Dilma indica Wagner Bittencourt para Secretaria de Aviação Civil
Futuro ministro é engenheiro e diretor de Infraestrutura do BNDES .
Secretaria será responsável pela modernização dos aeroportos .
Nathalia Passarinho .
O Palácio do Planalto oficializou nesta terça-feira (5) a indicação do engenheiro Wagner Bittencourt de Oliveira para ministro da Secretaria de Aviação Civil. Ele ocupava desde 2006 a diretoria de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Secretaria de Aviação Civil foi criada pela presidente Dilma Rousseff por meio de uma medida provisória editada no dia 18 de março. O órgão terá a função de modernizar os aeroportos brasileiros e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Nascido no Rio de Janeiro, Wagner Bittencourt formou-se em engenharia pela PUC-RJ em 1974 e fez carreira no BNDES a partir de 1975. Como ministro da Secretaria de Aviação Civil, ele vai supervisionar a gestão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), antes sob o comando do Ministério da Defesa.
Nesta terça à tarde, o novo ministro almoçou com Dilma no Palácio do Planalto, juntamente como presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Eles saíram sem falar com a imprensa.
Funções
A Secretaria de Aviação Civil terá como atribuições "formular, coordenar e supervisionar as políticas para o desenvolvimento do setor de aviação civil e das infraestruturas aeroportuárias". O órgão também poderá transferir à iniciativa privada o direito de explorar os aeroportos.
Um dos objetivos da criação da Secretaria de Aviação Civil é melhorar a estrutura aeroportuária do país e torná-la capaz de atender ao aumento da demanda que será gerado pela Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, eventos que serão realizados no Brasil.
Fonte: PORTAL G-1 / NOTIMP