|

Operação Amazônia: saiba como foi o início dos exercícios de simulação

Atividades de ambientação, que incluem o trânsito fluvial até o local dos exercícios militares e o conhecimento da população nativa, marcaram, nesta segunda (23), o início da Operação Conjunta Amazônia 2011, que mobiliza, até o dia 3 de junho, 4,5 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea em um exercício de simulação de guerra na região.

O objetivo da operação é aprimorar o adestramento das três Forças para atuar, de forma coordenada e eficaz, em conflitos convencionais no ambiente de selva, além de prestar apoio às comunidades ribeirinhas, por meio de ações cívico-sociais.

De acordo com a programação divulgada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, órgão encarregado de planejar o emprego conjunto das Forças, as tropas envolvidas no ensaio iniciam hoje o deslocamento até Tefé (AM), município de onde se dará o controle da execução dos exercícios e das ações de apoio à comunidade local.

As atividades de ambientação, que ocorrem até quarta-feira (25), incluem também a patrulha fluvial do Rio Solimões e adestramentos internos das tropas. Um batalhão de operações psicológicas fará ainda o levantamento de dados da população local, como forma de subsidiar ações a serem desenvolvidas.

Faz parte também da preparação in loco dos militares a execução do chamado “Turno Zero”. A atividade configura um teste final do sistema de simulação de combate e uma espécie de “aquecimento” para o exercício, envolvendo controladores e postos de comando, interligados pelo sistema de comunicações montado para a operação. O turno zero marca o início da simulação no sistema e caracteriza o início do exercício propriamente dito.

Ações cívico-sociais


Este ano, a operação conjunta será desenvolvida em uma área de aproximadamente 800 mil quilômetros quadrados, abrangendo os municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Yauaretê.

Estima-se que pelo menos 2 mil pessoas serão atendidas nas ações cívico-sociais promovidas, que servirão para fortalecer a presença do Estado e das Forças Armadas na região. Essas ações levarão atendimento médico e odontológico à população de localidades isoladas como Fonte Boa, Japurá e Yauaretê. Serão empregados navios hospitais da Marinha, além de militares dos corpos de saúde do Exército e da FAB, que atuarão utilizando a estrutura de saúde dos municípios envolvidos.

Confira a matriz de eventos com a programação prevista para todas as etapas da Operação Conjunta Amazônia 2011.

Mais informações sobre as atividades da operação podem ser obtidas pelo sítio www.amazonia.defesa.mil.br.

Fonte: Ministério da Defesa







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented