Cessna 208B com pacote de upgrade da Blackhawk transporta dois leopardos para reserva selvagem na África
Um Cessna 208B, recentemente equipado com tecnologia Blackhawk, completou uma missão pouco usual na África no mês passado, contribuindo para a preservação de uma das mais bonitas espécies animais. Foi o primeiro Caravan a operar na África com o pacote Blackhawk XP42A para upgrade de performance.
Apenas duas semanas depois da entrega, a aeronave foi usada para levar um casal de leopardos de maneira rápida, segura e eficiente em uma viagem de quase 1000 km do Centro de Reabilitação Moholoholo Wildlife no Kruger National Park na África do Sul até o Majete Wildlife Preserve, em Malawi.
A aeronave foi operada por FliteCare Air Charters, baseada no Aeroporto Nacional de Wonderboom, em Pretória, na África do Sul. Eugene Meyer, fundador da FliteCare e CEO, disse que “aquele era o mais incrível Caravan que já voei, não pude acreditar na decolagem e performance de subida”.
“É fantástico fazer parte desta missão de conservação da vida selvagem”, disse Jim Allmon. Presidente e CEO da Blackhawk. “O XP42A torna mais fácil a operação e pistas ruins e diante das dificuldades de decolagem e pouso quase sempre encontradas na África.”
Os dois leopardos adultos foram capturados enquanto caçavam em fazendas de avestruz na África do Sul. Eles ficaram diversas semanas no centro de reabilitação onde fizeram exames, tomaram vacinas e foram submetidos a outros cuidados médicos. Os profissionais e voluntários do centro de reabilitação, parte de um esforço mundial para garantir sobrevivência a espécies ameaçadas, garantiram que os dois leopardos estão saudáveis e prontos para viver soltos na reserva de Majete, onde eles vão alimentar e ajudar a recuperar uma população de leopardos destruída por décadas de caça ilegal.
A transferência dos animais é parte de uma ação maior da rede de parques africanos em cooperação com o governo de Malavi que já levou mais de 2.500 animais selvagens para Majete desde 2003. A viagem com os dois animais durou três horas e meia e transcorreu sem problemas, os dois dormiram em jaulas separadas durante o voo.
“A viagem foi um grande sucesso, o entusiasmo e o trabalho prestado por todos envolvidos foram fantásticos”, disse Andre Uys, médico veterinário especializado em conservação.
O pacote XP42A foi instalado em um motor Pratt & Whitney PT6A-42A com 850 cavalos (SHP) oferece uma garantia de mil horas de voo sem limite de data. Com o pacote, a aeronave ganhou maior potência de motor e dobrou a capacidade de subida com menor consumo de combustível. Em paralelo, o Caravan passou a poder levar mais peso na decolagem, 4%, e aumentou a velocidade de cruzeiro em 15%. O pacote da Blackhawk reduziu os custos de operação do Caravan. A Blakhawk oferece suporte permanente à aeronave.
Fundada em 1999, no Texas, a Blackhawk é líder em oferece soluções de performance para motores em frotas de aeronaves turboélice. No Brasil é representada pela Japi Aeronaves, em Jundiaí, e é parte do programa RenovAir de revitalização de aeronaves. Mais informações em www.blackhawk.aero ou em www.renovair.com.br
Fonte: RenovAir
Leia também: