|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 31/03/2013





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


Revoada final em Brasília

Aeronaves Tucano fazem uma apresentação de despedida sobre o Lago Paranoá. Serão substituídas por outras mais modernas

ÉTORE MEDEIROS

Depois de quase três décadas cruzando os ares em manobras ousadas e surpreendentes, os aviões Tucanos entrarão hoje em ação pela última vez sob o comando dos hábeis pilotos da Esquadrilha da Fumaça. O céu de Brasília será o palco para a despedida das aeronaves, que voarão sobre o Lago Paranoá a partir das 16h. A população do Distrito Federal terá a oportunidade de conferir a apresentação de diversos pontos, mas o trecho entre o Pontão do Lago Sul e o Shopping Pier 21 será o mais indicado.
“O público pode esperar manobras de bastante efeito, principalmente as que envolvem o voo invertido, característica principal da Esquadrilha”, adianta o tenente-coronel aviador Marcelo Gobett Cardoso, comandante do grupo, no site oficial. Em 1999, a turma foi certificada pelo Guinness Book ao fazer o voo de dorso, ou invertido, de forma simultânea, com 10 Tucanos durante 30 segundos. Eles quebraram o próprio recorde em duas ocasiões: em 2002, nas comemorações dos 50 anos da Esquadrilha, a façanha foi realizada com 11 aeronaves e, em 2006, com 12.
Foram mais de 2 mil apresentações do grupo a bordo dos Tucanos (aeronaves T-27) em todo o Brasil e em 20 países. O último voo internacional deu-se em 24 de março, em Georgetown, capital da Guiana. Na última semana, a frota exibiu-se quatro vezes em cidades do Maranhão e do Pará.
Os Super Tucanos, que substituirão os Tucanos, são mais modernos e têm armamentos potentes. Tudo sem deixar a fumaça branca e a colorida de lado. Elas são obtidas a partir de óleo lubrificante. Ao ser injetado no escapamento direito das aeronaves, que está em alta temperatura, o óleo passa ao estado gasoso imediatamente.
Foi com esse recurso que os pilotos da Esquadrilha inscreveram nos céus, desde1953, formas e frases que emocionaram e arrancaram aplausos de multidões. Além da despedida dos Tucanos, hoje pode ser a última chance de ver o grupo em 2013. Depois da demonstração no Planalto Central, eles deverão ficar até o fim do ano sem levantar voo, enquanto os pilotos treinarão as performances acrobáticas a bordo das novas aeronaves A-29, os Super Tucanos.
Na guerra
Os Tucanos (ou T-27), fabricados pela empresa brasileira Embraer, compõem as Forças Aéreas de 10 países das Américas do Sul e Central, da Europa e da Ásia. Os Super Tucanos (ou A-29), também fabricados pela Embraer, são mais potentes, velozes, contam com melhor sistema de navegação e armamentos mais pesados. A serviço da Força Aérea Colombiana, combateram guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), além de narcotraficantes. Recentemente, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou contrato com a Embraer, que, em parceria com a norte-americana Sierra Nevada, entregará 20 unidades do A-29 aos EUA. Os aviões devem entrar em operação a partir de 2014 em missões no Afeganistão.
Onde ver
Hoje, às 16h, última apresentação da Esquadrilha da Fumaça a bordo de sete aviões Tucano. Voos sobre o Lago Paranoá. Locais indicados para observação: Pontão do Lago Sul e Shopping Pier 21. Duração: uma hora.


Queda de helicóptero na África do Sul deixa 5 mortos

Aeronave participava de ação contra a caça ilegal de rinocerontes. Helicóptero caiu no Parque Kruger, noroeste do país.

Cinco tripulantes de um helicóptero militar morreram neste domingo (31) na África do Sul após o aparelho cair no parque natural Kruger, durante uma operação contra a caça ilegal de rinocerontes.
O aparelho, um Air Force Augusta A109 de fabricação sul-africana e pertencente às Forças Armadas do país, fazia parte de uma patrulha aérea da "Operação Rinoceronte", que combate os caçadores ilegais no parque Kruger, no noroeste do país.
"Iniciamos uma investigação preliminar para esclarecer o que levou ao fatal acidente", disse o brigadeiro Xolani Mabanga em comunicado.
O Ministério da Defesa, o chefe das Forças Armadas sul-africanas, o general Solly Shoke, e o chefe do Aeronáutica, general Zimpande Msimang, enviaram os pêsames a parentes e amigos das vítimas.
Durante 2012, 630 rinocerontes foram abatidos na África do Sul por caçadores ilegais, enquanto neste ano a caça ilegal acabou com pelo menos 158, 116 deles no parque Kruger.

Portalamazonia.com

Aeronáutica abre vagas para o Curso de Formação de Sargentos 2014

Departamento de Ensino da Aeronáutica do Brasil abre inscrições para 542 vagas
BELÉM - A Aeronáutica do Brasil, por meio do seu Departamento de Ensino, abriu inscrições para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos – Turmas 1 e 2 do ano de 2014 (EA CFS-B 1-2/2014). Serão selecionados 542 candidatos de ambos os sexos, podendo inclusive participar menores de 18 anos, desde que atendidas as exigências das Instruções Específicas para o EA CFS.
No quadro de especialidades previstas para o CFS, há vagas para Aeronavegantes (especialidades Mecânica de Aeronaves, Material Bélico, Comunicações, Foto-Inteligência), Não-Aeronavegantes (especialidades Eletricidade e Instrumentos, Equipamento de Voo, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Desenho, Estrutura e Pintura, Eletromecânica, Metalurgia, Bombeiro) e Controle de Tráfego Aéreo (especialidade nesta área).
Inscrição e Exame de Admissão
O sistema de inscrição estará disponível nos endereços eletrônicos do COMAER (www.fab.mil.br) e da Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR ( www.eear.aer.mil.br) no período entre 17 de abril a 09 de maio de 2013. O sistema conduzirá o(a) candidato(a) ao preenchimento interativo do FSI, com a inserção de seus dados cadastrais e da opção da localidade onde realizará as Provas Escritas, bem como da opção por um dos grupos de Especialidades. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.
O Exame de Admissão será constituído das seguintes etapas: Exame de Escolaridade (EE), Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para matrícula no Curso. O processo seletivo é em âmbito nacional.
O Curso de Formação
O CFS-B 1-2/2014 será ministrado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá / SP, a partir de 2014, sob regime de internato militar, com duração de aproximada de 2 (dois) anos. No momento da matrícula, o candidato habilitado passa à situação de Aluno do CFS (Praça Especial), situação essa a ser mantida durante o Curso de Formação, lembrando também que o Aluno do CFS é militar da ativa, com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares.
Durante a realização do Curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR, e fará jus à mesma remuneração que percebia por ocasião da matrícula, se militar da ativa da Aeronáutica, ou fixada em lei para Aluno de Escola de Formação de Sargentos, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. No caso da Aluna do CFS, esta não poderá apresentar estado de gravidez durante o Curso, em virtude do cumprimento de intenso programa (obrigatório e eliminatório) de treinamento e de instrução militar, com longas jornadas de atividades físicas e da submissão do organismo a elevadas cargas de esforço fisiológico e emocional, inerentes ao conteúdo programático da formação do futuro Sargento da Força Aérea Brasileira.
O prazo de validade do EA CFS-B 1-2/2014 irá expirar-se cinco dias corridos após a data prevista para a matrícula na segunda Turma do CFS do ano de 2014.

EXPRESSO MT

Morre piloto que se envolveu em acidente aéreo em Sorriso

Avião caiu enquanto fazia pulverização em lavoura. Homem teve morte cerebral na noite de sexta-feira (29).
O piloto de 24 anos que estava internado em estado grave após sofrer um acidente aéreo no início da semana, faleceu na noite desta sexta-feira (29), em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. De acordo com o Hospital Regional do município o rapaz teve morte cerebral. Ele aguardava uma transferência para a Capital.
O acidente ocorreu na última terça-feira (26). O avião agrícola que fazia a pulverização de uma fazenda, pilotado pela vítima, caiu na comunidade rural Barreiro, região do município de Sorriso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estado de saúde do piloto se agravou após ter inalado o produto utilizado na pulverização.
A vítima foi socorrida de imediato por outros funcionários do estabelecimento rural e levada às pressas em uma caminhonete pela rodovia BR-163 até o hospital Regional de Sorriso. Uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-6), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), já começou a investigar a queda de uma aeronave.

Portal 180graus (MA)

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentação em Imperatriz

Milhares de pessoas assistiram a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, neste sábado (30), à tarde em Iperatriz
O Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido por Esquadrilha da Fumaça, realizou na tarde deste sábado (30), sua terceira apresentação em Imperatriz.A demonstração de nº 3.680 teve início por volta das 16h e atraiu milhares de pessoas à Avenida Beira Rio, principal cartão-postal da cidade.Durante a apresentação sete aeronaves executaram 55 acrobacias aérea em 45 minutos dentre elas o “Looping em Leque”, “Espelhão”, “Bolota invertida”, que é quando as aeronaves fazem performance em voo invertido e o “Coração”, momento em que duas aeronaves se cruzam deixando o rastro de fumaça em formato de coração em agradecimento ao público.
Em Imperatriz as manobras foram executadas numa área sobre o rio Tocantins e em posição contra o sol, o que dificultou a observação das pessoas de registro por parte de fotógrafos.
Apesar desse imprevisto, a apresentação agradou ao público presente que aplaudia e fazia acenos aos pilotos após cada manobra, principalmente as mais ousadas que chagaram a arrancar gritos de alguns expectadores. O soldador Denilson Gomes aprovou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
“A apresentação foi muito bonita, os homens tem coragem mesmo. Gostei”, disse o rapaz, que mora no Estado do Pará e está na cidade à passeio.
Residente no município de São Miguel, no vizinho Estado do Tocantins, Eduardo de Sousa Silva foi à Avenida Beira Rio com a esposa e três filhos.“Foi muito bom, valeu a pena assistir”, avaliou.
Preocupada em não perder nenhum detalhe, a jovem Leidiane Lima Silva chegou cêdo na Avenida Beira Rio acompanhada da filha, Maria Eduarda, de 4 anos.
“Gostei muito da apresentação e Maria Eduarda gostou também e até gritou em alguns momentos quando os aviões passavam. Foi muito bom”, comemorou. A apresentação realizada em Imperatriz foi a penúltima da Esquadrilha da Fumaça utilizando a aeronave T-27 Tucano. A última apresentação será as 16h deste domingo(21), sobre o Lago Paranoá, em Brasília (DF).
“Esse momento é muito intenso para a gente. São vinte e nove anos com essa aeronave, a gente cria um certo carinho por ela. Essa penúltima demonstração em Imperatriz tem gostinho de despedida e lá em Brasília a gente vai parar realmente com o Tucano e vamos passar por um período intenso de treinamento para que possamos adquirir a segurança necessária para prover a melhor demonstração”, disse o tenente-aviador, Iramar Renó.
A aeronave, que substituirá o T-27 Tucano, será o A-29 Super Tucano, detentor de maior potência na realização das acrobacias.
Solicitações
A tenente da Aeronáutica, Joseane, relações públicas da Esquadrilha da Fumaça, disse que a Aeronáutica se esforça para atender a solicitação de apresentações no maior número de municípios possível. Cada município faz a solicitação de apresentação direto ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, em Brasília. A média é de 120 apresentações por ano.

Hangar do Vinna

FAB se despede do herói de guerra Major-Brigadeiro Meira

Com a mesma garra com que combateu na Segunda Guerra Mundial, o Major-Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos travava há cinco dias uma intensa luta no Hospital Central da Aeronáutica. Na manhã deste sábado (30/3), às 8h25, a batalha cessou aos 90 anos. A Força Aérea Brasileira perdeu, assim, um de seus maiores ícones. Herói de guerra, militar dedicado, deixou um legado inestimável para a FAB, para a aviação de caça e para o Brasil. O velório do Major-Brigadeiro Meira será realizado nesta tarde, das 13 às 16 horas, no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). O sepultamento está marcado para o Cemitério São João Batista, às 17 horas, no Rio de Janeiro.

A trajetória do Major- Brigadeiro Meira iniciou-se em 1943, quando se formou na Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Como Aspirante, seguiu para o Nordeste, mas logo em seguida foi convocado para servir no 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA).
Imagem
O Grupo foi enviado para a 2ª Grande Guerra Mundial. No conflito, o Brigadeiro Meira tornou-se um herói. Cumpriu nada menos que 93 missões no front europeu, como piloto de caça da Esquadrilha Verde. Sua primeira missão ocorreu em 11 de novembro de 1944 e a última em 2 de maio de 1945, considerada a derradeira missão do Grupo de Caça nos céus da Itália. Em 18 de junho de 1945, o militar partiu de Pisa, na Itália, para os EUA a fim de efetuar o translado de novos aviões P-47 para o Brasil. Em sua carreira militar voou 6.000 horas entre as aviações de caça e de transporte.

Ao regressar ao Brasil, foi formar novos pilotos de caça no Grupo de Aviação de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz. Por causa de sua grande experiência, foi convocado para transmitir a doutrina aplicada na Guerra aos oficiais, como instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, em São Paulo. Comandou ainda a Escola de Bombardeio Médio.

Os vínculos e as amizades constituídas durante a Guerra tornaram-se perenes e renderam situações inusitadas. Durante o conflito mundial o então Tenente Meira era comandado pelo Major Nero Moura, que mais tarde assumiria o cargo de Ministro da Aeronáutica. Quando o Brigadeiro Meira, casado havia pouco tempo, chegou em Recife, foi convocado pelo Ministro Nero Moura de forma enfática: “Esteja em meu Gabinete, aqui no Rio de Janeiro, amanhã às 15 horas”. Ainda que tentasse argumentar, a confirmação do Ministro teve igual ênfase: “Esteja em meu Gabinete amanhã às 15 horas”. Foi designado então Oficial de Gabinete e Ajudante de Ordens do Ministro da Aeronáutica. Em um cenário distinto do vivido na campanha da Itália, os amigos voltavam a conviver.

Na sequência de sua carreira, o Brigadeiro Meira ocupou vários cargos de destaque. Foi Membro da Comissão Aeronáutica em Washington, EUA; Comandante e Oficial de Operações do 2º Grupo de Transporte; Chefe da Seção de Logística e de Operações do Comando de Transporte Aéreo; Instrutor da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica; Subchefe do Gabinete do Ministro da Aeronáutica; Chefe da Seção de Planejamento do Estado Maior da Aeronáutica; Membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra.

Reformado em outubro de 1966 no Posto de Major Brigadeiro do Ar, o incansável Brigadeiro Meira continuou desenvolvendo suas atividades na vida civil. Entre os cargos que ocupou estão o de Superintendente Administrativo da Sondotécnica Engenharia de Solos S.A; Diretor Administrativo da Sondoplan Planejamento, Pesquisa e Análise S.A; Superintendente de Coordenação Operacional da VASP; Presidente da Cia Brasil Central Linha Aérea Regional; Assessor de Operações, Diretor Administrativo e Vice Presidente Executivo da Brinks S.A.

De temperamento afável, o Brigadeiro-Meira deixa um legado de profissionalismo e será sempre lembrado pela serenidade. Serenidade como a que exibia no Birutinha, bar do Clube de Ultra-leves que fica no Clube de Aeronáutica da Barra da Tjuca. Ouvia atentamente as histórias de seus companheiros, mas quando na roda de amigos o assunto era o Grupo de Aviação de Caça, ali estava ele para contar com riqueza de detalhes as agruras, as dificuldades e as vitoriosas missões da FAB na Segunda Guerra Mundial. Relatos que só mesmo um herói de guerra poderia fazer.









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented