|

Avião da FAB com 8 pessoas a bordo cai em Santa Catarina

Imagem

Segundo a Força Aérea Brasileira, havia 8 pessoas a bordo. Cinco corpos foram resgatados e não há sinais de sobreviventes .

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu por volta das 13h30 desta terça-feira (2) na cidade de Bom Jardim da Serra, na serra de Santa Catarina, a 135 quilômetros de Florianópolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco corpos foram resgatados. No início da Noite, a FAB informou que "não há indícios de sobreviventes".

Segundo nota divulgada pela FAB, estavam a bordo o major Antônio Carlos Souza da Silva, o 1° tenente Samir de Barros Farias, o 2° tenente Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior, o 2° tenente André Dias Alves, o suboficial Marcelo André Rhoden, o 2° sargento Helenilton de Souza Schafer, o 3° sargento Jarbas Barbosa Mendes (Exército Brasileiro) e a Glaci Kuelle Nunes de Oliveira.

As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros catarinense chegaram ao local pouco após o acidente, quando a aeronave ainda estava em chamas, sendo possível o resgate de cinco corpos. A região sofre com mau tempo há alguns dias. Na cidade, foi registrada neve nesta manhã.

A FAB informou que o avião tinha decolado às 11h15 e sumiu dos radares repentinamente. Além dos bombeiros, um helicóptero Blackhawk da Aeronáutica decolou de Santa Maria (RS) em direção ao local do acidente também com uma equipe de resgate, informou a FAB em comunicado.

A aeronave acidentada era um C-98A Grand Caravan do 5º Esquadrão de Transporte da Força Aérea. O Comando da Aeronáutica afirmou que iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente com o objetivo de prevenir futuras ocorrências.

Aviões se chocam no ar

No último dia 6 de julho, quatro tripulantes morreram depois de duas aeronaves modelo T-25 Universal da Força Aérea Brasileira se chocarem no ar. O acidente aconteceu durante uma missão de treinamento na área de instrução da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo.

Os quatro tripulantes que morreram foram os capitães-aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e os tenentes-aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto. Em nota, a FAB informou que iniciou as investigações para apurar o que levou ao acidente.

Fonte: / NOTIMP

---

A queda do avião da FAB

“Perdeu altitude e caiu de bico” Morador descreve a ZH acidente na serra catarinense com aeronave C-98A Grand Caravan que partiu de Canoas para o Rio com oito a bordo. Aeronave C-98A Grand Caravan partiu de Canoas, às 11h35min de ontem, com destino ao Rio de Janeiro e tinha oito pessoas a bordo, incluindo dois gaúchos. Segundo a FAB, não há indícios de sobreviventes.

Carlos Etchichury e Júlia Antunes Lorenço

Um avião de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em Bom Jardim da Serra, na região serrana de Santa Catarina, por volta das 13h30min de ontem, com sete militares a bordo e uma civil.

Cinco corpos foram localizados até o anoitecer, mas o Comando da Aeronáutica lamentou informar que "não há indícios de sobreviventes". As buscas aos outros três ocupantes continuam.

A aeronave C-98A Grand Caravan havia partido da Base Aérea de Canoas duas horas antes, com destino ao Rio de Janeiro. Relatos de moradores próximos indicam que o avião, do 5° Esquadrão de Transporte Aéreo da FAB, teria sobrevoado em pequenos círculos nos arredores de Bom Jardim da Serra, antes da pane. Caiu de bico no solo, a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade, na área da Fazenda Rio Pelotas. Testemunhas ouviram o estrondo da explosão.

No momento da tragédia, a Central de Meteorologia registrava condições adversas na estação de Urubici, a mais próxima de Bom Jardim da Serra. Em terra, o vento soprava a 80 km/h – o que indica velocidade superior no ar – e o termômetro marcava 0ºC. O Comando da Aeronáutica não divulgou as possíveis causas do acidente, as quais serão investigadas por peritos. Mas o frio congelante e o forte vento podem ter contribuído.

Alertada por um morador, a Rádio Nevasca FM, de São Joaquim, foi a primeira a chegar ao local. O repórter Wagner Urbano, 26 anos, viu cinco corpos: três carbonizados e dois presos à carenagem da aeronave.

– Os bombeiros e a Polícia Militar estavam lá, mas nada puderam fazer – relatou Wagner para ZH.

O chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Marcelo Kanitz Damasceno, informou que um helicóptero H-60 Blackhawk decolou de Santa Maria ao local do acidente com uma equipe de resgate. O lugar é geograficamente acidentado, com morros e pedras. Fica a 3,5 quilômetros da rodovia São Joaquim-Bom Jardim da Serra (RSC-438), por uma estradinha de chão, e a 135 quilômetros de Florianópolis.

A FAB divulgou que o avião desapareceu do radar às 13h27min. Em nota oficial, o Comando da Aeronáutica anunciou que já iniciou investigações para apurar os fatores que causaram o acidente "com o objetivo de prevenir futuras ocorrências". Não foi informada a missão da aeronave desastrada.

Jornalista da Rádio Cambajuva FM, Márcio Godinho, de Bom Jardim da Serra, também apurou que a aeronave fez sobrevoos em círculo antes de cair. O mau tempo chamava a atenção dos catarinenses. Hipóteses como o congelamento do combustível e de suas mangueiras de transmissão, e até mesmo do motor, foram aventadas.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented