|

Rio: Governo do Rio promete UPPs no Alemão em março



Saída das tropas do Exército do complexo de favelas, no entanto, será gradual e só deve terminar em junho. Estado afirma que vai instalar nove Unidades de Polícia Pacificadora com 2.200 policiais militares na região .

A partir de março a Secretaria de Segurança do Rio vai começar a instalar UPPs no complexo do Alemão, mas a saída das tropas do Exército, que ocupam a região desde novembro, será gradual e só terminará em junho.

"Vamos entrar de maneira fatiada: 500 homens em março, que vão ocupar duas áreas; depois mais 500 em abril, em outras duas áreas; 500 em maio, e 700 em junho, perfazendo 2.200", disse o secretário José Mariano Beltrame, em entrevista à Rádio CBN.

O secretário disse que serão implantadas nove UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos complexos do Alemão e da Penha.

SUSPEITOS

A polícia identificou um dos integrantes do grupo que invadiu o complexo. Eduardo Fernandes de Oliveira, 24, conhecido como 2D, é investigado por aparecer em vídeo com líderes do tráfico. Após boatos que surgiram no Twitter de que também teria participado dos tumultos de terça, Diego Santos, o Mister M, foi ontem à delegacia prestar depoimento espontaneamente.

Ele teve sua história contada na edição de domingo da Folha. Ex-traficante, ele foi solto no mês passado e deve iniciar carreira de modelo.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse que os recentes confrontos são fruto de "uma tentativa de boicote por parte daqueles que perderam o poder".

Em Montevidéu, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que os militares não vão se perpetuar na comunidade. "O que estabelecemos é que podemos ficar até junho."

Fonte: / NOTIMP

---

Militares terão assistência de sociólogos

Os militares da Força de Pacificação do Exército que atuam no Complexo do Alemão vão contar com apoio de sociólogos, antropólogos e psicólogos para melhorar o relacionamento com a comunidade. Desde o início da semana, moradores têm reclamado da truculência dos soldados nas abordagens. Ontem, os acessos ao conjunto de favelas continuaram com policiamento reforçado. Quatro bases fixas de patrulhamento foram montadas em locais estratégicos.

O comandante militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior, disse que o Exército fará uma reaproximação com a comunidade para tentar restabelecer a confiança. Ele se reuniu com o secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, na sede da Força, no Alemão. “Realizamos periodicamente encontros com a comunidade para ouvir demandas e reclamações. Agora, cada reunião vai contar com a presença de um representante da Força”, disse Neves.

Também estiveram no Alemão uma procuradora e três promotores do Ministério Público Militar, que acompanham o Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado para apurar se houve excessos dos soldados no confronto de domingo à noite com moradores.

Ontem, após vistoria feita no feriado para verificar se o tiroteio de terça havia danificado o teleférico do Alemão, o transporte voltou a funcionar normalmente.

Fonte: / NOTIMP









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented