|

Bahia está no páreo por fábrica de aeronaves Embraer Neiva



Regiane de Oliveira .

Ainda em estudo, projeto deve receber investimentos da ordem de R$ 120 milhões para construção de uma unidade de produção na região de Feira de Santana, no interior do estado .

O governo da Bahia está de olho nos planos de crescimento da Embraer. O estado é candidato a receber uma fábrica da Neiva, unidade de aviões para uso agrícola, planadores e treinamento militar. O projeto ainda está em estudo, mas trata-se de investimentos de R$ 120 milhões para a produção, inclusive, de aeronaves de passageiros para até 14 pessoas, conforme apurou o Brasil Econômico. Feira de Santana é a cidade mais cotada para receber a instalação por conta da privatização do Aeroporto João Durval Carneiro, prevista para abril.

As negociações estão confirmadas pelo secretário estadual do Comércio, Minas e Energia, James Correia. Mas ele não comenta detalhes do acordo por conta de um contrato de confidencialidade assinado pelas partes. Carneiro adianta, porém, que as bases estão sendo montadas para que o estado tenha destaque na aviação.

“A Bahia decidiu bem antes que o governo federal privatizar os aeroportos regionais. Queremos ter voos diretos de Feira de Santana para São Paulo. E isso está atraindo o interesse das empresas, especialmente aquelas que querem aumentar sua presença no Nordeste”, explica.

Procurada, a Embraer afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não comentará o assunto. No entanto, o crescimento da empresa na região ganhou destaque no ano passado.

Fábio Bertoldi Carretto, gerente comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema, fez declarações para a mídia local durante o evento Bahia Farm Show, em julho do ano passado, de que as entregas do modelo Ipanema em 2011 cresceram em decorrência da expansão do agronegócio no país, especialmente na região oeste da Bahia. A previsão foi modesta,. Na ocasião, previu aumento de 40 para 44 aviões. Mas só no ano passado, foram vendidos 58 aviões no Brasil e Mercosul, um aumento de 45% em relação a 2010.

Concorrência mineira

A Bahia não é a única interessada na Embraer. Minas Gerais também está no páreo. Segundo o especialista em aviação, Hugo Tadeu, a estratégia do governo mineiro é transformar a área ao redor de Confins em um polo industrial. “A Embraer já abriu seu escritório de engenharia na região e tem planos de replicar este modelo em estados do Nordeste”, conta. Inicialmente instalado em Belo Horizonte, o escritório deverá se transferir para o complexo do Centro de Capacitação de Tecnologia Aeroespacial (CCTA), em Lagoa Santa, em 2013, que será um centro de capacitação e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial nacional.

Neiva

A Industria Aeronáutica Neiva foi fundada em 1954 no Rio de Janeiro, mas mudou-se logo em seguida para Botucatu. Em 1980. foi adquirida pela embraer. Hoje é líder na produção de aviões agrícolas, com cerca de 75% do mercado nacional e utilizado principalmente na pulverização de defensivos agrícolas, além de combate a incêncios e povoamento de rios.

Fonte: Brasil Econômico / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented