|

Boom aéreo faz Cumbica ter hora de rush o dia todo



Companhias exploram horários antes ociosos, como fim da manhã e à tarde .

Gol elevou em 78% os voos à tarde em 2011 .

Ociosidade é importante para remanejar voos e dissipar os atrasos .

Ricardo Gallo .

Cada vez mais, toda hora é hora de pico no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, o maior do país.

Com a demanda crescente de passageiros, as empresas aéreas criaram voos em horários ociosos e/ou estão com os aviões mais cheios.

Resultado: o aeroporto enche também no final da manhã e à tarde, quando costumava ficar às moscas. O pico habitual de Cumbica é no início da manhã e à noite.

Pior ou melhor para o passageiro, a depender do viés, mais voos podem significar tarifas menores; de outro lado, lotam o aeroporto com filas e ajudam a entupir uma estrutura já saturada, 30% acima da capacidade.

O novo pico vai das 11h às 13h e das 15h às 18h. Nesses períodos, o vaivém de aviões passou a superar 30 pousos e decolagens por hora em 2010. O número se aproxima do limite de Cumbica (44).

Os dados são da Anac, analisados pelo Núcleo de Estudos em Tecnologia, Gestão e Logística da Coppe/ UFRJ (federal do RJ).

Quem ocupa esse nicho são turistas, mais flexíveis com horários de voo, diz o sindicato das empresas aéreas. É o caso de Tânia Silva, 52, que semana passada foi a Recife ver a família; era sua segunda ida de avião, após anos (e dias) em ônibus.

O fenômeno se dá porque há demanda. Em 2010, houve cinco voos a mais em Cumbica, que ganhou 545 passageiros/dia. Economia favorável, dólar baixo e passagens promocionais atraem gente e lotam voos.

Segunda maior do país, a Gol usou as lacunas de Cumbica. Em 2009, tinha 87 decolagens por semana à tarde. Neste ano, foram 153, 78% a mais. De madrugada, a empresa foi de 14 para 21 voos.

TAM, Avianca e Webjet não se pronunciaram.

Também operam fora do rush Emirates, Qatar Airways e, desde março, Singapore, cujos voos saem de madrugada e chegam à tarde.

Em março, a Anac reduziu tarifas de pouso na madrugada e encareceu as demais.

ÓCIO IMPORTANTE

Manter horas ociosas é importante para um aeroporto, dizem especialistas, pois servem para remanejar voos e dissipar atrasos, um a cada cinco voos atrasou em 2011.

Melhorias, só em novembro de 2013, a menos de um ano da Copa-14. Será quando a Infraero promete ampliar de 61 para 103 os pontos onde os aviões estacionam. Somada à criação de saídas rápidas para aviões que aterrissam, a medida permitirá mais pousos e decolagens em intervalo menor.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP

Foto: Andomenda








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented