GOL Usará Novo Sistema de Navegação
A Gol deve passar a usar a partir do próximo ano um novo sistema de navegação que possibilitará traçar com mais precisão rotas de voos e, consequentemente, reduzir o consumo de combustível. "Estimamos que será possível reduzir as distâncias dos trajetos, e com isso, diminuir o tempo dos voos, em média, em 3%", afirmou em entrevista exclusiva à Agência Estado o vice-presidente técnico da Gol, Adalberto Bogsan.
O sistema a que Bogsan se refere é o PBN, da sigla em inglês Performance Based Navigation (numa tradução livre, Navegação Baseada em Performance). Segundo ele, o sistema está em fase de testes e seu uso ainda depende de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
"Acredito que no início de 2012 estaremos adotando o PBN nos voos entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e PortoAlegre", afirma o executivo. "Além de economia de combustível, teremos uma emissão menor de CO2 e também teremos mais tempo disponível para o uso das próprias aeronaves."
De acordo com Bogsan, é graças a iniciativas como essa que a Gol/Varig apresentou o maior índice de eficiência operacional no ano passado: 84%, ante a média do setor, de 77%. O dado foi divulgado esta semana pela Anac.
Bogsan explica que em 2009 a Gol começou a implantar um sistema de controle eletrônico de informações que envolve as etapas de operação, planejamento e escala de voo, o NetLine. "Desde então, melhoramos em cerca de 30% a eficiência das informações, que hoje são transmitidas muito mais rapidamente", diz.
A Gol não divulga, porém, quanto investiu no NetLine e quanto está investindo agora na implantação do PBN.
Fonte: VIRACOPOS
Foto: Luis Argerich