|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 07/10/2013

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



POUSO FORÇADO

Um bimotor da Aero Star Táxi Aéreo fez pouso forçado na manhã de ontem em uma das pistas auxiliares do Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia. Segundo a Infraero, o avião, de fabricação da Embraer, apresentou problema no trem de pouso e rodou na pista pouco depois de tocar o solo, às 10h45. A aeronave parou no gramado que margeia a pista. Nem o piloto nem os passageiros sofreram ferimentos. No Rio Grande do Sul, uma aeronave experimental caiu em Alegrete matando o piloto, um empresário de 75 anos.



Agora político, astronauta brasileiro projeta vaga até em ministérios

ImagemRecém-filiado ao PSB, o primeiro e único astronauta brasileiro, o paulista Marcos Pontes, deverá se candidatar à Câmara dos Deputados nas próximas eleições com um objetivo ainda maior de, quem sabe, conquistar um cargo estratégico na área ministerial. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Em um livreto escrito por Pontes, intitulado "O Menino do Espaço - A História do Primeiro Astronauta Brasileiro", o novo político faz um relato, em terceira pessoa, sobre suas aptidões e deixa claro quais são seus objetivos. "Com sua grande experiência profissional, ele poderia ser designado, por exemplo, para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira. Ou, até mesmo, o Comando da Aeronáutica, o ministério da Defesa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ou o Ministério da Educação", diz o autor em uma das páginas do exemplar entregue em mãos aos dirigentes do PSB.

Marcos Pontes foi ao espaço em 2006, a bordo da nave russa Soyuz. Ele deixou a Força Aérea logo após a façanha e passou a dedicar ao ramo de palestras. Além disso, o astronauta aposentado comanda uma empresa de turismo radical.



Lobby turbinado

A Boeing teme que a revelação de que o governo brasileiro foi alvo de espionagem dos Estados Unidos pode prejudicá-la na concorrência para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, projeto orçado em 10 bilhões de reais no qual ela participa com o modelo F-18 Super Hornet. Puara tentar reverter a desvantagem, a fabricante americana reforçou seu lobby. A presidente da empresa no Brasil, Donna Hrinak, reuniu-se nas últimas semanas com dois ministros e solicitou uma audiência com Dilma Rousseff. Uma réplica da aeronave será exibida a empresários no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). E uma campanha publicitária foi lançada, com outdoors espalhados por Brasília com o tema: “Boeing e Brasil. Oportunidades infinitas”.


Avianca faz manutenção com Digex

Virgínia Silveira

A Avianca vai transferir para São José dos Campos (SP) as suas atividades de manutenção da frota da família de aeronaves Airbus, composta por 35 aviões, entre os modelos A318,A319 e A320, informou o coordenador de projetos da Digex Aircraft Maintenance, empresa do grupo Synergy Defesa e Segurança, José Anacélio Lima Cavalcanti. A manutenção dessas aeronaves, segundo ele, é feita hoje pela TAP, no Brasil, e pela Avianca, na Colômbia. A Avianca também é controlada pelo grupo Synergy.
"Em setembro demos início ao processo de certificação da empresa para a manutenção da família Airbus, junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas já treinamos nossa equipe para fazer esse tipo de serviço", disse o executivo da Digex.
A expectativa do executivo da Digex é que as novas atividades de manutenção sejam iniciadas no primeiro trimestre do próximo ano. A empresa conta com uma equipe de 140 funcionários mas, de acordo com Cavalcanti, este número deverá ser ampliado em breve com a inclusão dos serviços de manutenção para a família de aeronaves Airbus da Avianca.
Atualmente, a Digex presta serviços de manutenção pesada e modificação da aeronave Hércules C-130, da Força Aérea Brasileira (FAB) e das aeronaves Bombardier Learjet 35 e 55. Fundada em 1992, a Digex está instalada no aeroporto de São José dos Campos, onde conta com dois hangares de 2.500 metros quadrados cada. A unidade da Digex fica localizada ao lado da fábrica da Embraer.


DIÁRIO DO GRANDE ABC

Monomotor cai em Alegrete (RS) e piloto morre

A queda de uma aeronave experimental por volta das 18 horas deste sábado, 05, deixou uma pessoa morta, em Alegrete (RS). De acordo com informações da Polícia Civil, o monomotor era pilotado pelo fazendeiro Francisco da Silva, de 75 anos, que estava sozinho e foi encontrado morto quando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local.
O avião caiu em uma área rural de difícil acesso, nas proximidades do Aeroclube de Alegrete, informou a polícia. O local foi isolado, pois há risco de explosão, pois boa parte do combustível se espalhou pela área. A polícia aguarda a chegada da perícia de Porto Alegre para remover os destroços da aeronave.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented