|

Participação de mercado da Azul chega a 10%; TAM e Gol perdem mercado em fevereiro



ALTAMIRO SILVA JUNIOR, GLAUBER GONÇALVES .

O setor aéreo teve o melhor mês de fevereiro desde 2000, com aumento de 12,9% na demanda doméstica e de 15,06% na oferta de voos em relação a fevereiro de 2011, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). TAM e Gol, as maiores companhias nacionais, perderam fatia de mercado para a Azul, que pela primeira vez registrou participação superior a10%, e Avianca, que ficou com 4,68%. As duas líderes ainda detêm juntas 73,58% do mercado.

A estratégia de redução de frota adotada por Gol e TAM para se recuperar dos prejuízos registrados no ano passado deve levar a Azul a aumentar ainda mais sua participação no mercado doméstico de passageiros este ano. Ao contrário das concorrentes, a empresa de David Neeleman deve ampliar sua frota de 52 aeronaves para 66 no fim de 2012.

"Como a Azul é líder em taxa de ocupação e deve adicionar 14 aviões este ano, num momento em que as principais concorrentes têm dito que vão enxugar ou ter taxa de crescimento próximo de zero, estamos otimistas", afirmou o diretor de Marketing da companhia, Gianfranco Beting.

A Gol, que anunciou anteontem o desligamento de 205 tripulantes, viu suas ações preferenciais amargarem perda de 1,66%, no rastro de notícias negativas: além da perda de mercado, o rebaixamento de sua classificação anunciado pela Fitch, uma das três maiores agências classificadoras de risco mundiais.

Embora especialistas alertem que aumento de market share não implique rentabilidade, a Azul espera registrar em 2012 o primeiro lucro de sua história, disse uma fonte próxima à empresa. Beting não confirma.

O executivo reconhece que a companhia - que iniciou suas operações em dezembro de 2008 e transformou o aeroporto de Campinas no principal centro concentrador de suas rotas - também sofreu no ano passado com a disputa tarifária entre Gol e TAM. No entanto, mantém seu plano de frota para 2012, confiante em um mercado ainda aquecido, porém cautelosa com o cenário marcado pelos altos custos dos combustíveis.

Uma das vantagens da Azul é voar com uma aeronave menor que as concorrentes e conseguir maiores taxas de ocupação.

Fonte: / NOTIMP

---

Cresce demanda por transporte aéreo

SÃO PAULO – A demanda por transporte aéreo doméstico cresceu 12,9% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de aviação Civil (Anac). No mesmo período, a oferta doméstica teve alta de 15,06%.

No transporte aéreo internacional de passageiros, a demanda subiu 8,95% em fevereiro de 2012 frente ao mesmo mês de 2011, enquanto a oferta registrou crescimento de 1,16% no mesmo período.

A taxa média de ocupação dos voos domésticos de passageiros alcançou 66,61% em fevereiro de 2012, índice 1,89% menor que o de fevereiro de 2011 (67,89%).

O mesmo índice nos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 79,87% em fevereiro de 2012, com aumento de 7,70% em relação ao índice do mesmo mês do ano anterior.

PARTICIPAÇÃO

A TAM e a Gol continuam liderando o mercado doméstico em fevereiro de 2012 com participação de 39,13% e de 34,46%, respectivamente. A soma da participação de mercado delas, no entanto, caiu 7,26% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2011. As líderes detinham 79,34% do mercado, que passou para 73,58%.

Isso demonstra que a participação das demais empresas apresentou crescimento de 27,88% no período, tendo subido de 20,66% em fevereiro de 2011 para 26,42% no segundo mês deste ano.

A terceira maior companhia aérea do Brasil, Azul Linhas Aéreas, superou a marca de 10% de participação de mercado, o que demonstra o aumento do nível de concorrência no setor.

No mercado internacional, as duas companhias (TAM e Gol) responderam por 98,81% da participação de empresas brasileiras no transporte aéreo, dos quais 87,54% da TAM e 11,27% da Gol.

Fonte: / NOTIMP

---

TAM e Gol perdem mercado em fevereiro

Alberto Komatsu

O cenário de contenção de oferta das duas maiores empresas aéreas do país começa a mostrar seus efeitos e pode indicar uma tendência do setor para 2012. O duopólio TAM e Gol perdeu 5,75 pontos percentuais de participação nos voos domésticos em fevereiro, na comparação anual, com fatia combinada de 73,59%. Avianca, Azul, Webjet e Trip avançaram 6,44 pontos percentuais na mesma base de comparação, com participação conjunta de 25,67%.

Os dados são da Agência Nacional de aviação Civil (Anac) e mostram que a perda de fôlego de TAM e Gol aconteceu num mês em que a demanda por voos domésticos cresceu 12,9%, diante de fevereiro de 2011. O resultado foi influenciado pela ocorrência do Carnaval um mês antes do que no ano passado. Por isso, o desempenho ficou acima da média dos últimos cinco meses, que mostraram desaceleração do crescimento da demanda, com alta mensal de um dígito.

A Webjet foi adquirida pela Gol em julho de 2011, mas o negócio ainda aguarda aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nesse sentido, a Anac ainda divulga os dados das duas empresas separadamente.

"Esse crescimento de participação das empresas de médio porte é resultado do aumento de oferta. As duas maiores estão com o foco em rentabilidade", diz o especialista em aviação da consultoria Bain & Company, André Castellini.

A frota combinada de Gol e Webjet vai recuar dos atuais 145 aviões para 141 em 2012, segundo dados preliminares da Gol. A TAM divulgou, em janeiro, uma revisão para baixo do seu plano de frota. A empresa aumentou de quatro para sete a quantidade de aviões que desistiu de incorporar para voos domésticos. Para os voos ao exterior, a empresa vai receber quatro aviões da Boeing, modelo 777.

Na rota inversa, Avianca, Azul e Trip planejam ampliar sua frotas neste ano. A Webjet vai aumentar a sua capacidade com a renovação da frota por aviões com cerca de 40 assentos a mais.

A perda de participação das duas maiores companhias aéreas brasileiras já vinha sendo registrada, mas em velocidade menor. No acumulado de janeiro a dezembro de 2011 ante 2010, segundo a Anac, a perda de participação de mercado conjunta de TAM e Gol foi de 1,57 ponto percentual. O avanço do grupo intermediário, por sua vez, foi proporcional, de 1,63 ponto percentual.

O fluxo de passageiros em voos internacionais, operados por companhias aéreas brasileiras, registrou crescimento de 8,95% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2011. A oferta de assentos teve expansão de 1,16%.

As aéreas da América Latina tiveram expansão de 13,3% no fluxo de passageiros e 10,8% de aumento na capacidade em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2011, informou ontem a Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata). A entidade citou o Carnaval brasileiro, que distorceu o resultado mundial.

Foi a terceira maior taxa de crescimento global na demanda por viagens aéreas em fevereiro, na comparação anual, atrás dos 24,7% da África e dos 23,4% do Oriente Médio. A demanda global por viagens aéreas registrou crescimento de 8,6% em fevereiro, na comparação com igual período de 2011.

Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented