|

Pesquisador participa de projeto sobre efeitos da radiação cósmica em microeletrônicos

Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) participou (9 a 13/03), no Peru, de um grupo de trabalho sobre os efeitos da radiação cósmica em circuitos microeletrônicos .

O trabalho foi realizado dentro do escopo de um projeto multinacional denominado HARMLESS (acrônimo de High Altitude Remotely Monitored Laboratory for the Evaluation of the Sensitivity to SEUs / Laboratório Remotamente Monitorado de Alta Altitude para a Avaliação da Sensibilidade à SEUs), pertencente ao programa de cooperação internacional STIC-AmSud/CAPES.

A idéia principal do projeto, segundo o pesquisador Cláudio Antonio Federico, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é aproveitar as maiores altitudes existentes na região do altiplano dos Andes (mais que 4000 metros) para avaliar alguns locais passíveis de serem utilizados para a instalação de um Laboratório de alta altitude para testes de circuitos microeletrônicos.

Este tipo de laboratório utiliza-se da maior incidência de radiações cósmicas em altas altitudes para realizar testes acelerados de efeitos da radiação em microeletrônica. Um exemplo de laboratório deste tipo existe nos Alpes Franceses e a expectativa é que se consiga identificar locais em que a maior incidência de radiação justifique a construção de um laboratório com melhor relação custo/benefício do que os existentes.

A participação do Brasil neste projeto pode ser considerada estratégica para pesquisas futuras e está relacionada à medição dos nêutrons oriundos da interação da radiação cósmica na atmosfera.

Também participam deste projeto pesquisadores do IPEN/CNEN-SP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), das Instituições Francesas ONERA (Office National d’Etudes et de Recherches Aérospatiales / Escritório Nacional de Estudos e Pesquisas Aeroespaciais) e TIMA (Techniques of Informatics and Microelectronics for integrated systems and Architecture / Técnicas de Informática e Microeletrônica para Sistemas Integrados e Arquitetura), da Peruana PUCP (Pontificia Universidad Católica de Peru / Pontifícia Universidade Católica do Perú) e da Argentina CNEA (Comisión Nacional de la Energía Atômica / Comissão Nacional de Energia Atômica).

LEGENDA - Da esquerda para a direita: Cláudio Federico (IEAv/DCTA-Br.), Carlos Cardenas (PUC-Pe), Raoul Velazco (TIMA-Fr.) e Fabrice Pancher (TIMA-Fr.).


Fonte: Agência Força Aérea / IEAv








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented