|

Tropas do Brasil serão as últimas a sair do Haiti

Retirada da ONU do país começa em 2012 .

CAROLINA MONTENEGRO .

O contingente militar brasileiro da Minustah (a missão de paz da ONU no Haiti) deve ser o último a sair do país, segundo o general Luiz Eduardo Ramos Pereira, chefe militar da ONU no Haiti.

Em entrevista à Folha, ele não estabeleceu cronograma para novas retiradas, mas disse que a redução gradual de tropas no Haiti continuará.

"O Brasil deve ser o último a sair, mas a decisão final é de Nova York [ONU]", disse.

Os motivos seriam a liderança brasileira da Minustah desde 2004 e sua presença em áreas críticas para a segurança do Haiti.

No início de outubro, foi anunciada a redução de 13% (288 militares) das tropas brasileiras, a partir de março de 2012. Hoje, o Brasil mantém 2.188 militares no Haiti.

A diminuição fez parte de uma redução geral do efetivo militar da Minustah dos atuais 8.718 capacetes azuis de 19 países para 7.340.

"Teremos mais reduções se a situação melhorar no país. Só vamos nos retirar quando tivermos cumprido nossa missão aqui", disse Ramos.

No final de outubro, tropas brasileiras participaram da operação de segurança Hope (Esperança), a primeira comandada exclusivamente pela Polícia Nacional do Haiti desde o início da missão de paz em 2004.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented