No Brasil, concessão de terminais é o alvo
Problemas relacionados à privatização na área da aviação civil também deixam tensas as relações dos profissionais aeroviários no Brasil. O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) é contra o processo de privatização dos aeroportos de Brasília, Guarulhos, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas, proposto pela Infraero. O site do Sina mantém fixo na primeira página o texto do manifesto dos Trabalhadores em defesa dos aeroportos do Brasil e da soberania nacional.
O ano de 2011 vem sendo marcado por intensas negociações entre o Governo Federal e os sindicatos da classe. Algumas greves foram ensaiadas mas nada que alterasse significativamente a rotina dos aeroportos brasileiros. A última foi em outubro, sem grandes prejuízos para a população.
O momento atual é de entendimento. Os trabalhadores conseguiram que o Governo Federal prometesse uma série de garantias, como a estabilidade no emprego até o fim de 2018. O processo de concessão dos aeroportos segue. Os editais dos leilões foram analisados pelo Tribunal de Contas da União e devem ser publicados na semana que vem pela Secretaria de aviação Civil.Fonte: / NOTIMP