ANAC: Anuário do Transporte Aéreo

Anuário do Transporte Aéreo traz dados estatísticos e econômicos do setor em 2010 .  
Brasília,  julho de 2011 – As principais companhias aéreas  brasileiras registraram índices de regularidade acima dos 90%. Dessas, a  maioria registrou cerca de 80% no índice de pontualidade. Os dados são  do Anuário do Transporte Aéreo, publicado pela Agência Nacional de  Aviação Civil (ANAC) e disponíveis na Internet: http://www2.anac.gov.br/estatistica/anuarios.asp
Nesta edição, a ANAC mantém o formato da edição do ano anterior reunindo  dados estatísticos e econômicos em um único volume, assim como eram  feitas as primeiras publicações do Anuário, na década de 70. A edição  faz parte do processo de reformulação e modernização dos procedimentos  da Agência, que vem substituindo gradualmente os atuais sistemas de  coleta, processamento e divulgação de informações, contribuindo para a  modernização das rotinas e procedimentos para fornecimento de  informações.
O Anuário traz informações revisadas e consolidadas de 31 companhias  aéreas brasileiras e ainda de 57 empresas estrangeiras que realizaram  voos de passageiros e carga com origem ou destino ao Brasil no ano de  2010. Em 2010, cresceu 22% o número de passageiros embarcados em voos  regulares e não regulares com origem no Brasil, para qualquer destino,  nas empresas brasileiras, comparado a 2009. Foram cerca de 74 milhões de  embarques – 71,7 milhões em voos domésticos e 2,6 milhões em voos  internacionais.
No anuário, a ANAC disponibiliza também estatísticas por aeroporto, por  companhias aéreas, por rotas – domésticas e internacionais –,  informações sobre movimento de passageiros e de carga, frota de  aeronaves por companhia, quantidade de voos, número de localidades  atendidas, um acompanhamento dos preços praticados no setor (por meio do  indicador Yield Tarifa), além de dados sobre participação de mercado e  informações econômico-financeiras. O objetivo é permitir estudos sobre o  setor e um acompanhamento amplo da evolução do transporte aéreo  brasileiro.
Fonte: 


















