Galeão. O diferencial, para a concessionária, será o atendimento bilíngue, o perfil gourmet dos produtos e a agilidade, com tempo máximo de espera de 90 segundos. Cerca de 400 contratos atualmente em vigor poderão ser revistos para se adequar à nova configuração do aeroporto.
As mudanças serão implementadas de acordo com o cronograma das obras, que prevê ainda um prédio de estacionamentos e um novo pátio de aeronaves. As reformas foram iniciadas no último mês, segundo o consórcio. O conceito que marcará a experiência do passageiro na arquitetura e configuração do terminal será "uma extensão da calçada de Ipanema", conta Fernandes.
"O posicionamento do aeroporto terá duas vertentes: o life style carioca, que o mundo vem buscar e conhecer em Copacabana, Ipanema, Leblon. Mas com uma abertura global, sofisticado sem ser rígido ou elitista", explica o executivo.

AGÊNCIA BRASIL


Integração de órgãos garantiu segurança na Copa, diz Comando do Planalto


Integração entre órgãos diversos garantiu segurança na Copa, diz general RacineJosé Cruz

De tão rigorosas, as ações das equipes de defesa contra agentes químicos e biológicos destacadas para a Copa do Mundo chegaram a interpelar diversos torcedores por estarem com níveis de radiação acima do normal, quando a caminho dos estádios.
“Posteriormente, verificamos que eram pessoas que estavam fazendo tratamento quimioterápico”, disse hoje (19), durante evento comemorativo ao sucesso das operações de segurança ao longo do evento, o integrante do Comando Militar do Planalto (CMP) e coordenador de Defesa Aérea em Brasília, general Racine Bezerra Lima Filho.
Apesar de ter havido restrições no espaço aéreo próximo aos estádios nos dias de jogos, 12 drones [veículos aéreos não tripulados e com câmeras] foram identificados pelo CMP na região. Destes, dois estavam em áreas proibidas, o que resultou no indiciamento e na prisão de duas pessoas em flagrante.
De acordo com o CMP, os drones não foram abatidos no ar porque, com a queda, poderiam machucar pessoas. Nessas situações, o procedimento é, com a ajuda da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), identificar a origem do sinal, por meio de triangulação, e dessa forma localizar seu operador.
Tais exemplos servem para ilustrar a relevância que a integração dos órgãos de defesa, segurança e inteligência teve para garantir o sucesso da Copa no Brasil. “Não houve nenhum incidente que pudesse comprometer a imagem de nosso país, o evento ou a segurança de turistas e demais pessoas. Toda essa normalidade pode ser resumida em uma palavra: integração. Tanto em Brasília como nas demais cidades que sediaram os jogos”, acrescentou Racine.
Segundo ele, os órgãos de inteligência também tiveram papel fundamental nas ações preventivas. “Não podemos detalhar todas as contribuições que eles deram até porque, se fizéssemos isso, a atividade deixaria de ser de inteligência, mas posso afirmar que muitas das medidas preventivas adotadas, como o reforço de policiamento e o maior número de postos de checagem nas imediações dos estádios, foram em decorrência dos dados que recebemos deles”, informou o general.
Ao todo, oito pedidos de busca foram feitos pelos ógãos de Inteligência brasileiros, diz relatório do Comando Militar do Planalto, ao qual a Agência Brasil teve acesso. “A própria prisão do líder barrabrava argentino [Pablo Álvarez, detido no Estádio Nacional de Brasília] foi feita a partir de informações que nos foram repassadas por órgãos de inteligência. Ele estava disfarçado, praticamente irreconhecível. Nós o prendemos porque sabíamos que ele viria”, acrescentou o comendante.

Com um efetivo de 4.060 militares apenas em Brasília, as Forças Armadas inspecionaram 581 embarcações no Lago Paranoá no período da Copa do Mundo – entre os dias 12 de junho e 13 deste mês.
Destas embarcações, nove foram notificadas. Foram feitas, ainda, 86 escoltas e 218 varreduras em toda a cidade.
Na cerimônia, no Comando Militar do Planalto, mudas de ipê foram plantadas no Bosque Integração, para lembrar a participação de todos os envolvidos nas ações de segurança durante o Mundial de Futebol.

PORTAL BRASIL


Defesa utilizará experiência da Copa para segurança no Rio 2016


Autoridades debateram os pontos positivos na segurança e defesa do Mundial, bem como os aspectos que devem ser aprimorados

O planejamento das ações de segurança e defesa para os Jogos Olímpicos do Rio Janeiro 2016 terá como base o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas na Copa do Mundo 2014 – encerrada no último domingo (13).
Foi o que concluíram as autoridades civis e militares que participaram da Análise Pós Ação (APA) realizada por vídeo conferência na sexta-feira (18), no Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em Brasília (DF).
Durante mais de cinco horas, foram feitos relatos do desempenho das Forças Armadas ao longo do evento, a partir da coordenação central, em Brasília (DF), dos Centros de Coordenação de Defesa de Área (CCDAs) presentes em cada cidade-sede e dos quatro comandos centralizados para atuação em tarefas essencialmente militares: Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo; Fiscalização de Explosivos; Segurança e Defesa Cibernética e, por fim, Prevenção e Combate ao Terrorismo (incluindo ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear – DQBRN).
O evento teve a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, dos comandantes dos CCDAs e dos centros de operações da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
As autoridades apresentaram os pontos positivos na segurança e defesa do Mundial – bem como os aspectos que devem ser aprimorados. Como sede das Olimpíadas, o Rio de Janeiro deve começar a mobilizar o aparato das Forças Armadas no sentido de destacar os mais importantes eixos de atuação militar. Provavelmente, a estrutura do CCDA Rio ficará na Vila Militar, sede da 1ª Divisão de Exército, no bairro de Deodoro, zona oeste do Rio.
“Ficamos satisfeitos com os resultados. Foi muito importante o entrosamento das Forças Armadas entre si e com outras agências”, disse o ministro Amorim.
“Os senhores participaram desse time e são, por isso, verdadeiros heróis, pois souberam, em silêncio, engrandecer o nome do nosso Brasil”, completou o general De Nardi. “Foi uma honra trabalhar com os senhores. Considero encerrada a Operação Copa do Mundo”.

Rio sediará Campeonato Mundial Militar de Vôlei


Campeonato acontecerá entre os dias 22 e 29 de julho (competição masculina) e de 04 a 09 de agosto (competição feminina)

Cerca de dez dias depois de sediar a grande final da Copa do Mundo, o Rio de Janeiro será palco novamente de outro espetáculo esportivo internacional. Trata-se do Campeonato Mundial Militar de Voleibol, que acontecerá entre os dias 22 e 29 de julho (competição masculina) e de 04 a 09 de agosto (competição feminina).
O evento
Coordenado pelo Departamento do Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa – terá entrada gratuita e reunirá 350 militares de 10 países. Os jogos serão realizados no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no bairro da Urca.
Em sua 33ª edição, o campeonato masculino de vôlei será disputado por 10 seleções. Já o feminino, que está em sua 15ª edição, contará com a participação de cinco equipes.
Além do Brasil, participam do campeonato: Alemanha, Canadá, Catar, China, Coréia do Sul, Finlândia, Holanda, Irã e Venezuela.
O sorteio das chaves será realizado um dia antes do início do torneio, na segunda-feira (21). Somente depois disso, será possível saber que adversário a seleção brasileira de vôlei militar irá enfrentar em seu primeiro jogo.
Expectativas
O time militar brasileiro feminino pode conquistar o tetracampeonato. Um dos destaques da equipe é a sargento Valeska, campeã olímpica em Pequim 2008.
A seleção feminina conta ainda com outros talentos. As sargentos Michelle e Monique foram recentemente convocadas para a Seleção Brasileira principal e estão treinando em Saquarema (RJ), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol.
Já as sargentos Jucyeli, Natasha, Regiane, Ana Carolina e Bruna sagraram-se campeãs da Superliga Feminina de Vôlei pelo time do Unilever, na temporada 2013/ 2014. As militares sargento Dayse e Suelle, por sua vez, foram vice-campeãs atuando pela equipe do Sesi-São Paulo.
De acordo com o treinador da equipe feminina, o sargento Anderson – ex-jogador de vôlei campeão nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 – as expectativas são as melhores possíveis. “A equipe faz parte do programa de alto rendimento do Exército, e diante disso, obtivemos nas últimas edições os melhores resultados. Somos favoritos”, afirma.
O sargento Anderson garante que a equipe chegará à final e que o grande desafio é vencer o time da China. Segundo ele, são jogadoras experientes e também de alto rendimento.
Já a equipe masculina, campeã dos Jogos Mundiais Militares de 2011, disputará o campeonato com dois grandes talentos: o soldado Paulo Victor e o sargento Raphael, ambos campeões mundiais Interclubes (2013) e da Superliga Nacional (2012) pelo time do Sada Cruzeiro.
O sargento Vinicius foi contemplado com o prêmio de melhor saque da Superliga, atuando pela equipe de Campinas (SP).
O coronel Lincoln, preparador do masculino, acredita que o campeonato será muito disputado. “Temos seleções muito bem preparadas como China, Irã, Coréia do Sul e Alemanha, mas nós também vamos entrar para ganhar. Nosso time está motivado”, garante ele.
A média de idade das atletas é de 23 a 32 anos, e dos homens é de 18 a 30 anos.
Campeonato
O Campeonato Mundial Militar de Voleibol é promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), uma das maiores organizações multidisciplinares no mundo. O CISM organiza vários eventos desportivos, para as Forças Armadas de 134 países membros. O principal objetivo é contribuir para a paz mundial, unindo Forças Armadas por meio do esporte. O lema é “Amizade através do Esporte".
O campeonato masculino de vôlei acontece anualmente desde 1961, quando foi realizado pela primeira vez no Irã. O feminino teve início em 1987, na Turquia.
O Brasil começou a participar em 1979 com sua equipe masculina, e em 2010, com a feminina. A seleção feminina foi campeã, nesse mesmo ano, nos Estados Unidos. Em seguida, a equipe sagrou-se vitoriosa nos Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro (RJ). E novamente em 2012, na Holanda, levou o ouro.
Para mais informações sobre o campeonato, consulte os sites da Comissão de Desportos do Exército e dos Jogos Desportivos do Exército.
Outras informações podem ser acessadas no portal CCFEX/Ensino.

JORNAL DO BRASIL


"Missão Bolívia" revela os bastidores da operação de resgate do senador Molina


Documentário de Dado Galvão tem lançamento para agosto, com presença de autoridades internacionais

A saga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que passou mais de um ano asilado na Embaixada do Brasil em La Paz e depois entrou clandestinamente em solo brasileiro, virou documentário. A obra “Missão Bolívia, dialogar e documentar” é do cineasta Dado Galvão, que vai fazer o lançamento do filme em agosto, na sede do Jornal Estadão, em São Paulo.
Nos relatos do senador Pinto Molina, ele afirma que passou a ser perseguido pelo governo do presidente Evo Morales depois de divulgar e oficializar denúncias envolvimento membros do governo com o narcotráfico. O documentário, que tem pré-produção da jornalista Pilar Celi Frias e do fotógrafo Arlen Cezar, retrata em detalhes os desconfortos na relação diplomática entre Brasil e Bolívia, logo após o governo brasileiro aceitar o pedido de asilo político do senador Pinto Molina. O estudo feito por Dado e apresentado no filme, que acompanhou de perto os desdobramentos das negociações entre os dois países, traça também um paralelo com a prisão dos torcedores do Corinthians na Bolívia, no ano de 2013, acusados pela morte do adolescente de 14 anos Kevin Espada, atingido por um sinalizador no estádio em Oruro, durante a partida entre Corinthians e San José, no dia 20 de fevereiro, pela Libertadores da America.
Há um ano o presidente da Bolívia, Evo Morales, protagonizou um episódio que culminou em uma crise diplomática envolvendo vários países. Morales teve o seu avião interceptado e proibido de sobrevoar o espaço aéreo da Itália, França, Espanha e Portugal, sendo obrigado a pousar na Áustria, onde foi revistado pela Polícia Nacional, no retorno de uma viagem oficial à Rússia. Na época, o governo americano caçava exaustivamente o ex-consultor da Cia, Edward Snowden, após ele denunciar o esquema de espionagem a cidadãos por agências da Inteligência. A suspeita era de que Snowden estivesse no avião de Morales.
A reação de Morales à revista trouxe à tona outra situação ocorrida há nove meses antes. O presidente boliviano havia "caçado" um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que levava a bordo o ministro da Defesa, Celso Amorim, retornando de Santa Cruz de La Sierra, onde cumpria a agenda oficial. Policiais bolivianos entraram na aeronave com cães farejadores e fizeram uma revista cuidadosa. Desse vez o procurado não era Snowden, mas o senador boliviano Roger Pinto Molina. A informação mantida em segredo por meses foi revelada ao Jornal do Brasil por fontes do governo brasileiro, que também comentaram sobre uma carta emita pelo Itamaraty à Morales, repudiando a atitude radical do governo boliviano. Morales retornou com um simples pedido de desculpas.
Um dia após o JB publicar a matéria com exclusividade, uma nota do Ministério da Defesa confirmou que a revista ao avião da FAB aconteceu, mas no ano de 2011, antecedendo ao pedido de asilo político feito pelo senador. Dois dias depois, o presidente Evo Morales pediu desculpas ao governo brasileiro pela vistoria. Morales se mostrou surpreso com as informações divulgadas pela imprensa brasileira. “Pedimos desculpas ao povo brasileiro e ao governo, somos sinceros”, notificou o presidente boliviano. Na véspera, a ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, comentou as acusações contra o governo do país, com relação ao caso, especialmente sobre a revista ter sido feita de forma truculenta e não autorizada. Segundo a ministra, a ação não foi ordenada por nenhuma autoridade do governo Evo Morales e deve ter ocorrido “um incidente operacional”, porque o “avião brasileiro não foi identificado como um veículo diplomático”.
Dado Galvão tentou entrevistar o senador Pinto Molino na embaixada e foi proibido pelo Itamaraty, que justificou a negativa como manutenção da ordem na representação governamental. Dado, num ato de repúdio, entregou o seu passaporte, juntamente com o do fotógrafo Arlen, ao Itamaraty, que até hoje não os devolveu, segundo o documentarista. Dado esteve com a família do senador Molina no início de 2013, quando foi informado de que Molina estava com as visitas na embaixada restritas a familiares e um advogado boliviano desde março de 2013. Com isso, aumentou o isolamento do político dentro da representação brasileira em La Paz.
Preocupado com o estado de saúde do senador, Dado contratou o advogado brasileiro Fernando Tibúrcio para tentar resolver o imbróglio internacional. Tibúrcio impetrou um habeas corpus utilizando como precedente uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que concluiu como “cabível e aplicável” o direito desse tipo de solicitação. A causa americana foi favorável a um prisioneiro em Guantánamo. Na época, o jurista explicou ao JB que a medida obrigava o governo brasileiro colocar à disposição do asilado na embaixada um “Veículo Diplomático”, representado por um carro oficial considerado como extensão do território brasileiro, durante todo o percurso até o embarque, que devia ser na fronteira do Peru. Assim, Molina poderia deixar a Bolívia sob a jurisdição do Brasil e em segurança. O caso seria o primeiro do gênero no Brasil. O habeas corpus nem chegou a ser julgado pelo Tribunal Superior de Justiça.
No dia 25 de agosto uma operação coordenada pelo diplomata brasileiro Eduardo Saboia, sem o conhecimento dos governos brasileiro e boliviano, levou o senador até da embaixada brasileira até a fronteira do Brasil, onde foi resgatado pelo senador brasileiro Ricardo Ferraço. No mesmo dia, o Pinto Molina conversou em primeira mão com o JB e deu detalhes sobre a sua chegada ao Brasil. “Se tudo deu certo foi graças aos funcionários da embaixada do Brasil em La Paz, na Bolívia. Temos que ‘tirar o chapéu’ para eles", disse emocionado o senador ao JB.
O documentário "Missão Bolívia" conta com os depoimentos de autoridades que participaram das negociações para transferência do senador para o Brasil, entre eles Eduardo Saboia (diplomata), Carlos Mesa (ex-presidente Bolívia), Jorge Quiroga (ex-presidente Bolívia), Roger Pinto (senador), Marcel Biato (diplomata) Ricardo Ferraço (senador), Alvaro Dias (senador), Sérgio Petecão (senador), Jerjes Talavera (diplomata), Fernando Tibúrcio (advogado). Alguns deles já confirmaram presença no evento de lançamento em agosto.

PORTAL R7


Missão que levou o homem pela primeira vez à Lua completa 45 anos neste domingo


Apollo 11 consagrou o astronauta Neil Armstrong e colocou os EUA na frente da corrida espacial

A missão Apollo 11 completa 45 anos de sua chegada à órbita da Lua neste domingo (20). O feito científico e tecnológico também foi um marco midiático. De acordo com a Nasa, agência espacial norte-americana, a "conquista da Lua" foi assistida por mais de 600 milhões de pessoas - proporção de uma em cada cinco no mundo - no dia 20 de julho de 1969.
O sucesso norte-americano é talvez o resultado mais lembrado de uma corrida espacial que trouxe uma série de impactos para a tecnologia atual. Atrás dos vários resultados positivos da Rússia, então chamada de União Soviética (URSS), os EUA queriam reverter o impacto das realizações da potência adversária, durante a Guerra Fria.
O objetivo da missão foi estabelecido cerca de oito anos antes, pelo então presidente dos EUA, John F. Kennedy: pousar uma tripulação humana na superfície de satélite e retornar para a Terra. O astrônomo Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André, explica o cenário político e militar da corrida para a Lua.
— O fato é que a URSS sempre esteve à frente dos EUA. Ela colocou o primeiro satélite artificial em órbita; o primeiro animal no espaço; o primeiro objeto a alcançar a Lua; o primeiro homem no espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin, entre outros feitos de sucessos e insucessos. Não bastassem esses feitos, o programa Luna dos soviéticos, que competia diretamente com as missões destinadas para Lua dos americanos (pela ordem, Programa Mercury, Programa Gemini e Programa Apollo), apesar de alguns insucessos, obteve outros diversos sucessos de idas e vindas para a Lua.
O time enviado para o espaço no foguete Saturno V contava com três astronautas: o comandante da missão Neil Armstrong, o piloto do módulo lunar Edwin "Buzz" Aldrin e o piloto do módulo de comando Michael Collins. O trio tinha como objetivos secundários a exploração da superfície da Lua no módulo controlado por Aldin, a configuração de uma câmera de TV para a transferência de imagens para a Terra, coleta de material lunar e realização de experimentos científicos.
A nave era dividida entre o módulo de comando Columbia, o módulo lunar Eagle e o módulo de serviço. A missão durou oito dias, enquanto a caminhada lunar de Armstrong e Aldrin durou cerca de duas horas e 45 minutos. Após a ida do trio para a Lua, apenas outras 11 pessoas estiveram no satélite natural da Terra. Todas elas em novas missões Apollo, comandadas pelos norte-americanos.
Bastidores da missão
O desembarque dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin na região chamada de Mar da Tranquilidade aconteceria apenas no dia 21, enquanto o terceiro membro da missão, Michael Collins, aguardava a dupla no módulo de comando que orbitava o astro.
Amrstrong, comandante da missão, ganhou a fama de primeiro homem a andar na superfície da Lua. Além disso, o astronauta norte-americano é dono de uma das frases mais famosas e difundidas na história da humanidade.
— Um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade.
O companheiro de Armstrong, Buzz Aldrin – que inspirou o personagem da animação Toy Story – esteve no Brasil para uma palestra na Campus Party, em 2013 e explicou a razão de ter sido o "segundo homem" a pisar no satélite. Segundo Aldrin, Armstrong era o comandante da missão e "estava mais perto da porta de saída do módulo espacial".
O astronauta também creditou o sucesso de sua missão ao ex-presidente americano John F. Kennedy, que foi o grande incitador das missões. À época da Apollo 11, o presidente norte-americano era outro: Richard Nixon, de quem os astronautas receberam uma ligação enquanto estavam na Lua. Influência na tecnologia atual Uma chegada tão "midiática" com transmissão de TV diretamente da Lua não foi recebida sem alguma descrença por parte das pessoas em geral.
O que poucas pessoas sabem é que os smartphones tão usados atualmente são praticamente provas de que essa viagem realmente aconteceu. Afinal, o salto referido por Armstrong em sua famosa frase é muito mais tecnológico do que retórico.
Diretor industrial da Inbra Aeroespace e doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Melis de Bruyn, afirma que as missões espaciais tornaram possível a existência de muitas das tecnologias populares nos dias de hoje.
— Certamente houve uma grande transferência tecnológica para as áreas de uso cotidiano, Como esta transferência ocorreu paulatinamente, ela foi assimilada naturalmente. Áreas como a fabricação de microchips, possibilitaram a existência de calculadoras eletrônicas portáteis, microcomputadores e, mais recentemente, laptops, telefones celulares, tablets e smartphones. Todos são resultados das miniaturizações de circuitos complexos dos computadores de bordo que comandaram a navegação das naves Apollo. Posteriormente, os sistemas de GPS, tão popularizados atualmente, são resultados indiretos do mesmo processo de desenvolvimento.
Para o editor-chefe da Scientific American Brasil e doutor em ciências pela USP (Universidade de São Paulo), Ulisses Cappozoli, é "difícil dizer o que não foi afetado por essa viagem de conquista na Lua". Segundo, Cappozoli a corrida espacial está entrelaçada com as raízes da informática e várias outras áreas de conhecimento.
— Muitos historiadores dizem que essa conquista foi uma questão militar, não é verdade. De fato existia uma disputa militar e é claro que os americanos chegaram lá, mas os americanos, nesse caso, são a humanidade. Você tem todo um suporte de ciência que permitiu isso, como Newton, Galileu. E esse suporte é de história do conhecimento da humanidade.
Complementando a explicação de Ulisses, Bruyn analisa que foi necessário criar e prever uma série de situações para tornar possíveis as viagens ao espaço.
—Na época, havia duas grandes preocupações na viabilidade de uma viagem tripulada até a Lua. Uma delas era de produzir naves com a capacidade de vencerem a força gravitacional da Terra, saírem de sua atmosfera e ainda serem capazes de navegar até a Lua e retornar com a tripulação sã e salva. Um grande feito de engenharia, mas basicamente uma questão de transporte. A segunda era de ordem biológica, pois não se sabia se o corpo humano resistiria aos esforços durante o lançamento, assim como se não sofreria outros efeitos com a falta de gravidade e com a exposição a vários tipos de radiação. O que implica que as naves contam com sistemas de suporte de vida.

Polícia libera suspeito de aplicar golpe em família de militar desaparecida


Sátiro Fagundes Rosa pedia R$ 5.000 por falso resgate; ele alegou que teve Facebook hackeado

Já está nas ruas o estelionatário que tentou aplicar um golpe na família da tenente da Aeronáutica Miriam Márcia Rodrigues Tavares, desaparecida desde maio. O lavrador Sátiro Fagundes Rosa, 29 anos, mandou mensagem para o irmão da militar pedindo R$ 5.000 para entregar a tenente, dizendo que a teria sequestrado.
A delegacia que investiga casos de desaparecimento desconfiou da história e rastreou a conta bancária informada por Sátiro Fagundes, estelionatário conhecido em Lajinha, no sul do Estado. O caso foi enviado para a cidade, onde ele responde por dois crimes de estelionato e furto e já foi condenado a dois anos de detenção, em regime aberto, mas cumpriu serviços comunitários, segundo o Tribunal de Justiça.
Sátiro Fagundes negou o crime na delegacia e disse que teve o Facebook invadido por um hacker nos últimos dias. Ele disse ao delegado Henrique Mateus Rabello que a pessoa teria copiado sua foto e entrado com contato com a família da militar por Whatsapp usando seus dados. Como não havia mandado de prisão em aberto, o crime foi cometido à distância e e não havia "outros elementos suficientes para lavrar a prisão", o estelionatário acabou liberado.
Conta de vizinho
O delegado descobriu que o suspeito usou a conta bancária de um vizinho para aplicar o golpe. Em depoimento, o homem disse que forneceu o número da conta porque Sátiro ofereceu R$ 100 caso ele aceitasse um depósito de R$ 5.000. O chip do celular usado pelo golpista, segundo a polícia, foi comprado em nome de uma moradora da cidade. Ela também foi chamada à delegacia e disse que Sátiro se apresentou como representante de uma firma de fertilizantes oferecendo emprego para ela e o filho. A mulher disse que entregou R$ 280 e a cópia dos documentos ao estelionatário. Segundo ela, Sátiro pode ter usado os dados para comprar o chip.
Entenda o caso
Miriam Márcia foi vista pela última vez no dia 3 de maio, mas o sumiço da oficial só foi registrado no dia 5, quando uma colega de trabalho da tenente, com quem ela dividia apartamento no bairro Prado, região oeste de BH, estranhou não encontrá-la e acionou a polícia.
Nesta data, ele teria ido até uma agência bancária onde realizou um depósito na conta da irmã. Em seguida, ela saiu em seu carro, um Palio Prata, placa HNY3582, e não levou celular. Desde então, a tenente nunca mais foi vista. Antes do desaparecimento, Mirian Marcia também teria deixado uma carta para os familiares, mas até hoje o conteúdo da correspondência ainda não foi divulgado
A polícia não descarta nenhuma hipótese e investiga o paradeiro da oficial em outros estados do país, mas até agora não há pistas sobre o que aconteceu com a oficial.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CAPARAÓ (MG)



Irmão de tenente desaparecida é vítima de tentativa de golpe

Um homem foi detido nessa quinta-feira (17/07) em Lajinha, Minas Gerais, suspeito de tentar aplicar um golpe contra o irmão da tenente da Aeronáutica Mirian Marcia Rodrigues Tavares, desaparecida desde maio deste ano. De acordo com a Polícia Civil de Lajinha, o suspeito tentou extorquir R$ 5 mil alegando ter sequestrado a militar.
“O suspeito é um estelionatário conhecido na região, Satiro Fagundes Rosa, conhecido como Juninho Satiro. Ele conseguiu o telefone do irmão da tenente pelas redes sociais e enviou diversas mensagens dizendo que a militar estava no Paraguai, inclusive com a perna quebrada”, esclarece o investigador Walisson Louback.
De acordo com a PC, o Pérsio Tavares disponibilizou seu telefone nas redes socais para receber informações sobre a irmã. O número de telefone usado pelo suspeito estava registrado no nome de uma mulher que também foi vítima de um golpe.
Na conversa o estelionatário faz ameaças e diz que recebeu R$ 30 mil para “sumir com ela”.
O irmão da tenente suspeitou do golpe e entrou em contato com a Delegacia Especializada em Localização de Pessoas Desaparecidas de Belo Horizonte, que investiga o desaparecimento de Mirian.
Pelo número da conta fornecido pelo estelionatário, a polícia chegou até Jonatam Apolinário Filho, que afirmou que Satiro solicitou uma conta bancária para que depositassem a quantia de R$ 5 mil, e lhe pagaria pelo serviço a quantia de R$ 100. O histórico da conversa entre os dois foi apresentada à polícia por Jonatam.
Como o suspeito não foi preso em flagrante, foi conduzido e liberado depois de prestar esclarecimentos. Segundo a polícia, ele nega todas as acusações.
Entenda o caso
A tenente da Aeronáutica Mirian Márcia Tavares, de 42 anos, está desaparecida deste de o dia 3 de maio. De acordo com as investigações, Mirian deixou de carro a casa onde mora, no bairro Prado, na Região Oeste de Belo Horizonte e não foi mais vista.
A polícia já realizou buscas na região metropolitana de BH e nas rodovias mineiras que fazem divisa com outros estados, mas até agora não encontrou nenhuma pista que indicasse seu paradeiro. Mirian também está sendo procurada pelo serviço de inteligência da aeronáutica e pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. A polícia internacional está divulgando o retrato de Mirian em aeroportos e em locais de barreiras em 190 países.
O Comando da Aeronáutica em Brasília suspendeu o salário da tenente e abriu na Justiça militar um processo de deserção. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o código penal militar considera crime a falta ao trabalho sem autorização por mais de oito dias. O órgão também informou que a Força Aérea Brasileira acompanha e colabora com as investigações policiais em andamento, além de dar apoio à família da militar.

PORTAL DIÁRIO ONLINE (PA)



Aeronáutica aplicará prova neste domingo (20)

O concurso é para admissão ao curso de formação de sargentos (modalidade B, turmas 1 e 2 de 2015), o qual oferta 614 vagas. Podem participar candidatos de ambos os sexos, que concluíram ou vão concluir o ensino médio, com idade entre 17 e 25 anos (até 31 de dezembro de 2015). As remunerações não foram divulgadas. Confira os locais de prova.
O certame será composto por provas escritas no dia 20 de julho, sobre as disciplinas de português, inglês, matemática e física. Os exames serão aplicados em Brasília/DF, Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Hoprizonte/BH, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Porto Algre/RS, Canoas/RS, Curitiba/PR, Manaus/AM e Porto Velho/RO. Haverá ainda inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação física.
CARGOS
As especialidades oferecidas apenas a homens são: mecânica de aeronaves, material bélico, e guarda e segurança. E as especialidades para ambos os sexos são: controle de tráfego aéreo (cargo detentor da maioria das chances, 192 delas), comunicações, foto-intelegiência, eletricidade e instrumentos, equipamento de vôo, meteorologia, suprimento, informações aeronáuticas, desenho, estrutura e pintura, eletromecânica, metalurgia e bombeiro.
O curso de formação será ministrado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP. A duração aproximada é de dois anos. A formação nas especialidades do Curso de formação de sargentos é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como curso técnico de nível médio.
No momento da matrícula, o candidato passa a ser aluno do curso de formação de sargentos, militar da ativa. Os formandos no curso serão distribuídos e classificados nas organizações militares do Comando da Aeronáutica, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

PORTAL DIÁRIO ONLINE (PA)



Aeronáutica oferece vagas na área da saúde

A Força Aérea Brasileira oferece 80 vagas para 16 especialidades médicas, de acordo com o edital de processo seletivo publicado em 25 de junho, e as inscrições seguem abertas até 5 de agosto e tem taxa no valor de R$ 120. A remuneração dos cargos porém, não consta no edital, que está disponível no site do Ciaar, onde também devem ser feitas as inscrições.
Os candidatos aprovados no certame vão passar 17 semanas no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), em Belo Horizonte (MG), onde serão instruídos no Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (Camar) de 2015.
Concluído o curso, os profissionais vão atuar como primeiro-tenentes médicos em cidades de onze unidades federativas, de acordo com a especialidade médica pretendida.
O médico interessado na vaga passará por três avaliações de caráter eliminatório. A primeira, que também é classificatória, é uma prova escrita a ser realizada em 21 de setembro, na qual serão cobradas as mesmas disciplinas dos últimos exames para o Camar: língua portuguesa e conhecimentos na especialidade médica. Depois, vem a prova prático-oral e , por fim, a avaliação de condicionamento físico. O conteúdo de português inclui gramática e interpretação de texto.
ETAPAS
Quem se classificar na prova escrita ainda será avaliado em uma prova prático-oral, que analisa a habilidade e o domínio técnico do médico, além de comprovar conhecimentos demonstrados na etapa anterior.
O candidato ainda deve exercitar o corpo para não enfrentar dificuldades no terceiro teste do processo seletivo, a avaliação de condicionamento físico, em que serão verificadas a resistência e a potência muscular, bem como a capacidade aeróbica do médico.
A prova escrita será realizada no dia 21 de setembro, a prova prático-oral: 3 a 14 de novembro e o teste de avaliação física: 15 de dezembro.
PARA RELIGIOSOS
Para religiosos Outro processo seletivo da Aeronáutica oferece quatro vagas para capelães, sendo três para sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana e uma para pastor evangélico. As inscrições têm o mesmo prazo do certame para médicos e podem ser feitas pelo site da banca examinadora, o Ciaar.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented