Infraero inicia aplicação da multa moral no Aeroporto de Brasília
Desde o último dia 12, cerca de 300 multas já foram postas nos para-brisas dos veículos estacionados nas vagas especiais. Das 1.034 vagas do Aeroporto de Brasília, 33 são destinadas a idosos e oito a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Durante a fiscalização, funcionários percorrem o estacionamento e observam a utilização de vagas exclusivas, aplicando multas aos infratores. Desse modo, o motorista que estacionar na vaga reservada e não se encaixar no perfil destinado recebe um alerta. O aviso é ilustrado com uma rosa e uma mensagem que visa à conscientização do usuário.
Para a encarregada de Atividades do Estacionamento, Maria Aparecida Trindade, a ação está surtindo efeito desde o primeiro dia. “Vários motoristas que receberam a multa se conscientizaram e se desculparam com os responsáveis pela fiscalização do estacionamento”, explicou.
“Uma vez que o acesso às vagas reservadas a deficientes ou idosos é respeitado, a medida reforça a importância da acessibilidade e do respeito aos direitos dessas pessoas e reeduca o cidadão”, disse o superintendente do Aeroporto de Brasília, Antonio Erivaldo Sales.
Multa Moral no Nordeste
A “Multa Moral” segue a Política de Acessibilidade da Infraero e teve origem na Superintendência Regional Nordeste que, desde outubro do ano passado, monitora os estacionamentos de seus nove aeroportos: Fortaleza, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Natal, Teresina, Parnaíba, Juazeiro do Norte e Petrolina.
Fonte: