|

Militares do Hospital de Aeronáutica de Belém participam de curso de resgate aeromédico

Equipe do Curso de Resgate Aeromédico

As atividades operacionais do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) começaram cedo em 2012. No período de 19 a 22 de janeiro, militares do HABE participaram do “Curso de Resgate Aeromédico e Acesso a Locais Confinados”. O curso foi oferecido pelo Centro de Treinamento Coronel Morais, localizado no município de Terra Alta, no meio da Floresta Amazônica, a 90 km da cidade de Belém, e teve a coordenação do Dr. José Guataçara Corrêa Gabriel, Coordenador Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belém (SAMU).

Participaram do treinamento o Aspirante Enfermeiro José Daniel Rodrigues dos Santos e o Terceiro Sargento Alexandre de Araujo Farias, ambos do efetivo do Hospital. Segundo o Aspirante Daniel, o curso, além das informações teóricas, valorizou as atividades práticas, simulando situações passíveis de ocorrer no dia-a-dia, bem como as atitudes esperadas dos profissionais da saúde.

O Coronel Médico Eduardo Serra Negra Camerini, Diretor do HABE, participou do curso proferindo palestras sobre “Histórico do Resgate” e “Transporte Aeromédico”, abordando as principais ações do profissional da saúde no resgate ou remoção de doentes graves, por meio de helicópteros ou aeronaves, em locais onde ambulâncias tradicionais não podem facilmente ou rapidamente alcançar (transporte primário), ou mesmo em situações em que o doente necessite de um transporte inter-hospitalar que seja mais adequado por via aérea (transporte secundário).

O curso é destinado aos profissionais socorristas, como médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, e foi criado baseado nas dificuldades de acesso aos pacientes no atendimento pré-hospitalar. Os profissionais recebem noções de mergulho, transporte aeromédico, rapel estático e em aeronave, resgate em floresta, escalada, içamento e descida de macas e sobrevivência, entre outras abordagens.


Fonte: Seção de Comunicação Social do HABE








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented