|

Senta a Pua - homenagens e simulação de ataques marcam Dia da Aviação de Caça no RJ

A trajetória de heroísmo dos pilotos brasileiros na Segunda Guerra Mundial foi mais uma vez ressaltada em solenidade, no dia 22 de abril, no berço da Aviação de Caça, a Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ). Nesta data, em que se comemora o Dia da Aviação de Caça, os pilotos brasileiros realizaram o maior número de missões em solo italiano: foram 11 missões em um só dia (saiba mais).

Neste ano, a empresa Azul Linhas Aéreas homenageou a Aviação de Caça e os 70 anos da FAB batizando um dos seus aviões de Jambock Azul. A palavra de origem sulafricana Jambock, que significa chicote, identificava o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) na guerra.

A aeronave Embaer 195 da empresa apresenta na fuselagem o brasão do Primeiro Grupo de Aviação de Caça e chegou a BASC escoltada por dois caça F-5. Os veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, o Vice-Presidente Técnico-Operacional da Azul, Miguel Dau e o Comandante Kleber Marinho, pilotavam o avião.

“Todos os anos eu compareço à festividade do Dia da Aviação de Caça e este é um dia muito especial por ser uma das páginas mais belas da aviação brasileira: a participação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na campanha da Segunda Guerra Mundial”, disse o Comandante Dau.



A cerimônia do Dia da Aviação de Caça lembra os pilotos e heróis da campanha do Brasil na Segunda Guerra e os novos caçadores. Houve homenagem para os veteranos, a entrega da medalha Brigadeiro Nero Moura aos pilotos mais antigos e de troféus para os destaques da nova geração. A novidade deste ano foi o batismo do Jambock Azul pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, pelos veteranos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, o Major Brigadeiro do Ar José Rabelo Meira Vasconcelos e o Major Brigadeiro do Ar Rui Barbosa Moreira Lima, pelo comandante da BASC, Coronel Aviador Arnaldo Silva Lima Filho, pelo Comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, Tenente Coronel Aviador Marco Antonio Fazio e pelo Vice-Presidente Técnico-Operacional da Azul, Miguel Dau.

Além do batismo do avião, a solenidade teve ainda a exposição de caças F-5EM e A-1, e uma simulação de ataques com armamentos reais em um estande de tiro próximo da pista de pouso da base aérea.

“Esta cerimônia já existe há muitos anos. A Aviação de Caça faz uma justa homenagem aos seus pilotos. É uma unidade que representa muito bem o país”, lembrou o Major Brigadeiro do Ar José Meira, um dos veteranos da campanha na Segunda Guerra Mundial do Primeiro Grupo de Caça (1º GAvCa).

O Brasão

- “Senta a Púa!” é o grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira.
- As faixas externas verde e amarela representam o Brasil.
- O quepe do avestruz lembra o piloto da Força Aérea Brasileira
- O escudo fala da robustez do avião P-47 Thunderbolt, que tinha oito metralhadoras calibre .50.
- O fundo azul e estrelas representam o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul
- A nuvem lembra o espaço aéreo
- A fumaça e os estilhaços traduzem a artilharia antiaérea inimiga
- O fundo vermelho homenageia o sangue derramado pelos pilotos na guerra

(Explicação do Major-Brigadeiro do Ar Fortunato Câmara de Oliveira, Comandante da Esquadrilha Azul).






















































Fonte: Agência Força Aérea








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented