Infantaria da Aeronáutica: Solenidade em Brasília marca a celebração do aniversário de 70 anos
Infantes de ontem e de hoje, de diversas unidades da área do Distrito Federal, celebraram (12/12) o Dia da Infantaria da Aeronáutica e os 70 anos de criação do quadro de Infantes, em cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília (BABR). A solenidade, presidida pelo Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antônio Saboya Burnier, contou também com a presença do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, e do Comandante da BABR, Coronel Aviador Geraldo Corrêa de Lyra junior.
Durante o desfile militar, os convidados conferiram uma apresentação das diversas companhias que compões o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR), que atuam cada uma com uma função específica. Entre essas companhias encontram-se os Pelotões de Operações Especiais, do qual fazem parte o Pelotão de Pronto-Emprego, Pelotão de Cães de Guerra, Pelotão Contra-incêndio e Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica. Por fim, vieram as viaturas utilizadas pelo BINFAE-BR, como Ranger, Blazer, viaturas de combate a incêndio e viaturas para transporte de tropa.
Na ocasião, também foi lida a Ordem do Dia da Aeronáutica, assinada pelo Comandante–Geral de Operações Aéreas, em que o Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antônio Saboya Burnier enfatizou o “desenvolvimento tecnológico do combate e as modernas técnicas de emprego, que cada vez mais nos impulsionam no constante aperfeiçoamento doutrinário e no eficaz preparo da tropa guerreira, para superar objetivos mais desafiadores e inovadores”.
O Comandante do COMGAR também fez menção à implantação de uma política de Defesa Antiaérea Orgânica para a Força Aérea Brasileira, cujas unidades, a partir de 2012, se constituirão em elos permanentes do sistema de defesa aeroespacial brasileiro. “O primeiro passo dessa política será transformar a atual Companhia de Canoas, no Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa. Posteriormente, o planejamento contemplará, ainda, a ativação de outras estruturas congêneres, as quais se subordinarão a uma brigada de artilharia antiaérea de autodefesa, a ser criada em 2012, como núcleo”, afirmou.
O quadro de infantes foi criado, na Força Aérea Brasileira, no dia 11 de dezembro de 1941, mesmo ano do surgimento do Ministério da Aeronáutica.
Fonte: VI COMAR