Transelevador começa a ser montado no Teca do Galeão
O novo transelevador será composto por uma câmara frigorífica com dois compartimentos, capazes de armazenar produtos a temperaturas entre 2°C e 8°C e 16ºC e 22ºC. A montagem teve início em outubro e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos no primeiro semestre de 2012.
Após a conclusão do transelevador, está prevista também a instalação de outras três grandes áreas para movimentação de produtos farmacêuticos. A antecâmara, que funcionará como uma sala de inspeção, será climatizada e terá 27,9 metros de comprimento por 10,7 de largura e 7 de altura. As demais alas, também climatizadas, ocuparão um espaço de 4,85 metros de comprimento por 5,35 de largura e 5 de altura. Nesses locais serão realizados os procedimentos de liberação e carregamento de volumes.
De acordo com o superintendente do Galeão, Abibe Ferreira Júnior, o novo transelevador será fundamental para ampliar a capacidade vertical do Teca, mantendo a integridade da carga farmacêutica durante os processos de logística. "Estamos muito entusiasmados. Com os novos equipamentos e espaços para armazenagem, o Galeão se tornará referência na movimentação de produtos desse segmento", completou.
Projeto Teca Farma
A instalação do transelevador corresponde à segunda etapa do programa Teca Farma, que busca ampliar a capacidade do Terminal de Cargas do Galeão para o processamento de cargas da indústria farmacêutica. Em 2009, na primeira etapa do programa, a Infraero investiu R$ 750 mil na compra de uma câmara frigorífica com capacidade de 2,3 mil m³ e acondicionamento de 2° C a 8° C. Atualmente, o Teca Galeão atende a 76 laboratórios farmacêuticos.
Fonte: