Su-35 se preparando para Le Bourget
Na semana passada, a Sukhoi divulgou nota (acompanhada de fotos) sobre os voos de treinamento do caça Su-35S que estão sendo realizados no aeródromo de Zhukovsky (no Instituto de Pesquisas de Voo M.M.Gromov), em preparação para a participação da aeronave no Paris Air Show 2013, em Le Bourget.
Segundo a nota, o condecorado piloto de testes da Federação Russa Sergey Bogdan, que também tem o título de Herói da Rússia, trabalha em dois conjuntos de exibições em voo, uma delas para condições meteorológicas normais e outras para condições complexas.
Os participantes e visitantes do evento poderão assistir a complexas e espetaculares manobras como “spatial barrels”, “somersaults”, “flat spin” (parafuso chato) e, evidentemente, a famosa “Cobra de Pugachev”.
Nesta semana, com a finalização dos voos de testes, a aeronave deverá voar à França para continuar sua preparação para o programa de voos do evento. O novo caça multitarefa Su-35S será apresentado pela primeira vez em um evento aéreo fora da Rússia (sua primeira apresentação foi no MAKS-2009, na Rússia).
Ainda segundo a Sukhoi, o Su-35S é uma caça multitarefa supermanobrável e profundamente modernizado, da chamada “4 + +” geração, que utiliza tecnologias da quinta geração para conseguir superioridade sobre jatos de classe similar.
Conforme a nota da empresa, suas características excedem as de todos os caças táticos europeus da quarta e da “4 +” gerações, como o Rafale e o Eurofighter 2000, assim como de jatos americanos modernizados como o F-15, F-16 e F-18, podendo também se contrapor, com sucesso, a caças de quinta geração como o F-35 e o F-22A.
A empresa afirma que o caça é mais veloz (2.400 km/h a uma altitude de 11km), tem uma potência superior e muito mais alcance (3.600 km sem tanques externos) do que os modernos caças franceses Rafale e suecos Gripen.
Quanto ao Gripen NG, com seu motor único, a Sukhoi afirma que o caça sueco proporciona uma menor capacidade de sobrevivência em combate e confiabilidade do que o russo. Já sobre o americano F/A-18, a Sukhoi diz que é inferior ao Su-35S em altitude.
Leia também: