|

Revista UFO: O planeta Marte seria vermelho realmente?

http://www.ufo.com.br/admin/arquivos/dnot_7612.jpg

Marte é bastante conhecido como o planeta vermelho, mas a que deve essa cor tão notável? Sua superfície é realmente de tons rubros ou existem outras matizes? A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) explica a estranha natureza deste atraente mundo em um novo vídeo animado que dura um minuto e esclarece esses pontos.

Quando observamos o céu noturno daqui da Terra e localizamos as coordenadas do quarto planeta do Sistema Solar, sua cor vermelha nos parece evidente. Inclusive os egípcios referiam-se a Marte como "o vermelho". A explicação de seu surpreendente aspecto encontra-se em suas rochas, muitas delas ricas em ferro. Quando se expõem ao ar livre se oxidam e adquirem seu tom particular. E quando o pó de óxido dessas rochas se eleva à atmosfera, uma aura rosada envolve o planeta.

Do canela ao verde

No entanto, os satélites e veículos de exploração - como os rovers Spirit e Opportunity, e dentro de um tempo o Curiosity - têm descoberto que não é completamente rubro. Grande parte do orbe é de uma cor caramelada e, conforme os minerais encontrados em cada região, as paisagens podem ir do dourado, bege e marrom a um verde suave.

Marte é um dos grandes objetivos da investigação espacial. A Mars Science Laboratory (MSL), missão mais sofisticada e ambiciosa de todas, está pronta para seu lançamento a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. O rover Curiosity, veículo robótico que examinará em detalhes uma das regiões mais intrigantes do planeta vermelho, já se encontra na ponta do foguete lançador Atlas V e esperando o momento da decolagem, previsto, se tudo correr bem, para o dia 25 de novembro.

Assista ao vídeo, que parece um desenho animado e bem instrutivo, no Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/o-planeta-marte-seria-vermelho-realmente

Fonte:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented