|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 07/05/2014

Imagem



KC-390 vai tomando forma ...




Protótipo deverá voar no final de 2014 ...




Mais partes do quebra cabeças industrial que dará forma a aeronave KC-390 estão paulatinamente sendo entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS). Os sub-conjuntos da empenagem, fuselagem traseira, asas e nariz da aeronave já chegaram a unidade da empresa localizada em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo, e agora estão passando pelo processo denominado montagem final (final assembly), o que deverá levar pelo menos um mês ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Em missa, famílias de vítimas de acidente aéreo agradecem voluntários


Familiares agradeceram apoio durante desaparecimento das vítimas. Missa simbólica ocorreu nesta segunda-feira (6 ).

Familiares das vítimas do acidente áereo em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, realizaram na noite desta segunda-feira (5) uma missa, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Santarém,oeste do Pará. A celebração simbólica marcou o sétimo dia, a partir do velório de Rayline Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva. Com camisas brancas, familiares e amigos agradeceram por ter encontrado os corpos das três técnicas de enfermagem e o apoio recebido durante o desaparecimento do avião bimotor, principalmente pela ajuda de moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e integrantes da tribo Munduruku nas buscas.
“A gente está agradecendo a todos que nos ajudaram principalmente aos voluntários, aos comerciantes de Jacareacanga, aos indígenas. Aqui em Santarém também com apoio, a família com apoio emocional, as pessoas com apoio financeiro, quando a gente precisou de alimentação, tudo isso a gente quer agradecer de coração”, destacou a irmã de Luciney, Cláudia Aguiar.
Desde o sumiço do bimotor, as famílias dos passageiros se conheceram para unir forças. A sobrinha de Raimunda, Eliana Alencar, relatou que a parceria firmada em um momento de tragédia será levada para sempre. “Nós perdemos uma pessoa da família, uma pessoa muito querida, Deus tem um propósito na nossa vida, não sabemos qual é. Perdemos uma, mas ganhamos as famílias de Luciney e Rayline que vieram engrandecer nossa família”.
O tio de Rayline, Rubélio Santos, também participou da celebração. Ele informou que a missa de sétimo dia de Rayline foi realizada no município de Fordlândia e o apoio aos parentes das colegas da sobrinha é fundamental. “A missa de sétimo dia é como se fosse a união das famílias, no sentindo de que nos alcançamos encontrar esses corpos para fazer um enterro digno para elas.
O paróco da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, padre Auricélio Paulino, explicou que missa foi uma maneira de agradecer a dedicação das três técnicas de enfermagem no trabalho. “Nada mais justo do que fazer essa homenagem porque foram três pessoas que morreram no trabalho, trabalho de fé, trabalho de vida, trabalho d e saúde a nossos irmãos indígenas”.
Entenda o caso

A aeronave decolou de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. A técnica de enfermagem Rayline Campos mandou um SMS para o tio pedindo socorro instantes antes do avião desaparecer informando que um dos motores do avião teria falhado. Cinco pessoas estavam a bordo: o piloto Luiz Feltrin, as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, e o motorista Ari Lima. A equipe de saúde seguia para atendimento de uma comunidade indígena de Jacareacanga.
Desde então, a FAB vasculhava a área. Além da busca aérea, a operação contou com a participação de voluntários, entre moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e integrantes da tribo Munduruku. O avião foi encontrado por um garimpeiro, no dia 22 de abril em uma área de mata fechada.

Aeronáutica abre 180 vagas para curso preparatório de cadetes do ar


Candidatos precisam ser do sexo masculino e ter entre 14 e 19 anos. Inscrições podem ser feitas até 5 de junho.

A partir do dia 16 de maio, a Aeronáutica vai receber inscrições para o exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar de 2015. São 180 vagas. O candidato deve ter sido aprovado em todas as etapas do exame, ser do sexo masculino, não ter menos de 14 nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2015, ter concluído ou estar em condições de concluir o ensino fundamental, entre outros requisitos.
No site da Força Aérea Brasileira, é possível ver o edital.
O curso será realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Terá duração de três anos e é equivalente ao ensino médio regular. O curso abrange instruções nos campos geral e militar e será ministrado sob o regime de internato.
Durante o curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da escola e fará jus à remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação. Também será assegurada alimentação, alojamento, fardamento e assistência médico-hospitalar e dentária.
As inscrições devem ser realizadas até às 15h do dia 5 de junho de 2014 no site www.fab.mil.br ou na página www.concursos.epcar.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60.
Cinco etapas serão realizadas para avaliar os participantes: exame de escolaridade (prova escrita/redação), inspeção de saúde (INSPSAU), exame de aptidão psicológica (EAP), teste de avaliação do condicionamento físico (TACF) e validação documental.
A aplicação da prova escrita está prevista para o dia 3 de agosto de 2014, às 9h40, nas cidades indicadas no edital.

Polícia ouve depoimentos sobre queda de avião em Jacareacanga, PA


Delegado aguarda laudos da perícia para concluir inquérito sobre o caso. Fotos registradas por câmera encontrada em destroços serão utilizadas.

 A Polícia Civil de Jacareacanga, no oeste do Pará, está ouvindo depoimentos de pessoas envolvidas no acidente aéreo ocorrido naquela região no último dia 18 de março, e que provocou a morte do piloto Luiz Feltrin, do motorista Ari Lima e das técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa.
Em entrevista ao G1 nesta terça-feira (6), o delegado do município, Lucivelton Santos, informou que o garimpeiro Fausto Pereira da Silva, que encontrou o bimotor na mata, já prestou depoimento, e que na próxima semana serão ouvidos a equipe do aeroporto de Jacarecanga e um outro piloto, com quem Feltrin modulou contato, durante o voo, informando que estava com problema na aeronave.
"Temos informações preliminares de que a equipe do aeroporto de Jacarecanga não sabia que o piloto Luiz Feltrin enfrentava problemas com os motores durante o voo, e que o transponder estaria desligado porque estaria com defeito. Também é fundamental somarmos esses depoimentos ao resultado da perícia do Seripa e do IML nos motores para concluir se o acidente ocorreu por falha humana ou mecânica", explicou o delegado.
Santos disse ainda que a polícia irá usar as fotos registradas pelas vítimas para auxiliar as investigações sobre o caso. As imagens foram coletadas da câmera fotográfica encontrada em meio aos destroços da aeronave na última semana. Nas imagens é ver as imagens de Rayline, Luciney e Raimunda sorridentes e em momento de descontração, lendo os jornais no interior da aeronave que seguia de Itaituba para Jacareacanga.
Entenda o caso

O bimotor desapareceu no dia 18 de março, após sair de Itaituba às 11h40 com cinco pessoas a bordo: o piloto Luiz Feltrin, as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, e o motorista Ari Lima. A equipe de saúde seguia para atendimento de uma comunidade indígena de Jacareacanga.
A técnica de enfermagem Rayline Campos mandou um SMS para o tio pedindo socorro instantes antes do avião desaparecer. A aeronave fez o último contato com a torre cerca de uma hora e vinte minutos após a decolagem. As causas do acidente são investigadas pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
No último dia 22 de abril, a aeronave foi encontrada dentro de uma mata de difícil acesso pelo garimpeiro Fausto Pereira. Ele espera pela recompensa de R$ 19 mil anunciada pelos familiares das vítimas.

AGÊNCIA SENADO


Senado aprova novo embaixador do Brasil na Suécia



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (6) a indicação de um novo embaixador do Brasil na Suécia. O indicado, Marcos Vinícius Pinta Gama deverá, cumulativamente, ficar à frente da Embaixada do Brasil na Letônia.
O diplomata já ocupou cargos-chave na estrutura do Itamaraty e, entre as missões permanentes no exterior destacam-se a Comunidade Econômica Européia em Bruxelas, na Bélgica (1983-1986), Sérvia (1986-1988), Confederação Helvética (1991-1994), Chile (1994-1996), Estados Unidos (1997-2000) e a Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais sediados em Londres, na Inglaterra, onde está desde 2010.
Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), realizada em abril, o indicado ressaltou o caráter de neutralidade da Suécia. O isolamento, disse o diplomata, resultou no desenvolvimento de uma indústria de ponta no setor de defesa, o que inclui a fabricação dos aviões de caça Grippen, que comporão a nova frota da Força Aérea Brasileira.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Nas entrelinhas :: Luiz Carlos Azedo



O general da Copa

O general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, 62 anos, que estava há dois anos e oito meses no Comando Militar da Amazônia, assumirá na próxima terça-feira o Comando de Operações Terrestres. Sua primeira missão será a segurança da Copa do Mundo. "Temos forças de contingência para atuar em casos de emergência e forças de segurança para pontos estratégicos."

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Uberaba quer aeroporto internacional de cargas para exportar mais



Para atender a demanda de exportações do Sul de Minas Gerais, políticos e empresários da região se articulam para a construção de um aeroporto internacional de cargas entre os municípios de Uberlândia e Uberaba.
A região está distante cerca de 170 quilômetros do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), onde o terminal de cargas, previsto para funcionar em abril deste ano, ainda não foi concluído.
Mesmo com a possível proximidade entre os terminais, o grupo alega que o aeródromo ribeirão-pretano não tem a capacidade de suprir a necessidade de escoamento do Triângulo Mineiro.
Os mineiros afirmam que é necessário um sistema capaz de transportar cargas grandes e que fique fora da área urbana, para facilitar a logística dos transportes.
"Temos escoamento de agronegócios e medicamentos, entre outros, e queremos até transportar gado por avião, se possível", afirmou o prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB).
Um protocolo de intenções para a criação do aeroporto foi apresentado pelo prefeito à presidente Dilma Rousseff (PT) no sábado (3), durante o lançamento das obras da fábrica de amônia da Petrobras na cidade mineira.
O prefeito de Araxá (MG), Jeová Moreira da Costa (PDT), também assinou o protocolo.
Para ele, mesmo com a proximidade de Ribeirão Preto, os municípios da região sentem dificuldade de escoar sua produção de soja, milho e proteína animal.
O projeto do novo aeroporto é baseado em um estudo feito pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), coordenador pelo vice-reitor, Eduardo Nunes.
O aeroporto deveria ficar situado entre Uberlândia e Uberaba. "Já existe integração rodoviária, ferroviária, dutoviária e de fibras óticas", afirmou o vice-reitor.
O prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), assinou o protocolo, mas também pleiteia a expansão do aeroporto de Uberlândia, Aviador César Bombonato.
"A conclusão de um novo aeroporto internacional de cargas é algo que leva muitos anos. Por isso, queremos ampliar o de Uberlândia para que ele possa atender a demanda até lá", afirmou.
A SAC (Secretaria da Aviação Civil) afirmou que está avaliando o pedido feito pela prefeitura de Uberaba para análise de possibilidade de instalação de um novo aeroporto na região.
A Prefeitura de Ribeirão informou que há atraso no início das obras de reforma e ampliação do Leite Lopes por parte do Estado no cumprimento do contrato com a Tead Brasil, empresa responsável pelo terminal de cargas.
A Tead não comentou.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


BNDES e Embraer criam fundo para investir no setor aeroespacial



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança hoje um fundo de investimentos em participações (FIP) que investirá em empresas dos setores aeronáutico, aeroespacial, segurança, defesa e integração de sistemas. O FIP Aeroespacial, como foi batizado, terá patrimônio inicial de R$ 131,3 milhões, tendo a Embraer como empresa-âncora e uma das cotistas.
A Embraer se comprometeu a aportar R$ 40 milhões no fundo, mesmo valor a ser integralizado individualmente pelo BNDES e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) vai entrar com R$ 10 milhões e a Portbank, a gestora do FIP Aeroespacial, com R$ 1,3 milhão.
O presidente da Finep, Glauco Arbix, disse ao Valor que existem poucas experiências no Brasil do chamado "corporate venture". "Mas poucas têm a dimensão desse [fundo] da Embraer." O termo em inglês designa fundos em que empresas de grande porte funcionam como "âncoras", podendo valer-se de sua participação no fundo para desenvolver sua cadeia de fornecedores.
A Embraer vê o FIP Aeroespacial como uma oportunidade de desenvolver a cadeia de fornecedores de base tecnológica da empresa, disse José Filippo, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da fabricante aeronáutica brasileira. Embora o fundo nasça com quatro grandes cotistas (mais o gestor que terá 1% de participação), Arbix disse que outros investidores foram convidados a "olhar com carinho" para o fundo.
Ele acredita que haveria espaço no fundo para um aporte de, pelo menos, R$ 200 milhões. "Queremos e precisamos de mais recursos", disse Arbix. Haverá prazo de um ano para a entrada de novos investidores no fundo, afirmou.
Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, disse que a iniciativa do Fundo Aeroespacial, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento de um setor estratégico para o país, serve de exemplo para que ações semelhantes se espalhem por outros segmentos. BNDES e FINEP avaliam iniciativas de "corporate venture" em outros setores.
Luiz Souto, superintendente da área de capital empreendedor do BNDES, afirmou que o fundo nasce com um perfil bem definido. Nos próximos quatro anos, o FIP Aeroespacial vai investir em empresas com faturamento bruto de até R$ 200 milhões por ano. E há expectativa de aplicar até 15% dos recursos em empresas nascentes com faturamento bruto de até R$ 3,6 milhões por ano, disse Fernando Rieche, gerente do departamento de fundos de investimento do BNDES. Ele não divulgou a meta de rentabilidade do fundo, mas disse que no Brasil, de forma geral, a expectativa é de que a taxa interna de retorno para o investidor em fundos de venture capital fique entre 16% e 20% ao ano.
O objetivo do fundo é formar, ao fim de quatro anos, um portfólio com oito a dez empresas, das quais três ou quatro serão nascentes (faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano). Leonardo Pereira, chefe do departamento de fundos de investimento do BNDES, afirmou que a tomada de decisões de investimentos será sustentada por uma estrutura de governança. Haverá, por exemplo, um comitê de investimentos que vai votar as propostas apresentadas pelo gestor.

PORTAL UOL


Aeronáutica inscreve para 614 vagas de sargentos



Estão abertas, até o dia 26 de maio, as inscrições para a seleção no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, correspondente às turmas 1 e 2 do ano de 2015, com 614 vagas abertas.
As inscrições podem ser feitas pelo site da FAB com taxa no valor de R$ 60. Os interessados devem possuir formação de nível médio completo, e não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2015.
Os inscritos serão submetidos à prova escrita, Inspeção de Saúde Inicial (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico e Validação Documental.
O curso será realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá - SP, para as especialidades de Mecânica de Aeronaves (150 vagas), Material Bélico (22), Comunicações (26), Foto-Inteligência (6), Guarda e Segurança (44), Eletricidade e Instrumentos (30), Equipamento de Voo (8), Meteorologia (16), Suprimento (28), Informações Aeronáuticas (20), Desenho (6), Estrutura e Pintura (12), Eletromecânica (18), Metalurgia (8), Bombeiro (28) e Controle de Tráfego Aéreo (192).

PORTAL TERRA


Um ano após garantia, Operação Prato não tem dados liberados


O anúncio despertou expectativa entre os ufólogos que buscam registros sobre óvnis

Em 18 de abril de 2013, ufólogos brasileiros se empolgaram com a garantia das Forças Armadas da liberação de documentos militares de evento de 1977 envolvendo objetos voadores não identificados. Um ano depois, a Aeronáutica agora alega que todos os arquivos secretos da Operação Prato, a maior mobilização militar para investigação de óvnis no Brasil, já foram revelados. Os registros, que incluem centenas de fotos e dezenas de horas de filmagens, perderiam o sigilo a partir de 1º de junho do ano passado.
Na época, em entrevista ao Terra, o coronel Alexandre Emilio Spengler, coordenador do Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério da Defesa, confirmou que a Operação Prato era a pasta secreta que faltava ser revelada pelo Comando da Aeronáutica e divulgou a estimativa de prazo para tanto. Em nova entrevista ao Terra, em junho de 2013, o oficial reforçou que a divulgação dos documentos ocorreria, no máximo, até 2014.
O anúncio despertou expectativa entre os ufólogos, que avaliam em apenas 20% o volume de material liberado sobre aquela ação. Mas a Aeronáutica informa agora que não há mais nenhum documento relacionado à Operação Prato a ser divulgado. Segundo o Centro de Comunicação Social do órgão, os arquivos que abordam a ação são aqueles já encaminhados ao Arquivo Nacional, em cumprimento à norma vigente.
Sem novas revelações, a documentação reclamada pelos ufólogos passa a ser classificada como “não encontrada”, “destruída” ou “nunca existente”. O decreto nº 79.099/77, que regulamentava a salvaguarda de documentos sigilosos, permitia a sua destruição pela autoridade que os elaborou ou por quem detivesse sua custódia.
“Há uma contradição”, diz ufólogo

Presente na reunião de abril de 2013, o ufólogo Ademar Gevaerd, jornalista e editor da revista UFO, diz que partiu dos militares, de forma espontânea, a informação de que seria liberado mais um pacote de documentos sobre a Operação Prato. Por isso, ele estranha a nova posição das autoridades brasileiras, que desconsidera a existência de novos materiais. “Há uma contradição”, afirma. “Não dá para, simplesmente, a Aeronáutica dizer que não tem mais nada e acabou”, cobra.
Gevaerd diz ainda aguardar que documentos sobre o evento percam o sigilo, embora admita que nem todo o material produzido possa ser recuperado. A Operação Prato foi registrada em 2 mil páginas, 500 fotos e 16 horas de filme. No Arquivo Nacional, constam apenas 300 páginas e 150 fotos. Os ufólogos, que defendiam a divulgação de 100% do material remanescente, hoje acreditam que parte dele possa ter sido perdida, destruída ou se deteriorado - embora não em sua totalidade.
Para Gevaerd, a divulgação de algumas imagens em vídeo, dentre as 16 horas gravadas, mudaria o patamar da ufologia brasileira. “A partir do momento em que fossem liberadas filmagens, por 10 minutos que fosse, de discos voadores sobre a Amazônia, feitos durante a Operação Prato, seria algo revolucionário”, considera.
Quanto a hipóteses para o destino dos documentos não liberados, o ufólogo não descarta a sua destruição intencional, mas acredita ser mais provável que tenham sido danificados ao longo de quase quatro décadas ou que estejam em posse de militares aposentados, que decidiram arquivá-los em suas próprias casas. “É mais fácil que tenha havido ocultação. Alguém pode ter considerado que os documentos são muito sérios para caírem na mão de ufólogos e da sociedade por, no mínimo, mais uns 50 anos”, cogita.
A Operação Prato

A Operação Prato, de 1977, levou a Força Aérea Brasileira (FAB) a verificar ocorrências extraordinárias no Pará. Para a missão, foram deslocados até a Amazônia 20 militares brasileiros, os quais se encarregaram de registrar e investigar a ocorrência de "luzes hostis" e manifestações misteriosas na pequena cidade de Colares.
Armados com câmeras fotográficas e filmadoras, os agentes não presenciaram nada extraordinário nos dois primeiros meses. Depois, no entanto, de acordo com os relatos, o cenário se alterou completamente: havia objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha.
Os documentos disponíveis no Arquivo Nacional, com o timbre de confidenciais, trazem informações sobre avistamentos por populares, pilotos privados e militares quanto a objetos voadores em incursões diversas. Os registros citam formas cilíndricas, como pratos invertidos (daí o nome da operação), que se deslocavam em velocidades variadas, de lentos a supersônicos e em cores diversas, incluindo tons amarelados, avermelhados e azulados. Ao desenvolver uma trajetória em ziguezague, as naves emitiam lampejos azulados de intenso brilho, comparado ao produzido por soldas.
Há relatos de pessoas que dizem ter sido atingidas por raios de luz oriundos dos objetos voadores e, em consequência disso, sofreram de mal súbito ou até de paralisia momentânea. Em caso registrado na cidade de Benfica (PA), em 2 de novembro de 1977, um observador relata ter presenciado o pouso de uma nave, seguida pela abertura de uma escotilha, por onde saiu um “humanoide” medindo cerca de 1,50 metro de altura.

Pentágono notifica Congresso sobre venda de mísseis ao Brasil



O Pentágono notificou o Congresso americano sobre sua intenção de vender ao Brasil mísseis do tipo Harpoon e equipamentos associados, informou a instituição nesta terça-feira, acrescentando que o custo da operação é estimado em US$ 169 milhões.
"Essa proposta de venda contribuirá para a Política Externa e a Segurança Nacional dos Estados Unidos, ao ajudar a melhorar a segurança do Brasil, que foi e continua sendo uma importante força para a estabilidade regional", justificou o Pentágono, em uma nota.
O Departamento americano da Defesa informou que o governo brasileiro fez uma consulta sobre a possível compra de 16 mísseis AGM-84L Harpoon Block II, assim como quatro mísseis da mesma série para treinamento aéreo, peças e suporte.
O míssil Harpoon é projetado, basicamente, para uso contra navios.
O modelo solicitado pelo Brasil (AGM-84L) é específico para o lançamento de aviões e, na versão Block II, inclui sistemas de navegação inercial.
Esses mísseis seriam utilizados com os aviões P-3 Orion da Força Aérea Brasileira (FAB) para patrulha marítima.
A modernização da capacidade combativa dos P-3 será essencial para os esforços brasileiros "contra o crime organizado transnacional, segurança de fronteiras marítimas e proteção de ativos offshore" tais como "infraestrutura de energia", acrescentou o Pentágono.
O Congresso americano tem agora 30 dias para decidir se fará alguma objeção à transação.
De acordo com o Pentágono, "a proposta de venda destes equipamentos e seu suporte não altera o equilíbrio militar básico da região" ou terá "impacto adverso" na capacidade americana de resposta.
O anúncio oficial da intenção do Pentágono de vender os mísseis ao Brasil foi apresentado ao Congresso pela Agência de Cooperação para Defesa e Segurança, órgão encarregado da tramitação da venda de armamentos a outros países.
Em dezembro passado, o Brasil deu um enorme passo no processo de modernização de sua capacidade militar ao anunciar a compra de caças suecos Gripen NG, da sueca Saab, que venceu a disputa com o francês Rafale (Dassault) e o americano FA-118 Super Hornet (Boeing).
No mês passado, o ministro da Defesa, Celso Amorim, revelou que o Brasil tem planos para construir um porta-aviões, possivelmente em associação com algum fabricante estrangeiro.

AGÊNCIA ESTADO


Problema na aviação dos EUA foi causado por avião U-2



Os problemas com o tráfego aéreo no oeste dos EUA na semana passada foram ocasionados por um plano de voo problemático de uma aeronave de espionagem da Força Aérea, o U-2, afirmou a Administração Federal de Aviação.
Em comunicado, a agência confirmou que os computadores de controle de tráfego aéreo enfrentaram problemas enquanto processavam o plano de voo do U-2, que pode voar a uma altura de até 70 mil pés. Os computadores erroneamente perceberam a alta altitude do plano de voo como se fosse uma operação típica de baixa altitude.
Quando um mecanismo automático do sistema tentou computar rotas com o objetivo de evitar colisões com outras aeronaves de baixa altitude, grandes quantidades de memória disponível dos computadores foram usadas e interromperam outras funções de processamento de voo, explicou a FAA.
O sistema caiu por cerca de uma hora, forçando a unidade regional de controle da FAA no Sul da Califórnia a temporariamente recusar aeronaves.
A agência informou que ajustou o sistema e que está confiante que o reparo irá evitar a ocorrência de um erro similar.
AGÊNCIA CÂMARA


Ministro quer que investimentos em defesa cheguem a 2% do PIB em uma década


Celso Amorim participou hoje de seminário na Câmara sobre projetos estratégicos das Forças Armadas.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta terça-feira (6), em seminário promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que o Brasil tem elevado seus investimentos em defesa, mas eles têm permanecido em 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O objetivo, segundo ele, é aumentar esse número para 2% em dez anos. A média mundial é de 2,6%.

Os investimentos no setor passaram de R$ 900 milhões em 2003 para R$ 8,9 bilhões em 2013. Celso Amorim destacou que o País não tem inimigos declarados, mas não está livre de conflitos bélicos.

"O Brasil é uma potência nas áreas alimentar, ambiental e energética. São nesses segmentos em que a escassez de recursos, face à crescente demanda mundial, pode gerar crise como reconhecem estudos feitos por entidades conceituadas de diversas nações. Temos assim que nos precaver contra possíveis ameaças aos nossos recursos e à nossa soberania", declarou.

Estratégias

No seminário, os convidados foram unânimes em afirmar que é necessário ter recursos estáveis para a defesa nacional. Ou seja, evitar os grandes cortes orçamentários como o que ocorreu neste ano. Celso Amorim explicou que, além do aumento dos recursos, o setor se beneficiaria do aumento do poder de compra de outros órgãos como as empresas estatais, que também têm interesse em defesa cibernética. Ele ainda explicou que é preciso aumentar a cooperação internacional e a exportação de produtos de defesa.

Desde 2008, com a elaboração da Estratégia de Defesa Nacional, o País vem ampliando a pesquisa e a produção de equipamentos de defesa, e já existem 48 empresas certificadas como estratégicas. Elas recebem incentivos fiscais estabelecidos pelo Regime Especial Tributário para a Indústria de Defesa (Retidi).

Durante o debate, o major-brigadeiro-do-ar José Euclides Gonçalves solicitou ao governo que seja ampliado ou eliminado o prazo final do Retidi, que vence em março de 2017. Gonçalves lembrou que os investimentos no setor são intensivos, caros e de longo prazo.

Pessoal

O pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Ronaldo Carmona salientou que o Brasil já tem pessoal qualificado para a pesquisa científica de ponta que o setor exige. Ele lembrou que foi a pesquisa militar mundial que criou a internet e o GPS. E defendeu a participação do governo em algumas empresas: "Ainda será necessário escolher companhias nacionais que devem contar com participação do Estado no seu capital acionário e conselho de administração. Estratégia já definida pela legislação, mas pendente de implementação".

Carmona acrescentou que o Executivo vem atuando de maneira correta, porém criticou o fato de o País ter metas para a inflação e não para o crescimento econômico. Ele defendeu uma “reindustrialização”, que poderia ser puxada inclusive pela indústria militar.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), informou que nesta quarta-feira (7) será criada subcomissão que vai tratar das remunerações do pessoal das Forças Armadas.
PORTAL BRASIL


Equipamento antineblina começa a operar em Porto Alegre até 6 de junho


Vistoria no aparelho, último passo antes de sua autorização de funcionamento, será feita na próxima quinta-feira

O equipamento ILS2, que amplia as condições de pouso e decolagem com baixa visibilidade vai operar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até 6 de junho. A estimativa é da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
A medida pretende assegurar o trânsito de turistas e das 10 seleções que disputarão jogos pela Copa do Mundo no Beira-Rio. As cinco partidas da Copa no estádio do Internacional serão entre 15 e 30 de junho, período de intenso nevoeiro.
Para agilizar a liberação do equipamento, pleiteado desde 1997 e instalado no ano passado, técnicos da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) farão, até quinta-feira (8), uma vistoria no aparelho, em critérios como sinalização horizontal, balizamentos e luzes. A vistoria é o último passo para a autorização de funcionamento.
Em caso de aprovação, bastará a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União com as alterações cadastrais do aeroporto e a Aeronáutica atualizar as cartas de aproximação por instrumentos, que guiam os procedimentos das aeronaves. Segundo informações obtidas junto à SAC, antes mesmo da autorização, as cartas já estarão disponíveis no site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Antiga demanda
A incidência do nevoeiro na região do aeroporto é uma antiga dor de cabeça para quem utiliza o transporte aéreo em Porto Alegre, com impacto sobre toda a malha.
Na manhã de segunda-feira (5), uma forte neblina obrigou a interrupção da pista do aeroporto por mais de três horas. A interrupção do serviço provocou filas na área de check-in. Fechado desde as 6h40min, o terminal voltou ao normal por volta das 10h, deixando quase 60 voos atrasados e pelo menos dois cancelados. Passageiros em conexão tiveram de ser reacomodados.
Durante a Copa, segundo informações da área técnica da Infraero, o fluxo no Salgado Filho tende a ser moderado, já que o perfil de uso em épocas de festas costuma cair. Isso porque a maioria dos passageiros habituais busca negócios no centro do país, e não o turismo, como ocorrerá com o Mundial da Fifa.
O problema com nevoeiros é comum nesta época do ano. Segundo levantamento da Infraero, nos meses de maio, desde 2002, o Salgado Filho ficou fechado por 10 dias.
Em maio de 2013, foram mais de 22 horas, o equivalente a 10,29% do tempo total de operação. No mês seguinte, o aeroporto precisou parar por mais 42 horas.
Capacidade suficiente
A obra de ampliação do Terminal 1 de passageiros, originalmente prevista para maio de 2014, tem conclusão estimada agora para junho de 2015. A Infraero pondera, contudo, que o terminal atual tem capacidade de absorver com folga a demanda da Copa. No ano passado, o Salgado Filho movimentou cerca de 8,9 milhões de pessoas, mas a capacidade instalada seria suficiente para até 13 milhões de passageiros por ano.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL TECNODEFESA



KC-390 vai tomando forma

Protótipo deverá voar no final de 2014

Mais partes do quebra cabeças industrial que dará forma a aeronave KC-390 estão paulatinamente sendo entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS). Os sub-conjuntos da empenagem, fuselagem traseira, asas e nariz da aeronave já chegaram a unidade da empresa localizada em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo, e agora estão passando pelo processo denominado montagem final (final assembly), o que deverá levar pelo menos um mês. Após essa etapa, o protótipo vai ser submetido a extensos testes de integração de sistemas elétricos, hidráulicos, mecânicos e eletrônicos (aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Colins), culminando com a instalação e integração dos motores, duas unidades do moderno propulsor International Aero Engines (IAE) V2500-E5. Para este fim, é utilizado um moderno rig de integração (iron bird), montado na unidade da EDS de Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP). O voo inaugural do tipo deverá ocorrer até o final de 2014, segundo a programação informada pela EDS.
 Imagem
Imagem
Contando com 28 exemplares encomendados pela Força Aérea Brasileira, cliente lançador do programa, o KC-390 é a maior aeronave já projetada e construída pela EDS e seus parceiros industriais espalhados pelo mundo (Aero Vodochody, OGMA, LMI Aerospace, Aernnova, FAdeA, etc). O modelo é um transporte e avião tanque-reabastecedor multifuncional, capaz de operar em pistas semi-preparadas, tornando-se assim a ponta de lança das capacidades de mobilidade estratégica das Forças Armadas Brasileiras, podendo inclusive transportar sem maiores adaptações blindados sobre rodas (6x6) da família Guarani, atualmente entrando em serviço no Exército Brasileiro. Na FAB, o KC-390 substituirá a frota de turboélices quadrimotores C-130/KC-130 Hércules. A EDS já possui cartas de intenção de compra para mais 32 aeronaves, distribuídas entre Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca, e os Emirados Árabes Unidos (UAE) demonstraram grande interesse na aeronave durante recente visita de seu ministro da Defesa ao Brasil. O KC-390 tem sido oferecido como uma opção para as versões mais antigas do C-130, que necessitam de urgente substituição, um mercado estimado em cerca de 700 aeronaves distribuídas entre 77 países.

PORTAL TECNODEFESA



Três novos aviões SC-105 para a FAB

Força Aérea Brasileira receberá três novos aviões SC-105
Foi admin/publicado nesta terça-feira (06) no Diário Oficial da União (DOU) Extrato de Dispensa de Licitação Nº 1/2014 correspondente à aquisição de três aeronaves de busca e resgate para a Força Aérea Brasileira (FAB). Embora a nota não especifique, sabe-se que a compra de três bimotores turboélice C-295 na versão de busca e salvamento (SAR), designado SC-105 pela FAB, modelo desenvolvido e fabricado pela então EADS-CASA, atual Airbus Defense & Space, já estava aprovada desde o inicio de 2013, contudo, a formalização do negócio permaneceu dependendo de liberação de recursos por parte do governo federal.

A justificativa contida na admin/publicação especifica que a dispensa de licitação, amparada pelo Inciso XIX do art. 24, da Lei nº 8.666/93, esta ligada à manutenção requerida pela estrutura de apoio logístico da aeronave em função da existência de 12 C-105/SC-105 em sua frota. A nota revela também que o valor do investimento será de 186.765.476,00 de euros (R$ 579.234.447,26).
Os 12 C-105/SC-105 em serviço na FAB estão distribuídos em duas unidades, o 1º/9º GAv, Esquadrão Arara, sediado em Manaus, AM, e o 2º/10º GAv, Esquadrão Pelicano, baseado em Campo Grande, MS. É quase certo que os três novos SC-105 sejam entregues para o Pelicano em face da especialização daquela unidade em missões SAR.

PORTAL TECNODEFESA



Novas armas para a Patrulha

AGM-84L Harpoon Block II para os P-3AM da FAB
O Governo Brasileiro fez a requisição de compra de 16 mísseis AGM-84L Harpoon Block II, 04 mísseis inertes de manejo e treinamento Captive Air Training Missiles (CATM) Harpoon Block II, containers, partes e peças de reposição, equipamento de teste e suporte, documentação técnica e admin/publicações correlatas, treinamento de pessoal e treinamento no equipamento, assistência técnica avalizada pelo governo dos Estados Unidos, suporte logístico e de engenharia, dentre outras necessidades relatadas no documento apresentado, tudo a um custo aproximado de US$ 169 milhões.
A Força Aérea Brasileira (FAB) vem continuamente aprimorando suas capacidades na guerra anti-superfície, especialmente no tocante ao avião de patrulha marítima e guerra anti-submarina P-3AM, operado pelo Esquadrão Orungan (1º/7º GAV), sediado em Salvador (BA). Essa modernização ampliará dramaticamente as capacidades da aeronave na luta contra os crimes transnacionais cometidos no mar, vigilância das fronteiras marítimas, proteção das estruturas críticas offshore da indústria do óleo e gás, proteção a pesca e ao comércio marítimo, etc.
As empresas estadunidenses listadas como possíveis contratadas seriam The Boeing Company (St.Louis, Missouri), e Delex Systems Incorporated (Vienna, Virgínia). Ao que se sabe, e segundo o que foi divulgado até o momento pela DSCA, não existem, por parte do Governo Brasileiro, exigências contratuais de contrapartidas off-set sobre essa venda em potencial.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented