|

Porto Alegre precisa de novo aeroporto até 2020, calcula Infraero



Salgado Filho se esgota em 2020, prevê Infraero .

Presidente da estatal afirma que Região Metropolitana precisará de um novo aeroporto .

FLÁVIO ILHA .

Mesmo com a ampliação nos próximos anos, o aeroporto Salgado Filho terá sua capacidade esgotada até 2020, reconheceu o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Em visita ontem ao terminal, o executivo disse que é preciso pensar "seriamente" na construção de um segundo aeroporto que atenda à Região Metropolitana.

Cercado pela cidade, o Salgado Filho não teria mais para onde se expandir. Não é possível construir uma segunda pista, por exemplo, comentou Vale:

– A atual ampliação do terminal de passageiros atenderá a demanda até 2016. Dá para levar até 2020, no máximo 2021. Aí esgota a capacidade porque eu paro (no limite de operações) na pista. Essa decisão (de construir um novo aeroporto) é urgente porque quando chegar em 2020 eu já começo a ter passageiro não atendido.

Segundo o presidente da Infraero, é necessário começar a planejar agora para ter um aeroporto novo daqui a 10 anos. Entre a decisão e a inauguração, de acordo com o executivo, "não se passam menos de sete anos". Desde março à frente da estatal, Vale, que ocupou cargos no Banco Central e foi vice-presidente de Tecnologia e Infraestrutura do Banco do Brasil, fez as declarações com base no crescimento do mercado de aviação nos últimos anos – em agosto houve avanço de 13,45% sobre igual período de 2010.

Iniciativa privada pode construir novo terminal

Em setembro, o terminal 1 do Salgado Filho, construído com capacidade para 4,5 milhões de passageiros por ano, completou uma década de operação. Projeto da Infraero prevê o aumento da capacidade (leia texto nesta página) com a construção de novo terminal ao lado do atual.

O executivo esteve ontem em Porto Alegre para vistoriar a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), que deve estar funcionando até o fim do ano. A estrutura, que está sendo erguida no segundo andar do Salgado Filho, terá uma sala de embarque para 280 passageiros e três pontos de raio X. Além disso, haverá mais 20 balcões de check-ins. O executivo também vistoriou as obras do terminal de carga, previsto para entrar em operação no início de 2013.

O presidente da Infraero disse que a União pode optar pelo modelo de concessão privada para viabilizar a construção de um segundo aeroporto da Região Metropolitana:

– Se a iniciativa privada tiver interesse em construir um terminal na região, considero saudável.

Ainda em relação ao Salgado Filho, o executivo assegurou que a ampliação do terminal 1 deve começar em julho de 2012. A obra, que envolve a reforma do pátio de aeronaves e a extensão da pista em 920 metros, custará R$ 780 milhões e tem prazo de conclusão entre 13 e 15 meses.

Capacidade se esgota mesmo com ampliação

Isso significa, conforme o executivo, que o projeto, capaz de elevar a capacidade operacional do aeroporto para 12 milhões de passageiros, estará pronto a tempo de atender as necessidades de Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014.

Segundo Vale, a demanda de passageiros do terminal gaúcho durante o mundial de futebol será de 11 milhões de usuários.

O Salgado Filho passará por quatro intervenções nos próximos meses. Até dezembro, haverá a conclusão da reforma do antigo terminal (terminal 2) e do módulo operacional provisório. Em uma segunda etapa, prevista para ser concluída em 2016, o aeroporto terá sua capacidade elevada para 15 milhões de passageiros. A demanda projetada para daqui a cinco anos é de 16 milhões de usuários.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented