|

Terceiro Comando Aéreo Regional recebe visita do comitê gestor do Projeto Soldado-Cidadão

Capacitar o soldado para o mercado de trabalho depois do término de tempo de serviço e melhorar as perspectivas daqueles que vivem em áreas de risco social. Esses são alguns dos objetivos do Projeto Soldado-Cidadão, uma iniciativa do Ministério da Defesa, desenvolvida pelas Forças Armadas em todo o território nacional junto aos soldados, que são militares temporários.

No dia 26 de julho, o Terceiro Comando Aérea Regional (III COMAR) recebeu a visita de acompanhamento do comitê gestor do projeto junto ao ministério. Na oportunidade, foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas nas unidades da Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro. A FAB dispõe de 955 vagas para o ano de 2011 em todo o Brasil, sendo 207 na cidade do Rio de Janeiro.

“O sucesso desse projeto depende dos gestores em cada localidade. São herois anônimos que contribuem para diminuir a desigualdade social”, afirmou o Contra-Almirante Marcos da Silva Rodrigues, vice-presidente do comitê gestor do projeto.

Segundo o coordenador executivo do projeto, Major Marco Antonio de Oliveira Magalhães, do Exército, cerca de dois terços dos soldados egressos dos cursos do projeto Soldado-Cidadão obtém uma colocação no mercado de trabalho. “O Projeto Soldado-Cidadão atinge o objetivo de oferecer ao soldado uma qualificação reconhecida pelo mercado de trabalho. Cerca de 66% dos reservistas que participaram do projeto estão empregados, gerando renda e reinseridos na sociedade”, afirmou.

O Soldado de Segunda Classe César Leandro Rieger da Silva, que serve na Odontoclínica de Aeronáutica Santos Dumont (OASD), participou do curso de Auxiliar em Saúde Bucal em 2010. Após quatro anos de serviço militar na FAB, ele será desligado no mês de julho e já tem em vista uma colocação profissional. “Fiz o curso no ano passado, ganhei experiência trabalhando como auxiliar na Odontoclínica e fui aprovado em um concurso da Prefeitura do Rio de Janeiro na mesma área. Só estou esperando ser chamado”, afirmou. “Se não tivesse feito esse curso, não sei que rumo iria tomar depois do meu licenciamento”, observou o Soldado Rieger.

Na avaliação do Coronel Dentista Marcello Barroso Miranda, Diretor da OASD, o curso favorece não apenas os Soldados que o fazem, mas a própria Odontoclínica. “O curso tem conteúdo teórico, ministrado pelos nossos dentistas e tem também uma parte prática muito desenvolvida, na qual o soldado atua de fato como auxiliar do dentista e ajuda a Odontoclínica a cumprir a sua missão. O soldado que realiza o curso sai pronto para atuar como auxiliar tanto no serviço público quanto na iniciativa privada”, informou. Na primeira edição do curso de Auxiliar em Saúde Bucal da OASD, em 2010, foram formados 21 alunos; este ano foram abertas 30 vagas.

Os cursos oferecidos variam de acordo com as particularidades de cada região do Brasil e, na maioria dos casos, são oferecidos em parceria com o “sistema S”, isto é, organizações subordinadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Rio de Janeiro, a FAB oferece, além de auxiliar em saúde bucal, os cursos de Eletromecânica, Refrigeração, Mecânica à Diesel, Injeção Eletrônica, Eletricista, Bombeiro Hidráulico, Padeiro e Confeiteiro, Pedreiro, Eletricista, Cozinheiro, Almoxarife e Web Design.

O roteiro de acompanhamento da comitiva do Ministério da Defesa incluiu ainda visita às Organizações Militares da Marinha e do Exército nas cidades fluminenses de São Pedro da Aldeia e Resende. No ano de 2011, o comitê do MD já realizou visitas referentes ao Projeto Soldado-Cidadão nas cidade de Boa Vista e João Pessoa; os próximos destinos são Manaus e Porto Velho.

Fonte: III COMAR








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented